17 de mai de 2010

Mercedes apelará punição a Schumacher

Após a controvertida ultrapassagem de Schumacher a Fernando Alonso, no GP de Mônaco, os comissários da FIA decidiram punir Michael Schumacher com 20 seg. sobre seu tempo final, o que lhe mandou para a 12º posição no resultado oficial da FIA, fora da zona de pontos.

Mas apesar do claro significado da regra no regulamento da FIA - Artigo 40.13 : "Se a corrida finaliza com o safety-car em pista, este entrará no boxes no final da última volta e os carros irão até a linha de meta normalmente, sem ultrapassagens" - a equipe Mercedes segue pensando que a ultrapassagem foi legal e anunciou, ontem a noite, que recorrerá no Tribunal de Apelação da FIA.


A penalização de Schumacher seria, em realidade, um drive-trough, mas uma vez finalizada a corrida, e dado a impossibilidade de aplicar tal punição, o regulamento pede que seja aplicada a regra dos 20seg. ao tempo final.

Segundo o artigo 16.3, "Os comissários poderão impor qualquer uma das 3 punições a qualquer piloto implicado em um incidente:
a) Um drive-through. O piloto deverá entrar no pit lane e voltar a pista sem parar;

b) Uma penalização de dez segundos de tempo. O piloto deverá entrar no pit lane, para em boxes por 10 segundos e logo voltar à corrida;

c)Perda de qualquer número de posiciones no grid no próximo evento do piloto.
Porém se uma das punições previstas em a) e b) anteriores se impõem durante as últimas cinco voltas, ou depois do final da corrida, depois da corrida lhe somarão 20 segundos ao tempo da corrida do piloto em questão no caso de a) e 30 segundos no caso de b).


Michael Schumacher falou sobre a punição no fim da prova:

"A decisão dos comissários, que me mandou para o12º lugar, é obviamente decepcionante para mim e é normal que apelemos à decisão". "Entendemos que o safety-car e saía e que, portanto, a pista estava livre e voltaríamos à corrida, assim que vi o Fernando (Alonso) e ultrapassei."

Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, também reconheceu que a equipe havia autorizado ultrapassagens neste último tramo.

Nick Heidfeld, piloto reserva da equipe Mercedes, saiu em defesa do companheiro:

"O movimento foi "limpo". As regras são diferentes este ano. Antes apenas se podia ultrapassar a partir da linha de meta, mas agora é desde a linha do safety-car. Alonso estava um pouco dormido".

Heidfeld teria razão se não se tratasse da última volta da prova.

A decisão será tomada pelos Tribunais da FIA, ainda sem data marcada.

33 comentários:

Olha, temos q ver q o Alonso deu uma "espalhada" legal na La Rascasse, o que q o Schumi ia fazer, estacionar o carro e parar o trânsito?!

Pois é. Acho que o Alonso "relaxou" demais. Por saber da regra ou por despiste mesmo. O alemao nao é bobo e passou MESMO...

A M é que pelo regulamento é ilegal e acho besteira tentar recorrer, se por A + B tá provado que foi ilegal a ultrapassagem.

A rabieta do Alonso pode ter sido pelo tema pneus desgastados ou simplemente o "susto";)

Só que tem uma coisa adicional para se considerar Pri.

Pensa bem, a corrida terminou ou não em safety-car?

Parece uma pergunta boba pré vejamos bem:

Qual a diferença entre o safety-car terminar a corrida e o safety-car sai da pista na ultima volta?

O regulamento diz que se a corrida tiver o safety-car na ultima volta, a corrida sera terminada necessariamente em safety-car?

Onde quero chegar com isso?

Quando o safety-car recolheu, foi dado bandeira verde? Por acaso ela foi agitada ao acaso? Pois o próprio regulamento diz que bandeira verde indica que está tudo normal e que pode fazer ultrapassagem. E as placas com SC também foram recolhidas.

Hora bolas se a corrida "terminou" com SC, as placas não deveriam ter sido recolhidas muito menos as bandeiras verdes agitadas.

Veja que a regra foi mudada porque era muito "feito" o SC aparecer na foto da bandeirada final. Não muito mais que isso.

Ok por recolher o SC na ultima volta, e deixar as indicações que o SC só saiu para "não atrapalhar" a bandeirada. Porém se o diretor de prova da bandeira verde e retira as placas do SC, para o piloto vai parecer que o SC não "terminou" a corrida, e sim recolheu no ultimo trecho? Afinal, isso poderia acontecer. A regra não obriga o SC terminar a corrida ao entrar na ultima volta. As indicações de bandeira verde faz parecer que ele saiu da pista normalmente, sem nenhum outro "porem".

Concordo com você Wallacy, quem marcou toca foi a direção de prova.
Bagunçou o coreto, me pareceu que eles nao conhecem o regulamento.

Priscilla..particularmente...só fogo de palha...não vai rolar nada.

Hove muitas outras inrregularidades durante a prova...e fizeram de conta que não viram ou viram como se fossém coisa de corridas..."mas não foram."

Já vi muito piloto se ferrando ou tendo sua corrida comprometida por "pisar a linha amarela...[branca] no caso ai..ZACARIAS.

Passar por cima de companheiro por imprudência ou impericia de pilotagém...Trulli ém cima do Karun.

Ultrassar ém bandeira amarela...um levou uma tamancada e o outro...[Alonso no Karun] não.

Equipe com carros totalmente inseguros para os outros...também foram passiveis de punições...novatas e Wilhans...minimo 10 posições na próxima corrida.

Pilotos despreparados mentalmente...que põem ém risco a segurança de outros pilotos...ex: Pé-de-Chinello...Di Gratis...Trulli.

Exesso de velocidade no pit-lane...Webber.

Então acharam o alemão pela frente...

Então tém que se para com esse negócio de "comissários alternativos"...esse trém não está funcionando não.

Cada um que entra tém interpretações diferentes...e isso não é bóm para modalidade esportiva ném uma.

Wallacy,

Vou procurar e ver se posto aqui, mas li em algum lugar que esse lance das banderas também está marcado no regulamento.

Vou ver se acho pq já nao lembro onde li.

Ao princípio pensei que era mero desconhecimento da regra pela equipe Mercedes, mas agora já acho que estao tentando "achar chifre na cabeça de cavalo".

Vou ver se encontro o tema pq nao quero me equivocar na explicaçao...rs

O que tá pegando galera é esse itém que foi modificado recentemente. Antes dele...Shumacher estári rindo até agóra da cochilada do Alonso.

Mas mudaram. Mesmo com a saida do safety-car, isso se for na última volta...as bandeiras amarelas serão trocadas pela verdes...mas não pode haver últrapassagéns. Todos devém manter suas posições.

Fizeram uma confusão danada com esse regulamento...então não vai dar ém nada.

Vejam o que encontrei ém um site da f1.


"Do mesmo modo que este artigo é novo, o 40.13 é igualmente recente. E “se a corrida terminar enquanto o SC estiver na pista, este vai entrar nos pits no fim da última volta e os carros vão receber a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens”, que se aplica ao que aconteceu em Mônaco hoje. A punição para tal é de 20 segundos."

"Para quem alega que a luz verde piscada, também há uma explicação: artigo 40.11. Toda vez que o SC entrar nos pits, sem exceção, as placas que sinalizam sua presença são retiradas e luzes e bandeiras verdes entram em ação."

De qualquer forma Wallacy, o artigo 40.13 é bem claro: Quando o safety abre a última volta é pq ele terminará a corrida. Entra no pit por "burocracia" mas é o que diz a regra. Entrará em boxes e a corrida terminará sem ultrapassagens...

Valeu Latueiro! Foi exatamente isso aí que eu li sobre as bandeiras...

Bem que poderiam mudar a regra da bandeira verde, se não ela perde todo o significado.

Ok, tira o carrinho porém deixa a bandeira amarela.

Regras são regras... Podem parecer ridículas, mas devem ser respeitadas... Sempre defendi isso e continuo defendendo...

Mas concordo com o Wallacy que a bandeira amarela deveria continuar agitada, pois evitaria qualquer confusão deste tipo...

Só que "se" a FIA reslver mudar o resultado eu e o Wallacy vamos recorrer também, porque aí o nosso bolão foi embora!!!
E justo pro Dick Vigarista!!!

Kkkkkkkkkkkk...


PS: E sobre a "cochilada" de Alonso eu discordo, ele não cochilou, ele estava informado corretamente das regras... Se fosse relargar ele teria agido diferente, sua reação foi de surpresa e por isso aquela rabeada toda...

Antes de recorrer eu iria fazer alguns cálculos. Afinal, se voltar a classificação anterior eu iria acertara a posição do Shumi. As vezes é melhor ganhar um pouco menos, se os adversários ganharem menos ainda.

Yes, this is war.

Sim, e aí você perde o coringa que representa 22 pontos!!!

Kkkkkkk...

Não precisa fazer conta nenhuma, estamos na mesma situação...

Pois é, só que muita gente apostou no Rosberg em 7º também. Eles também irão perder.

A regra esta aí. A Ferrari a sabia, tanto que o Alonso perguntou e a resposta foi que se não podia. Enquanto que na Mercedes ignoraram a regra e deram permissão para os dois partirem para cima.

O Alonso em nenhum momento cochilou porque sabia da regra, tanto que ele fez a tangente normal da curva. Só saiu abanando porque teve que acelerar ao ver o Schumacher colocar o carro de lado. A regra não foi criada à duas voltas antes de terminar a corrida como algumas pessoas estão querendo afirmar e isso motivado pela ultrapassagem do Alonso na entrada dos boxes. Nesse sim um dos pilotos da Ferrari cochilou além de ter sido legalíssimo.

Schumacher, improvavelmente, ganhando a apelação, não iria mudar o meu zero. Estaria rindo atoa era se a Nicole tivesse conseguido ultrapassar também. hahahaha

Sei não, mas a Mercedes pode recorrer sim e com alguma razão.

Talvez consiga convencer a FIA a manter as posições anteriores à polêmica ultrapassagem, manter o Alonso em 6º e devolver a 7ª posição do Schumacher.

Aqui mesmo no Bolão tivemos algumas situações conflitantes...

Falei com o Jean Todt e ele me garantiu que os meus pontos no bolão estão assegurados...

Alguns levantaram outras polêmicas em outros blogs:

- Ultrapassagem do Alonso sobre o Chandhok na relargada, alegando que fez igual ao Dick, mas aí é que está a diferença, como era no meio da corrida e estava sendo relargado a ultrapassagem a partir da entrada do pit está autorizada...

- Massa pisou na linha amarela na saída dos pit, e não foi punido, mas aí é porque ele tá pilotando uma Ferrari, e para a FIA a "Ferrari pode"!!! Lamentavelmente, diga-se de passagem...

O mais curioso é que se tivessem cumprido a regra, neste caso, o brasileiro terminaria a corrida atrás do Alonso que largou em último!!! Já passou da hora do brasileiro acordar...

B´HENGLER...Sabe que eu não tinha percebido esse detalhe do ZACA...Cassildes...eu teria passado ém branco no bolão igual o Lee...

Mas e o ZACA...como que ele iria explicar isso pra midia que tanto gaba ele.???

Na verdade teve algúmas inrregularidades nessa prova...que "ó"...passaram batida.

Guilherme que razão? Porque até agora não achei nenhuma. A regra é clara e foi cumprida.

Alguém acredita que a FIA...compraria essa briga com as outras equipes. Devolvendo a posição original do DICK.?? Dúvido!

O pior é que a c@g@d@ do fim de semana tá passando batido, que foi a mancada do mecânico do Button que não retirou a tampa do radiador do carro!!!

Que é isso!!!

Mas vamos observar por um ângulo diferente, é tanta coisa pendurada no carro que é muito comum esquecer algo... O que não é comum é esquecer o carro erguido no macaco!!! Ou esquecer de colocar os pneus para a troca no pit...

Kkkkkkkkkk...

Se formos lembrar de todas as perólas que acontecém na f1...haja caracteres.

Mas o Button foi esperto nesse episódio. Desculpou o mecânico e provavelmente agarinhou uns pontinhos dentro da equipe. Junto aos mecãnicos é claro.

Mas tinha que ser essa atidude mesmo. Quando o Alonso diz que foi a recuperação do ano estava falando para equipe e não para torcedor achar que fez a melhor corrida da vida. E assim vai ganhando o seu espaço cada vez mais na equipe.

O que me pergunto é o seguinte...

O Button algegou que se arrependeu de não ter largado com os pneus duros e alterar a tática que os demais pilotos tinham repetido... Olhando o tanto de safety car que houve ele estaria ferrado, mas a questão que levanto é a seguinte:::

Se ele queria trocar logo para pneus duros e o carro começou a aquecer o motor, porque não parou nos boxes para ver o que tinha de errado e aproveitava para realizar a troca???

Matou a pau Lee!!

E quém tém que ficar velhaca é a RBR.

Só porquê o leão de treino..de duas corridas para k...começou a mostrar o que nunca mostrou.

Já adiantaram um possivél renovação pela via "RÁPIDA"...

Quase ao mesmo tempo, Webber dava entrevista dizendo não ter pressa ném uma para falar ém renovção. [já ta crescendo o olho num contrato mais gordo é claro]

E quém não tá gostando nada dessa conversa...me parece que S.Vettel! ém entrvista, veio com história de que piloto que sonha com titulos...tém que correr pela Ferrari!! Mas que está muito bém na RBR....então tá né.

Sei lá B'Hengler. Algum engenheiro cochilou. O motor não deve ter resistido a tempo deles fazerem uma análise precisa da anomalia.

O lance do Button ele tava atrás do safety car. Seria meio "loucura" entar naquele momento. OK, ele irir para trás do Alonso e seria 7º, mas quem ia saber que a estratégia do Fernando ia dar tao certo?
Provavelmente por radio eles deveriam estar ali loucos tentando resolver o problema e sem saber o que acontecia...

Li num fórum que o Ron Dennis teve próximo a esse carro durante o grid...hahahahah

Quis dizer que apesar da regra ser clara, em todo regulamento existem brechas.

Fosse algo tão cristalino assim não haveria tanta polêmica e a Mercedes não iria entrar com recurso e coisa e tal.

Tem o lance das bandeiras verdes agitadas, a saída do SC, a tal da linha de chegada e outra linha não sei de quê, etc e tal, além da 'escapada' do Alonso, enfim, uma série de coisas que podem levar a Mercedes a pedir a posição do Schumacher de volta.

Sei lá, gente... só levantei essa hipótese porque envolve 2 times de ponta e abarrotados de espertalhões, dentro e fora dos carros!!!

Guilherme, mas nesse caso a regra é cristalina e não tinha brechas. Última volta o safety-car recolhe e os carros cruzam sem poder ultrapassar independentemente das bandeiras verdes estarem agitadas.

O que aconteceu é que a Mercedes ignorou a regra por picaretagem, ignorancia sei lá e agora não quer admitir o erro.

E o Alonso não deu escapada. É só rever. Se tivesse dado escapada teria "deixado seu autógrafo" na curva da Rascassi. Ele fez a tangente normal da curva. Saiu patinando bem depois da curva porque de repente pisou até no talo o acelerador porque viu o Schumacher colocando de lado. Como se dá uma escapada numa curva tão lenta de segunda marcha ainda mais quando a equipe lhe falou que não podia mais ultrapassar?

É imprensão minha ou a Priscilla tá deixando algo no ar???

Se for é a segunda ém cima do Button...já que estranhei, na classificação o ZACA atrapalhar exatamente o Button...até então lider do campeonato??

Séria possivél Ferrari e Mclaren não estárem botando muito fé, nas RBR ??

Certo, Lee...

Estou tentando fazer aqui o advogado do diabo, quer dizer, do Schumacher, Ross Brawn e Cia...

Vários comentaristas conceituados não sabiam o que dizer na hora do acontecido e mesmo depois de esclarecimentos por parte da FIA ainda assim gerou comentários de ambas partes.

Tô contigo nessa... a Mercedes não quer admitir o erro que cometeu. Ou talvez haja uma falha da FIA em promover as bandeiras verdes agitadas, como falou o Wallacy, e a Mercedes querer culpar a FIA pelo erro da Mercedes...

Talvez se eles usassem a hipótese de evitar uma batida no Alonso, evitar um acidente, coisa e tal... e pedissem a posição de volta do Schumacher...

"Algúns pitácos interesantes"

Foi só Vettel,falar de seus sonhos com a escuderia do cavalinho rampante...para a RBR...soltar notas de que não tém pressa algúma de renovar o contrato de Webber...tá!!

Hill e uma declaração muito feliz...ex pilotos tém que agir como consultores..e não comissários de prova...pois ficam numa verdadeira sinuca. No caso dele a punição de Shumacher, por causa de 94.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More