15 de abr. de 2011

Treinos Livres - Gp da China

Com a neblina presente no circuito de Shangai, Sebastian Vettel foi mais uma vez o mais rápido da manha da sexta-feira, dessa vez, acompanhado de seu companheiro de equipe, Mark Webber, a pouco mais de 6 décimos.

As duas Mclarens seguiram "de perto"(?) as duas Red Bull: Hamilton e Button estiveram a mais de 2 segundos do tempo do Campeão Mundial, mas vão se confirmando GP a GP como a ameaça à Red Bull a uma volta.

Os tempos dos treinos da manha não refletem a distância real entre a Red Bull e seus rivais já que a manha foi realmente de testes para melhoras que serão introduzidas a partir deste GP e não para voltas rápidas.

A Lotus -Renault, por exemplo, levou um novo aerofólio dianteiro, que acabou dando dor de cabeça a Nick Heidfeld, com duas saídas de pista, ainda assim, testando com a versão antiga do aerofólio, Nick marcou o 5º melhor tempo.

Logo a frente de um Ferrari, o de Felipe Massa, que se dedicou a testar os compostos da Pirelli, também em simulações de corrida. Fernando Alonso deu poucas voltas e apenas uma rápida para marcar tempo. O espanhol se dedicou a testes de velocidade constante nas retas, provavelmente testando um novo aerofólio dianteiro e novas tomas de ar para os freios.

Vettel repete pela tarde


Vettel voltou a ser o mais rápido pela tarde a frente de Lewis Hamilton e Jenson Button, muito mais próximos do tempo marcado pelo carro nº1. Pouco mais de 1 décimo separou Hamilton da liderança da tabela nesta sexta-feira.

Terceira e quarta posição para os Mercedes, que voltam a aparecer entre os melhores na sexta-feira, mas que logo não conseguem fazer refletir o bom desempenho nem no sábado, nem no domingo.


Felipe Massa voltou a marcar o 6º melhor tempo bem a frente de Fernando Alonso(14º), que sofreu problemas hidráulicos, e perdeu quase toda a sessão em boxes.


Entre as equipes "pequenas", a Hispania pouco a pouco vai dando mostras de que está levando a F1 a sério. Com algumas melhoras introduzidas, Karthikeyan e Liuzzi foram capazes não só de marcar bons tempos, mas de se posicionarem à frente dos dois carros da Marussia Virgin.


Pirelli mais resistente

Apesar da alta temperatura na pista do circuito chinês - aproximadamente 30º -  os compostos levados pela Pirelli apresentam um desgaste muito menos do que o apresentado na Malásia. Prova disso são os dados que mostram que o composto mais duro durou cerca de 20 voltas enquanto o macio, algo próximo às 13 voltas.

A empresa aposta por 2 pit-stop's como estratégia normal de corrida, mas não descartam que alguma equipe possa tentar  estratégia de um pit-stop apenas.

 - 1ª Sessão de Treinos Livres
 - 2ª Sessão de Treinos Livres

21 comentários:

Bem, a analise do GP da Malasia fica para depois, agora é hora de falar da China, porém só para adiantar alguns números atrasados:

Numero de voltas que cada piloto foi mais rápido que seu companheiro de equipe por set de pneu:

* = Troca de pneu do companheiro
** = Troca do próprio pneu.
Negrito = Volta mais rápida do piloto.

Vetel:
S1: 11 voltas (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10*,11)
S2: 7 voltas (17,18,19,20,21,22*,23)
S3: 10 voltas (28,30,31,32*,33, 34,35,38,39,40)
S4: 4 voltas (43*,44,49,54)

Webber:
S1: 0 voltas
S2: 5 voltas (12,13*,14,15,16)
S3: 5 voltas (24,25*,26,27,29)
S4: 4 voltas (36,37,41*,42)
S5: 10 voltas (45,46,47,48,50,51,52,53,55,56)

Placar RBR: Vettel 32 x 24 Webber

Hamilton:
S1: 5 voltas (1,2,3,4,5)
S2: 10 voltas (13*,14,15,17,18,19,20,21,23*,24**)
S3: 3 voltas (31,34,35)
S4: 1 volta (39)
S5: 3 voltas (54,55,56)

Button:
S1: 7 voltas (6,7,8,9,10,11,12*)
S2: 2 voltas (16,22)
S3: 11 voltas (25,26,27,28,29,30,32,33,36,37*,38**)
S4: 14 voltas (40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,53)

Placar McLaren Hamilton 22 x 34 Button

Alonso:
S1: 6 voltas (7,9,11,12,13*,14**)
S2: 8 voltas (18,19,20,21,22,23,24,25)
S3: 6 voltas (28,34,35,37,38*,39)
S4: 2 voltas (43,44)
S5: 9 voltas (48,49,50,51,52,53,54,55,56)

Massa:
S1: 8 voltas (1,2,3,4,5,6,8,10)
S2: 5 voltas (15,16,17,26*,27**)
S3: 6 voltas (29,30,31,32,33,36)
S4: 6 voltas (40,41*,42,45,46*,47)

Placar Ferrari Alonso 31 x 25 Massa

Foi bom reunir os números, porque na hora da corrida não temos como olhar para todos os pilotos de uma vez.

Claro que esses são só dados brutos, é necessário considerar a posição e a condição na pista no momento. Por exemplo, no caso do Massa, vinha fazendo uma excelente corrida até a volta 11 que ficou limitado pelo tempo do Button que estava 1s mais lento que ele na pista. Além de sair lá atrás o segundo set de pneu não rendeu, assim como o terceiro set de pneu do Hamilton, que foi demasiadamente ruim. O terceiro set de pneu foi bom, já o quarto foi regular para ambos os pilotos da Ferrari, que se diminuíram o ritmo em relação aos outros pilotos da ponta, depois que o Alonso bateu no Hamilton, ele voltou com um pneu voltou com um ultimo set de pneu excelente, e se tornou o piloto mais rápido da pista até durante o período. Só para comprar na volta 50 ele fez 1:40:993 enquanto o Massa fez 1:45:008. Por isso ele alcançou o Massa no final.

Ainda falta mais dados, para responder algumas perguntas, por exemplo se o Massa tivesse tido um bom primeiro pit estaria no pódio? Considerando o inicio da corrida e o gap inicial que o Massa ganhou, sim. Porém não dá para precisar com relação ao desempenho dos pneus mais a frente na corrida, eu teria que olhar quais adversários estariam atrás dele, (possíveis ultrapassagens) e quais ele evitaria ficar atrás com velocidade limitada (ficar no pelotão do meio é mais "complicado" que no pelotão da frente). Porém considerado o desempenho que até a batida do Alonso com o Hamilton, ele provavelmente se manteria na frente do companheiro, sim.

Em fim, é uma pena que dessa vez não pude fazer uma analise completa para responder todas as perguntas. Quem sabe não faço depois. Esses dados ai são brutos, falta olhar ainda a distancia para os adversários na pista em determinados momentos, erros de pilotagem (o cara pode está 10 voltas andando 0,5 mais rápido que o outro, porém se em uma volta ele vira 5s mais lento não adiantou nada). E por ai vai.

De qualquer forma acho que essa estatística ai que fiz é inédita. Não achei em lugar algum até o momento.

Queria poder editar o comentario, tem uns erros vem feios:

Onde se lê: "que se diminuíram " = "que diminuiu",

Onde se lê: "ele voltou com um pneu voltou com um ultimo set de pneu excelente" = "ele voltou com um set de pneu excelente".

Onde se lê: "até durante o período" = "durante o período"

Onde se lê: "desempenho que até a" = "desempenho até a"

Entre outros detalhes... As vezes eu ia digitar uma coisa, pensava em outra e não deletava o que eu tinha escrito. Mas acho que deu para entender.

ahhh fala serio... Esse Vettel tá humilhando a concorrencia.

foi apenas 0.7s mais rapido q o Button e Hamilton. 1s mais rapido q o Rosberg e 1.4s mais rapido q Alonso e Massa.

Não é mole!!!

E a Red Bull continua fritando o Max Webber. Assim não vai ter chance nem de brigar nas corridas imagina no campeonato.

De duas uma, ou ele vai ganhar o campeonato antecipadamente, ou a RBR vai pagar por está apostando somente em um carro quando chegar na fase da Europa, vai ter um Webber cada vez mais atrás e um Vettel cada vez com mais adversários, já que sem Kers, na corrida ele pode ser ultrapassado em diversos momentos por muitos carros. Em corrida, a RBR não está tão superior assim, e as outras estão cada vez mais perto.

E ninguém se importou com minha estatística... bua...

Pra mim os dados só provam que o problema da queda de desempenho do Hamilton foi culpa dele e não dos pneus.

O Massa perdeu tempo atrás do Button, mas foi casualidade ou incompetencia se for do ponto de vista do Latueiro. rsrs

Ainda acho q o Alonso tinha mais chances de pódio que o Massa.

Foi so eu q nao entendeu pq o vettel nao saiu de dentro do carro após conquistar a pole????

O q foi aquilo?? Tava pensando algo assim? "Putz.. hj eu exagerei, hein!? Melhor fica quieto." kkkkkkkkk

Engraçado é ver a cara de espanto de todo mundo com o tempo do vettel.

E o KERS do Webber nao funcionou denovo. Já o do Vettel funcionou perfeitamente. Estranho!

Me surpreendi com o desempenho da Mercedes, do Rosberg é claro. rsrs Conseguiram dar uma boa evoluida. A renault tbm está bem, mas hj vacilou feio. Era para estar brigando pela segunda ou terceira fila

Ja a ferrari parece estar andando é para trás, pois tomou 0.5s do Rosberg q até semana passada estava 0.5s atrás deles.

A STR finalmente apareceu no q3. Bem q eles podiam pedir uma mãozinha para a RBR para diminuir a diferença para as outras.

Na verdade o Vettel ficou pensando na situação do Webber. tipo assim..."agora a equipe exagerou" Vai ficar muito na cara,a diferença de tratamento dos pilotos da RBR,na opnião publica. Talvez até pior do que a Ferrari costuma fazer de vez enquando.

Lee? os dados postados pelo Wallacy...na parte referente ao ZACA e o ESPANHOL....tem um "SE" no meio...ou seja...se não fosse o pit errado o zaca estária no pódio...mas!! e "SE" o Alonso não tivesse batido e danificado a asa dianteira e se a asa traseira do Alonso tivesse funcionando...sera que o zaca ficaria na frente do Alonso??? Eu tenho serias dúvidas.

Olha o video da volta da pole do Vettel:

http://www.youtube.com/watch?v=61NV4uxZjuY

Reparem como ele usa a combinação KERS + RBS perfeitamente. O cara é foda.

Pois é, se minha mãe fosse homem eu teria dois pais.

De fato massa nao soube aproveitar o bom desempenho que vinha tendo na prova. Como sempre. E se o alonso não tivesse batido era capaz do zaca colar nele porque estava virando bem mais rapido, mas certamente ficaria atrás do alonso.

Agora se o massa não tivesse tido um erro no pai acredito que ficaria na frente do alonso sim na corrida, não postei todos os dados, mas ao que me parece sim, ele teria pista limpa para andar rapido.

Vamos ver a china agora.

e quem vcs acham q pode ser o companheiro do Vettel ano q vem na Red Bull??

Pq do jeito q o Webber vem, roda no fim do ano.

Latueiro, sobre a não saída de Vettel do carro, tive a mesma sensação que vc. Imagino que Vettel conversava com a equipe pelo rádio, e talvez tenham pedido para ser mais comedido, fazendo uma mea culpa sobre o erro grosseiro (será intencioal?) de mandar Webber buscar tempo, já que não tinha andado nada, com pneus "duros", que dureza! Além é claro, do kers do Webber sempre dar problema. Nesse início de campeonato, penso que o único que poderia dar uma pressão em Vettel, seria o companheiro. O alemão é rápido, mas a monstruosidade de tempo entre os dois, é irreal. Achei engraçado Newey fazendo cena, indo olhar o carro do australiano. Não podemos deixar é claro, da baboseira do ano passado, quando falavam que só a Ferrari fazia jogo de equipe, que o título da RBR tinha sido a vitória do esporte, blá, blá, blá... Podemos ver que esse ano, os touros não querem disputa interna, quanto mais rápido ganhar melhor, mas correm o risco, se no meio do ano as outras equipes encostarem, terem apenas Vettel como representante, e aí sim, Webber faria corpo mole tranquilo.

Nas 2 corridas anteriores o Webber largou em 3°, perdendo apenas para uma das McLaren. Nas corridas fez o que o seu talento permite. O erro desta classificação foi tanto de pilotagem como de avaliação: a equipe achou que daria pra escapar da degola com penus duros e sem KERS... e o Webber não conseguiu render o mínimo esperado.

Vettel e McLarens fizeram isso e escaparam com certa facilidade guardando pneus pra corrida.

Wallacy,

Acho que as voltas antes e depois do 1º pit do Alonso foram bem melhores que as do Massa. De qualquer forma Alonso ganharia a posição do Massa mesmo sem erro da equipe. Confere aí...

É verdade meu caro Wallacy...esse tal de "SE" é terrivel...então vamos aguardar a China...pois o zaca tem largado melhor que o Alonso.

Wagner...é o que aconteceu com a Ferrari em 2010...quando precisou do 2 piloto....ja era tarde. A RBR corre o mesmo risco esse ano...com um diferencial! o Webber é bem mais pirracento que o nosso ZAAAAAAAAACA.

Não Guilherme, não dava para recuperar a vantagem não, o Alonso virou em media 0,1 mais rápido que o Massa no segundo set, não dava para recuperar os 2s antes da próxima troca de pneu.

Lamento galera, mas essa especulação aí é ridícula... Todos sabem que se o Alonso estivesse a míseros 2s do Massa a equipe gritaria o famoso: "Alonso is faster than you" pelo rádio!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Alguém me ajuda aí... Cheguei em casa agora (hic)... Vindo de uma festa de casamento!!! (hic) 2:50 da matina!!! Vale a pena dormir um (hic) pouquinho!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Nem que seja para "gorar" o bolão dos "amigos"!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Menos do Coringa que vai chegar em 24º!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Este comentário foi removido pelo autor.

Poh Button assim vc tira qualquer possibilidade de eu acertar o pódio do Bolão. Brincadeira errar o box.

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