A pré-temporada finalizou no fim de semana passado e estamos a menos de 2 semanas da primeira prova da Temporada 2011 da F1, em Melbourne, Austrália.
Mas antes, vamos fazer um repasso ao regulamento 2011, apresentado pela FIA,que logo foi sofrendo alguns ajustes:
- Peso mínimo e distribuição: O peso mínimo do conjunto carro-piloto foi aumentado para 640kg (devido a introdução do KERS), e para a esta temporada a distribuição de peso estará regulada. A ideia é que nenhuma equipe encontre a perfeita distribuição dos pesos. Durante a Classificação, com pneus secos, um carro não poderá ter menos de 342kg no eixo traseiro e 219kg no dianteiro( o que deixa um máximo de 79kg para o peso do piloto).
- Caixa de Câmbios: Deverão durar até 5 corridas, e cada piloto terá uma de substituição para toda a temporada, que poderá ser usada a qualquer momento sem que isso resulte em punição.
- Ordens de equipe: Se anula a proibição
- Regra dos 107%: Os carros que marquem um tempo superior aos 107% do melhor tempo da Q1, não poderá participar da corrida
- "Madrugadão" dos mecânicos: Para evitar que os mecânicos passem a madrugada nos boxes, trabalhando nos carros, não poderão estar no circuito nas noites de quinta e sexta-feira, de meia noite até as 6 da manha, quando os treinos livres comecem as 10 da manha, ou de 1 as 7 da manha, se os treinos livres começam as 11hs.
- Manobras arriscadas: Estão proibidas qualquer tipo de manobras que: obstaculizem o piloto com mais de uma mudança de direção para defender a posição, desloque o piloto além dos limites da pista, ou qualquer outro tipo de desvio anormal de direção.
- Ultrapassagens nos boxes: Estão proibidas em 2011
- Retardatários: Quando um piloto esteja em condição de retardatário e seja alcançado por um piloto mais rápido - que lhe dará uma volta - este deve deixar o piloto mais rápido passar na primeira oportunidade que tenha. De não ser assim, as bandeiras azuis entrarão em ação.
- Aerodinâmica: Estão proibidos o F-Duct e os difusores duplos; se mantém a proibição do uso dos retrovisores nos spoilers laterais. Volta o KERS.
- Jogo de pneus: Cada piloto terá a sua disposição 3 jogos de pneus de seco para as duas primeiras sessões de treinos livres, tendo que devolver um jogo depois de cada sessão. Para o fim de semana terão outros 8 jogos, tendo que devolver um jogo depois da classificação. Se um piloto termina a corrida sem utilizar os dois compostos de seco será excluído, e se a corrida é suspensa ou impossibilitada de recomeçar, terão 30s somados ao tempos finais aos pilotos que não tenham utilizado os dois compostos.
- Aerofólio Traseiro Móvel: Está liberado seu uso durante os Treinos Livres e Classificação, podendo o piloto escolher o momento e o set-up mais adequado para tirar proveito do "invento". Durante a corrida só poderá ser usado quando o piloto seja informado através de um sistema eletrônico, e quando estiver a menos de 1seg. do carro da frente em pontos pré-determinados pela FIA, em cada circuito, para facilitar as ultrapassagens desconectando-se quando o piloto pise o freio ou deixe de apertar o botao que o aciona. Não poderá ser usado nas duas primeiras voltas depois da largada e durante a presença do Safety-Car.
Fontes: Formulaf1.es
CarandDriverThef1.com
17 comentários:
Hehe, alguns pontos desse regulamento, parecem com o famoso AI-5 do regime militar, tamanha a quantidade de barbaridades. Imagina: uma equipe não poder escolher a distribuição de peso de seu carro! Uma caixa de câmbio ter que durar 5 corridas, ora, carro de passeio é uma coisa, mas carro de competição? Os mecânicos não podem exercer a profissão, é patético! Sobre as manobras arriscadas, a única que concordo, seria com uma parecida com a que Hamilton fez com Petrov, se não me engano no Bahrein, agora, fechar a porta, induzir ao erro, o quê que é isso? Desvio anormal de direção? Mais fácil colocar os caras em fila indiana, e colocar setas nos carros. Por último, e mais deprimente, ATM! Como diz nosso amigo Latueiro, "é pra acaba"!!!
foi na Malasia ou China, a manobra absurda do piloto de videogame. mas realmente só falta impor a regra que os carros tem q vir com setas luminosas para indicar uma ultrapassagem.
Acertam em uma e cagão em três. Assim não dá!
Peraí...
Se tem uma coisa que concordo é com essa nova regra sobre as manobras "arriscadas", quando elas são bem claras no item "desloque o piloto além dos limites da pista"...
Isto é fundamental para evitar as "escapadas de traçado" muito utilizadas durante e após e era "Dick Vigarista", que tantas barbaridades provocaram nos resultados finais dos GP's!!!
Já a regra do ATM realmente é lamentável...
HEHE,F1...ta duro de aguentar tanto..não pode isso e não pode aquilo. Não pode ultrapassar nos box...mas na entrada pode.[o zaca que se cuide então]
Essa dos mecanicos então...falar o quê?? com a palavra o[s] pilotos...e quero ver qual piloto vai se arriscar em uma classificação,em busca da melhor posição de largada,sabendo que se arrebentar o carro...ficara fora da corrida,pois os mecanicos não poderam e nem teriam tempo para consertar o carro[assim aconteceu com Alonso em monaco 2010,se fosse hoje,não teriam conseguido montar o carro da ferrari a tempo do espanhol participar da corrida]
Asa movél? uma verdadeira piada de mau gosto. Melhor colocar lastros nos carros e um bom suporte pra guinchos. Pois com o tanto de chicnes e harpins espalhados em todos os circuitos...os pilotos terão que ser é bom da cabeça e não de braço.
Alias! e qual piloto vai precisar de braço...pois de agora em diante não precisa mais nem de ordens de equipe[alonso esta mais rapido que voçê...entedeu?] para ultrapassar quem estiver mais lento. Acabou a mamata pro Russo.
Essa lei de mudar de trajetória é e sempre vai ser questionavél...assim como o piloto que esta atraz ficar tentando induzir o da frente a erros.
Ah! voltando a asa movél...so quem esta atraz pode usala...quem esta a frente não. E como a f1,sempre teve e tera filas indianas...todos que a usarem no ponto marcado na pista pelos fiscais[sei-lá]...ja imaginaram o que vai virar essas ultrapassagens...entã praque esse peso extra e inutil chamado KERS.
A manobra do Hamilton bloqueando o Petrov foi na Malasia...mas foi de extrema beleza plástica!!!!!
Eu já gosto de ver o carro esparramar nas curvas... e o outro se encolhendo, se espremendo, pisando lá fora... he he he
Alonso é bom nessas esparramadas...
Estão prevendo pelo menos 3 pit-stops por cada piloto, podendo chegar a 4 ou mais de acordo com as condições meteorológicas... vai ser quase impossível não termos confusão nos boxes, mesmo sendo proibidas as ultrapassagens...
Você que é bom de conta, B'Hengler, com a tv mostrando tantas paradas assim, vai sobrar quanto de tempo pra assistir a corrida na pista??? Uns 25/30 minutos???
Kkkkkkkkkkkk...
Que é isso Guilherme, os caras que controlam a TV sempre perdem as paradas mesmo!!! No final das contas vai ficar tudo na mesma...
Kkkkkkkkkkkk...
E se concretisar realmente o aumento de pit-stops...sei não! o galvão que gosta tanto de ficar comentando lorotas.
Uma coisa tenho certesa!! sempre que Alonso e Massa estiverem em situações dificeis e precisarem ir pro box ao mesmo tempo...a tv ira cortar na hora pra evitar situações[imagens] dificeis de se explicar. Né?
As pessoas dizem que Senna, Piquet, Lauda e toda a geracao antianga de campeaoes eram melhores dos que os campeoes de hoje que nao se arriscam na pista....
mas será que caso essa proibicao toda existisse também nos tempos antigos da F-1, Senna, Prost, Piquet e Cia teriam sido tao fantásticos assim?
Tio bernie...não da para comparar...pois se naquela epoca existissem esse tanto proibições...não tem como comparar as dificuldades que se tinham com os carros. Hoje querendo ou não,qualquer piloto senta num f1 e vai embora. Antes o cara tinha que ser bom e mesmo sendo bom ficava pelo caminho em muitas corridas...por falhas mecanicas ou falhas pessoais.
Ou seja! venciam os que eram mais corajosos e habilidosos...e mesmo assim vi muitos deles ficarem pelo caminho ou perderem corridas e ate campeonatos...dado as dificulades que tinham para conduzir um f1 daquela epoca...e isso sem contar os circuitos...que eram o opostos de hóje... circuitos de rua que eram verdadeiros desafio...phoenix,adelaide,detroit, e outros que não eram urbano mas verdadeiros desafio...como jacarepagua...onde o piloto atolava o pe na reta oposta e não podia tirar o pe na curva...pois esta era muito grande e aberta...e se aliviasse era engulido por quem estava atraz.
Assim como tambem era a antiga hockeiheim...com o agravante de chegar no fim da reta curvada de motor cheio e pegar tres ou quatro curvas travadas de uma vez...e ai haja motor pra aguentar um tranco daqueles.
E os pneus então...era uma festa...Piquet faltou costruir ou modificar a estrutura dos pireles de tanto brigar com os danados.
Se a Pirelli cumprir e deixar esses pneus que ai estão...a maioria dos pilotos atuais do grid,,,,estão na frigideira.
Tio Bernie...
A geração atual é bem melhor que a geração de Schumacher, Villeneuve, Hill, Hakkinen, só pra citar os campeões dessa época...
Alonso, Hamilton, Raikkonen, Button, Vettel... e Kubica, Rosberg e Koba, estão mais próximos da turma de ouro dos 80.
Acrescentando o que disse o Latueiro, os carros atuais são mais resistentes e dificilmente quebram, os circuitos com enormes áreas de escape também facilitam a vida do piloto...
Tô satisfeito com essa atual geração... o maior problema são os circuitos com poucos locais de ultrapassagens...
Ranking de apostas e quanto é pago por cada dólar apostado em site de apostas online:
1) Sebastian Vettel – 3
2) Fernando Alonso – 3,25
3) Lewis Hamilton – 7,50
4) Mark Webber – 8,50
5) Michael Schumacher – 11
6) Nico Rosberg – 11
7) Jenson Button – 16
8) Felipe Massa – 19
9) Nick Heidfeld – 31
10) Rubens Barrichello – 81
Essa geração atual de pilotos até que é boa, mas principalmente equilibrada...
Alonso, Vettel, Hamilton e Kubica se destacam entre os melhores, mas Massa, Webber e Rosberg não são muito piores...
É isso que faz a F1 atual ter graça... Equilíbrio...
A geração dos anos 80 também era equilibrada, mas o nível era bem mais prá cima!!! Bem mais...
Mas a gente entende a posição do Tio Bernie, ele vive os lucros desta geração e não da outra... Indiferente da qualidade, o que importa são os lucros!!!
A regra dos 107%: Os carros que marquem um tempo superior aos 107% do melhor tempo da Q1, não poderá participar da corrida.
Será que realmente vingará?
Se sim, quantos GPs vocês acham que a Hispania vai para o grid no domingo?
Abração
Danilo Troncoso
www.twitter.com/danilocomanta
A pior regra sem duvida é a da asa traseira. Zona de passagem o escambau. Tinha era q liberar em qualquer lugar. Quero ver os malucos como Koba, Hamilton usando a asa nas curvas. Liberar so em reta e em determinados trechos e com distancia entre pilotos de x segundos nao vai dar certo.
Realmente é muito arriscado. Imagina Kers e Asa móvel na mao desses caras?! Um despiste e.......
Danilo,
Se fosse ano passado, umas 7 vezes, pelo menos, um dos pilotos da Hispania nao correria, esse ano, apesar do carro novo, sei lá...chuto umas 3 só.
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