27 de mar. de 2011

GP da Austrália

Sebastian Vettel venceu, incontestávelmente, o Grande Prêmio da Austrália depois de dominar, também na classificação. Hamilton foi um bom rival, mas não o suficiente como para tirar-lhe a 1ª posição. Primeiro pódio de Vitaly Petrov, da Lotus Renault.


O atual Campeão Mundial começou a temporada 2011 como terminou a de 2010: vencendo! Vettel foi intratável durante toda a corrida e sequer foi ameaçado por Lewis Hamilton, segundo colocado.



Na 3ª posição encontramos a um Vitaly Petrov que largou muito bem e pulou da 6º para a 3º posição. O russo defendeu seu posto até o final sem erros, nem sustos, logrando seu primeiro pódio na Fórmula1. A melhor posição de Petrov até momento era um 7º lugar.

Fora do pódio, na 4º posição, Fernando Alonso, que teve boa atuaçao se contamos que perdeu 4 posições logo na largada e recuperou uma a uma, na pista e na estratégia, inclusive a Mark Webber, que não teve nem de longe o mesmo rendimento do companheiro Vettel.

Apesar de correr em casa e largar desde a 3º posiçao, Webber não teve o ritmo esperado e após perder a posição para Petrov na largada, seu rendimento o deixou na 5º posição. Ao contrário de seu companheiro de equipe, fez uma estratégia de 3 paradas, o que não lhe salvou de terminar a mais de 6seg.do piloto espanhol.

O 6º colocado foi Jenson Button, que perdeu posições na largada e se encontrou com um Felipe Massa do mais combativo. A corrida de Jenson Button começou a se complicar quando, visivelmente mais rápido que o Ferrari, perdeu várias voltas atrás do piloto brasileiro e ao tentar a ultrapassagem, espalhou pra cima de Massa e cortou a chicane, o que lhe obrigava a devolver a posição.



Neste mínimo intervalo de acontecimentos, Alonso se aproveitou da briga e ultrapassou Felipe, dificultando a "gentileza" do inglês. O primeiro pit-stop da dupla da Ferrari "condenou" a Mclaren de Button a um drive-trough.

Mesmo com a corrida comprometida, Button se recuperou pode terminar no 6º lugar.

Em 7º e 8º lugar tivemos as duas Sauber, com Sérgio Pérez, estreante da categoria, na 7º posição, a frente do japonês Kamui Kobayashi. "Checo" Pérez terminou a corrida com apenas ¡1 pit stop!, enquanto Kobayashi apostou por 3 paradas em boxes.

Mas apesar do resultado em pista, a FIA desclassificou aos dois pilotos por irregularidades no aerofólio traseiro do C30. Parece ser que o flat que se move no aerofólio traseiro é mais plano do que deveria. A Sauber pretende recorrer da decisão.

Na 9º posição, - agora 7º, após herdar as posições da Sauber - Felipe Massa. Após a boa largada e o bom início, com Button, foi perdendo força e não conseguiu acompanhar o ritmo dos pilotos da frente, apesar de marcar a volta mais rápida da corrida. Apesar da carência visível de melhoras no 150º Itália, o rendimento do brasileiro deixou a desejar.



Rubens Barrichello abandonou quando faltavam 6 voltas para o final. O brasileiro sofreu uma saída de pista logo na primeira volta mas vinha em excelente corrida de recuperação - já estava entre os 10 primeiros - quando, brigando pela posição com Nico Rosberg, se "excedeu" na tentativa ao freiar mais tarde e "atropelou" a Mercedes de Rosberg, que abandonou, logo em seguida, com o radiador furado.

Rubens seguiu em pista e tomou um drive trough, por provocar um acidente, e estava bem atrás quando entrou nos boxes e de lá já não saiu.

A decepção da corrida, sem dúvidas, foi a equipe Mercedes, que teve um péssimo fim de semana. Tanto pelos resultados do sábado com os de domingo.

Schumacher teve um toque logo na primeira volta com Jaime Alguersuari, não conseguiu mais se recuperar e abandonou. Para Nico Rosberg, a corrida ia um pouco melhor, até o acidente com Barrichello que o obrigou, também, a abandonar.


Desgaste dos pneus

Ao contrário do que se esperava, os compostos oferecidos pela Pirelli para este Grande Prêmio tiveram ótima resistência. 

A temperatura média da pista pode ter muito que ver com o resultado já que a temperatura nao passou dos 18º em pista. Com isso, vimos uma diferença de desgaste de apenas duas voltas dos pneus macios em relaçao a gama dura. Tanto é assim, que Sérgio Pérez terminou a corrida com apenas uma parada em boxes, e os pilotos que fizeram 3 paradas reconheceram tê-las feito por questoes de tráfego na pista e nao por mal desempenho dos pneus.

O que a um princípio seria uma corrida de 3 paradas, pelo menos, foi claramente de duas.

A próxima corrida poderia nos dar uma idéia um pouco melhor do desgastes dos pneus em condiçoes extremas de calor e umedade, como sempre se enfrenta na Malásia.



Com a exclusão de Sérgio Perez e Kamui Kobayashi, a classificação do Grande Prêmio da Austrália ficou assim:

1.  Vettel            Red Bull-Renault                1h29:30.259
 2.  Hamilton     McLaren-Mercedes            +    22.297
 3.  Petrov           Renault                                 +    30.560

 4.  Alonso          Ferrari                                   +    31.772
 5.  Webber         Red Bull-Renault                +    38.171
 6.  Button            McLaren-Mercedes           +    54.300
 
 7.  Massa            Ferrari                                  +  1:25.100
 8.  Buemi           Toro Rosso-Ferrari             +     1 lap
 9.  Sutil                Force India-Mercedes       +     1 lap
10.  Di Resta        Force India-Mercedes      +     1 lap

11.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari          +     1 lap
12.  Heidfeld         Renault                                +     1 lap
13.  Trulli               Lotus-Renault                    +     2 laps
14.  D'Ambrosio   Virgin-Cosworth               +     3 laps

24 comentários:

Estou na frente do fraquíssimo
B´Hegler no bolao... hahahahahaha!

B´Hengler, segunda tem festa!

Mas eu nao vou convidar vcs nao! Já convidei a Paris Hilton, a Nicole do Hamilton, Pamela Anderson e umas modelos aí...

é tio Bernie rumo ao prêmio! Quanto foi mesmo Pri? 1 milhao de euro? Esqueci soma exata... hehhehe

O importante é que eu estou na frente do fraquíssimo (parece uma Hispania) do B´Hengler no bolao! hehe


B´Hengler... segunda tem festa! kkkk

Mas tu nao estás convidado nao, só convidei a Paris Hilton, Pamela Anderson e umas poucas modelos.... hehe

É tio bernie rumo ao prêmio do bolao 2011 do Guard Rail! Quanto foi a quantia mesmo Pri? 1 milhao de euros?

oops... achei que o comentário nao tinha ido...

Como diz o ditado.... "Antes duas namoradas do que nenhuma!"

Priscilla,

Nem mesmo as novidades mudaram o enredo da F1, que já faz tempo tem a Red Bull como a grande força, e olha que é "apenas" uma empresa de bebidas hein!

abs

As corridas na Austrália costumam ser boas, agitadas, safety-car na pista, várias ultrapassagens... dessa vez não foi lá essas coisas.

Pior mesmo ficou a transmissão da TV cheia de números, gráficos, luzes acesas pra KERS, ATM, câmbio... não gostei muito desse ‘avanço tecnológico’ visual... e olha que nem assisti a corrida na madruga, vi o VT logo cedo. Sem sono!

Vettel, soberano. Pena que Hamilton tenha conseguido acompanhá-lo na 1ª parte da corrida, senão poderia haver disputa entre ele e Webber ou até Petrov... mas nem isso.

Massa, se estivesse pilotando uma Force Índia ou Toro Rosso, estaríamos dizendo:
Nossa, conseguiu ir pro Q3...
Uau, que largada espetacular...
Caramba, disputou firmemente contra o Button, segurando o carro no braço...
Maravilha, conseguiu até marcar pontos...

Mas não, era uma Ferrari, equipe de ponta, e enquanto o companheiro cresce na corrida e chega numa posição melhor que largou, o brasileiro faz o caminho inverso... decepcionante, mas nenhuma novidade!!!

Rubinho estragou a corrida do Rosberg...
Petrov e Perez estão de parabéns... mas essa Renault não era boa apenas nos testes, tem potencial na classificação e na corrida se mostrou muito boa mesmo.

Agora, a Sauber vai contestar a punição e o Bolão fica sub-judice, caso contrário o Wallacy larga na frente.. igual ano passado... já vi esse filme... he he he...

Três coisas me chamaram atenção nessa corrida, os pneus , ATM/KERS e as estratégias. Os pneus, quando há disputa por posição, acabam bem mais rápido que os Bridgestone. Vimos que Vettel, Hamilton e Petrov, de cara para o vento, fizeram menos paradas. Essa ATM/KERS é tão ridícula, que me lembro de duas disputas. Entre Massa e Button, a facilidade da manobra do inglês sobre Massa, parecia show de quinta categoria, mais artificial impossível. Acho que um piloto, com carro inferior, segurando um carro mais rápido, tem mt valor. Na disputa entre Alonso e Webber, talvez se não tivéssemos ATM/KERS, talvez o australiano teria passado, pois o carro rendia mais, mas como não possuia o KERS, ficou atrás. Tudo bem que Alonso teve braço, mas a falta do KERS na RBR, foi fundamental. Mais artificial, impossível. Para mim, o ideal, seria o mano a mano no fim da reta, e não um dispositivo. A sensação que tive, foi que quem parar menos, chegará bem, como ficou mostrado nas três primeiras posições. Para variar, a Ferrari ferrou com a corrida de Alonso e Massa. Foi um revival de Abu Dhabi. Do quê adianta ter o melhor piloto, mas fazer estratégias ridículas? Quem anda na frente, faz o trivial. Na boa, por mais que os pneus de Webber se desgastaram, fiquei com a sensação que a RBR parou o australiano mais, para tirá-lo do caminho de Vettel. Hehe, favorecimento?

Sobre o aerofólio móvel:

O problema na Australia nao foi o dispositivo, foi olugar onde a FIA decidiu que seria a mais correta, ou eficiente, para o usar o aerofólio.

A reta de meta em melbourne é curta. Sao uns 300 metros só de reta, acho. Além disso, tem uma 1º curva super rápida feita em 4º ou 5º marcha, ou seja, se a diferença da máquina nao ajudar é difícil fazer com que o aerofólio de resultado.

Sobre as paradas "extras", pelo que o Alonso faloou depois da corrida, fizeram 3 pelo lance do tráfego, nao por desempenho de pneus.

Parada extra por tráfego!!! Nunca vi isso... Erraram na estratégia e não querem admitir... Só isso!!!

Sobre a Mercedes, acho que o carro é muito bom... Só que está faltando um piloto na equipe que saiba acertar o carro!!! O Ross Brawn deve estar sonhando com um brasileiro aí... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Afinal, todos os títulos que ele tem foram em carros acertados por quem???

A Williams parece que tem um bom carro... Pouco confiável, por enquanto, mas o Rubinho mostrou uma reação impressionante... Siu em 17º, caiu para último, e em menos de 20 voltas já brigava pela 8ª posição!!! Tudo bem que depois ele voltou a ser o Rubinho, mas o desempenho do carro impressionou!!!

E realmente, essa de KERs e ATM é forçar a amizade!!!

@Tio Bernie...
Como você não participava do bolão ano passado perdeu as festas que promovi...
Só para ter uma idéia, minhas acompanhantes na última eram Nicole Sherzinger e Roxxy Panther...
Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Perdeu amigo, perdeu!!!
E elas não levaram nenhum bilhão meu!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkk...

E até agora eu não entendo porque o Button não devolveu a posição para o Massa!!!

E mesmo após a dificultosa ultrapassagem do Alonso sobre o Massa, ainda valia a pena devolver a posição do que sofrer a punição!!!

Simplesmente inexplicável...

B'Hengler,

O Button tinha 3 voltas pra devolver a posiçao. Com certeza ele fez como o Alonso naquele caso com o Kubica: "Pela rádio deve ter dito que cortou a chicane pra se defender e bleblabla.

Durante esses segundos valiosos, o Alonso passou o Massa. Ou seja, Button teria que devolver a posiçao pro Alonso e pro Massa. Na volta seguinte Alonso entrou no box e na outra o Massa. Ou seja, já era impossível devolver a posiçao pros dois. Daí a FIA se meteu e ainda demorou uma ou duas voltas pra decidir...
SASIFU pro Button...

Talvez a Ferrari não queira é admitir que trouxe Alonso e Massa para os boxes com a intenção de prejudicar Button/McLaren nesse caso da punição ao inglês.

Óbvio que eles não iam fazer isso exclusivamente pra atrapalhar simplesmente o Button, mas podem ter antecipado a parada por 2 ou 3 voltas... como foi bem lembrado o caso Alonso-Kubica ano passado.

E isso abre precedentes perigosos... supondo que o Massa esteja disputando posição contra Vettel ou outro piloto, entre os primeiros, e o Alonso mais atrás... se acontecer algo parecido, uma ultrapassagem ilegal de algum piloto sobre o Massa... aí a Ferrari chama o Massa aos boxes e ferra o piloto infrator e acaba beneficiando ao Alonso.

O problema é o Massa estar disputando entre os primeiros e o Alonso lá atrás... he he he... mas se aconteceu na Austrália, pode acontecer em outro GP.

Foi baseado na corrida anterior que a Renault planejou o golpe de Cingapura com o Nelsinho em 2008.

Mas a questão é que o lance foi indiscutível... Óbvio que o Button tinha que devolver a posição e a McLaren já deveria ter sido inegociável com o piloto: "devolve essa posição agora"...

O Alonso passou, devolve para os dois que é mais barato... Alonso e Massa pararam nos boxes (nesta ordem, mostrando que não houve má fé da Ferrari neste caso - e somente neste caso, porque pensa numa equipe com má fé!!!), faz a troca de pneus para o Button, sai na frente das duas Ferrari e devolve a posição para ambas!!!

J. Button teria sido o 4º colocado...


Sobre os pneus, eu não tenho os dados para falar e só posso dar minha impressão... Acho que o Wallacy poderia responder melhor... Mas observei que o pneu novo dava 1 ou 2 voltas em 1:29 e depois fazia o resto das voltas em 1:30... Isso é bem diferente dos Bridgestone, que o desempenho ia caindo junto com as voltas... Ele mostrou que é um pouco mais rápido novo e depois é constante... Isto pode alterar em muito o comportamento dos pilotos em relação a pit stop a partir de agora, tanto que o Pérez fez apenas 1 parada!!! Estou certo Wallacy...

Deve ser muito fácil pra McLaren pedir ao Button que deixe o Alonso passar para depois devolver a posição pro Massa... he he he

Até porque Massa e Button já vinham num 'pega' danado... e nem sei se se tocaram... daí o Button ter ido pela chicane. Algumas voltas antes o Button já tinha avisado no rádio que o Massa o fechava na reta. Pode alegar que foi colocado pra fora e que o Massa é que deveria ser punido. Duas curvas depois o Alonso passa o Massa e na volta seguinte Alonso nos boxes e Massa a seguir...

Na volta que o Massa retornou dos boxes o Alonso já tinha 7s pro brasileiro.

Resumindo: lerdeza do Massa, habilidade do Alonso, malandragem da Ferrari, esperteza do Button e bobeira da McLaren.

Óbvio que o Button teria bem menos prejuízo se devolvesse a posição, mas certamente o Alonso chegaria na frente do inglês... como chegou!

@Guilherme (RJ)...

O Alonso fez 3 paradas, o Button fez apenas 2 para troca de pneus, e chegou poucos segundos atrás do asturiano... Retire o tempo perdido pelo Button na punição pela ultrapassagem no Massa e ele chega até na frente do Petrov!!!

Button chegou 23s atrás do Alonso, equivalente a 1 parada para troca de pneus... a punição ao Button foi menos de 18s. E entre eles havia o Webber, ainda teria que fazer essa ultrapassagem... mais tempo perderia. Alonso em 4º, de qualquer forma, na minha visão, claro... he he he

Nem sei porque estamos escrevendo sobre números, tempo de volta, parada de boxes... isso é trabalho do Wallacy... e em vez de estar aqui tentando mostrar isso deve estar se divertindo e comemorando a liderança no Bolão... he he he

Ah, esses 'poucos segundos' que você se refere são mais (ou iguais, como queira) que a diferença do passeio que o Vettel deu no Hamilton... he he he

Pois é, só que eu preciso desses números do Wallacy, pois acho que os pneus duram mais do que as equipes estão achando...

E se eles durarem valeria a pena o Hamilton ficar na pista e fazer apenas 1 parada!!! Ainda mais que a RBR parece gastar mais goma do que a McLaren!!!

A McLaren não sabe das regras e nem seus pilotos. O Button perguntou pra equipe se devolvia ou oq era pra fazer e responderam pra ele esperar que iriam conversar com o Whitting. Já é a segunda vez que isso acontece na McLaren. Teve a ultrapassagem ilegal do Hamilton em bandeira amarela por ignorancia das regras.

Não há motivos para não devolver imediatamente a posição caso tenha cortado uma curva. Se tiver, a única possibilidade que vejo de não devolver imediamente é pq o outro piloto hipoteticamente depois da ultrapassagem ficou bem para trás, aí existe a regra de que tem ser em no máximo três voltas.

Fiquei com medo de que Vettel inaugure uma nova era glacial na F1... Fica muito sem graça com um dominante só.

Ainda creio q o Hamilton vai ser o unico piloto em 2011 a fazer frente ao Vettel.

QUanto ao bolão, eu fui q nem a hispania, apareci nos treinos livres e tal, mas na hora da classificação fiquei fora dos 107% uhahauhahauhuahauhahua Mas isso é uma estratégia para deixar os menos sortudos começaram com alguma vantagem!!

Pior do que eu!! impossivel meu caro. Nem com todas as lambanças e alterasões que houve na corrida, me salvaram a pele. Acho que até o zaca e seus pneus resfriados,foram bem melhores do que eu. [se quiserem saber o porque do meu sumiço...perguntem ao IE8]...

Buemba! Ceni faz Corinthians conquistar alguma coisa no centenário!

Tô meio ocupado... Por isso não trouxe os numeros.

Mas vou coloca-los aqui! Esperem só um tiquito, é que estou fazendo mestrado agora, e ta difícil arranjar tempo.

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