16 de mai de 2010

GP de Mônaco

Mark Webber venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio de Mônaco de F1 e, de quebra, se coloca como novo líder do Mundial de F1.

O australiano venceu sua 2º corrida, consecutiva da temporada. A dobradinha com Sebastian Vettel, o 2º colocado, faz da Red Bull, também, líder do Mundial de Construtores.

A largada foi "limpa" sem acidentes. Vettel ganhou a posição de Kubica, Barrichello pulou pra 6º e Schumacher passou Nico Rosberg.


Na sequência da volta, Nico Hulkenberg bateu forte, na saída do túnel, e o safety-car entrou, pela primeira vez em ação.

Seguindo sua estratégia, Fernando Alonso, que largava dos boxes, fez imediatamente, na 2º volta, seu pit-stop.
A estratégia do piloto era clara: ultrapassar rapidamente aos 6 carros mais lentos e esperar os pit-stop's dos demais, esperando ganhar posições.


Dito e feito. Rapidamente o piloto da Ferrari se desfez de seus rivais mais lentos, arriscando as ultrapassagens na freiada da saída do túnel.

Devido à estratégia, combinada a rápida evolução de posições do piloto na pista, Fernando Alonso se viu na 6º posição, na 30ª volta, logo atrás de Felipe Massa e Lewis Hamilton, 4º e 5º, respectivamente.

Enquanto isso, Mark Webber fazia sua corrida particular: volta rápida depois de volta rápida e uma diferença abismal para seu companheiro de equipe.

Muitos abandonos na pista do Principado, como sempre. A média de abandonos dos últimos anos esteve em 10 carros, este ano superou-se: 12 carros não terminaram a prova.

A polêmica

A 3 voltas do final, Jarno Trulli "atropela" o HRT, de Karun Chandhok, e o safety-car entra em pista.

Ele abandona a pista na última curva e entra em boxes deixando pista livre para os pilotos. Nesta mesma curva, Michael Schumacher, até então 7º colocado, se aproveita de um possível despiste de Alonso e ganha a 6º posição do espanhol.

Segundo o Artigo 40.15 : "Se a corrida finaliza com o safety-car em pista, este entrará no boxes no final da última volta e os carros irão até a linha de meta normalmente, sem ultrapassagens".

Segundo palavras do próprio Fernando Alonso, a Ferrari lhe avisou que não se podia ultrapassar. A Mercedes tem outra interpretação e a FIA está agora mesmo investigando o caso.

[*Atualização]:Schumacher foi penalizado com 20 segundos em seu tempo final. Caiu para o 12 lugar, enquanto Fernando Alonso recuperou a 6º posição.

Oficialmente, a corrida terminou assim:

1. Webber Red Bull-Renault 1h50:00.000
2. Vettel Red Bull-Renault + 0.448
3. Kubica Renault + 1.600
4. Massa Ferrari + 2.600
5. Hamilton McLaren-Mercedes + 4.300
6. Alonso Ferrari + 6.300*
7. Rosberg Mercedes + 6.600
8. Sutil Force India-Mercedes + 6.900
9. Liuzzi Force India-Mercedes + 7.300
10. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 8.100
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 9.100
12. Schumacher Mercedes + 25.700*(Penalizado)

O Campeonato de Pilotos se encontra assim:
1. Webber - 78 pts, 2. Vettel- 78 pts, 3. Alonso - 75 pts, 4.Button - 70 pts, 5. Massa - 61 pts, 6. Kubica - 59 pts, 7. Hamilton - 59 pts, 8. Rosberg - 56 pts, 9. Schumacher - 22 pts, 10. Sutil - 20 pts,...

A Red Bull passa a frente de Ferrari e Mclaren e assume a ponta:
1. Red Bull - 156 pts, 2. Ferrari - 136 pts, 3. Mclaren - 129 pts, 4. Mercedes - 78 pts, 5. Renault - 65 pts, 6.Force India - 30 pts, 7.Williams - 8 pts, 8. Toro Rosso - 4 pts,...

70 comentários:

É agóra vai virar lenga-lenga mesmo.

A manobra do DICK-VIGARISTA foi perfeita...só que no regulamento da F1 diz quê..."última volta com safety-car, ele deixa apista só para complemnto da corrida sém bandeira amarela...mas não se pode mudar ou alterar posições...e ai ???

Não me lembro do gp...mas o Hamilton fêz algo parecido e...??? tomou na tarraqueta.

Tai...galera...ponto final desta história...igual a de Hamilton...o regulamento é claro e[.]


Michael Schumacher recebeu 20 segundos de punição em seu tempo final de prova por causa da manobra em cima de Fernando Alonso na curva final do GP de Mônaco.

Na última curva do circuito, Schumacher se aproveitou da entrada do safety car aos boxes e de uma "patinada" da Ferrari de Alonso e o ultrapassou a metros do fim, recebendo a bandeirada em sexto e provocando a ira da escuderia italiana.

"Acho que estava em sexto e ouvi a mensagem 'pista liberada'. Isso significa que o safety car foi embora, a zona do acidente estava limpa, então achei que podia ir", afirmou o piloto da Mercedes.

Acho que eles tentaram utilizar a "Lei de Gerson" e se deram mal, felizmente... As regras são claras a anos, quando da relargada as posições devem se manter até a linha de chegada... Não poderia ser diferente agora...

Felizmente o Dick não é mais piloto da Ferrari ou as regras teriam sido revistas no dia de hoje...

E com isso eu acabei acertando a posição do coringa, o que me valeu a bagatela de 25 pontos a mais!!!

Kkkkkkkkk...

Lauteiro, o incidente do Hamilton foi na Austrália ano passado em que ele mentiu para os comissários para acobertar a ignorância total de uma regra que qualquer espectador de corrida de qualquer categoria sabe. Não se pode ultrapassar com o safety-car em pista.

O do Schummi causou controvérsias porque quase nenhum espectador conhecia esse artigo e pelo visto o Ross Brawn também não. hahahaha

Bem que o Rosberg podia ter conseguido ultrapassar porque aí eu teria acertado a posição do Liuzzi. hahaha

No meu primeiro rascunho da aposta eu coloquei o Buemi em 10º. Mas aí fui apostar que a experiência do Rubinho ia fazer a diferença. E o pé de chinelo quase causa um acidente ao jogar o volante daquela forma irresponsável. Se a asa dianteira não fosse larga cobrindo os pneus, o volante poderia ter furado o pneu do Chandock.

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KKK...mto engraçado a ultrapassagem do Shummi no Alonso....patinou e dançou....não interessa o que dizem os comissàrios ou o regulamento....tomou a ultrapassagem na pista de forma limpa e unicamente pela bobeira que deu....se não fosse a força política da ferrari podia ser diferente...dá-lhe Schumy que mesmo enferrujado mostrou que naquela mesma curva em que dizem ter atrapalhado o Alonso de propósito em seu último campeonato,(algo que não acho que fez pois ele não precisava disso), mostrou como se pilota de verdade em Monaco....numa corrida de verdade...até o final....até a última curva...parecido com que o Alonso fez com o felipe nos boxes...e aí?? ahsim.....mas com o Alonso não pode né....o Santander paga mto prá eles....entendi...parabéns Alonso pelo sexto lugar...

Comentário mais aleatório.

É, não tém como não ressaltar a corrida do espanhol Alonso.

Largar do box,ou seja ém último e chegar ao fim da corrida ém sexto...de certa forma seria normal ém outra pista...mas não ém Mônaco.

Extratégia,sorte,erros dos outros, de equipes que deixam o radiador tampado...e etc...Tudo isso conta...mas tudo isso só funciona e da certo, se o quém estiver ali pilotando colaborar e muito...e isso Alonso fêz com perfeição..."gostemos ou não".

Mas que também sirva de lição para ele o episódio com o SHUMACHER....

"Ele não é o único a dar pulos de gatos nas pistas...tém outros gatos espertos na f1 também".

@Psicopaty...
Cada um pensa de um jeito...
Mas assim, seguindo o seu raciocínio, se um piloto largar com a luz vermelha ele tá certo...
E os outros são trouxas!!!
Eu discordo...
Kkkkkkkkk...

E se o di Grassi não tivesse se enroscado com o Alonso, o que ele fez muito bem diga-se de passagem, o Massa teria ficado atrás dele...

E a casa caia!!!

Kkkkkkkkkk...

Só discordo em uma coisa do seu comentario latueiro.

Alonso não pilotou muito bem, ele parecia estar com muito "medo". Basta olhar no live timing, mesmo quando ultrapassou os pilotos do pelotão de trás, e com pista "limpa" por 2,3 ou até 4 voltas o tempo dele foi bem "mediano", e depois que voltou para 6º também ficou "queto".

O azar de um dia virou a sorte no outro. O SC saiu na hora certa, 5 ou 6 voltas mais tarde outros pilotos também iriam para o box com ele. Dai se deu muito bem. Na pista mesmo ele só passou os carros que ja eram quase 7s mais lento que ele.

É quase novidade ver ele tão calteloso. Porém é normal depois do susto de ontem e o medo de não conseguir chegar nem em 10º. Quando viu o 6º lugar ele agarrou com unhas e dentes.

Só para comparar, as voltas do Massa foram bem melhores que a do Alonso, sendo que o Alonso foi o final de semana todo mais rapido que o Massa em Monaco.

Dessa vez ele ganhou a corrida (chegar em 6º saindo dos boxes é quase ganhar) na estrategia. Ele tomou a desição certa, na hora certa. E se resguardou quando viu que tudo estava ok.

Diferente do Rosberg que vacilou, podia ter chegado antes do Shumi depois dos boxes, se não tivesse ficado tempo demais na corrida.

Eu teria ganhado mais pontos no bolão se não fosse isso hehe.

B´Hengler, eu não quis fazer esse comentário...pra não dizerém que pego no pé do ZACARIAS....MAS É A PURA VERDADE!! Se ele não perde aqueles segundos atráz do D Grassi...voltava a frente do Hamilton...e ai passar o zaca...passava de um jeito ou de outro...na pista ou no box!

Nao sei se chegaria a passar o massa mas com certeza ao Hamilton.

Di Grassi fez o que tinha que fazer, mas acho que dificultou demais para uma briga que nem é a sua. A briga dele era com o Kovalainen, se nao me engano, que estava à frente dele. Segurando o Alonso ele mesmo se afastava do Kova.

Mas enfim, acho que o 6º lugar do Alonso hj foi como um vitória depois do sábado de terror.

Sobre a ultrapassagem, é como eu falei no twitter: Schumacher tá velho, nao bobo. Se deu brecha, tem que passar mesmo.

O Alonso disse que nao, que viu ele passando e deixou...mas nao sei nao. Me parece ele assustou quando viu o alemao e por isso a "rabietada" do F10.

Enfim...Corrida chata se nao fosse as 30 primerias voltas do Alonso. Chegou no 6º lugar, esfriou a corrida.

Ah! E sim, o Massa andou bem nessa prova, mas Wallacy, nao podemos comparar o tempos dos dois pilotos da Ferrari pq um tinha pneus de 77 voltas o outro de 35 ou 40.

Além disso, foi como vc falou: Alonso chegou na 6º posiçoa e disse basta. Nao quis arriscar...

Sim, é verdade. Porém como o proprio Burti disse, em monacô o desgaste de pneu é tão pequeno que a redução de peso de combustivel compensa o problemas do pneu.

Acho que a questão mesmo foi que ele foi concervador, olhando o tempo dos pilotos pelos documentos da FIA dava para ver que ele se manteve com uma média um pouco abaixo do que ele mesmo poderia fazer.

Wallacy falou bem sobre o Rosberg...

Se ele tivesse parado nos boxes quando o Webber volto à frente dele ele teria ficado à frente até do Massa, mas ele deu bobeira algumas voltas e acabou voltando em 8º...

Para sorte minha, do Wallacy e do Jobson, o Dick aprontou das suas e colocou o Rosberg em 7º e aí nós "fomos prá galera"!!! Nunca vibrei tanto com uma manobra do Dick!!!

Kkkkkkkkkk...

PQP Wallacy, se não é você eu assumia a liderança do bolão!!!

Kkkkkkkkkk...

E se não fosse o Webber eu teria acertado o podio, só errei o primeiro colocado, que coloquei "Alonso"...

Hehehehehehehehe...

Nisso cé tá certo Wallaçy. Realmente depois que ele assumiu a sexta posição, botou o regulamento debaixo do braço e deve ter pensado..? "saiu melhor que a encomenda" arriscar mais o que.

Mas que fêz uma bela corrida de recuperação? não podemos negar.

Agóra a equipe Ferrari errou com os dois pilotos! Pois Alonso se assustou com a manobra do DICK...por que a equipe avisou a ele que não poderia haver últrapssagéns nos metros finais...e quase que vai no muro e se vai? tudo que ele e a equipe fizeram...ia "guar-rail" abaixo ou pro espaço.

E o ZACA também...se o Hamilton tá mais ligado um pouco...poderia ter dado o bote nele também.

Quando ele viu que estava em sexto, não havia motivos para ficar desgastando ainda mais os pneus para tentar forçar o Hamilton ao erro e tentar a ultrapassagem. Para quem começou com poucas chances de pontuar, foi muito melhor ficar na dele do que tentar arriscar como o Hamilton sempre faz. Por falar no piloto de videogame, foi bastante contido hoje. De novo teve desgaste prematuro dos pneus, mas dessa vez sim resolveu poupar os pneus. Fazer milagre de correr constantemente rápido com o mesmo pneu durante uma corrida inteira nem Senna fazia isso.

Safety-car sempre existiu, mas é claro que o do Hulkenberg foi perfeitamente no timing da estratégia dele. Do contrário chegaria nos pontos mas numa posição muito mais modesta.

O Alonso patinou na saída da curva porque derepente viu um Schumacher tentando ultrapassá-lo quando a equipe de Maranello havia lhe dito que não podia fazer isso. Naquela velocidade não tem como espalhar numa curva,

A grande decepção mesmo fica por conta do Vettel. Mesmo equipamento do Webber e já é o segundo chocolate que toma.

Top 5 de Mônaco:

1) Óbvio, equipe RBR e seus pilotos. Dominaram inteiramente a corrida. Webber vai ganhar outro 10 dos blogeiros e com muita justiça.

2) A grande corrida do Alonso. Não há o que contestar, muito menos desmerecer o espanhol. É piloto pra disputar o título, mesmo em situações adversas, até a última curva da última corrida do campeonato. Só não pode bobear na última curva...

3) A polêmica, ilegal, mas bonita ultrapassagem do Schumacher. E logo em cima de quem... Não valeu, mas esquentou as críticas.

4) Kubica. A Renault não é isso tudo, mas o polaco é tudo isso...

5) O próprio circuito de Monte Carlo. Muitos não gostam, mas talvez seja o único circuito que dá pra reconhecê-lo em qualquer local da pista. Dos últimos campeões acho que só Piquet e Mansell não venceram lá...

Priscilla, dessa vez sou obrigado a discordar de ti.o Di Grassi fez sim o que deveria ter sido feito.
Com um carro que só pode andar no fundo do grid, essa foi uma ótima maneira de chamar a atenção para o trabalho dele.Tal como o Alguersuari fez com o Schumacher.A partir dali muitos começaram a ver o "Jaiminho" com outros olhos.
Agora, questionar o Di Grassi só porque ficou segurando o todo poderoso Don Fernando das Astúrias...

Webber e Massa são os únicos que pontuaram em todas as corridas. Regularidade é importante, mas sem vitórias não ganha o título. Turquia é uma grande chance pro Massa.

Obs) E não é que o B'Hengler acertou na mosca: Schumacher ia ficar atrás da Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes, Renault, Force Índia, Toro Rosso... he he he

O Alonso reclamou da fechada que tomou do Di Grassi quando ele colocou o bico do lado do carro do brasileiro. Aí gastou mais duas voltas para poder ultrapassar. Tem gente que não gosta, acha que é anti-desportivo. Para mim só é anti-desportivo caso tenha mais da metade do carro ao lado. Se tiver menos que isso estou nem aí com chororo de piloto que foi expremido para fora de uma reta a 300km/h por exemplo.

Lee Moy...aleatório foi o seu comentário...o único mérito do Alonso foi ter cumprido a estratégia da Ferrari graças ao Hulk...como elogiar um piloto que reclama de outro que tem o carro 7s mais lento,iniciante, sem patrocionador nem nada...queria que o digrassi parasse e estendesse um tapete vermelho??/passa por cima oras...F1 se não tiver bandeira azul não tem que deixar passar...e o Alonso só ficou atrás do digrassi por incompetencia própria...o Felipe não bateu nos treinos...e caro Bhelenger...o Schumy nào pensou de jeito nenhum...recebeu orientação da equipe que podia passar...e passou...com autoridade de campeão...lindo...e o Alonso se borrou todo...quase bateu no guard rail...se quiser disputar título é até a última curva...lembra do Glock e o Hamilton??

@Lee...

Sem querer ser saudosista, mas seu exemplo não é feliz porque o melhor piloto da história da F1 para poupar pneus era Senna...

Mesmo com pneus gastos, ele segurava carro muito mais rápido em pistas que permitiam a ultrapassagem...

Tenho várias referências bem claras na memória, mas só para ilustrar, Monza 87 (Piquet x Senna), Hokenhein 92 (Patrese e Mansell x Senna) e Interlagos 91 (Patrese e Mansell x Senna) deixam qualquer outro exemplo de poupar pneus e andando rápido no chapéu...

@Psicopaty...
Sorte do Dick que o Alonso não bateu, ou ele seria punido na próxima corrida, se é que não seria suspenso dela, né!!!
Kkkkkkkkkk...
Agora, passar alguém que sabe o regulamento e sabe que não se pode passar eu acho que não tem mérito algum!!!
Kkkkkkkkkk...

Como eu ja disse a reclamação do Alonso foi em relação a fechada do Di Grassi quando ele colocou o bico de lado. O que para mim é normal esse tipo de fechada. Além disse existe regras psicopaty. Mas se vc acha que o Massa está melhor que o Alonso é só ver a tabela. O máximo que o Massa fez foi fazer o mesmo tempo dos treinos livres. Não conseguiu nem bater o tempo do Alonso do segundo treino livre. Mas como não dá para discutir com vc que fica inventando argumentos nada a ver. Melhor nem perder meu tempo. Talvez você tenha mais argumentos sensatos quando o Massa for campeão mundial.

B'Hengler

O Senna abria uma vantagem suficiente para poder administrar no final. Essa era a tática do Senna, não?

Mas como eu disse, guiar uma corrida inteira sem trocar os pneus? O Senna já fez isso e ainda por cima andando no fio da navalha o tempo todo? Duvido muito.

E defender com os pneus gastos é muito diferente de atacar com os pneus gastos. Alonso conseguiu segurar o Hamilton que estava muito mais rápido na Austrália desse ano, que é uma pista que permite ultrapassagens sendo que os pneus estavam em situação lastimável também.

B´HENGLER...Eu também acompanhei inicio e fim da carreira de Senna...

Então meu amigo? menos né!!!

B´HENGLER...Eu também acompanhei inicio e fim da carreira de Senna...

Então meu amigo? menos né!!![2]

B´HENGLER...Eu também acompanhei inicio e fim da carreira de Senna...

Então meu amigo? menos né!!!

B´HENGLER...Eu também acompanhei inicio e fim da carreira de Senna...

Então meu amigo? menos né!!!

B´HENGLER...Eu também acompanhei inicio e fim da carreira de Senna...

Então meu amigo? menos né!!!

Herr B'Hengler, eu acompanhar a fim de carreirra da Senna...

Então, chucruta, menas, nain....

Sua idola....

"Parece que o Galvão Bueno, com as suas fantasias mentais" tá fazendo escola, não???

Bah, Lauteiro. A piada foi boa. Só está com inveja pq não foi vc quem pensou nela. hahahaha

Regulamentos recentes da f1...


Do mesmo modo que este artigo é novo, o 40.13 é igualmente recente. E “se a corrida terminar enquanto o SC estiver na pista, este vai entrar nos pits no fim da última volta e os carros vão receber a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens”, que se aplica ao que aconteceu em Mônaco hoje. A punição para tal é de 20 segundos.

Para quem alega que a luz verde piscada, também há uma explicação: artigo 40.11. Toda vez que o SC entrar nos pits, sem exceção, as placas que sinalizam sua presença são retiradas e luzes e bandeiras verdes entram em ação.

Não entendi, Lee.

Quanto as piadas acima...devém estar saindo de algúm "BABÃO" do Galvão...que vive e tém fantasias com o falecido e mais nada. Mas nas pistas e com bóm carro [diga se de passagém] era um bóm piloto...nada mais do que isso.

Eu escrevi que a piada foi boa e que vc só não achou muita graça pq não foi vc quem pensou nela primeiro. rsrs

Mas eu não pensei nada Lee...

E ném vi que era piada.

Eu apenas falei pro B`HÉNGLER, não exagerar quanto ao Senna.

Pois se cria tantas fantasias a respeito dele...que chega a ser cômico. Mas a realidade era bém menos, do que sonham por ai globo afóra.

Vc esta muito sério de repente, Latueiro. hahaha

Depois do champagne e da entrega das taças, os dois pilotos da RBR pularam o alambrado e cairam no mar? Ou foi depois? Nem deu vontade de ver a festa do pódia apesar do Kubica estar lá.

O próblema Lee é que depois de quase duas hóras,ouvindo as "perólas" do Galvão...voçê não tém animo para acompnhar o pódio e continuar ouvindo o Galvão.

"jamais vai me pegar sério"

Quém tém que ficar sério é o nosso ZACARIAS...Que sabia que seu compnheiro largava dos boxes...e ém 30 voltas, já estava vendo ele pelo retrovisor...

Senhores, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.

Isso prova uma coisa que eu falei no inicio do Campeonato.

Qualquer piloto pode ganhar uma corrida, se todos os outros forem fazer a mesma estratégia (ou seja, parar praticamente nas mesmas voltas).

Basta calcular (existe gente capacitada para isso lá) o momento correto para parar antes e ficar o máximo de tempo de cara para o vento.

Foi isso que o Button fez duas vezes, e uma das vezes foi por acidente.

Esquece o SC dessa corrida, Se o Alonso tivesse seguido sua estratégia normal teria se dado muito bem de qualquer forma. 26 segundos sem trafico é algo extremamente bom! Teria colocado ele perto do 10º sem esforço nenhum. Claro, nesse caso para ganhar tem que contar com algum acidente, chuva e tudo mais. Como foi o caso do Button.

Porém mesmo para um piloto que está no 4º lugar por exemplo, se ele perceber que existe uma "janela" de 10s(por exemplo) lá no meio do pelotão para andar de cara para o vento se parar logo, é o ideal. Ele vai ganhar muito mais.

Nas primeiras corridas foi o que percebemos, quase sempre os pilotos que paravam antes e ficavam muito tempo "livre" se davam bem. Rosberg quase usou a lógica inversa hoje, sabendo que os adversários voltaram do box no trafigo ele tinha pista livre para ganhar posições, perdeu a oportunidade. De qualquer forma, é esse o caminho. Para nós telespectadores essa coisa de todo mundo parar na mesma volta é um saco.

O problema é que uma parada virou praticamente padrão. Nenhum carro ta conseguindo tirar 26 segundos andando forte na pista. Tomara que as próximas corridas dê para alguem fazer isso.

Qualquer um entre os que estavam entre a terceira e 10 posição poderia ter tentando o pulo do gato igual ao Alonso. E teria se dado bem, podendo até mesmo ter ficado a frente das RBR.

A ideia nem seria tão absurda porque o Chandock a copiou.

@Lee, Latueiro, Eduardo, Piquet, Prost, Mansell e Dick...

Kkkkkkkkk...
Vocês acompanharam a carreira dele...
Mesmo assim vou relembrar para vocês o que aconteceu e porque citei os exemplos...

@Monza 87...
Senna tinha carro muito pior que as Williams de Piquet e Mansell...
Não trocou pneus e assumiu a ponta, Piquet vinha babando volta sobre volta mais rápida atrás dele...
Quando estavam a poucas voltas do fim começaram a trocar voltas mais rápidas, um final espetacular...
Um retardatário atrapalhou Senna que saiu da pista e perdeu a posição para Piquet...
Os dois continuaram trocando voltas mais rápidas até a última volta da corrida...
Uma das perseguições mais espetaculares que já assisti na F1...

@Alemanha 92...
Williams de "outro planeta", pararam para troca de pneus e Senna ficou na pista, assumindo a ponta...
Mansell não conseguia ultrapassá-lo, quando estava para desistir, errou, passou reto na gincane, embalou o carro e passou no fim da reta... Não foi punido...
Patrese perseguiu Senna até o fim da prova e numa das últimas curvas (antes do estádio) disputou freada com o brasileiro e se deu mal, saindo da pista...

@Interlagos 91...
Senna abortou a 2ª parada para troca de pneus porque tinha problemas no câmbio e "administrou a vantagem com apenas a 6ª marcha" até a vitória, que terminou sob chuva...


Sei não galera, não sou exagerado em afirmar que Senna fez muito mais na sua carreira do que o Alonso no dia de hoje como afirmou o Lee... E olha que só citei 3 exemplos!!!

Vou reproduzir o que foi escrito: "fazer milagre de correr constantemente rápido com o mesmo pneu durante uma corrida inteira nem Senna fazia isso"...

Exagerar é afirmar que um piloto que largou dos boxes e aproveitou a tática de antecipar a parada por causa de safety car, em uma pista onde os pneus duros sobravam para completar a prova, e que levou a corrida na maciota depois que viu que nada de mais poderia ser feito porque a pista simplesmente não deixa... Isso é milagre???

É habilidade sem dúvida, mas não foi nada de mais para ser lembrado pela eternidade, como foi alegado...

@Lee...
A estratégia do Alonso não funcionaria para os que estava à frente porque eles ficariam presos no tráfego como citou o Wallacy...

Este comentário foi removido pelo autor.

Mas o Alonso teve que buscar o espaço. O Massa que conhecia a estratégia exata do Alonso, se no mesmo instante que o Hulkenberg tivesse batido resolvesse entrar nos boxes teria voltado na frente do Alonso de todo o jeito. E aí poderia ter dado o pulo do gato pra cima das RBR. Mas aí é mais culpa do engenheiro que na hora não pensou nisso.

A puniçao do Shumi foi ridicula,Alonso bobeou,dormiu e tomou a ultrapassagem ora essa,acompanhei só o fim da corrida pois estava fazendo uma prova,mas fico feliz com a vitoria do Webber,nunca axei o Vettel isso tudo,se nao der pro Massa,q a red bull vença com Webber.Agora eis a questao,ha muita especulaçao que o Kimi taria na red bul em 2011,com Webber sendo campeao,duvido q a red bul vai abrir mao de algum de seus pilotos

Eu só peguei o final da carreira do Senna e ainda era muito novo. Como eu disse defender posição com os pneus desgastados outros pilotos além de Senna já conseguiram. Schumacher em 2004 estava sem freio no Canada. No Canada. E conseguiu se manter a frente de Montoya, Ralf e Alonso.

Atacar os pilotos da frente em condições de pneu muito melhor em busca da vitória sendo que largouem último, sem trocar os pneus eu queria muito saber que GP é esse que o Senna fez esse milagre. Porque é isso que vcs tão exigindo que o Alonso fizesse. E fora que Monaco não perdoa, que o diga o próprio Senna querendo dar uma volta em cima do Prost. hahahaha

Menos B'Hengler. Bem menos

Concordo com Priscilla a respeito do Di Grassi. Olha o que o Di Grassi disse depois da corrida: “Foi um final frustrante para o fim de semana, então nós precisamos melhorar para a Turquia e deixar claro nossa posição de lutarmos para ser a melhor das equipes novas”, encerrou. Se o objetivo dele é ser o melhor entre as equipes novas, pra que ficar dificultando com Alonso, que não tem nada a ver com essa história? E sabendo que a medida em que vai bloqueando Alonso, ele acaba perdendo velocidade com quem está na sua frente, uma Lotus, seu principal concorrente? A minha conclusão é que ele peca por inexperiência, quis aparecer, e mostrou que perde o foco (a Lotus) com facilidade. E tendo em vista que nunca conseguiu ser o segundo piloto da Renault, na época em que ele trabalhava lá com o Alonso, lembram? Deve ser um pouco de inveja tbm. E como disse o Alonso: "O problema é dele". Espero que ele consiga se focar direito pras próximas corridas. O Alonso fez uma corrida interessante, trocar o pneu logo no primeiro SC foi inteligente, e merece a sexta colocação. E só não conseguiu a quinta posição por conta do atraso com o Di Grassi. Passar Massa já seria demais. Dos primeiros colocados, ninguém passava ninguém. Até o Hamilton, que gosta de atacar, reconheceu a limitação da pista, qdo o rendimento dos carros é muito próximo. O que salvou essa procissão foi Alonso ter largado dos boxes, eu tenho que reconhecer...Abs a todos

Lee Moy,

Seria burrice para o Massa.

Ele voltaria lá atrás, só na frente do Alonso. Qual a verdadeira garantia que o Massa que depois ele ficara em 4º novamente? (pelo menos). Veja que quando o Webber trocou o pneu ainda voltou com 10s de vantagem.

Ele nunca iria ganhar das RBRs porque elas já estavam de cara para o vento, o máximo que o Massa teria é 5, 6 segundo no máximo de cara para o vento. Enquanto o Webber teve a corrida inteira assim.

Nesse caso ele teria que fazer ao contrario, parar por ultimo. Deixar o Webber, Vettel e Kubica parar e andar o máximo possível de cara para o vento. Porém isso não foi possível porque o pneu macio não aguentou.

B´HENGLER???

De certa forma voçê entendeu o que eu quis dizer. E acho que o Lee escreveu uma coisa e saiu ém sentido um pouco diferente.

Pelo menos para mim, não vi ném um comentário no sentido de quê o Alonso fêz um milagre na corrida de hóje. Nada de excepcional...mas fêz sim corrida inteligente aproveitando bém a situações de corrida que lhe favoreceram durante toda a prova...tanto que se acomodou por saber que não dava para fazer mais nada.

Agóra ém relação aos feitos do Senna...tudo isso que voçê citou...eu e muitos outros também vimos...e é só isso que a midia mostra...e quer que os menos informados acreditém...mas eu vi não foi 1,2,3,4,5,6,7,8,9...etc...foram muitas presepadas e patacoadas de A.Senna...e isso a midia não mostra, e ai os menos avisados não ficam sabendo de nada, não é mesmo???

Se pegarmos só os melhres momentos de Piquet, Prost, Mansell, Lauda, SHUMACHER, Alonso, Massa, Barrichello e por ai vai. E começarmos a mostrar e falar só das corridas bóas que eles fizeram...? Pronto, viram deuses da velocidade e habilidade da f1. Só que esses pilotos e outros a midia ao contrário do A.Senna...mostra muito mais os erros cometidos por eles que os acertos...dai os menos avisados ficam pensando que Senna era um deus, um ser de outro planeta ali sentado ém um carro de f1. E não era bém assim não.

Caro behlenger....qual o mérito de ralar prá passar alguém que tem o carro 7s mais lento??isso vc nao respondeu....e segundo o schumy ele recebeu informa;çao de pista livre...portanto foi prá cima...e com autoridade de campeao....na mesma curva da discordia de anos atras....foi inesquecívell...eternizou um momento...tanto que estamos aqui falando disso...alias o assunto mais comentado da corrida foi esse...kkk isso sim foi engraçado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
assim como ficar reclamando do di grassi na pista e fora dela tb....mais engraçado ainda...falou que ia sair na frente do hamilton...tá bom..."se", não existe na F1, será que ele nào aprendeu isso?? "se" o Alonso nào tivesse usado os ilegais amortecedores de massa seria apenas um mero campeão assim como damon hill, hamilton e outros tantos......mas "se"..tão somente "se"....

Este comentário foi removido pelo autor.

Esquece agora que vi que estava fazendo calculo errado.

@Lee...
Devido a sua idade não tinha como acompanhar a F1 do Senna e companhia, então dá prá entender o seu comentário, bem como a defesa ao Dick que fez no passado...
No tempo do Senna os pneus não duravam a prova toda como ontem, e várias vezes ele não parou para realizar a troca...

@Latueiro...
O Senna ganhou 6 vezes em Mônaco e ontem ficaram falando apenas do dia em que ele errou...
Não vejo as coisas como você falou aí...
Alguns podem endeusar o Senna, outros o Piquet, outros o Nelsinho, mas o que vale é o que foi feito na pista...
Senna e Piquet ficaram eternizados pelo que fizeram "DE BOM" dentro da pista, é sobre isso que estou falando...
E fizeram muita cáca também, nunca neguei isso, só usei os exemplos porque o Lee alegou que o que o Alonso fez foi milagre...

@Psicopaty...
Não sou torcedor do Alonso, sou torcedor da F1, querendo ver os melhores e mais justos vencendo honestamente...
E nisso nunca vou poder defender o Dick porque esse aí só ganha roubando, e hoje ele repetiu a escrita...
Não há mérito em fazer uma ultrapassagem contra um piloto que está sabendo que não se pode ultrapassar e está passeando na pista...
E não defendi o Alonso nessa discussão que acho tola sobre o di Grassi, o brasileiro estava lutando por posição, que poderia não ser nada para o asturiano, mas era questão de honra para quem tem carro para correr apenas na GP2...
Sobre mérito em ultrapassá-lo, Mônaco é Mônaco, lá ultrapassar é praticamente impossível...
Primeiro que o carro do di Grassi estava 3 segundos mais lento e não 7 como foi mencionado, algo parecido com o que o Coulthard enfrentou e não conseguiu passar...
Ultrapassagens dentro das normas legais sempre tem mérito, o que não pode é passar quando não pode e se vangloriar disso...

@Wallacy...
A antecipação da parada do Hamilton impediu um melhor avanço do Alonso, pois lhe tirou a pista livre pela frente...

Há! Esse é o B´HENGLER....Mas voçê sabe que a turma da globo tava com uma das conversas mais "fiada" que já ouvi sobre o Senna...Essa de que ele bateu por que queria dar uma volta no Prost. Tudo bém que o Senna é por enquanto o "rei de Mônaco...e Piquet, Prost, não tinham vergonha nén uma de dizer que não gostavam de andar ém Mônaco...ném lembro se o Prost chegou a vencer algúma lá. O Piquet eu sei que não...apenas "quase" e bateu acho que na última volta?...Então meu amigo o Senna bateu por que era um piloto que gostava de pilotar ém Mônaco e achava que ele não errava ali...e errou como tantos outros.

E não por queria dar volta ém Prost...isso é conversa pra fazer boi dormir...ok

HÁ!! Indo pra "GUILHOTINA" chamado de carinhosamente de "cirurgião dentista" eu hein...pesadelo isso sim...!!! Mas não tém outro jeito né.

Alias o B.Senna...deve ter levantado as mãos ao...? não sei onde...mas deve ter agradecido a ajuda do TIO..e do Tulli...do contrário o Karun...seria dono da melhor corrida da HRT...KKKKKKKKKKKKKKK...

@Latueiro...
Naquela prova o Prost ficou preso atrás da Ferrari do Berger e só conseguiu ultrapassar a poucas voltas do fim, aí fez a melhor volta da prova e o Senna foi dar o recado ao frances, superando a marca dele...
Só que aí o francês acomodou mas o brasileiro continuou fazendo tempo, até que raspou no guardrail na curva que antecede o túnel e parou o carro no "alambrado"...
Kkkkkkk...
Pelo menos o episódio serviu de lição...
Agora, essa história de 1 volta sobre o Prost o Galvão só contou ontem... Vai saber!!!

Bóm! K estou eu de volta...depois de uma sessão de tortura, umas duas hóras mais ou menos.

PÔ!!! O car parece eu lá na oficina...tém mesinho com tamtas ferramentas de todas formas e tamanhos..."e uma secretária..meu deus do céu"...

Agóra tô aqui...parece que fiz uma luta com O M.TAYSON...nos bóns tempos dele nos ringues e o pior ...sém usar protetor algúm...

Próximo roud...quinta feira...e o pior não tenho ném uma estratégia para contratacar o cara de luvas brancas..."más aquela secretária vale o sacrifiçio...há!! se vale!!!

Muito bém...então deixando o passado de lado...vamos voltar a realidade da f1.

E a realidade mostra que é bóm, o badalado Vettel...ficar de butuca...acho que ainda não disseram a ele que o Button? era do mesmo jeito do Webber...ou seja um piloto comunzaço...mas pegou um carro bóm e foi "campeão"...

Então é bóm ele botar as barbas de molho...pois se tomar outra tamancada do Austráliano na Turquia??? Pode ser que fique dificil de tirar o entusiasmo do Austráliano. Depois !!!

Bem, não sei se o comentário vai interessar, mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.

A ta,o Di Grassi devia abrir pra o chorao do Alonso passar?Pow,se o Alonso eh o fodao ele q passe,nem q seja por cima,rsrs,q ridiculo,com um aviao nas maos ter perdido tanto tempo atras do carrinho de rolimã do Luca,isso só mostra o quanto o Di Grassi eh bom piloto,nao abre pro Alonso,enquanto ja teve piloto brasileiro q ate acertava o muro pro Alonso ganhar,desse o Alonso jamais reclamou,rsrs.Engraçado,o Di Grassi nao deixa o Alonso ultrapassa-lo pq tem inveja dele?Entao se deixasse ele passar o Di Grassi nao seria um invejoso?rsrsrs,essa foi demais,eh obvio q qualqr piloto novato tem inveja positiva de almejar um dia ser um bom piloto como o chorao do Alonso,só q jamais vai ter qualqr chance de conseguir abrindo as perninhas pra Alonso,Hamilton nao me deixa mentir,nao eh a toa q eh o show man da f1 atual.

Quando agente pensa que o "ZUADOR"...sarou...ele dá uma recaida braba!! tém jeito não!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

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