17 de abr. de 2011

GP da China

Hamilton põe fim ao domínio de Vettel

Terceira corrida da temporada e a melhor do ano até o momento. As estratégias e a degradação dos pneus foram um ponto chave para a decisão da corrida. Tivemos até 5 pilotos brigando pela vitória.

Que o diga Lewis Hamilton, que começou a preparar sua vitória ainda no sábado, quando reservou um jogo de pneus macios novo para a corrida.

Lewis venceu fantasticamente, arriscando, como lhe é característico. Vettel foi o segundo colocado e um espetacular Mark Webber completou o pódio do GP da China.

Como dito no início as estratégias foram definitivas nesta corrida. Acertaram os que optaram por 3 pit-stop's ao invés de 2. Um exemplo claríssimo da importância dos pneus e estratégia foi o resultado de Mark Webber e sua 3ª posiçao.

O australiano largou na 18º posição e com 2 voltas mais teria tempo suficiente para ultrapassar seu companheiro de equipe, que largou na pole, mas optou por dois pit stop's.

Nico Rosberg, largando em 4º, acertou em estratégia e chegou a liderar por algumas voltas, mas um problema de combustível o obrigou a diminuir o ritmo no final. Terminou na 5ª posição.

Mal resultado para Ferrari

Felipe Massa fez excelente corrida, mas foi um dos que optou pelas duas paradas e se viu superado por 5 pilotos na reta final da corrida. Terminou na 6º posição, logo a frente de Fernando Alonso, que teve um desempenho muito aquém do esperado, e brigava por objetivos diferentes que os de Massa.

O Ferrari 150º Italia esteve longe de ter o mesmo desempenho da Malásia, apesar do bom ritmo de Massa, e a equipe não soube reagir a degradação dos pneus em pista.

Hamilton genial

Quem sobrou este fim de semana em Shangai foi Lewis Hamilton. O inglês teve problemas antes da largada por por menos de 30seg. quase não alinha seu carro no grid.

Problema resolvido, Hamilton optou por 3 pit stop's e para vencer teria que passar Massa, Rosberg, Button e Sebastian Vettel. E assim foi.

A ultrapassagem mais arriscada foi em cima de Jenson Button, seu companheiro de equipe. Se Button não chega a freiar na curva 1, provavelmente o desfecho desta corrida teria sido outro.

Sobrando em pista, com um jogo de pneus novo, Hamilton passou Vettel em poucas voltas e acabou com o domínio do alemão esta temporada.

Schumacher, um dos destaques

Largando desde a 14ª posição, o alemão esteve presente em várias brigas por posições e se defendeu perfeitamente quanto o teve que fazer. Não teve o mesmo resultado que Webber porque conduz um Mercedes e tem suas limitações.

Foi o responsável por segurar Fernando Alonso por várias voltas, quebrando o ritmo do espanhol e o impedindo de lutar com os primeiros. O consolo de Alonso é que provavelmente o resultado em corrida, com ou sem Schumacher, seria o mesmo.

Mas o 5º lugar de Rosberg e o 8º de Schumacher provam que a Mercedes vai por bom caminho na introdução de melhoras para o W02.

Assim terminou o GP da China:


1.  Hamilton      McLaren-Mercedes           1h36:58.226
 2.  Vettel        Red Bull-Renault           +     5.198
 3.  Webber        Red Bull-Renault           +     7.555
 4.  Button        McLaren-Mercedes           +    10.000
 5.  Rosberg       Mercedes                   +    13.448
 6.  Massa         Ferrari                    +    15.840
 7.  Alonso        Ferrari                    +    30.622
 8.  Schumacher    Mercedes                   +    31.206
 9.  Petrov        Renault                    +    57.404
10.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +  1:03.273
11.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  1:08.757
12.  Heidfeld      Renault                    +  1:12.739
13.  Barrichello   Williams-Cosworth          +  1:30.189
14.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +  1:30.671
15.  Sutil         Force India-Mercedes       +     1 lap
16.  Kovalainen    Lotus-Renault              +     1 lap
17.  Perez         Sauber-Ferrari             +     1 lap
18.  Maldonado     Williams-Cosworth          +     1 lap
19.  Trulli        Lotus-Renault              +     1 lap
20.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +    2 laps
21.  Glock         Virgin-Cosworth            +    2 laps
22.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +    2 laps
23.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +    2 laps

40 comentários:

Um dia a casa cai, ora, onde a RBR, imaginava que ficar se arrastando na pista, em um circuito que possibilita ultrapassagens, resolveria? E a Ferrari, novamente com uma estratégia "belíssima", ferrou com a corrida de Massa e Alonso. Webber, que foi ferrado na classificação, quase passa Vettel, hehe, a justiça vem a canguru, amigos touros.

Realmente dona Priscilla!! a melhor corrida até agóra e uma das melhores dos últimos anos.

Dessa vêz, o ZACA andou mais que o carro ferrari permite...e ao contrario,Alonso andou o que o carro permite e só. Ferrari faltou e esta faltando ousadia de seus estrategistas e engenheiros ja a algún tempo. E isso tem se refletido nas pistas.


A RBR pagou pela malandragem[sacanegem] da qualificação com o piloto M.Webber...mas mesmo assim,saiu num tremendo lucro do gp chinês. Mas ficou feio para a equipe que esta pensando apenas em um piloto...pois o outro piloto mostrou que tambem esta ali...e se não é uma celebridade,ao menos sabe tirar o maximo de um carro competitivo.

Hamilton,foi o Hamilton que ja apredemos a conhecer!! Se o carro permitir...vai pra cima mesmo e passa de um jeito ou de outro...não tem medo de dividir ou bater...e ainda mostra que tem sim,braço e muito braço.

E o LATUEIRO quase se deu bem no bolão....mas para a inhaqui que vinha o rondanda e a ultima posição do bolão, acertar o pole...coringa...3,4...ficou de bom tamanho. E "SE" o nicole não se intromete na 5 posição. Já viram né.

Por um mísero ponto toh em segundo no bolão, pelas minhas contas. Mas ultrapassei o Wallacy eu acho. hehehe

O Hamilton com mais de 1s de diferença com ATM e Kers era mais que obrigação de ultrapassar o Vettel. Ao menos ele tem capacidade para isso, ao contrário do Zacarias. rsrs

Grande resumo sobre a corrida Pri. Muito bom, parabéns!

Tô aqui matutano com meus pentelhos e querendo saber se foi impressão minha ou realmente quando o Hamilton ultrapssou o Vettel, o Glauvião estava falndo de FAUSTÃO...???socorro chamem o B´Hengler urgente.

Que corridaça. Foram tantas estratégias e ultrapassagens q fica dificil resumir. So sei q me dei mal no bolão dessa corrida, mas isso foi bom para provar q dá para nao ser tao previsível os resultados.

Por enquanto o que esta previsivel nas corridas..é a posição das Ferraris....se o nicole não atrapalha...teria acertado em cheio no bolão.

Vamos tentar resumir:

- Que corrida do Hamilton. Quase não larga, mas fez uma corridaça e ultrapassou todo mundo e com muita garra. Sou fã dele e hj mostrou pq é um dos melhores do grid.

- E que corridaça do Webber. Usando uma estratégia mt boa e sem o KERS conseguiu passar todo mundo. E so não passou os 2 primeiros pq faltou umas 4 voltas. rsrs Mas serviu para mostrar q a Red Bull ainda tem o melhor carro.

- E o Massa hein. Corrida muito boa, brigando na parte de cima e só nao foi mais para frente pois o carro da ferrari é uma carroça.

- Rosberg e Brawn quase deram um check-mate na concorrencia com uma estratégia maluca. Alem do carro ter evoluido, hj teve dedo do Ross Brawn. E so não foram mais a frente devido a problemas com o combustivel.

- E o q falar do duelo Schumy x Alonso. Sensacional ver a briga de grandes campeões. Fico imaginando esses 2 com carros melhores e brigando com os outros 3 campeões, Vettel, Button e Hamilton. Será q veremos????

- Kobayashi fez outra corridaça e saiu do fundo e chegou em 10°. Imaginem esse japa com um carro bom, hein!?!!??!!?

Teve mais coisas na corrida, mas preciso reve-la para me lembrar. kkkkkkkkk

Teve sim,meu caro. O ZACA pisou na linha que marca a saida pit e entrada da pista...mas era uma ferrari. Então fizeram vista grossa. Se fosse uma mediana...drive nela e pronto.

O peres parecia jogador de boliche nessa corrida.

Shumi x Alonso...realmente. Briga de cachorro grande e da gosto de se ver; interesante que nas 3 corridas até agóra o Alonso cruzou com alguem que lhe deu trabalho e lhe tirou tempos preciosos...e o zaca agradece.

A Ferrari precisa urgentimente levar o Alonso para nem que seja um video-game pra treinar largadas...ta ficando feio a coisa.

Tô aqui Latueiro...

Lendo os comentários para ver se entendo o que aconteceu nessa corrida, afinal eu estava "dormindo"!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Eram 3:15 da matina e eu meio "tchuqueta" e resolvi dar um cochilo... Coloquei o despertador para 3:55 e babei no travesseiro...

Acordo, olho para o relógio e faltavam 15 minutos para as... as... as... 6 da manhã???

Kiekeylson!!! A p#rc@r1%&*%#$@#(* do despertador falhou!!! FDP... Só vi o podio!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk... Assisti somente o resumo da corrida e fiquei na mão... FDP...

Realmente este final de semana não era para eu ver F1, perdi o treino livre, perdi o bolão e perdi a corrida!!! Vai se f#d&#$#)*($¨%@#!...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Ha, e o Faustão estava querendo falar que o Adriano estaria no Faustão e quase perdeu a ultrapassagem do Hamilton sobre o Vettel, sorte que o R. Leme está um pouco antenado ainda!!! Kkkkkkkkkkk...

Um detalhe interessante... Na Malásia, a McLaren regulou o aerofólio traseiro dos carros para fazer tempo nos treinos classificatórios, por isso chegou perto da RBR no treino, mas na corrida levou um banho...

Na China eles fizeram o contrário, regularam o aerofólio traseiro com menos asa, regulagem boa para a corrida, e estavam mais rápidos que as RBR, apesar que temos uma grande participação da estratégia de pneus no desempenho do carro...

poww B'Hengler... perdeu a corrida???? q vacilo!!

e o q foi o galvao chamando ontem o Hamilton de alonso??? pqp!!

Daqui a pouco a globo.com posta o go na integra. Eu gravei tb.

Não puniram o Zava pq é só um piloto coadjuvante no ponto de vista de todos do circo. Mas se fosse o Alonso corria perigo de ser punido sim, o Charlie Withing ou alguem da comissão tem birra com ele. Sempre q pode ferra o Asturiano.

E quem ultrapassou todo mundo foi o Webber. Esse nas notas do troféu blogueiro merece uma nota igual ao Hamilton. Foram os melhores. Hamilton fez mais do q obrigação ultrapassar o Vettel sem Kers e com pneus mais novos. Mas não deixa de ter méritos pela vitória.

Vacilo é pouco Raphael F1!!! Kkkkk...

Mas pelo resumo da prova eu percebi que outro carro fez o mesmo que o Massa, talvez o Vettel ou o Button!!! Conferem aí que houve isso sim...

Outro detalhe, ele "pisou na linha" na parte interna dos boxes e não naquela parte "dentro" da reta!!! Talvez por isso que não houve punição...

De qualquer modo foi uma corrida movimentada e onde vários pilotos se destacaram... Fazia tempo que não ocorria isso!!!

http://globoesporte.globo.com/videos/formula-1/v/gp-da-china/1487013/#/todos os vídeos/page/1

Aqui tá o atalho da prova na íntegra...

Detalhe que na largada o Vettel fez zigue-zague na pista e ninguém levantou qualquer possibilidade de punição!!!

Mas ali já não era mais boxes B'Hengler. Já fazia parte da linha da reta.

Só estou especulando alguma razão que justificasse a ausência de punição... De qualquer forma teve outro piloto que fez o mesmo, antes do Massa, e também não foi punido...

Então B´Hengler...a FIA resolveu fazer do jeito que o [sei-lá quém gosta] ou pune 2 ou nem 1...vide Alonso e Hamilton corrida passada.

EX: A regra é clara...então o PERES teria que ter tomado cartão vermelho!! ops...preto né. Pois tava parecendo jogador de straik[que que é isso??]

Só para constar, a linha da saida dos boxes começa de fato após a linha paralela a pista. Vejam em outras pistas que essa linha é mais proxima do muro, e quando não é exista a mesma marca que tem na china com uma linha branca tangente que diz de onde passa a valer a delimitação da linha.

Veja que o massa não passou essa linha, e parecia consciente que estava a ultrapassar a marca anterior.

Durante o fim de semana varios pilotos colocavam a roda em cima da linha interna. O massa só foi mais" literal", e arriscou acertar a linha externa de segurança.

Pois é, quando a FIA mostrou a repetiçao, achei que daria alguma M##~€¬ pro Massa, mas acho que a linha ali era irrelevante. Por isso nao houve puniçao.

E o aerofólio do Alonso acionando no 2ºsetor quando ele tava atrás do Schumacher?!

Eu hein?! Esses aerofólios sao muito modernos, muito modernos, mas falham viu?!rs

A FIA nao penalizou pq sabe disso.

Agora: Alguém me explica como o Button pode ter errado seu lugar no box?!

Priscilla, o button disse q estava olhando pro volante quando notou tava no box errado. kkkkkkkkkk

Sentimento contraditório: Gostei e não gostei.

Foi como chocolate hidrogenado: é gostosinho, mas não é chocolate.

O mais divertido dessa bizarrice foi o desespero dos mecanicos da RBR. Se eu estive no lugar de um deles chutava o carro do Button. kkkkkkkk

Puts!!!

E eu que critiquei tanto o Alguersuari pelo erro do box ano passado agora vou ter que descascar o Button...

Noooooooooobezão!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

De toda forma ficarei com a opnião de voçês sobre aquela linha branca...pois o angulo de visão da minha tv, não deu para distiguir bem se pisou ou não.

Agora convenhamos que essa mancada do Button tivesse atrapalhado o Vettel...da pra imaginar os comentários né. Eu so ainda estou em duvidas se realmente o zaca melhorou ou o Alonso piorou. O próximo gp nos dira com certesa.

É minha gente, a vitória da Mclaren, foi boa para embolar o campeonato, mas não nos enganemos, a RBR, ainda é mt superior, pois mesmo sem KERS, vimos o estrago que Webber causou, e Vettel só perdeu a ponta, por causa da estratégia. Talvez esse intervalo de três semanas, possa trazer atualizações para os concorrentes, mas a cara de tranquilidade de Vettel, diz mt bem: " tudo está sob controle". O carro azul é tão bom, que se tivéssemos umas 4, 5, voltas, até Hamilton teria dançado.

Corrida muito boa, principalmente nas estratégias bem executadas pelos pilotos na pista e não nos pit-stops quando eram comuns as trocas de posições. Agora não está tendo isso, o cara tem que ultrapassar na pista e o mais interessante é que muitos pilotos estão curtindo esses momentos.

O nome da corrida não pode ser outro: Webber. Não ganhou a corrida, mas cresceu num momento importante da prova.

Mas o melhor da corrida, e isso já havia acontecido na Malásia, é a disputa por posições, independente do início, meio ou final da prova e, melhor ainda, entre os ponteiros... bom demais mesmo!!!

Alonso é Alonso, pode entrar na briga logo logo, mas que tá devendo e muito, isso está... o Massa é que continua melhorando.

E o Button, hein... que mancada!

Pronto!! segundona com muita gente pondo o zaca dando um chocolate no Alonso...e ai?? Prefiro aguardar mais um pouco.

Seurem, pois L. De Montezemolo não ta gostando nada do que vem acontecendo na equipe Ferrari...e o melhor,não mencionou os pilotos...mas sim,a turma de engenheiros que ganham muito bém pra ficar dando cabeçadas uma atrás da outra.

A Imprenssa Brasileira sempre tentando maquiar as presepadas que se relacionam ao nosso pais. A Imprenssa Italiana ja amanheceu dando bordoadas a torto e direito em cima da marca que os representa no automobilismo....Ferrari.

E, é claro né!! ou alguém duvidaria que o Webber,iria perder a oportunidade de dar uma cutucada na RBR e no companheiro Vettel.

Puxa!!! o uol pegou pesado com o barrica mais o zaca. "inicio indiscreto da temporada de 2011 e um festival de desculpas pra esse mau inicio." CONCORDO. [o B´Hengler tambem]

To fazendo um infográfico... como tem muitos pilotos, pensei em resumir os dados da corrida aos pilotos da Ferrari, McLarem e RBR. Coloco a Mercedes também?

Dessa vez vou fazer bem completo...

Pois é.... o Barrichello conseguiu fazer com a Williams o mesmo que ele conseguiu fazer com a Honda...

Wallacy,

Imagino o trabalho que te dá trabalhar com tantos números nesta corrida, já que tivemos tantas paradas no box, com variações de tipo de pneus e inúmeras ultrapassagens.

Se te ajudar, passo algumas informações pra conferir os dados:

Pil Pneu 1ºS 2ºS 3ºS
HAM M M(15) M(25) D(38)

VET M M(14) D(31)

WEB D M(10) M(25) M(40)

BUT M M(14) M(24) D(37)

ROS M M(12) M(25) D(39)

MAS M M(15) D(33)

ALO M M(16) D(32)

MSC M M(10) M(26) D(39)

Bém pessoal...passadinha rapinha só para parabenisar um cara,que eu sou fanzaço do trabalho dele. E acredito que muitos frequentadores daqui,tambem curtem e se divertem com o trabalho de DANIEL LOPES...[mods atualisados para simuladores de f1 para pc]o cara é fera no que faz. E agora ele deu mais um show com o mod 2011 para o f1 2010 da codemaster.

Pilotos e carros atualisados...novos angulos de visão do carro que vc pilota e principalmente...sem alterar a dinamica do simulador original.

E eu agradeço o trabalho dele...que por sinal! É postado nos sites gratuitamente para os amante de simuladores de f1 baixarem e se divertirem a vontade.

Guilherme,

Ajudou sim. Dá um trabalhinho sim, só que ainda não botei a mão na massa de fato, só reuni o material.

Como você já separou os pneus, é menos um trabalho que vou ter. Obrigado.

No máximo quarta feira trago todos os dados, mais próximas corridas vou tentar postar no mesmo dia. É que esse domingo como a corrida era na madruga, acordei tarde pra caramba e com uma preguiça enorme de mexer com isso.

Pô, demais o trabalho de vcs.

Tô doida pra ver esses dados, Wallacy.

E eu tô doido pra ver o novo bolão com o latueiro fora da penultima posição né.

E aos colegas da matematica e numeros,so posso dar os parabens...assim como fiz com o D.Lopes.

Pois não sei como fazer mas imagino que não deve ser nada fácil.

Mas tem o prazer de se fazer...e isso é o que vale...não é mesmo WALLACY.

Não fala desse bolão que eu me f$*((*%¨$#%$¨&*&(*, Latueiro...

Fui ficar de fora justamente dessa rodada onde todos fizeram pontos prá c@r@lh¨&¨(*&%$#$#@@@@@...

FDP...

Prá me conformar vou ouvir um som leve!!!

http://www.youtube.com/watch?v=9kD8sxIjVuc

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More