Sebastian Vettel vence mais uma e dispara na liderança do Mundial
O alemão da Red Bull venceu sua 3ª corrida com bastante folga, como já nos tem acostumados. Mark Webber conseguiu a 2ª posição no fim da prova, graças ao jogo de pneus novos que guardou da classificação, marcando a primeira dobradinha do ano para a Red Bull.
O terceiro lugar no pódio foi para Fernando Alonso em ótima corrida, sem erros, onde chegou a estar em 2º lugar a poucas voltas do fim mas foi vencido finalmente "pelos pneus" e por Mark Webber. Apenas ele e Hamilton puderam rodar ao ritmo dos Red Bull.
Ainda assim, um pódio é um resultado que a equipe de Maranello necessitava a todo custo para manter a esperança de que "dias melhores virão".
O quarto lugar ficou com Lewis Hamilton. O inglês errou na 1ª volta e perdeu posições. A luta com Button o fez perder muito tempo e desgastar os pneus mais do que o necessário, o que o condicionou a 4ª posição. Mesmo assim ótima corrida de Lewis que sempre nos brinda com suas ultrapassagens e agressividade.
Na 5ª posição, Nico Rosberg, que começou bem a corrida ao colocar-se na 2ª posição mas como vem ocorrendo com a Mercedes desde o início da temporada, o carro vai perdendo "força", provavelmente devido ao desgaste de pneus. Além disso, a escolha dos pneus durante as paradas em boxes hoje não foram favoráveis ao alemão.
Sexto lugar para Jenson Button que manteve bom ritmo durante a prova e protagonizou uma das melhores brigas por posições da corrida com seu companheiro Lewis Hamilton.
Porém, o pouco desgaste dos pneus de Button o fez tentar outra estratégia de paradas(3 pit stop's) que não fosse a de 4 pit stop's, o "plano B" adotado pelos primeiros colocados. O inglês não pode tirar todo o rendimento possível e apesar das batalhas em pista, acabou na 6ª posição.
Logo a frente de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, respectivamente. As duas Lotus-Renault fizeram boa corrida e se mantiveram sempre entre os primeiros 10 colocados, brigando sempre por posições. Inclusive tiveram um duelo particular onde os dois pilotos se mostraram bem "críticos", um com a atitude do outro.
Sebastian Buemi foi uma das surpresas do Top 10. largou na 16ª posição e foi ganhando posições com brigas próprias e com a briga dos demais. Levou mais 2 pontinhos "pra casa" e já soma 6 no Campeonato.
A outra surpresa foi Kamui Kobayashi. O japonês largou na última posição ao não ter feito a classificação no sábado e com uma boa estratégia e ultrapassagens "de infarto", mais uma vez marcou presença entre os pontuadores do GP.
Massa fora da zona de pontos
Felipe Massa terminou na 11ª posição, fora da zona de pontos.
Logo no início da corrida as coisas pareciam pintar melhor do que esperadas para Felipe Massa que foi de mais a menos, e que "sofreu" de tudo na corrida: saiu de pista, ultrapassou, foi ultrapassado, teve problemas nos boxes, brigou por posições, mas que finalmente teve seus contratempos refletidos no resultado.
O GP da Turquia terminou assim:
Pos. Piloto Equipe Tempos
1. Vettel Red Bull-Renault 1h30:17.558
2. Webber Red Bull-Renault + 8.807
3. Alonso Ferrari + 10.075
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 40.232
5. Rosberg Mercedes + 47.539
6. Button McLaren-Mercedes + 59.431
7. Heidfeld Renault + 1:00.857
8. Petrov Renault + 1:08.168
9. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1:09.300
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:18.000
11. Massa Ferrari + 1:19.800
12. Schumacher Mercedes + 1:25.400
13. Sutil Force India-Mercedes + 1 lap
14. Perez Sauber-Ferrari + 1 lap
15. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
16. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
17. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
18. Trulli Lotus-Renault + 1 lap
19. Kovalainen Lotus-Renault + 2 laps
20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 laps
21. Karthikeyan HRT-Cosworth + 3 laps
22. Liuzzi HRT-Cosworth + 5 laps
43 comentários:
Alonso avisou que a Ferrari havia melhorado, mesmo ficando a quase 1s da pole. Mas acho que o que foi determinante para ele conseguir o pódio foi ter largado bem, não perdeu posições e ainda se deu bem por Hamilton ter bobeado. Assim, diferentemente dos GPs anteriores, o espanhol não precisou ficar lutando pra recuperar posições, o que acaba desgastando muito os pneus.
Pôde andar com certa tranquilidade na maior parte do tempo e teve bom ritmo de corrida. O resto ele sabe como fazer...
Kobayashi poderia até ter tido melhor colocação... parece que teve um pneu furado que acabou prejudicando a escalada até os pontos.
Quem tem me deixado surpreso é o Petrov. Tem feito boas disputas nas corridas. Já o Button tá variando muito, essa de ficar umas 3 voltas a mais no 1° stint o colocou lá pra trás, deve ter perdido uns 10s por causa disso.
Taí, Latueiro... o Massa tomou uma ultrapassagem dentro dos boxes... tava demorando, né... he he he
Interessante é q a ferrari tem um bom ritmo de corrida. Mas enquanto largar lá atrás, vai seguir tendo dificuldade nas corridas.
Se o Alonso tivesse largado em 3° como o Rosberg, poderia ter brigado pela vitória.
Se bem q eu acho q Red Bull nessa corrida evitou usar o KERS, para evitar problemas. Acho q quando as outras equipes encostarem de vez nela, ai eles começam a usar o KERS. A sobra deles é grande ainda!!
E para mim o grande destaque da corrida foi o Koba. O cara com uma Saubes largou em ultimo e chegou em 10° e tendo problema com um pneu furado. Se derem um carro melhor por ele, o Japa tem tudo para brigar lá em cima.
Essa corrida teve de tudo, até show de comédia. Primeiro foi a bisonha corrida de Shumacher, tomando passão de todo lado. O cara tá parecendo bobo da corte, servindo de chacota. Além de queimar o filme, tá tomando o lugar de bons talentos, como Hulkenberg, que acho que estaria andando melhor com essa Mercedes. A Mclaren que acertou a estratégia de Hamilton na China, detonou com Button, ao deixar o inglês três voltas a mais na corrida, tirando preciosos pontos. Nessa competência/sorte da RBR, os adversários não estão querendo dificultar em nada.
Guilherme...eu so vou me surpeender com o ZACA a hora que ele terminar uma corrida sem arrumar desculpas pra tudo de errado que ocorre com ele.
Até agora não entendi ele não ter reclamdo da equipe por ele ter errado na curva 9 ao tentar passar pelo koba.
Alguem se lembra quantas voltas o Alonso levou para passar o Rosberg com pneus ainda bons?? E quantas o ZACA levou pra passar o mesmo Rosberg com pneus ja desgastados...isso não falando do Petrov de pneus duros e ele de macios. Ai depois a culpa é da equipe e dos mecanicos que não conseguem fazer uma troca de pneus em 3s igual a RBR. E o Alonso teve algúma troca abaixo de 5s??
Se os pit do Alonso tivessem sido no mesmo patamar das RBRs...ele poderia não ter ganho a corrida...mas teria azucrinado a vida do vencedor.
HÁ!! Alguém sabe explicar o porque do carro do ZACA estar levantado em seu ultimo pit e o mecanico não conseguir encaixar a roda porque o treco la onde ele presa estava rodando...?? Se não me engano nas paradas o piloto tem que manter o carro acelerado para não morrer e freiado para se trocar as rodas não???
Pra mim a RBR evita usar o Kers pro Webber não ameaçar o Vettel. kkkkkkkkkk
Achei engraçado aquela diferença de desempenho do Webber entre o meio da corrida e a parte final... Até parecia que a equipe tinha ligado algum botão de desempenho!!! Kkkkkkkkkk...
Ago do tipo: "Usa o KERS aí meu filho, mas só prá passar o Alonso, deixa o Vettel tranquilo na ponta"!!!
E o Dick, hein!!! Não precisa falar muita coisa... Mas vou fazer uma comparação bem na faixa de idade dele... Entrega essa Merecedes dele pro Rubinho que o carro estaria brigando com as RBRs!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
A diferença de asa traseira da RBR para as demais equipes era impressionante!!!
No outro oposto estava a McLaren... Que tanto de asa era aquilo???
Vou ter que reservar algúns lenços descartaveis para o após próxima corrida....só assim para compartilhar com os blogueiros...as suas choradeiras por tantos sofrimentos a que são submetido os nossos 2 pilotos de f1. É incrivél!! Mas é real.
E tebho plena convicção que de lá...tanto o Massa quanto o Barrica tambem choram as magoás por nós que tanto sofremos vendo eles serem feitos de capachos a olhos nu e ao vivo. Sendo privados de nos dar as alegrias dos titulos ja até esquecidos pelos sofrido povo Brasileiro.
ah ah ah... Rubinho na Mercedes??? No atual momento, chegaria, no máximo, em 11º... e, claro, inventaria um monte de desculpas. Só você que ainda acredita nele, B'Hengler... he he he
Aliás, B'Hengler, essa vaga na Mercedes para 2012 deve estar sendo muito cobiçada.
Quem você acha que daria mais resultado lá:
Kobayashi, que ainda não teve um carro melhor pra provar que realmente tem esse talento todo?
Button, que não vai ser o nº 1 na McLaren. Vai perdendo a batalha interna e tem o Ross Brawn que já o conhece e poderia repatriá-lo.
Hulkenberg, que mostrou potencial, mas mesmo assim não arranjou vaga numa equipe mediana.
Ou algum veterano, em fim de carreira, com salário baixo, só pra não andar mais rápido que o "alemão queixudo" não passar ainda mais vergonha?
Ah, Latueiro, você tá aí... beleza, então dá tua dica pra vaga na Mercedes também... ou já está de saída pro trampo???
Guilherme...digamos que ja a umas 2 horas estou proto pra sair pro trampo...mas ainda estou aqui e chorando e sofrendo lendo as choradeiras nos outros blog, sobre o sofrido calvaria que se passa com nossos talentosos pilotos de f1.
Quanto a sua pergunta...sem dúvidas alguma o ZACA é o mais indicado exatamente pelo queixudo estar la. Pois do contrário tera que correr em sua propria equipe futura e brasilis.
eu nem gosto muito de comentar sobre os pilotos brasileiros pq desde q Senna morreu nao tivemos mais pilotos brasileiros na f1,só uma cambada de capacho,uns com sobrenome famoso(so o sobrenome tem q preste),outros fracos q sao segundoes sempre q tiveram numa equipe q preste,infelizmente desde q Senna morreu oq melhor tivermos na f1 foi o fraco Rubinho,e o mané Massa,os outros sao tao mediocres q nem merecem ser mencionados.Pilotos hj na f1 de nivel realmente alto, vejo Hamilton e Alonso no primeiro escalao,seguido de perto por Vettel,q apesar do carro ser infinitamente melhor q o dos outros,ta um piloto cada vez melhor,tbm gosto do Rosberg e do Kubiça,acho q seria um bom top 5 atual.Gostei desse Paul de Resta,bom piloto,num carro bom acho q podia se dar bem,tbm seria interessante ve o japa Koba num carro melhor,so q esse eh meio kamizase,rsrs.Shumi nunca devia ter voltado,ta sendo um fiasco atras do outro,sempre com a desculpa da idade e bla bla bla,nao tem desculpa,um cara com a historia dele nao devia ta apanhando desse jeito pro Nico
eu nem gosto muito de comentar sobre os pilotos brasileiros pq desde q Senna morreu nao tivemos mais pilotos brasileiros na f1,só uma cambada de capacho,uns com sobrenome famoso(so o sobrenome tem q preste),outros fracos q sao segundoes sempre q tiveram numa equipe q preste,infelizmente desde q Senna morreu oq melhor tivermos na f1 foi o fraco Rubinho,e o mané Massa,os outros sao tao mediocres q nem merecem ser mencionados.Pilotos hj na f1 de nivel realmente alto, vejo Hamilton e Alonso no primeiro escalao,seguido de perto por Vettel,q apesar do carro ser infinitamente melhor q o dos outros,ta um piloto cada vez melhor,tbm gosto do Rosberg e do Kubiça,acho q seria um bom top 5 atual.Gostei desse Paul de Resta,bom piloto,num carro bom acho q podia se dar bem,tbm seria interessante ve o japa Koba num carro melhor,so q esse eh meio kamizase,rsrs.Shumi nunca devia ter voltado,ta sendo um fiasco atras do outro,sempre com a desculpa da idade e bla bla bla,nao tem desculpa,um cara com a historia dele nao devia ta apanhando desse jeito pro Nico
XIIIIIIIII...o "ZUADOR" VOLTOU EM DOSE DUPLA..KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E ai véio...ta acompanhando a NASCAR TAMBEM?? Até o KIMI vai estar lá apartir de agosto e na equipe do Kyle Bush...é mole??
E o patrão do Nelsinho parece que deu uma de Piquesão na Sprint e deu umas bordoadas em um navalha que bagunçou a corrida dele. Vai que tô te esperando...pelo lá não se precisa de lenços,pois não da para tirar o olho da corrida...ao menos enquanto não entra a propagando...se bem que na f1 não tem intervalo de propagando ,mas só as que o Galvão fazzzzz....
Meu tecldo ta de sacanagem;;;
Creio q em 2012, veremos boas trocas de lugares nas escuderias.
O Webber vai dançar. É um ótimo 2° piloto, mas tomar meio segundo em toda corrida pro Vettel tá ficando feio. E como a Red Bull gosta de uma disputa, ele devem ir atrás de alguem rapido. Eu traria o japa voador, Koba.
O Schummy está servindo de diversão. A FOM está adorando ele ser o cara responsável por boa parte das ultrapassagens (sofridas é claro. rsrsrs)
o Rubinho está numa equipe tradicional, q tem uma carroça. Mas ele ja podia ter se aposentado e dado lugar a alguem q pudesse trilhar uma carreira na F1.
Esse Heidfeld é bem fraquinho tbm, tomando pressão do Petrov. Não devia nem ter entrado. Contrataram ele como se fosse o Kubica, mas ate agora nada. Se fosse o Kubica, a Renault taria brigando mais na frente.
Massinha vem até correndo bem, mas não é páreo para o Alonso. Será q dura na ferrari em 2012???
Queria ver o Koba numa equipe de ponta. O mesmo vale pro Kubica. O Hulk poderia ir para uma mercedes.
A vantagem do "massinha" em relação ao dick...é que ele ta correndo até razoavel e chegando onde dá...esta fazendo muitas ultrapassagens e sendo ultrapassado outras tantas né.
Só uma confirmação sobre o q eu tinha dito q a Red Bull nao usou o KERS:
Christian Horner: “Demos um bom passo à frente nesse fim de semana. Tivemos uma corrida livre de problemas com Seb aqui e tivemos um pequeno problema com Mark porque ele usou o sistema intensamente quando ele disputava com Fernando. Mas definitivamente, as modificações que tem sido feitas e temos aprendido mais sobre a tecnologia, e isso definitivamente se cumpriu neste fim de semana”
Pois é, Raphael F1, 2012 promete uma embaralhada danada nessas cartas, até porque este ano não tivemos nenhuma mudança nas grandes e médias equipes.
A única e pequena ressalva que eu faço ao Kobayashi é que tirando aquelas 2 corridas pela Toyota, ele não pôde duelar com os "grandes" da F1 atual. Tem feito muitas e boas ultrapassagens em pilotos bem medianos.
Só quando estiver numa equipe realmente forte e tiver pela frente um Alonso, Hamilton, Vettel, é que veremos do que é capaz o "japa voador".
Quanto ao Kubica, acho que ele não voltará a guiar um F1 novamente... uma pena!
Pior é o Vettel que não usa o Kers para evitar algum eventual problema na peça e nem a asa móvel, porque não tem a quem passar... he he he
Pois é, Guilherme, a gente só ve a diferença da asa e do KERS no carro do Vettel, quando é no treino.
Mas ainda assim, o carro da Red Bull está bem na frente dos outros. A corrida da China foi um erro de estratégia.
Alguns fatos... Posso estar enganado, mas vi o Vettel utilizando a asa móvel para ultrapassar retardatários!!! Isso pode pelo regulamento???
Sobre as mudanças de pilotos em 2012 não tenho dúvidas que a bagunça vai ser generalizada... Webber é fraco perto do Vettel mas também não incomoda!!! Acho que fica... Massa fica sem lugar no grid... Rubinho fica mais um ano... Dick abandona, vai alegar uma dorzinha qualquer e vaza - levar ultrapassagem pela grama do Koba deve ter doído - Kkkkkkkkkk!!!
Hülkenberg na Mercedes é uma boa aposta!!! Mas acho que eles gostariam de um piloto experiente acertando o carro para o Rosberg... Se o Rosberg vazar acho que sobra para o Heidfeld + Hülkenberg...
Sobre o Rubinho na Mercedes, ninguém melhor do que o Ross Brawn para saber o valor dele!!! Não acho ele um grande piloto, mas o Dick e o Button lhe devem bastante!!! A comparação que fiz foi, "SE TROCASSEM DE EQUIPE, DICK E RUBINHO, QUEM IRIA PARA FRENTE??? QUEM IRIA PARA TRÁS???"
Ha, essa eu quero ver a resposta!!! Kkkkkkkkkkkk... No meu modo de ver o Rubinho viria para frente... O Dick!!! Kkkkkkk... A corrida da Hispânia seria mais emocionante!!! Kkkkkkkkkkk...
"Alemão queixudo" na Williams??? Seria o sonho do Maldonado... he he he... aliás, talvez o Hugo Chaves banque essa ideia pra 2012!
Sobre o Heidfeld... não é fraco não, tá naquele grupo de "bom piloto", mas sem aquele "algo mais" que a categoria exige. Agora, o Petrov desde aquela última corrida do ano passado quando segurou o Alonso, deu uma boa melhorada na pilotagem.
Ah, agora entendi porque o B'Hengler excluiu o comentário 3 vezes... medo do 24... he he he
Pra mim esse meio meio segundo q separa o Webber e o Vettel vem do Kers. Em todas as corridas o Webber foi engolido pelos adversarios. Nem na Turquia onde a RBR disse q o troço tava funcionando o Webber deu conta de largar bem.
Do Site F1 Mania, Lee...
A Turquia foi marcada por uma melhoria na tecnologia KERS da Red Bull, após problemas nas primeiras três corridas da temporada 2011 de Fórmula 1.
A equipe usou a pausa de Páscoa entre a China e o fim de semana em Istambul para conseguir arrumar o seu sistema para equipá-lo no RB7.
“Eu agradeço muito a equipe.”, disse o líder do campeonato mundial Sebastian Vettel depois de vencer o GP da Turquia.
“Para nós, os pilotos, talvez três semanas seja muito tempo longe, mas para a equipe, eles estão trabalhando duro. (Na Turquia) Eu não tive problemas da largada à bandeirada.”, disse o alemão.
O companheiro de equipe Mark Webber disse que a sua unidade KERS sofreu algumas falhas perto do fim da corrida quando ele lutou com Fernando Alonso.
“Mas o KERS foi muito bom hoje”, admitiu, “os caras fizeram um ótimo trabalho.”
Poise, mas como explicar o Hamilton chegou a colocar o carro do lado do Webber, mas o Rosberg nem esboçar pressão no Vettel conseguiu?
Eu não vou mentir, fiquei estressado com a falta de lógica da prova:
Ganha quem para mais, ultrapassa não quem tem melhor carro, mas quem pode usar a asa no momento correto.
Tinhamos uma pista com uma das melhores curvas do mundo: a 8, mas sobre o que recaiam as expectativas? uma reta com carros de asas abertas... Uma hora vai cansar.
Mas pelo menos tem coisas que regulamentos esdrúxulos e picuinhas artificiais não conseguem empanar: talento e eficiência. E isto Vettel e a Red Bull tem de sobra.
Irritantemente de sobra...
Viva Vettel
ah!! belesa pura...chego do trampo e ao ligar o pc,notei que ele estava molhado[figuração é claro] e percebi que é a choradeira dos pró-zaca...pós corrida da Turquia...aff.
Alias o ZACA piorou as coisas com a ultima declaração dele...pó ele disse que o TRAFEGO o atrapalhou e refletiu na posição final de chegada dele. "E SE NÃO TIVESSE PEGADO TANTO trafego PODERIA TER CHEGADO EM POSIÇÃO MELHOR POIS O CARRO ESTAVA MUITO BOM.
Resumindo...se não tivesse mais ninguem na pista...ele conseguiria uma posição melhor...quem sabe até um podio. Desde é claro que se não saisse da pista sosinho igual ele conseguiu na curva 9. Alias no meio de 23 carros...ele foi o unico a conseguir essa façanha. Belesa né!!
hehe...instalei a pista de indianapolis no f1-1981...e ficou joia...e correr com a renault do Prost melhor ainda...tudo funcionando as maravilhas...nem um erro ou bugs....mas infelismente aderencia zero. Ficar na pista deus me livre, completar a volta então. Mas é diversão garantida isso eu garanto.
Eu nao sei vcs, mas eu sou a favor de usar a asa o tempo todo. Assim as ultrapassagens nao ficariam tão mascaradas e iriam aparecer o braço do piloto. Aquele q abre a asa no lugar certo, q arrisca a abre antes do local exato e segura no braço.
É isso que venho defendendo RAFHAEL. Se é pra usar o dispositivo,,,então que deixe o piloto se virar com ele nas corrida. E não demarcar lugar tal e ainda porcima essa de estar a menos de 1 segundo de quem vai a frente...ai é frescuragem de mais para uma categoria ja cheia de frescuras.
E pra piorar o que era doce..esta indo pro ralo abaixo. A FIA ou as equipe não estão querendo mais a volta do efeito solo em 2013...pois é muito PERIGOSO para os pilotos atuais. Eu mereço né.
Acho difícil isso aí...
O efeito solo tem o problema da decolagem do carro... Naquele caso do Webber em Barcelona, ele teria voado muito mais longe e atingiria, provavelmente, as arquibancadas!!!
Já no caso da asa móvel, o objetivo é proporcionar que o piloto que se aproxima do outro possa chegar perto nas retas, já que a aerodinâmica impede que faça isso nas curvas...
Eu, particularmente, acho que eles acertaram o regulamento... Não gostaria que mechessem em mais nada por vários anos!!! Estamos com uma F1 bem nivelada, e olha que é o primeiro ano da regra e a RBR está bem melhor que a concorrência... Mais 2 ou 3 anos com as mesmas regras e teremos ao menos 5 equipes niveladas brigando pelos títulos!!!
Resumindo, a F1 dos sonhos dos telespectadores!!! Será a dos dirigentes???
B'hengler... acho q FIA deveria fazer o teste com a asa movel liberada em uma pista.
Assim, usa quem quiser e na hora q quiser. Quem souber melhor o ponto certo para usar vai ganhar. Acho mais justo.
Mas aí, RaphaelF1, todos podem utilizar e a coisa nivela, voltando ao princípio e ninguém tem vantagem...
O mais rápido faz a pole e dispara na frente, e assim sucessivamente para todas as posições do grid... Ninguém passa ninguém na corrida, o mesmo marasmo de "antigamente"!!!
A grande vantagem das novas regras é que elas favorecem quem está atrás, possibilitando uma forma derecuperação de tempo, mesmo que meio artificial...
Sinto muito meu caro B´Hengler...mas o carro do Webber so decolou por que ele subiu no outro. E com a tecnologia de hoje aliada a segurança dos carros e mais a estabilidade adqirida pelos bolidos...impossivel de isso acontecer.
O que poderia acontecer de mais grave é a metade do grid no minimo ficar desempregada e só. Pois o efeito solo exigia pilotos de verdade e não pilotos condusidos pelo carro.
Até agóra só vi 2 pilotos reclamarem da liberação da asa movel pro gp de Mônaco...Barrichello pra variar e Trulli pra completar...dizem que outros tambem são contra...mas somente os dois deram as caras.
A corrida é chata...talves essa assa consiga da um sabor diferente ao tedio desse gp.
Mas Latueiro... É exatamente nestas situações em que o carro "sobe" em cima do outro que ocorrem as decolagens dos carros com efeito solo!!!
O Webber decolou e se o carro fosse equipado com efeito solo ele "voaria"!!! Por isso foi banido e por isso que acho difícil voltar!!!
Tá!!!
Realmente B'Hengler, concordo com vc. Olhando melhor, dá para ver que as RBR possuem menos asa traseira que os outros. O eficiência aerodinâmica! Desse jeito, para que usar KERS!?
O problema nao é nem liberar a asa móvel em outros pontos do circuito o problema é controlar esse uso.
Digo isso, porque por exemplo: o piloto que tá na frente se nao estiver "atacando" a outro nao pode usar o DRS. Agora como vc controla o uso dessa asa com 24 pilotos na pista?!
Eu também acho que tá bem do jeito que tá..pelo menos existe uma coerência na regra, nao como o KERS que todo mundo tem e todo mundo usa, e dependendo da pista só tem um ponto onde ser usado e por tanto nao serve pra nada.
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