30 de mar de 2011

Rapidinhas

As Rapidinhas de hoje começam com o motivo da exclusão da Sauber, do GP da Austrália: 3 milímetros!

Peter Sauber revelou que o aerofólio traseiro dos dois carros de sua equipe não atingiram o raio mínimo de curvatura que é de 100 milímetros.



"Uma loucura. O radio era de 95 ou 97 milímetros. Estamos desolados. Temos dois tipos distintos de aerofólio, e um deles parece que não foi controlado de forma precisa durante sua fabricação. Mas o que está claro é que não houve vantagem." - comentou Sauber.

Porém, Johny Herbert, um dos comissários da corrida australiana, comentou que "as regras eram claras e não tivemos outra escolha na hora de desclassificá-los".


O consolo para a equipe Sauber é que a temporada, pra eles, com Pérez e Koba, promete!






Pedro Martínez de la Rosa volta a ser piloto de testes da Pirelli, pelo menos por enquanto. A marca de pneus pediu à equipe Mclaren que cedesse De la Rosa para participar de testes em Estambul, na Turquia com o composto mais duro da gama.

De la Rosa aceitou e a FOTA também. Segundo a própria Pirelli, os testes se centrarão no desenvolvimento dos pneus para a temporada 2012.



Lewis Hamilton, em declarações ao jornal The Guardian, após o GP da Austrália, escolheu o "papel" de Ayrton Senna para si, e o de Alan Prost para o que foi seu companheiro de equipe na Mclaren em 2007, Fernando Alonso:

"Vejo o Alonso com meu Prost particular...Se você me dissesse "escolhe um piloto", com certeza escolheria o Senna, e talvez para ele escolheria o Prost".

O que ainda não entendi é que papel Hamilton faz: o de moçinho ou de bandido?!





Seguindo com Lewis Hamilton, o inglês abriu novamente o debate sobre o aerofólio dianteiro da Red Bull. São realmente tão flexíveis ou não?

O piloto da Mclaren tem bem clara a resposta: "Viram o aerofólio dianteiro do Vettel?!" - comentou logo após o GP disputado. "Ou fechamos essa lacuna jurídica ou todos copiarão" - disse Hamilton ao jornal alemão Bild.



Helmut Marko tratou rapidinho de responder: "Era o mesmo do ano passado. Tentaram uma e outra vez (considerá-lo ilegal), mas passávamos cada test".


A verdade é que os mecânicos da equipe tiveram que repara as extremidades do aerofólio dianteiro durante o fim de semana porque roçavam asfalto e zebras.




As primeiras vítimas da regra dos 107% foram os dois carros da equipe Hispania. Karthikeyan e Liuzzi ficaram fora da corrida da Austrália, mas o piloto indiano promete correr na Malásia: "Estamos razoavelmente confiados em que nos classificaremos, não temos nenhuma desculpa para não nos classificar na Malásia".




E não só Bernie Ecclestone quem torçe contra a Hispania. O Presidente da Federação Espanhola de Automobilismo declarou esta semana que quer "uma equipe espanhola séria, coerente, com o orçamento necessário e não uma equipe que vá fazendo o ridículo".


Que Karthikeyan tenha razão, senão....

44 comentários:

Parece que a Sauber foi denunciada por outra equipe. Equipes espiãs filmaram e/ou fotografaram todos os carros e só depois de terminada a corrida que fizeram a denúncia. E justamente a Sauber perdeu as duas posições para a Force Índia. Será???

Sobre o vídeo, achei que eles estavam se referindo a serem vistos pela imprensa e povo espanhol como os ‘bad guys’, talvez por estarem na McLaren e serem ingleses, e adversários de Alonso, mas se os 2 foram campeões em 2008 e 2009, então seriam na verdade os ‘good guys’.

Imagens dos aerofólios de Red Bull e McLaren: muita diferença!
http://www.flickr.com/photos/12709551@N07/5562625241/#/

Respeito a capacidade técnica de Hamilton, mas suas pérolas, hehe!!! Comparações com Senna e Prost, parece piada de mau gosto.

Comparações com Senna e Prost, parece piada de mau gosto (2)...


Pela foto que o Guilherme (RJ) publicou percebe-se que a RBR "varre" o chão!!! Mas essa angulação aí não é irregular???


Eu acho que já sei em quem a galera vai apostar para pole na próxima rodada do bolão!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk...

Esse é o lance do aerofólio. É extremamente flexível nas retas, mas segundo a FIA está dentro das especificaçoes. Ai eu pergunto: COMOOOOOOOOOO?!

Sobre o vídeo: Sim, eles se referiam a que eles sao vistos como os malvados do filme(mas o HAM que o BUT) e que no filme o bozinho sempre vence, mas que aquilo ali nao é filme é F1. Ou seja, os malvados podem vencer! ;)

De novo a RBR conseguiu burlar o teste de flexibilidade? O engenheiro que conseguiu fazer isso é o cara! Sabe oq fizeram com o cara?

Como é que se altera um teste de flexibilidade??? Fácil, coloca-se um suporte interno com um encaixe e um sistema de "on-off"... Durante os testes deixa-se na posição "off" ou simplesmente o bico fica no "off" quando desconectado do carro...

Agora quer evitar isso, mais fácil ainda... Basta limitar o número de botões no volante a 4, aí aquele botão que libera a flexibilidade da asa não vai ter espaço!!!

Simples não??? E serve para evitar um monte de coisas a mais que os caras escondem naquele volante de videogame!!!

Esse aerofolio flexivel da rbr? so tem uma solução para as outras equipes. É so todo mundo copiar e ir para a pista nas mesmas condições das rbrs. Ai!! a FIA tera que se posicionar a respeito do complemento.
"Hóje...31 anos da primeira vitoria de Nelson Piquet na f1. E infelismente a mesma data para o acidente inrreparavél de Klay Regazzoni" e claro, uma corrida em que Nelson quase deu uma volta no quarto colocado e ainda por cima no dificil e sinuoso circuito de Long Beach. É mole???

E eu ainda pensei em copiar a aposta da Priscilla...fiquei com medo de me dar mau...e a coisa ficou bem mais pior.

Bem galerinha, não vou analisar muito porque porque já estou meio atrasado, então vou ser bem breve.

Antes de mais nada, disponibilizei todos os documentos da FIA no seguinte endereço:

http://wallacy.com/F1/

Coloquei de acordo com o tipo de documento e o dia que ele foi emitido. Qualquer coisa estarei atualizando cada um, e a cada prova irei acrescentar os novos documentos.

http://wallacy.com/F1/....ta enjuado em meu caro Wallacy.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Agora sobre a polêmica dos pneus:

A regra é clara, se desgasta perde velocidade.

Perez fez a primeira parada na volta 23. Sua melhor volta até então havia sido na volta 19 com 1:34.623, na volta 20 ele fez 1:34.685; 21: 1:35.145; 22: 1:35.217. Antes disso ele mantinha 1:34~ desde a volta 11. Na volta 10 ele cometeu um erro e fez 1:36, já que na volta 9 ele havia feito 1:35;

Ou seja, ele só veio perder desempenho mesmo na volta 21.

Depois ele veio fazer sua melhor volta, a sexta melhor volta da corrida com o tempo de 1:29.962 na volta 39. E mantendo 1:30 até a volta 47, voltando a fazer 1:30 nas voltas 49,50,52,53.

Sendo assim fica bem claro que apesar dele perder 2s entre as voltas regulares e as melhores voltas de cada pneu, pode-se dizer que o desgaste foi bem menor que o esperado no carro dele. Isso porque na maior parte do tempo a variação foi de apenas 0,7s.

O Vettel por exemplo, virava fez 1:32:240 na volta 9, 1:32.902 na 12, e na 13 1:33.698, e foi para os boxes. Voltou fazendo 1:30.800 na volta 17, porém logo se estabilizou em 1:31 baixo, voltando a fazer 1:30 na volta 23. Sua melhor volta foi na volta 44 com 1:29.844, com o segundo jogo de pneu. Quase o tempo do Perez com apenas 1 jogo usado.

Lembrando que a volta mais rapida do Hamilton foi 1:30.314 na volta 41, quatro voltas após seu segundo pit.

Perder desempenho? Até perde, como sempre perdeu. Mas não vi nada de surpreendente. Os pilotos que trocaram duas vezes tiveram variação nos tempos de 1s, e o Perez 2 como de esperado, porém em apenas poucas voltas, . Na maioria variava muito pouco, tanto é que ele fez a sua melhor volta 16 votas DEPOIS que trocou o pneu. A maior parte dos pilotos nem ficou tudo isso com um jogo de pneu.

Na minha humilde opinião, o pneu teve um funcionamento normal, não vi nada de desgaste excessivo. A maior parte das diferenças de tempo de volta é por situações normais de corrida, como ultrapassagen, trafego, erros de piloto.

Não estou com tempo de olhar os dados com mais cuidado, porém a primeira vista é isso ai mesmo. Podem olhar vocês mesmo, deixei os arquivos ai para isso.

Tenho esse site a varios anos, nunca uso, pelo menos agora posso deixar os documentos da FIA por lá para vocês acessarem.

Este comentário foi removido pelo autor.

Coloquei meu email, só que me esqueci dos boot que podem detectar e enviar spam.

Só estava dizendo que era engraçado que meu email era "meu nome arroba meu nome" :)

Estou meio sem tempo para "fuçar" no seu site Wallacy, mas assim que puder eu dou um "look" nos números!!!

Valeu...

Mas essa sua análise bem superficial dos pneus, Wallacy, já demonstrou o que imaginei sobre os pneus...

Eles eram rápidos e regulares ao longo da vida útil, o contrário dos Bridgestone, que eram rápidos quando novos e depois iam perdendo desempenho gradativamente...

Estou vendo que para a próxima corridas as estratégias serão mais conservadoras!!!

Deu para ver poucos detritos de pneu acumulando fora do traçado ideal. Não me lembro de Austrália ano passado, mas talvez as características da pista gerem pouco desgaste de pneu. Na malásia teremos melhor ideia desses pneus.

POis é, mas aí pode entrar também o fator temperatura da pista, será que nao?!

18º nao é normal na Austrália. Quero ver na Malásia...

AH! E valeu Wallacy pelos dados

wallacy.com/F1!!! voces viram isso? "/F1".... vai ter que pagar direitos Sr. Wallacy...hehe


Me contacta por e-mail pra gente acertar a quantia pelo uso do nome...

tiobernie[ahrouba]f1.com

nao vai sair barato, já estou avisando!

e o teo josé já comecou a delirar com aqueles seus "furos" de reportagem...

segundo ele a Red Bull quer o Hamilton, e que isso seria bom para as duas partes...

1. Hamilton nunca seria louco de trocar a McLaren por outra equipe. A McLaren tem história, dinheiro, nem sempre o melhor carro, mas sempre um carro descente.

2. A Red Bull vai querer o Hamilton depois do mesmo dizer que eles sao apenas uma lata de energético?

Pesos e medidas na f1, são mesmo engraçado. Vendo que o ex-piloto Herbert, foi fiscal, fico imaginando como as leis são aplicadas para uns e para outros. Durante a qualificação, Hamilton e Shumacher, atrapalharam adversários, mas receberam apenas um puxãozinho de orelhas. No caso de Button, se não punissem, seria um caso de cegueira! Tudo bem, regulamento é regulamento, mas alguém já imaginou o quanto se gastou o assoalho da Mclaren de Hamilton? Será que Herbert viu? Não creio que seja teoria conspiratória, mas no final, o regulamento deveria ser para todos, e agora com essa regra que deram poder para os comissários punir conforme "critérios subjetivos", hehe, vamos ter mt vista grossa por aí.

Eu troco o /F1 por /EfeUm qualquer coisa... Quando chegar a intimação judicial conversamos.

Acrescentei os documentos da FIA do GP da Espanha de 2009, se eu encontrar mais vou colocando lá. É bom para fazemos um retrospecto.

Boa Wagner, foi bem lembrado...

Isso sem contar que aquele fundo plano do carro colocava a corrida em risco e o piloto deveria ter sido advertido para dirigir-se aos boxes para averiguação da possibilidade de conserto da peça para poder continuar na prova ou teria que parar!!!

Já imaginou se ele se enrosca em alguma zebra e voa para a arquibancada???

E esse "Tio Bernie" tá se achando!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Tio Bernie, se o Vettel sonha em ser piloto-ferrari e a Red Bull quer e vai continuar com ele, porque não gostaria de ter o Hamilton num de seus carros???

E tem mais: essas mudanças de grandes nomes entre grandes equipes faz um bem danado a F1, movimenta milhões... e quem não gosta de $$$$???

Sobre o assoalho do Hamilton... não acho que estava colocando risco a ninguém, até porque parece que não foi piorando ao longo da corrida. Mas se algum piloto, nas últimas voltas, fica com o carro avariado, mas consegue completar a corrida, até marcando pontos, ele é punido ou desclassificado da mesma???

Foto do carro do Heidfeld danificado desde o início da corrida:

http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2011/03/28/o-que-aconteceu-com-heidfeld/

Apesar de ter ido muito mal na classificação, pode ser a explicação porque chegou tão atrás do companheiro.

Bom dia galera. Levem a mau não! Mas eu! [latueiro] estou com problemas com a minha conta do google...ai ja imaginaram né. Não consigo acessar nada...pois tenho esse grave defeito de usar uma conta,para tudo.

E ainda tenho o hábito de não lembrar enderços nenhum,pra al menos ajudar o google a tentar me ajudar.

Pri e amigos, não se já viram este site. É uma comparação muito bacana entre o carro da McLaren e o de outras equipes, especialmente RBR e Ferrari. Mas também mostra comparações entre outras equipes.

Olhando pro lado direito do monitor pode-se escolher as comparações. A número 4 mostra muito bem o carro da RBR no momento da largada e durante a volta 15 com a diferença nas asas dianteiras.

http://mclarenf-1.com/index.php?page=srs&s=1

Realmente tem diferença, porém seria legal uma foto comparativa das asas nos mesmos pontos de outra equipe.

Só que a melhor comparação é da RBR7 x MP4-26:

http://mclarenf-1.com/index.php?page=srs&s=9

Essa do Wallacy aí é bem melhor!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

PQP!!!! E EU NAO CLIQUEI NA "MELHOR COMPARAÇAO" do Wallacy?!?!?!?!?!?!?

Ceis sao F*da!

hahahahhahah....mais, falando sério agora: bacana demais o lance da comparaçao dos carros. Tem que tentar fazer uma análise mais extendida do tema.

TEMA BOLAO: Boas notícias! Já temos prêmio!!!! Má notícia! Nao é o que vcs queriam. ;)

Entao, acontece que assim como a Williams do Mansell, o FW24 do Montoya chegou a valores aquém das minhas possibilidades.

Maaaaaaas, deu pra pegar um dos carros que eu havia dado como opçao.

O novo prêmio do bolao é:







B.A.R 007 HONDA SHOW CAR de 2005, pilotada por Jenson Button!!!!!

Próximo bolao eu anuncio direitinho...rs

Hamilton devia ter ficado calado como varias vezes,mas q o bandidinho era o Alonso e seu chororô,isso era,rsrs.Agora se ele se pôs como Senna e o Alonso como Prost,quem seria o Kimi?

Achei em outro blog um comentário que retrata bem algumas provas das flexibilidades do RB7... Acho que provas para uma investigação mais detalhada (pelo menos) a FIA já tem!!!

E não são apenas as asas flexíveis, até o bico do carro parece que tem alguma flexibilidade!!!


Links:
Vídeo com indícios do nariz flexível.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=N0NMi51B2Xw

Gif de “penguin” publicado no site http://www.f1technical.net
http://i.imgur.com/zpnRO.gif

Comparação carros
http://www.hlawiczka.com/pics/auta_2011.jpg

Asas em ação
http://img695.imageshack.us/img695/676/contoursoncars.jpg

Linha de flexão
http://img9.imageshack.us/img9/3371/detailgreen.jpg
http://img846.imageshack.us/img846/7624/detailred.jpg
http://img864.imageshack.us/img864/8314/contouroverlaye.jpg

Flying Lap – repare na linha inferior…se necessário amplie
http://250kb.de/u/110326/g/GVXGIkMejXv8.gif

Segundo as fontes do Wallacy, eu diria que o "carro" perfeito seria com a asa dianteira da red bull, com a asa traseira da McLaren.... hehehe...

Bem que um desses modelos poderia ser o prêmio do bolao ano que vem....

Desculpem o sumiço galera e Priscilla. Mas estou acompanhando e aprendendo um pouco de tudo sobre f1 e suas falcatruas.

Mas estava imposibiltado de acessar as contas do google.[Não sei o que aconteceu,mas estou feliz por não ver nem uma sacanagem feita com os poucos mas otimos amigos que fazem parte dessa minha conta...tanto no gmail e orkut. Troquei a senha...mas se algúns de voçes receberem alguma mensagem de minha parte estranha me avisem...pois tambem era vitima. Mas ja dei uma primeira olhada e não vi nada anormal]

Mais tarde volto para participar da caça as bruxas da f1.

Rapaz, tinha muitas duvidas sobre a flexibilidade das asas da Red Bull...

Mas pelas ultimas fotos e videos. É nitido que existe alguma coisa ali bem escondida. E nao é so a asa q parece flexivel, o bico tbm parece.

E se a asa chega mais proxima do chão, mais pressão aerodinâmica o carro tem e mais rápido anda.

Nao sei qual a mágica, mas tem algo estranho.

Talvez estamos nos centrando no ponto equivocado. E se a "mágica" está na suspensao do carro?

Lembra que ano passado ou retrasado todo mundo falava da suspensao que nos treinos funcionava e ao "gastar-se, devolvia o carro a seu ponto normal para a fiscalizçao da FIA?!

E se o Newey deu um jeito ao melhor estilo Mass Dumper, porém melhor escondido?!

Acho a mesma coisa que vc Pri! Parece a suspensão!

Claro...

Alonso é o melhor...
Hamilton é fantástico...
Vettel só tem carro...

Ferrari é a melhor equipe...
A McLaren é forte...
A Red Bull está apenas roubando...

O Carro da Red Bull se entorta todo na pista, voa, dá cambalhota e esparca... mas na hora de passar na fiscalizacao da FIA eles apertam o botao "é hora de morfar" estilo "Power Rangers" e o carro fica normal.

It´s Magic!

Ou ao melhor estilo "transformer's"!!!

Mas as imagens mostram claramente que é a carenagem que se verga toda!!!

Pode até ser que a suspensão também participe da brincadeira, mas como explicar o aerofólio que tem as laterais mais próximas do solo em relação ao meio do carro???

E a reclamação das outras equipes é antiga, já vem desde o ano passado!!! E aí... Se descobrirem algo irregular no carro deste ano, que também existia ano passado, faz como??? Vai punir apenas este ano???

Pelo que conheço da FIA, vão avisar a RBR que a partir de agora "não pódi"!!! Simplesmente ridículo...

Os melhores pilotos atuais sem duvida eh Hamilton e Alonso,mas pelo carro q tem Vettel corre o risco de se torna um megacampeao mesmo sendo inferior,Vettel eh bom piloto,ao meu ver mais ou menos do nivel do Kubiça,só que tem de sorte oq o Kubiça tem de azar.Eu acho Hamilton o melhor piloto e Alonso o mais completo,pois apesar do Alonso ter mais bons atributos axo o Hamilton mais espetacular na menor quantidade de atributos q tem,Alonso eh muito bom estrategista,tem um estilo de corrida bem cerebral e o Hamilton eh muito arrojado,dando show muitas vezes,enfim,axo q sao os dois pilotos realmente diferenciados no momento atual

Sei lá Zuador...

Ultimamente o Vettel está tão bom que o carro chega a arriar o aerofólio!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Brincadeira à parte, eu acho que Alonso, Hamilton, Vettel e Kubica estão em um nível muito próximo, sendo difícil dizer qual o melhor deles... Já coloquei o Rosberg nesta lista, mas acho que ele está "dando prá trás"!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

rsrsrs,num sei Hengler,concordo com o top four,no entanto,num consigo ver o Vettel no nivel desses dois,o cara eh rapido,sem duvida,tem talento e tal,mas axo q Alonso e Hamilton num carro semelhante fariam melhor,sem conta q as caquinhas do Vettel quase lhe custaram o titulo ano passado,mas sei la,seu raciocinio eh bem plausivel tbm,de fato sao os quatro melhores

Desculpem entrar no meio de vocês 2, amigos... he he he

Ah, Zuador... o Hamilton é que não está no nível do Alonso. Agressivo e rápido tanto Vettel como Hamilton são. Mas você está esquecendo as caconas que o Hamilton fez em 2007... esse sim perdeu o campeonato mais ganho dos últimos tempos... he he he

Outra coisa: Hamilton só esteve em equipe de ponta. Vettel foi crescendo na carreira como todos (ou quase todos) os grandes campeões da F1.

Em 2009 a McLaren estava muito mal na 1º metade da temporada e o Hamilton pouco fez. Quer dizer, quando tem carro ele dá show, mas quando o carro não ajuda... vira um qualquer... he he he

Mas estou e acordo com o Top 4 e de forma alguma estou ignorando o talento do Hamilton.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More