22 de mai. de 2011

GP da Espanha

Vettel vence a quarta corrida do ano

A quinta etapa do Mundial de F1 teve mais uma vez a Sebastian Vettel como vencedor do Grande Prêmio. Lhe acompanharam no pódio as duas Mclaren, que parecem ser as únicas a se aproximar em desempenho ao RB7 do alemão da Red Bull.

Hamilton esteve incansável à caça de Vettel e, o bom carro da Mclaren unido ao talento do piloto inglês, podem ser o elemento que evitará o bi-Campeonato de Sebastian.

Jenson Button chegou na 3ª posição e cada vez se confirma mais sua fama de "bom estrategista". Largou muito mal, caindo para o 9º lugar mas na estratégia, de 3 paradas apenas contra 4 dos demais, conseguiu superar a outra Red Bull, a de Mark Webber e disfrutar do pódio.

Mark Webber que largou na pole e só. Caiu para 3º logo na largada e o tempo perdido atrás de Fernando Alonso o deixou sem opções contra a estratégia de Button.



Falando em Fernando Alonso, o espanhol não subiu ao pódio, foi apenas o 5º colocado, mas demonstrou que com um carro a altura pode brigar por melhores posições. Sua largada foi o ponto alto do GP quando pulou da 4ª para a 1ª posição logo na primeira curva com uma manobra atrevidíssima que surpreendeu até aos mais atentos.

Depois disso, mais do mesmo, a Ferrari pouco a pouco se "diluiu" e o Ferrari do espanhol caiu até a 5ª posição.

No 6º lugar um excelente resultado para Michael Schumacher que conseguiu superar seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, o 7º colocado.

Schumacher fez uma bela largada saltando do 10º lugar para o 6º, não saindo mais dalí. Rosberg bem que tentou mas o alemão manteve sua sequência de resultados: nunca fez menos que um 6º lugar em Barcelona.

O oitavo lugar é de Nick Heidfeld, em excelente corrida de recuperação. Heidfeld largou dos boxes ao não poder classificar por problemas em seu Lotus-Renault. Com belas ultrapassagens, o alemão superou a vários rivais, inclusive a seu companheiro de equipe Vitaly Petrov, que largou em 6º lugar.



Nona posição é do rookie da Sauber. Pérez fez boa corrida, soube administrar os pneus e conseguiu terminar na zona de pontuação mais uma vez. E dessa vez seus pontos valeram, com um sabor especial porque terminou a prova a frente de seu "badalado" companheiro, Kobayashi, que acabou o Grande Prêmio na 10ª posição.

Felipe Massa não teve seu melhor fim de semana e fez  uma corrida medíocre, onde nada lhe saía bem. Abandonou nas últimas voltas por problemas no câmbio.

Rubens Barrichello tão pouco se encontrou confortável neste GP e foi apenas o 17º colocado.

Desempenho dos líderes assusta




Ao margem da vitória de Vettel, merece um destaque especial o desempenho dos dois líderes da corrida: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Os dois, metidos completamente na batalha pelo lugar mais alto do pódio seguiram um ritmo frenético a ponto de meterem uma volta no 5º colocado. Algo  impensado a pouco tempo atrás.


Assim terminou o GP da Espanha:

1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h39:03.301
 2.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +     0.630
 3.  Button        McLaren-Mercedes           +    35.697
 4.  Webber        Red Bull-Renault           +    47.966
 5.  Alonso        Ferrari                    +     1 lap
 6.  Schumacher    Mercedes                   +     1 lap
 7.  Rosberg       Mercedes                   +     1 lap
 8.  Heidfeld      Renault                    +     1 lap
 9.  Perez         Sauber-Ferrari             +     1 lap
10.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +     1 lap
11.  Petrov        Renault                    +     1 lap
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       +     1 lap
13.  Sutil         Force India-Mercedes       +     1 lap
14.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +     1 lap
15.  Maldonado     Williams-Cosworth          +     1 lap
16.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         +    2 laps
17.  Barrichello   Williams-Cosworth          +    2 laps
18.  Trulli        Lotus-Renault              +    2 laps
19.  Glock         Virgin-Cosworth            +    3 laps
20.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +    3 laps
21.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +    4 laps

12 comentários:

Pior da prova disparado foi o MepASSA!!!

Já o Dick foi mais do mesmo... A mesma apatia... Só ficou com o magnífico 6º lugar porque a pista não permite ultrapassagens...

Foi beneficiado na largada pela embolada do Petrov, e ganhou várias posições, ou teria ficado lá pelo 8º/10º lugar... Depois a pista não permitiu a ultrapassagem do Rosberg, bem mais rápido, e ele ficou ali segurando o carro do companheiro de equipe que poderia ter rendido bem mais...

Para os defensores do FALASTRÃO, dirão que é o velho Dick!!! Ano passado ele consquistou um 4º lugar nesta prova e falaram que era a redenção... Mesma história... Só ficou ali porque ninguém consegue ultrapassar nesta pista...

Barcelona é tão ruim que nem com ATM se salva... Este foi o último ano que perdi tempo vendo esta prova...

Semana que vem tem outro GP que terá sua última chance comigo!!!

Eu gostei da corrida, sério...
Gostei de ver que o Alonso tem respeito pela torcida espanhola, que aliás, ele mesmo formou.
O cara fez o que podia, ou melhor além do que podia com aquele carro xexelento...

Gostei da maturidade do Vettel ao evitar brigar com o Alonso na pista.
Gostei do Button...

Pena que a Williams correu com um carro só.

Sem tapar o sol com a peneira, mas acho que o único momento que valeu a pena no GP da Espanha, foi a largada de Alonso, uma das mais belas dos últimos anos. No mais, a RBR está em outra categoria. A Mclaren, a mais próxima, usa todas as armas, e mesmo assim termina atrás, é pra caba. Vi as corridas de Hamilton, Button e Webber, mt atreladas ao excelente carro, e essa pista privilegia os melhores. Fizeram o dever de casa. A Ferrari poderia ter ido melhor, se não fosse a nova asa vetada, e se não me engano, a asa da Turquia foi usada na Espanha, onde os acertos são mt diferentes. Mt se fala na pista ruim, mas pelos rumos que a F1 tomou, com a dependência excessiva da aerodinâmica, fica difícil, e um retrocesso nas regras acho improvável. Me lembro da disputa de Senna e Mansell em 1991, onde a aerodinâmica não era tão preponderante, e conseguia-se pegar o vácuo e emparelhar os carros. Hj, hehe, nem que os touros, ou melhor, nem que a vaca tussa!

Mas aquele KERs do Webber na largada funcionou "muuuuuiiiito bem", né... O Vettel atrás dele e com poucos metros já saiu na frente antes da curva!!!

Que jeito se pega vácuo de carro em aceleração??? Que jeito carro com motor igual tem um que acelera mais que outro??? Sei lá, posso ser meio conspiratório, mas a RBR sabe que as outras equipes estão chegando, e vai fazer o mesmo que a BrawnGP fez com o Button, garante o título e depois brinca com os construtores!!!

Belo resumo da corrida Pri!!
Algúns detalhes interesantes dessa corrida espanhola...
O Zaca não se achou com os pneus que ele tanto elogiou no inicio da temporada...falta de aderencia e mais aderencia e pra não ficar mais feio ainda,faltou cambio. Ou seja, melhor abandonar,do que chegar tão atráz. Principalmente que na 12 posição tinha uns 3 carros mais rapidos que ele.

imaginem Alonso com o mesmo carro,os mesmos pneus e os mesmos problemas...chegando em 5 e ele em 15...qual desculpa poderia se dar.

Heidfeld deu um-nó-cego no Petrov e ja começa a trilhar uma renovação...e que seria um jato de água fria no sobrinho badalado.
Pois a vaga do russo seria impossivél $$$ né mesmo.

E o DICK fez sim uma boa corrida em termos de carro. E o Rosbergue ficou atráz por que não deu conta de passar e não porque a pista não permite.

EX...Button fez varias ultrapassagens...e o ZACA levou varias passadas...então a pista é ruim é...mas da pra passar.

Só teve ultrapassagem de carro 3 a 4s mais rápido que o oponente...

Quando os carros estavam meio equilibrados ninguém passou ninguém!!! A Merecedes mandou sempre o Dick pro pit primeiro, fazendo ele voltar com pneu novo primeiro e sempre impedia uma ultrapassagem nos boxes pelo Rosberg...

Se tivessem invertido uma vez só o alemão mais novo sumia na frente!!!

ha!! eu sabia que tu estava por ai....era so dar uma CUTUCADA.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E o BARRICA esta extremamente decepcionado com o carro da Williams. E ja tem gente dizendo que a equipe esta privilegindo o Pastor por causa do petroleo venezuelano. E ai...ele tem problemas com um "cambio incoerente"....e eu, com é que fico nessa??

Kkkkkkkk...

O repertório dos brasileiros na F1 está meio monótono!!! Mas é bem melhor do que ouvir o Galvão narrando e os filhinhos queridinhos comentando!!!

Kiekeylson!!!

Isso sim é o verdadeiro:
PÁ CÁ BÁ . . .

E esse carro da RBR tem algum segredo não revelado ainda para a classificação... Só aquela utilização dos gases do motor no difusor não explicam 1s mais rápido por volta que a concorrência...

Só que nas provas isso não é bem assim... Hoje o Hamilton era 1s mais rápido que o Vettel por volta, só que aí a pior pista do campeonato (depois de Mônaco) fez o trabalho de impedir que se fizessem ultrapassagens...

E neste ponto a McLaren errou, foi visto durante toda a prova o que acontecia com carros próximos em tempo, virava trenzinho... Então eles deveriam ter atrasado mais o último pit stop do inglês bom (Hamilton), deixando para umas 8 a 10 voltas do fim da prova, aí colocavam o pneu de pau no carro e mandavam ele prá cima... Com pneu mais novo ele teria conseguido a ultrapassagem...

Tambem pensei isso no fim da corrida. Faltou alguma coisinha a mais para o Hamilton poder realmente ir pra cima e passar.

Eu não ando com muita paciencia pras babodeiras do Galvão...quanto mais os filhos dele. Alias eu nem percebi que o caca tava lá tambem...pensei que era so um popo.

Tudo como antes: Vettel festeja vitória e Massa reclama após GP; veja frases da F-1

Essa é a pagina inicial do uol esportes.

Realmente tudo como antes!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More