7 de mai de 2011

Classificação - Gp da Turquia

A previsão do tempo se confirmou na Turquia e a classificação foi disputada com a pista seca. O que também se confirmou foi a previsão de muita gente: Sebastian vettel logrou mais uma vez a pole-position, a 4ª consecutiva e a 19ª de sua carreira.

Vettel foi tão superior que meteu 0,4seg em seu companheiro de equipe, Mark Webber, que largará ao seu lado, amanha, no grid.

Uma tentativa foi o suficiente para que os dois carros da Red Bull se colocassem na 1ª e 2ª posição, guardando assim um jogo de pneus macios novos para a corrida.



Segunda fila do grid estarão dois pilotos dos quais se espera boa briga novamente em pista. Nico Rosberg foi o 3º colocado, apenas 21 milésimos à frente de Lewis Hamilton.

Na 5º posição estará Fernando Alonso. O Ferrari parece ter evoluído "um pouco" desde o GP da China. Alonso marcou um tempo de 1:25:851, 8 décimos atrás de Vettel e pouco mais de 0,1 seg de Jenson Button, que lhe acompanhará na 3ª fila.

Vitaly Petrov conseguiu uma ótima 7ª posição no grid logo a frente de Michael Schumacher, a mais de um segundo do tempo marcado por seu companheiro de equipe.

Com alguns problemas de set-up (o carro saía de traseira), Nick Heidfeld largará desde a 9ª posição por escassos 13 milésimos de diferença para o tempo marcado por Michael Schumacher. Apesar da tentativa foi superado em quase 0,4seg. por Vitaly Petrov.



Fechando o top 10 do grid da Turquia, Felipe Massa, que saiu dos boxes apenas para dar uma volta de reconhecimento, por assim dizer. Com pneus novos, Massa abortou sua volta ao ver que os tempos não eram satisfatórios( assumiu um erro na curva 9) e decidiu guardar os pneus para a corrida.

"Guerra" dos pneus


Depois da jogada de Hamilton na China, que guardou um jogo de pneus macios novos, na classificação, para a corrida, estar na frente no grid não parece ser tão importante. Isso foi o que vimos pelo menos neste sábado.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton lutaram pela 3ª posição no grid o que os deixou sem pneus novos para a corrida, enquanto Fernando Alonso abortou sua última volta para não ter que gastar um jogo novo.

O caso mais "gritante" foi o de Felipe Massa que "desistiu" da Q3 pensando na corrida e guardando um jogo de pneus para o domingo. Ele, ao contrário de Alonso só tinha um jogo de pneus quando chegou na Q3, euanto Alonso tinha dois. Por isso, Alonso teve pelo menos uma tentativa.

Jaime Alguersuari também comentava após o treino que sua 17ª posição se deve ao fato dos pneus. Ficou a 3º milésimos de seu companheiro, que largará uma posição à sua frente, mas com um jogo de pneus a menos que o espanhol.

Os dois Red Bull com sua primeira tentativa de volta rápida se deram por satisfeitos e desceram dos carros, aguardando o fim do treino. Sim, eles podem, mas fizeram por guardar um jogo novo de pneus, também.



Na parte baixa da tabela, Vitantonio Liuzzi largará na 20º posição após ter superado o Virgin de Timo Glock. Compartem última fila Kamui Kobayashi que não participou da classificação por problemas em seu Sauber e Jerome D'Ambrosio, que perdeu 5 lugares no grid por excesso de velocidade no 2º Treino Livre, na sexta-feira, durante uma bandeira amarela.

Os tempos da Classificação:


1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m25.049s
 2.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1m25.454s  + 0.405
 3.  Nico Rosberg          Mercedes             1m25.574s  + 0.525
 4.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes     1m25.595s  + 0.546
 5.  Fernando Alonso       Ferrari              1m25.851s  + 0.802
 6.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m25.982s  + 0.933
 7.  Vitaly Petrov         Renault              1m26.296s  + 1.247
 8.  Michael Schumacher    Mercedes             1m26.646s  + 1.597
 9.  Nick Heidfeld         Renault              1m26.659s  + 1.610
10.  Felipe Massa          Ferrari              No time
Q2
11.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth    1m26.764s  + 1.154
12.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes 1m27.027s  + 1.417
13.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m27.145s  + 1.535
14.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth    1m27.236s  + 1.626
15.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m27.244s  + 1.634
16.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari   1m27.255s  + 1.645
17.  Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari   1m27.572s  + 1.962
Q1                                     
18.  Heikki Kovalainen     Lotus-Renault        1m28.780s  + 1.767
19.  Jarno Trulli          Lotus-Renault        1m31.119s  + 4.106
20.  Tonio Liuzzi          HRT-Cosworth         1m30.692s  + 3.679
21.  Timo Glock            Virgin-Cosworth      1m30.813s  + 3.800
22.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth         1m31.564s  + 4.551
23.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       No time

24.  Jerome D'Ambrosio     Virgin-Cosworth      1m30.445s  + 3.432

44 comentários:

Se tem previsão de chuva forte para amanhã, para que poupar pneus na classificação??? Tinha que ir com tudo para tentar sair o mais à frente possível...

Estratégia é tudo, mas tem que ser a estratégia certa!!! Na China era economizar pneus, será que na Turquia será assim também???

Impressiona o quanto a Mercedes melhorou! E Shumacher segue o calvário! 1 segundo apenas!

Não sei não...mas apesar da pegação no pé do nicole de nossa parte...não da para negar o quanto ele sempre foi rápido em treinos livres e classificação[algo parecido com o que sempre fou o leão de treinos Webber] e o Shumi convenhamos não é mais um garoto...alem de ter ficado parado por um tempinho. Era evidente que ele não acompanharia o ritimo do Nicole...mas do ano passado pra-cá...ele até que melhorou bastante em relação o companheiro nas corridas.

Pra corrida de amanhã,com chuva ou sém...o Koba vai ter pneus a revilia para correr as 58 voltas de istambul...se souber usalos bem...pode se dar bem.

Tomada q essa chuva destrua o traçado e eu seja o primeiro a acertar o pódio no bolão. hehehe

B'hengler querendo q os pilotos se ferrem caso não chova amanha. hehehe

Aí a Red Bull iria humilhar ainda mais.

Mas aí é que tá Latueiro, a Sauber não é assim uma RBR!

É que o Latueiro tá pensando em benefício próprio quando diz que o japa voador pode se dar bem... se chegar em 9º, é claro! he he he

Se o Massa realmente errou a curva 9 e tirou o pé pra poupar pneus, fez certo... até porque mesmo que ele não errasse, largaria no máximo na 5ª posição, provavelmente em 6º ou 7º...

Vale muito a pena é largar em 1º e ter o companheiro ao lado pra evitar que alguém faça pressão nas voltas iniciais...

Tirando o tempo da pole, Webber, Rosberg e Hamilton estão muito parelhos, ou seja, Vettel está num nível bem acima dos demais. A disputa deve ser pra quem chega em 2º.

E cadê as STRs que prometiam tanto no início da temporada???

Cade as STR q prometiam muito na turquia? hehehe

Q1 puro blefe pelo q pareceu.

Imaginem só...o japa largando em penultimo ou ultimo?? Se chegar em 9...é ou não uma corrida de recuperação senssacional??

Interesante...pois 2 pilotos que tem largado com a faca nos dentes vão largar juntos nas 10/11 posições. Se essas faca virarém facão...tem um narrador que ira a loucura e ao vivo.

Vettel e Webber que se cuidém na largada...ou alguem acha que o Rosberg e Hamilton vão ficar namorando enquanto os dois vão embora...e a primeira curva é logo ali.

POis é...Mas sinceramente ainda nao entendi onde o Vettel acha 0,4 seg de diferença pro companheiro de equipe com o mesmo carro.

[Teoria da conspiraçao ON] Será que é braço?! [Teoria da Conspiraçao OFF]

Sobre a Mercedes, pela primeira vez ela conseguiu demonstrar no sábado o mesmo potencial da sexta-feira. Pode ser o motor Mercedes empurrando forte.

AH! Latueiro, vc tem razao sobre os jogos de oneus que eu comentei num post passado: 3 e 4 mesmo.

Williams: Será que acordaram?!

Rolou...[fico todo uriçado quando a musa dos blogs se dirige a mim] um papo por ai...de que a Williams pode vir de motor Renault em 2012...alguem tem algo sobre o assunto ou é papo de buteco.

Por mais q xinguemos o Galvão, os caras ali são figuras carimbadas do pagode, digo paddock. No final do ano passado, tinha surgido rumores de q a Lotus trocaria o motor Cosworth pelo motor Renault e a Williams tbm cogitaram a possibilidade.

A Williams curta grana não tinha a menor condições de pagar a multa da recisão de contrato de fornecimento de motores.

Eu acho q não é só papo de buteco.

É,mas a lotus foi papo de buteco.

E ao que consta na atualidade a situação finaceira da Williams não melhorou em nada...alias andou fou perdendo patrocinio e com o Barrica por lá...não sei se isso ainda vai atrair quem tem grana.

Como assim foi papo de buteco Latueiro? A Lotus anda de renault agora.

E qq houve com o D'Ambrósio? Vai largar dos boxes?

A primeira lotus né Lee[quer dizer a primeira faxada de lotus] e essa que ta ai na Renault..tambem tenho minhas dúvidas quanto a sua veracidade. E vai me dizer que ali naquele cantinho espremido com tres marmanjos se espremendo uns nos outros não rola um papo de buteco.

Quanto ao novato D'Ambrósio...vai largar dos box por excesso de velocidade em badeira amarela...sinal que o Marucia Virgin anda pra carai não?

Kkkkkkkkk...

Temos duas equipes aí na F1 com o mesmo nome, Latueiro... A Renault/Lotus e a Lotus/Renault... Não precisa explicar mais muita coisa né!!! As duas estão com Renault...

Sobre o Webber, o engraçado é que até ano passado ele andava junto com o Vettel... Chegou até a disputar o título... De repente, a 4 provas do final do ano, ele desaprendeu!!! Não que ele seja um piloto de dar inveja, mas com o carro que tem nas mãos ele tem condições de fazer miséria!!! Não???

E chega desse papo que o Dick desaprendeu e está velho... Emerson Fittipaldi ficou parado muito mais tempo e voltou para a Indy ganhando 500 milhas de Indianápolis e campeonato!!! Kiekeylson!!! E o Rosberg é um piloto mediano apenas... Para com isso!!!

Pena que a reta de largada na Turquia é curta, ou veríamos Rosberg e Hamilton engolindo as RBRs já na largada!!!

Os carros da McLaren, da Ferrari e da Mercedes estão com asa demais da conta!!! Sei não, mas regularam os bichinhos prá chuva, hein!!! Olha as RBR longe do podio!!!

Bueno, bueno. Previsao do tempo falho desta vez. Segundo informaçoes no Twitter bom tempo na Turquia e nada de cheiro de chuva próxima.

A corridavai ser no seco mesmo.

Essa previsão do tempo da mae-diná B'Hengler é q foi uma furada. Em nenhum lugar li q as chances de chuva hj era de 100%.

Chegeui a ver algúmas coisas sobre chuva...mas não vai dar nada não. Infelismente não foi so eu que percebeu essa diferença dos carros de Mclaren e Ferrari...estão sim com muito mais pressão aerodinamica na trazeira o que indica carro mais pra chuva. Então se marvada chuva não vier...já da pra imaginar a quisumba no bolão pós corrida né.

"Parabens ao aniversáriante e intelectu Wallacy Morais aniversariante do dia das Mães"

Quisumba no bolão q nada. Eu vou conseguir torcer muito para q o Rosberg fique quietinho na sua terceira posição, já q o Vettel não deve ser ameaçado pelo Webber. kkkkkkkk

Só sei q o Hamilton vai detonar os pneus e esse sim vai estar em apuros dentre os quatro q estão com configuração pra chuva.

Ia deixar no Orkut, mas deixo as felicitaçoes aqui.

Feliz Aniversário, Wallacy!!! Tudo de bom e felicidades...

Pois é! A previsao era de 60%, mas esses mesmo 60% do domingo se confirmaram na 6ª feira...

Glock parece que nao vai largar. Seu carro está em box ainda e desmontado.

Parábens Wallacy (mamãe?)!

brincadeirinha.

O que seria de nós sem seus dados para embasar nossos achismos? Tudo bom pra vc.

Ppis eu rezo pro Vettel repetir a manobra da 6ª feira..heheh

de novo o Kers do Webber não funcionou?

Filosofia de buteco do Galvão: "Entender uma corrida de F1 é igual entender o enredo das escolas de samba."

Ficou claro que nem de escolas de samba ele sabe.. he he he

É impressão minha ou o problema na porca da roda dianteira direita impediu q a McLata trocasse o pneu?

Parabéns Wallacy! Paz, saúde!!!

Verdade Lee... O Hamilton acabou não trocando aquele pneu!!!

Mas a confusão na cabeça do Galvão está contaminando a equipe da Globo toda!!! O Carlos Gil foi falar da curva 8 e disse que o piloto sofre uma pressão de "8 GIGA"!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

E parabéns Wallacy!!! Felicidades...

Feliz dia das mamy's para quem já é e para aquelas que ainda não sabem!!! Kkkkkkkkkk...

E cortaram minha risada no "8 GIGA"!!!

Então vai lá:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Pronto... Kkkkkkk...

E mais uma vez fui mau no bolão por questões tecnas. E tambem porque o Galvão afirmou e confirmou que mais uma vez a equipe Ferrari, ferrou a corrida do ZACA nas paradas de box...é então tá né...pelo que eu vi as paradas do Alonso foram mais rápidas ém que e onde??? Eu vi sim o Alonso mostrando pra todo mundo onde esta a diferença entre ele e o ZACA...que por sinal mostrou ou voltou a ser velho e bom ZACA em ritimo de corrida.

De agóra em diante veremos algo do passado de volta as corridas de f1,principalmente nas qualificações...A secura que vai ser do TRIO GLOBAL [principalmente o narrador] pra cima do Vettel....pois este esta a apenas 2 poles para igualar o ultimo recorde que resta ao falecido...então imaginem se for para derrubar esse recorde de poles...a tv sai do ar na hora.

Faz uma diferença absurda sim latueiro, enquanto um piloto estava de cara para o vento e voltada dos pits na mesma posição que antes outro tinha que ultrapassar de novo os mesmos adversarios. Foram 5 ultrapassagens em cima das mercedes... Ele estava muito mais lento que o Alonso, poucas voltas ele andou mais rapido que o espanhol (sim andou), porém no geral ele se deu muito mal nas paradas mesmo. Chegou a perder 3 posições em uma unica parada, e com isso além dos 5s a mais nos boxes outro 12 segundos se foi até passar pilotos que já estavam atrás dele antes.

Uma coisa leva outra...

E a mercedes ein? Na corrida não rende nada. E o Barrica está precisando indicar um piloto no lguar dele na corrida, assim como o shumi na corrida não presta para nada. Se o problema é arrumar o carro que ele arrume depois outro pilote. Sempre deu certo para os companheiros de equipe dele, porém esse maldonado é muito fraquinho.

Concordo com o Wallacy que faz diferença ficar toda vez para trás após a parada, mas tem que ver que a maior perda de tempo do Massa foi quando ele errou a curva 8 e perdeu várias posições, e na classificação que ele sequer marcou tempo!!!

E nessa classificação aí, porque a Ferrari não faz igual a RBR, sai logo no início do Q3, registra tempo e se tiver errado pode tentar corrigir... Prá que deixar para o último instante e correr o risco de ficar sem tempo???

O Massa largando mais na frente teria ido melhor na corrida, mas esse brasileiro ou é muito burro ou muito bem pago prá ficar atrás, porque ruim todos já sabem que ele é!!!

E o Dick!!! Kkkkkkkkkkkkkk... Não adianta o Galvão querer fazer média com a idade dele!!! Kiekeylson... O Emerson fez muito mais nas pistas com muito mais idade... Kkkkkkkkk... O fato é que estamos em uma era de carros e pilotos relativamente nivelados, e sabidamente, o Dick só é o que é por causa das circunstâncias!!! Kkkkkkkkk... Colocava o Dick com 25 anos de novo aí no meio da F1 atual e ele seria apenas mais um no pelotão intermediário!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

O Kobayashi de Sauber larga em último e chega na frente do Massa com Ferrari e do Dick com Mercedes!!!

Isso prova duas coisas, o quão bom é o Koba e o quão ruim é o Massa e o Dick!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Wallacy...eu não vou criar polêmica por causa da posição de chegada do ZACA em relação ao companheiro. Mas estão culpando a Ferrari pela pessima corrida do ZACA não da né.

Enquanto o Alonso vai pra cima e não perde muito tempo o zaca ao contrário...fica pensando um eternidade se vai passar ou não...até retardatarios.


E a Ferrari foi imcompetente nos pit-stops dos 2 pilotos e não so do zaca como o sr galão tanto se fez entender para os menos avisados.

E quando do problema na roda direita no ultimo pit do "BRASILEIRO" ele maesmo já havia botatdo a corrida dele a perder naquela lambança toda que ele fez so pra ultrapassar o koba...e ai fica fácil botar culpa so na equipe.

E vou mais alem ainda...se o ZACA começar a falar [igual fez nos microfones globais apos a corrida] abobrinhas sobre a equipe e continuar pilotando o que ele atualmente está....não fica nem ate o fim da temporada na equipe Ferrari.

Por sinal a corrida foi cheia de exemplos de como se defender e atacar na tentativa de ultrapassagem respeitando o adversário... Várias vezes carros dividiram as curvas lado a lado, todos respeitando o traçado do outro!!!

Aí o Galvão, que não aguenta ficar quieto, fica com saudade dos tempos em que o Dick dava aquelas espremidas para "manter o traçado"!!!

Kiekeylson!!! Pára com isso...Qual F1 é melhor??? Qual vai deixar saudade???

É, mas ai corrigiram ele e icluiram o "falecido" e o Alonso,Hamilton nessas atitudes pouco convencionais dentro das pistas.

Engrassado que depois de falar abobrinhas sobre rodar a baiana[galvão] na reunião pós corrida do ZACA com a equipe.... ele simplismente mudou o discurso e resolveu não criticar a equipe pela corrida pifia feita por ele no circuito do Istambul. Porquê será heim???

3 Parabéns:
- Às Mães, por tudo que representam;
- Ao Wallacy, pelo aniversário e pela retomada da liderança no Bolão;
- Ao Vettel, que mostra em todo final de semana que tem corrida que é realmente um piloto diferenciado.

Reparei mesmo nisso, B'Hengler... muitas ultrapassagens e quase nada de problemáticas... no máximo um toque de roda, uma escostada leve... tudo muito esportivamente, até mesmo entre companheiros de equipes, que costumam até ser os principais rivais.

Pra variar o "alemão queixudo" é que destoou novamente, com um incontável número de ultrapassagens tomadas... chega a dar vergonha nos alemães, sorte deles é que o Vettel honra a turma do chucrute... he he he

Latueiro comentou ontem que o Massa poderia ir pra RBR no lugar do Webber... e hoje li um comentário divertido dizendo que uma nova "Era Schumacher" de vitórias e títulos alemãs está a caminho...

Faz sentido então o boato que a RBR pode contratar o Massa pro ano que vem... he he he

Depois dessa corrida, a Red Bull devia demitir o Webber e trazer o Koba. Esse japa pilota muito.

E o Schumacher está fazendo a alegria de todo mundo. Por isso q digo q ele tem q ficar na F1.. kkkkkkkk

Hj ele tomou uma ultrapassagem do KobaMito pela grama. Mt bom!!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More