9 de abr de 2011

Classificação - Gp da Malásia

Vettel logra a segunda pole-position da temporada


Sem muitas surpresas na pole-position do Grande Prêmio da Malásia: deu Red Bull! Mas ao contrário do que os treinos livres mostraram, não foi Mark Webber quem dominou a sessão classificatória.

Sebastian Vettel marcou mais uma vez a pole-position com Lewis Hamilton logo atrás, a apenas 1 décimo do tempo do alemão.

Aliás, foi Vettel quem tirou a pole de Hamilton no último instante. Webber e Button largarão desde a 2ª fila, na 3º e 4º posição respectivamente, com uma distância de 0,021seg. entre eles. 

Fernando Alonso larga na 5º posiçao com um tempo quase 1seg. mais lento que o do pole-position Sebastian Vettel, enaunto Felipe Massa, que rodou na frente de Alonso durante toda a 6ª feira foi o 7º melhor.

Sexta e 8º posição para as duas Renault com Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, separados por apenas 0,2 seg. 

A decepção mais uma vez neste sábado foi a equipe Mercedes, que não pode manter os bons resultados alcançados nos treinos livres e conseguiu entrar na Q3 apenas com um carro, o de Nico Rosberg que largará desde a 9ª posição. Seu companheiro, Michael Schumacher abre a 6ª fila na 11ª posição.

Fechando o Top 10, Kamui Kobayashi que largará desde a 10ª posição com um tempo 0,011seg. mais lento que Rosberg.

Rubens Barrichello, apesar de superar com folga o tempo alcançado por seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, conseguiu apenas a 15ª posição.

Hispania classifica "estreia" na temporada

A equipe espanhola conseguiu atingir o limite mínimo dos 107% para participar da corrida e alinhará seus dois carros, amanha, no grid. 

A boa notícia é que não só conseguiu superar os 107%, mas que terminou o sábado a menos de 1 seg. do melhor tempo de Timo Glock, ou a 0,5 seg. do tempo de D'Ambrosio, com o VR-02.

Chuva pode ganhar protagonismo

A previsão do tempo aponta que a partir das 11 da manha sobre Sepang, começará o período chuvoso, que se estenderá até a manha de segunda-feira. A humidade na hora da corrida rondará os 63%.

A equipe Ferrari tem uma previsao de 80% de chances para chuva durante a corrida.


Os tempos da classificação:

Pos  Piloto                Equipe                Tempo           
 1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m34.870s
 2.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes     1m34.974s   + 0.104
 3.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1m35.179s   + 0.309
 4.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m35.200s   + 0.330
 5.  Fernando Alonso       Ferrari              1m35.802s   + 0.932
 6.  Nick Heidfeld         Renault              1m36.124s   + 1.254
 7.  Felipe Massa          Ferrari              1m36.251s   + 1.381
 8.  Vitaly Petrov         Renault              1m36.324s   + 1.454
 9.  Nico Rosberg          Mercedes             1m36.809s   + 1.939
10.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       1m36.820s   + 1.950
 
Q2:    
11.  Michael Schumacher    Mercedes             1m37.035s   + 1.466
12.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari   1m37.160s   + 1.591
13.  Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari   1m37.347s   + 1.778
14.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m37.370s   + 1.801
15.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth    1m37.496s   + 1.927
16.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m37.528s   + 1.959
17.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes 1m37.593s   + 2.024

Q1: 

18.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth    1m38.276s   + 1.532
19.  Heikki Kovalainen     Lotus-Renault        1m38.645s   + 1.901
20.  Jarno Trulli          Lotus-Renault        1m38.791s   + 2.047
21.  Timo Glock            Virgin-Cosworth      1m40.648s   + 3.904
22.  Jerome D'Ambrosio     Virgin-Cosworth      1m41.001s   + 4.257
23.  Tonio Liuzzi          HRT-Cosworth         1m41.549s   + 4.805
24.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth         1m42.574s   + 5.830



41 comentários:

B'Hengler, essa é para você se deliciar com seu ídolo:

http://www.youtube.com/watch?v=HRpXqbaSDzE&feature=player_embedded

Não quero nem ver isso aí...

Tem cara de Dick Vigarista!!! Kkkkk...

E o Dick não é meu ídolo, é meu "afilhado", assim como o Alonso é o seu!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Dificil vai ser ter que ficar de k assistindo a corrida e torcendo por inumeras ZEBRAS nessa corrida...pois esqueci do bolão...agora é tentar secar o maximo possivel os concorrentes né.

Não sei porquê...mas to achando que o vencedor da corrida vai ser de uma Ferrari. Intuição apenas ok!!

Aí Latueiro,

Button ganhando a corrida e Perez não chegando entre 8º e 13º, já é um grande negócio pra você neste bolão.

O desânimo do Alonso depois do grid formado só não é pior que a declaração do Massa: "Teremos de fazer uma corrida mais defensiva no domingo".

Como assim "defensiva"???? Vai ficar na retranca??? Vai combinar com o Alonso de andar um do lado do outro pra ninguém passar os dois??? Alguém consegue explicar isso??? he he he

É Latueiro, a primeira coisa que vc tem que torcer é por chuva. E aí vai do seu gosto, começar com chuva ou no meio da prova. hehehe

Renault melhor que a Ferrari e o Alonso consegue colocar o carro na frente. Já o Massa, ficaram comemorando q ele conseguiu andar na frente mas no Q3 mostrou pq não é campeão mundial.

Na verdade galera! terei que secar do 5 até o 10...o curinga e o pódio.

E é claro que os lideres do bolão ate agora...tambem terei que secalos né.

Infelismente o nosso zaca ultimamente ta igual a turma global...so sai mer#@ quando abrem a boca...EX: Aquela do excesso de ultrapassagens na f1...é p-á-c-á-b-á...né?

O pe de chinelo falou em podiun na pré temporada...so não explicou que era de tráz pra frente.

Este comentário foi removido pelo autor.

Eu quase esqueci de apostar também!

Sorte que a Amanda me lembrou. E pior que ela tem chances de acertar o pódio.

Já chega bagunçando as coisas, mulher é foda...

Este comentário foi removido pelo autor.

Pô Wallacy, é legal esse gráfico aí, mas a idéia era que você tivesse as velocidades de cada piloto nas medições oficiais prá gente comparar se a RBR usou realmente o KERS ou foi só figuração!!!

E eu vou conversar pessoalmente com a Amanda, porque na primeira prova fui eu que te lembrou de apostar e você foi o líder absoluto, agora ela te avisa e você já acertou o pole!!! É pá cá bá . . .

E fica frio, Latueiro, ano passado eu fiquei as primeiras 3 provas sem pontuar, depois fiquei sem pontuar em 4 das primeiras 5 provas!!! E ainda disputei a vitória do bolão, chegando em primeiro até a última prova, só que aí dei uma de Alonso, fiquei preso atrás do Petrov e perdi o bolão pelos mesmos 4 pontos!!!

Se a pontuação fosse igual deste ano, com premiação maior para o pódio (que acertei 1 ano passado) eu teria sido o campeão... Moral da história, "VAI TER TAPETÃO"!!! Se prepara para a intimação aí Pri...

Kkkkkkkkkkk(hic)kkkkkkkk...

heheheh...Eu acho que chove hein?!

O céu tá muito carregado e já chove nas imediaçoes do circuito.

Hj nao vou poder comentar a corrida com vcs pq vou trabalhar. Alguém tem que ganhar dinheiro enquanto vcs curtem a F1, né?!

Fiquem a vontade para comentar!

Q m$%@# de pit stop da Ferrari é essa. Num conseguem fazer um decente.

Queria fucar comentando mas to com instabilidades na net, depois eu comento.

Essa macumba do Latueiro tá braba. kkkkkkk

Só falta o Button ganhar para ferrar meu bolão totalmente.

Galvão comemorando a quinta posição do Felipe como se fosse título. kkkkkkkkkk

E se tivesse mais meia pista...ele seria o sexto.

Se a asa móvel do Alonso estivesse funcionando, seria possível colocar o carro de lado e roubar essa posição no ultimo metro. heaheauheua

nao entendi a queda de rendimento do hamilton...

Que chuva, hein!!!

Os caras não conseguem prever o tempo para daqui 2 horas e tem gente querendo prever o tempo para daqui 100 anos!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Não só L. Hamilton perdeu rendimento, mas F. Alonso também teve problemas durante parte da corrida...

RBRs sem KERS, aí tem coisa??? O equipamento não era obrigatório???

Que temporada, ATR dando problemas, KERS dando problemas, pneus dando problemas!!! Será que não tá na hora dos "gagás" da F1 terem "problemas"???

E pra piorar!! o trio global contam com a ajuda do B.Senna para piorar mais ainda o que ta pior.

Notaram que tirando as duas largadas até agóra, do nosso zaca...ele so fez erdar posições nas duas corridas...e o ipor é que o Lee tem razão...se a asa movel do Alonso tivesse funcionando...estariam todos dizendo que o zaca facilitou a vida do espanhol novamente.

Alonso x Hamilton...somente o espanhol se ferrou...me adira o Bueno e o Burti com aquela balela de que o pneu poderia ter furado e ir esvaziando bem pouquinho...mas tão bem pouquinho assim que so foi aparecer umas 15 voltas depois do incidente.

Falar o quê mais.

Hamilton culpando a estratégia da "equipe" pelo resultado pífio quando na verdade foi o mais incompetente de todos na hora de poupar pneu.

ah!! tem mais...se alguem esperva colocar o Senna no lugar do Nick??? esquece. Do Russo?? so se o BBC cobrir o banco Russo...mas ai vem a pista...e o Russo tem mostrado não ser tão retardado quanto muitos pensavam.

Com duas corridas só...o CANGURU Autraliano ja viu que vai ter que dar um salto maior do que as pernas permitem para não antecipar a sua aposentadoria.

E a Red Bull ta adorando tudo. Tem o melhor carro. É so fazer a pole, o Vettel largar bem, nao dar problemas nos boxes e pronto. Enquanto isso, o 2° piloto vai fazendo corridas ruins, o q dá o motivo q a Red Bull quer para despacha-lo no fim do ano. Se eu sou a Red Bull contratava o Koba. O cara mesmo com um carro pior do q os outros consegue fazer excelente corridas.

Latueiro,

Massa foi o segundo carro mais rápido da pista, ele voltou muito atrás na primeira parada, quando chegou nos da frente já estava na hora de trocar pneu de novo.

Dessa vez ele que colocou 0,5s no Alonso. Exceto pelo final, já que o pneu estava muito mais desgastado que o do Alonso. Não tem fundamento seu comentário. Ele foi de fato bem, a ferrari sim que estragou a corrida de ambos os pilotos, mesmo as paradas do
Alonso foram muito lentas no geral. E ela nunca parou (nem para massa, nem para alonso) em momento bons, sempre deixando o piloto atrás de trafego logo após o abastecimento.

Eu me surpreendi com o desempenho da Ferrari que foi bem "menos pior" que demostrou nos outros dias, inclusive na classificação.

Queria ter postado o volta-a-volta, mas não deu. Depois posto os dados.

Até gravei a corrida para ver os detalhes de novo. hehehe :)

Aquele gráfico do carro usando o Kers e o outro não foi precious!

Só para ter noção, exeto pelo ultimo set de pneu do Webber, o Massa foi todas as voltas mais rápido que ele.

O lugar dele provavelmente seria logo atrás do Button, já que o ultimo set de pneu dele não resistiu nada nas ultimas 10 voltas. Ele estava virando 2s mais lento que todo mundo! E para um carro 2s mais lento, ele resistiu suficientemente bem ao Webber.

Corrida do Vettel foi sem graça, rs... [sic].

Hamilton merecia mais na corrida, uma pena que o pneu dele não aguentou também.

E por falar em não aguentar, meu deus! A pista no final estava imunda de tantos pedaços de pneu. Esfarelou geral. A Pirelli piorou os compostos para a Malásia, só pode, na Austrália não estava tão ruim assim.

Ta bom Wallacy. Talvez por ter ficado fora do bolão...eu tenho visto a corrida sem aquela pegada normal.

Não discutos os numeros ,pois vc entende mais deles. Mas se o zaca foi o segundo carro mais rápido da corrida...então ele se aproveitou muito pouco desse desempenho...pois se o Alonso e Hamilton não tivessem tido que parar...ele chegaria onde dava para chegar. E o erro da equipe foi grotesco...mas não o suficiente para tira-lo do podio como ele mesmo alega.

Pois com carro mais lento...o Alonso fez mais do que ele. E tambem foi prejudicado pela equipe e por ele mesmo.

Foi impressão minha ou os compostos da Pirelli estão apresentando uma variação muito grande de qualidade???

Alonso teve problemas em um set de pneus, Hamilton também... Vinham bem na corrida e do nada perderam rendimento!!!

E o Latueiro, padrinho do B. Senna não poderia ter deixado por menos né!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Este comentário foi removido pelo autor.

Eu acho que o desgaste acima do normal foi para todos independentemente do tipo de pneu utilizados pelos pilotos.

Talvez o terceiro set de macio do Alonso tenha fica fora do normal, mas aí tem que ver como eles foram tratados durante a qualificação, pois eram pneus já usados na classificação.

Agora o Hamilton, seria muito azar todos os sets deles, macios ou duros, terem dado problema. E vale lembrar que a queda de rendimento dele foi depois de algumas voltas sendo que as primeiras eram até espetaculares. O que para mim prova que o problema do Hamilton não foi os pneus, mas a peça que fica entre o volante e o banco. Ele e o Webber foram os primeiros a parar e também os que fizeram quatro paradas.

A quantidade de detritos realmente chamou a minha atenção, mas não dá para fazer uma comparação com Austrália por conta do asfalto, desgaste e temperatura serem completamente diferentes. Mas eu tenho uma ligeira impressão que a quantidade de pedaços é menor mas o tamanho é maior, em relação às pistas finais do ano passado. Também não é uma comparação 100% válida, pq lembrar mentalmente da sujeira que ficou na corrida da Malasia do ano passado é pedir demais. rs

Pois é, ele não aproveitou mesmo... Era muito rápido com pista limpa, porém assim como o próprio Alonso estava com dificuldades com o trafego.

É uma coisa estranha que vi acontecer tanto com Alonso quando o Massa, quando uma Ferrari vê um carro na frente parece que simplesmente perde desempenho.

Ele tinha 2s do Alonso, dai depois do Pit voltou em 14º com 3 segundos de diferença do 13º colocado. Com um gap de 26s para o 1º Alonso na volta seguinte voltou 7º com um gap de 11s e massa estava com gap de 20s.

O pit pode ter demorado 7s a mais, só que a perca real foi de 12s pelo lugar que pegou na pista.

Na 16º volta, ele estava virando bem, incluive foi a melhor volta da corrida no momento, só que ele estava 5s atrás do piloto da frente o Webber. Ele podia está virando rapido não não estava fazendo magica, até porque é o Zaca, magica não é com ele, na volta 21 ele alcançou o Webber que foi para os boxes na volta 22, só para compara Alonso era já o 3º com gap de 7s, Massa com Gap de 16, nesse momento o Alonso estava andando na mesma tocada do companheiro o que é bom, só que o prejuizo estava feito, Ferrari não tinha mais carro para tirar tanta diferença na pista, andar 0,1-0,2 mais rápido que os adversarios não é suficiente para tirar 16s, pois logo tem os boxes de novo. E foi o que aconteceu, Massa andou um pouco mais e chegou no no Heidfeld, Ele estava andando 1s mais rapido que ele, porém como é sempre incompetente se limitou a fazer os mesmos tempos do Heidfeld, nisso Alonso (carro parecido para comparar) já foi para um gap de 5s enquanto o Massa ficou prezo nos 16s do Heldfeld.

Button que estava 3s atrás do Alonso foi para o pit na volta 23, Alonso foi para o pit na volta 26, Alonso voltou 4 segundos atrás do Button! A diferença do desgaste do pneu era simplesmente absurda. Massa foi parar na volta 27!! Nas ultimas o pneu dele estava simplesmente acabado, ele virou 5s por volta mais lento que os que haviam trocado de pneu. Dai já sabe né? Foi um dos primeiros a trocar pneu e um dos ultimos a fazer a segunda parada. Voltou com gap de 26s e teve que remar tudo de novo.

O mesmo problema aconteceu com o Alonso, só que ele tinha a prioridade na parada, perdeu só 7s em pista, Massa perdeu 11s!

Webber só para ter noção, já estava a 3s do Alonso, 12s de gap Massa estava a 26s de gap! Webber era o mais rapido da pista nesse momento com 1:41.9 Massa era o segundo mais rapido com 1:42.1, Alonso virando 1:42.5 logo foi alcançado pelo Webber, porém antes de uma briga na pista Webber voltou para mais outra parada... Só como nota, nessa volta Vettel tava fazendo 1:41.6 Massa novamente o segundo mais rapido 1:42.5. Webber que parou, voltou fazendo 1.5 segundos mais rapido todo mundo (1:41.4), agora Vettel estava virando 1:42.7, Hamilton 1:43.6, Button e Alonso 1:43.5, Massa 1:43.0, só que ainda era 1.6 mais lento que Webber, ai a Ferrari fez algo bom, fez o Massa parar para evitar perder a posição, só que... só que, ele voltou a quase 49s do lider, voltou no bolão lá de trás!!! Voltou fazendo tempos de 1:41, beleza, só que não tinha change de pegar ninguem, pois uma parada é em media 23s, e o adversario direto dele mais proximo está a 15s(webber) e o pneu dele não ia aguentar mais antes de ficar lento de novo, e foi o que aconteceu, no meio do bolo ele só comecou a virar 1:42, o resto já estava com 1:41, inclusive Alonso, pit vai pit vem, Webber volta atrás dele, porém só 3s atrás.. E ai já sabemos né? Webber novamente o mais rapido da pista sai ultrapassando todo mundo. Massa estava com o 4 tempo da pista, só atrás de Webber, Vettel e Hamilton, só virar 0,1-0,2 mais pirado que os outros não vai ajudar mais a essa altura, tem muito chão para correr. Webber podia, já que virava mais de 1,5s mais rapido que o resto.

Esse foi o drama do Massa, ele foi rapido sim, só que a primeira parada ficou tão mal posicionado que não teve pista livre para abrir vantagem para ninguem na hora do segundo pit, que foi atrazado. O unico bom pit dele foi o terceiro porque o pneu já havia "morrido" e seria ultrapassado certamente, só que deixou ele no bolo, onde não pode ganhar tempo novamente.

Se ele tivesse uma boa parada no primeiro pit, ele estaria no minimo andando ali na frente do Alonso, que teve um desempenho muito similar, na media 0,5 mais lento que o Massa, com o pneu bom, e 0.1-0,2 com pneu ruim, (Alonso sabe convervar melhor o pneu). Como raramente o pneu aguentava 10voltas. mesmo com 0,5 a mais, não dava para tirar 5s em pista, para quem já havia perdido 11s a coisa ficou feia.

Em uma pista como essa os detalhes ganham a corrida. 7s se tornaram 12s, e 12s se tornou um tempo impossivel de tirar porque simplesmente não havia pneu para isso. Massa deveria ter feito 4 paradas como o Webber. Era a unica forma de manter o pneu novo o suficiente para tirar esse tempo.

Alonso e Hamilton se não tivessem que parar iriam andar tão mais lento que era capaz de ficar no meio do caminho. Quem parou proximo a eles estavam virando 5s mais lento que o Webber nesse momento! Com pneu novo, eles não iriam sustentar, a posição de qualquer forma.

Em fim, pelo menos foi isso que vi de forma rapida... Depois vou olhar os tempos com cuidado, posso estar errado, porém para mim o problema da Ferrari no geral, principalmente do Massa foi o momento da parada dos boxes, e do Massa a primeira que jogou ele muito atrás (12s), o que desperdiçou todo o bom desempenho de até então, já que não tinha pneu para ficar tempo o suficiente na pista fazendo boas voltas.

B´Hengler,

Além de não manterem o desempenho regular, os pneus "derrepente" se tornavam 0,25 mais lento que por volta. Se você ficasse 4 voltas na pista a mais que outro piloto, já perdia 2,5s!!

Vou tentar fazer um volta-a-volta comparando os pneus de cada piloto. Vai ficar grande, dai eu posto no tópico da corrida.

De qualquer forma tenho que olhar os dados oficiais, o que anotei durante a corrida poderia está errado, era tarde eu estava com sono, posso ter visto uma corrida bem diferente.

Dá pra analisar muita coisa, mas a única conclusão que eu vejo é que o campeonato vai terminar no Japão... he he he

As reclamações:
Alonso perdeu o pódio por causa da punição;
Massa não subiu ao pódio por culpa da equipe no pit;
Webber se não tivesse problemas no KERS estaria no pódio;
Hamilton era pódio certo se não fosse os pneus que degradaram.

Na próxima corrida vão ter que montar um pódio com pelo menos 7 degraus... he he he

O Massa até que foi bem, mas não compreendi muito bem a análise do Wallacy, os 2 chegaram colados e o Alonso perdeu 24s num pit extra... e o espanhol ainda tomou 0,5s do Zaca???

hehe, para você ver como ficou confuso.

Alguns eventos pontuais, misturados com outros... Em fim, eu tem o geral da corrida e tem o pontual.

Eu vou tentar colocar isso de forma mais clara depois, já analisando outros pilotos juntos.

Foi uma corrida bem maluca no que diz respeito aos "numeros"

Parece que em rítimo de corrida, Ferrari e Renault estão no caminho certo. A Ferrari tá regredindo, de equipe padrão em troca de pneus, para paradas caóticas. Acho que Alonso foi precipitado, afinal mesmo sem a ATM, passaria Hamilton, pois os pneus do inglês foram para o espaço, como vimos em sua saída sozinha da pista, o que ocasionou o ganho da posição por Webber. Em corrida, Ferrari e Renault parecem mais próximas da Mclare e RBR. Acredito que será um campeonato mt disputado, terminando na última corrida.

Pode ter sido precipitação, mas qndo a diferença de velocidade é tão absurda as vezes acaba dando no que deu. No replay onboard, parecia que o Hamilton tava estacionando na saída da curva. kkkkk

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More