5 de nov. de 2009

Toyota deixa Fórmula1

Mais uma equipe da Fórmula1 abandona a categoria.

A equipe Toyota, que já apontava em rumores o possível abandono, confirmou que deixará a Fórmula 1 devido à crise.


A equipe japonesa entrou na F1 em 2002 e desde então conseguiu 33 pódios , porém nenhuma vitória. Os responsáveis pela "Toyota Motor" pediram perdão pela saída da categoria e pela falta dos resultados esperados.

Sendo assim, a Toyota é mais uma das grandes marcas japonesas que abandona o esporte a motor. Antes tivemos a saída da Honda, da F1, da Suzuki e da Subaru, dos rallies e das motos. Se somamos a estas marcas a saída anunciada da Bridgestone, no próximo ano, podemos dizer que o mercado japonês foi o que mais sentiu na pele as consequências da crise.


Será mais uma equipe a buscar comprador até o final do ano para que possa garantir uma vaga 2010.

A saída da marca japonesa dá esperanças a BMW-Sauber que aguarda, "na reserva", um lugar no grid de 2010, com novo proprietário, já que anunciou, também, sua saída da categoria em 2010.

33 comentários:

A Ferrari soltou um comunicado em que afirma não acreditar que o motivo da saída dos japoneses (Honda, Toyota e Bridgestone) e alemães (BMW) foi a crise mundial.
Tudo leva a crer que foi a política adotada pela FIA ao longo dos últimos anos, em sua ganância pelos lucro$, esquecendo-se do lado desportivo.
Aos que acreditam no profeta Max "Tiazinha" Mosley, quando disse que as montadoras não estavam nem aí pra F1, não dava mesmo pra ficar com essa tirania dele e da Vovó Mafalda(Bernie Ecclestone).Essas saídas foram consequência dessa política do "Venha a nós, a Vosso reino...nada!".

Hola !

Como andas ?

Bueno espero que visites mi blog de IndyCar que fue creado en julio. Avisame asi te pongo en mis blogs amigos ! ! !

Un Abrazo

=]

Bruno Tarulli

http://indycaraldia.blogspot.com/

@Eduardo...
Neste ponto lhe dou razão... E vou até mais longe... As montadoras estão na F1 para lavar dinheiro... Imagine se um aerofólio dianteiro custa US$ 270 mil... Nem aqui e muito menos na China... Ele vale uns 500tão e olhe lá!!! É o mesmo que a Globo faz com a Fundação Roberto Marinho, faz nota de 10 milhões para um montante de 10 mil e abate 5 milhões do imposto de renda!!!
Como as montadoras viram que a FIA rumava para barrar a "farra" partiram para outra!!!
E só!!!

Fazendo um camparativo com o futebol... Alguém acredita que o Real Madrid pagou tudo aquilo pelo Kaká e pelo C. Ronaldo???

Já pensou se a FIFA resolve que acabou essa de "passe" de jogador e a partir de agora os clubes contratam os jogadores igual você contrata um empregado em sua empresa, pagando US$ XX.XXX,XX por mês??? Seria a maior debandada da história dos patrocinadores do futebol, que só estão lá para lavar uma graninha (básica por sinal)!!!

O Trulli ganhou uma corrida se nao me engano

Com certeza a política da FIA deu uma graaande força pra essa debandada de marcas mas vejam vcs que nao foi só na F1. O rallie é controlado pela FIA, mas e as motos, por exemplo?! Entao isso foi uma mescla de tudo, FIA, economia, falta de resultados e consequentemente lucros, enfim...

Sobre a sua comparaçao B'Hengler, com os jogadores de futebol, vc viu que aqui na Spanha criaram a "Lei Beckham"? onde jogadores que ganham mais de sei lá..1 milhao por ano,por exemplo, tem que pagar tantos % de imposto de renda. Isso tá dando um quiprócó e estao até ameaçando paralizar a Liga...

Zuador,

O Trulli venceu com Renault, com a Toyota nao...Fez pole e tudo mas a equipe ficou no zero.

Ah! É o 43% de imposto de renda dos jogadores extrangeiros que jogam aqui. Cristiano, Kaká, Ibrahimovich estao em pânico...rs

@Priscilla...
Mas este imposto é sobre o salário... Me referi ao valor da compra destes jogadores!!! Se tacharem a transferência dos jogadores ao invés dos salários a farra acaba!!!

E a Renault deixou para decidir seu futuro para o fim de 2009... Espertos eles... Se a Toyota for vendida eles podem cascar fora sem pagar a multa!!!

Bóm Priscilla e galera. Desculpém a minha "auséncia por motivos de força maior" pois abro a net,e não consigo com toda certeza, chegar a denominador do que realmente está acontecendo na atual f1.!! Dai...a minha falta de ter o que argúmentar nos blogs. Não sou de ficar nadando contra a correnteza...mas também não fico só a favor [pois é muito fácil]. Sempre postei comentáios indiferentes a presença ou não das montadoras na f1. O lado bóm?? é que, a f1...passou a ter investimentos pesados,tanto no que diz há...$$$ ou no marketing da categória. Não tém nada igual!! O lado ruin...a f1 se tornou um esporte restrito a poucos e com muito..$$$. Um bóm ex: Os circuitos tradicionais que foram excluidos e mais os que virão a ser também. Os próbelmas deles,não são a falta de segurança ou modernidade...não. É falta de...$$ mesmo. [brasil que se cuide] Por isso quase não toco nesse assunto e não me surpreendeu a saida da Toyota e a possivél saida da Renault? "não precisa de bola de cristal e ném senssor de aranha,para saber o resultado."

E quanto ao "FENÔNIMO KOBAYASHI??"...Vmos com calma! A toyota,já a 3 temporadas esteve muito forte...só não teve piloto. Tentem imaginar esse carro dirigido por trulli e glock...dirigido por um Raikkone,Alonso,Hamilton ou até o Kubica...??? Coencidencias ou não...o japa só apareceu e fez barulho ém cima do Button.[Barrichelo também fez] No brasi um decimo lugar erdado com os enrroscos e abandonos na largada. E ém YAS MARINA....sexto lugar...e ferrari,renault e bmw lá atráz..tudo normal pelo carro da toyota. Mesmo sendo estreia e com campeonato já decidido[alguém tinha dúvidas??] ainda teve a judas dos próblemas que citei nos dois gps. Do cotrário seria 14 no brasil e talvez 12 ém abhu dhab. E seria só mais um japa na f1 e não o Fenônimo japonez que estão pintando.

@Latueiro...
Neste ponto sobre o Kobayashi você não deixa de ter razão!!! E não vamos esquecer que a "extraordinária" ultrapassagem sobre o Button em Abu Dhabi tinha o detalhe do japonês estar leve e o Button pesado, sem contar que o inglês passou reto na curva, e aí até o Massa daria um "X" ou ultrapassaria 2 carros como o ocorrido no Canadá em 2008!!!

Não acho que um Alonso, Raikkonen ou Hamilton fizessem algo muito melhor do que fizeram a dupla Trulli/Glock. O motor Toyota é nitidamente fraco.
É o mesmo caso do motor Honda.
Eu duvido que a Brawn tivesse o mesmo desempenho que teve este ano se usasse o motor Honda.

Fiquei surpreso com a noticia de que a Toyota não vai vender seu espolio para algum comprador.
Que atitude mesquinha: Prefere ver seus funcionarios no olho da rua.
Devem estar com medo de que alguem assuma o controle do time e faça a coisa funcionar pra valer, assim como fez Ross Brawn.
Acho que se isso acontecesse o Tadashi Yamashima alem de chorar cometeria o Arakiri.

Opiniões aparte, eu discordo do Aderson. O próblema da toyota é o mesmo da wilhans. Essas duas equipes mostraram e muito o quanto esse motor toyota empurra. Tanto ém treinos quanto ém corridas. Um bó ex: É a wilhans, que demorou um pouco a conseguir conciliar o motor com a carroceria, mas já no meio da temporada de 2008...já dava melhoras dessa relação motor-carroceria. Mas as duas equipes tiveram os mesmos próblemas. Faltou pilotos com o [V] de vitória no sangue. Ou alguém acredita que...Rosberg,Nakajima,Trulli e Glock...ténham esse [V de vtória no sangue???]....eu não!!

Ah! Latueiro...Tirando o Rosberg os outros 3 nao sao "santos de minha devoçao". Nao que o Rosberg seja, mas o cara foi o 5º melhor o ano e nao foi a toa. Talvez com um carro melhor ele se dê bem.

O problema da Toyota talvez seja o de toda equipe japonesa:nao sao capazes de fazer uma equipe vencedora e nao digo só na F1. Equipes fortes sim, vencedoras nao.

Li no tazio um motivo que explica de fato o fraquissimo desempenho da Toyota e que o latueiro destacou muito bem, a falta de um piloto agregador e motivador. Achar alguem que desse uma identidade para o time, desde que a Toyota entrou na F1 sempre contratou pilotos experientes e a maioria buscava uma motivação para continuar na F1. Encontrou o piloto para agregar o time que era o Kobayashi, mas tarde demais. Não que eu ache que ele tenha potencial para ser um grande piloto, mas com certeza ele iria dar muita motivação para os funcionários. Outra coisa que eu acho que sempre faltou foi alguem na parte tecnica da equipe acima da média, seja na aerodinamica, mecanica, etc. Os carros da Toyota, exceto essa temporada, sempre foi cópias dos outros carros, um verdadeiro remendo.

Na verdade Lee Moy? Voçê quer dizer que faltou a toyota...um Nelson Piquet...que sempre conseguia fazer sessa conciliação de motor/carroceria...e viçe-versa. E claro,um piloto com cacuete de vencedor. Minha cara Priscilla...o Rosberg,é sim um bóm piloto...mas na hóra do vamos ver...tém deixado a desejar. Com carro vencedor até o Button foi campeão dessa temporada...confere.[não sei se sei...mas ta aparecendo letras que não teclei]

Um Nelson Piquet seria perfeito para qualquer time. rsrs

Mas não precisa de tanto para ter conseguido uma vitória ao menos. A Jordan entre 1998-1999 conseguiu agregar inúmeros talentos que fizeram um carro que deu vitórias e pódios. Depois a vaca foi pro brejo porque as equipes com maior poderio economico levaram os caras bons, inclusive alguns deles trabalharam nos carros da Renault que levaram ao bicampeonato do Alonso.

A RBR foi muito esperta em levar o Adrian Newey para projetar seus carros.

McLaren e Ferrari sempre estão buscando os engenheiros de destaque no circo da F1.

Só a Toyota que quis apostar nos seus talentos próprios. Mudaram um pouco a filosofia, mas tanto que nos ultimos anos conseguiram resultados mais decentes.

E francamente,eu prefiro uma f1...com equipes de f1.[que voçês chamam de equipes garagistas] Sempre achei que as montadoras deveria ser fornecedoras de propulsores e só. E outra...porém?? as montadoras supervalorisão pilotos sém requinte algúm para a catégoria...e fodém a carreira de muitas promessas saidas das bases[f-3,gp2 etc...] A renault,é um bóm ex:...desde que adquiriu a equipe Benetton...apenas o Kubica que veio das bases se salvou,os outros que lá iniciaram a carreira..todos se [f*...] e isso estou mencionando apenas a Montadora Renault. E tém[tinha] um monte delas na f1.

Acho que o problema da Toyota era uma junção de tudo que foi escrito...

Faltou piloto, faltou equipe e, principalmente, faltou motor, muito motor por sinal!!! Lembro que em várias pistas a Toyota tinha o carro mais rápido nas curvas e o mais lento nas retas!!! Lembra a Honda, que em 2009 batizada de BrawnGP e motor Mercedes, foi imbatível em várias pistas!!!

No início do ano o Rubinho até deu uma aliviada sobre a diferença de motor, mas no final do ano declarou que ele fazia toda a diferença!!!

O motor Toyota além de menos potente era o mais beberrão da F1 2009...

Mesmo assim B´hengler...ém circuitos de baixa,ela teve carro para vencer! não só uma vêz. Mas com os pilotos que sempre teve...? missão impossivél. E a novata LOTUS...quer começar por ele??..

Alias B´hengler...voçê é sim um génio intelectual? Vá lá no blog do Livio Oriocchio,e tente decifrar o texto[grande] que ele escreveu sobre a equipe Toyota,para nós. Ele convive o mundo da f1...lá de dentro. Achei interessante,mas não decifrei bém o que ele quis mostrar.

Alguém poderia ajudar com um detalhe. Como já frisei aqui mesmo. Esse embrólio todo envolvendo Nelsinho Piquet...continua me parecendo meio artificial. A poeira abaixou rápido...todas as partes evolvidas...quém diz ter sido prejudicado...equipes,fota,fia,fom....pilotos. Só a imprenssa brasuca[não são todas ] continua sém ter o que comentár..então fica soltando foguetes pequenos e esperando o que vai dar. Continuo penssando que nesse mato teve muito mais coelhos...do que os que estavam na moita. Ob...Regras novas e carros mais pesados, mais equipes no grid. E quém foi que mais treinou com carro mais pesado e fêz quase todas as corridas nessa situação com mais combustivél...??? Ele mesmo. Nelsinho Piquet...atualmente desempregado [?]

Putz! Pior é que é hein, Latueiro?!

Mas os carros mudarao muito para a próxima temporada, entao nao sei se a "experiência" do Piquet servirá de algo.

Ainda vou falar sobre as mudanças e o que afeta...Teremos muito assunto até Janeiro...

Beleza Priscilla. Como voçê bém frisou...os carros irão mudar muito para 2010. Mas eu penssei,ém um detalhe que muitos também comentáram aqui mesmo. Nelsinho sempre fêz bóas largadas e ganhando posições...só que mais pesado,ficava dificil segurar a posição...e mais passivél a erros. Mas se estiver no grid de 2010...certamente será de grande ajuda,já que estáram todos praticamente com os mesmos pesos.

@Latueiro...
Aquilo foi um elogio??? Kkkkkk... Brincadeira, de gênio eu não tenho nada, a não ser o "gênio" explosivo!!! Kkkkkkk... Intelectual entã!!!
O texto do Livio, além de extenso e repetitivo, só falou que os empregados não se dedicavam como se esperava em um time que queria ser campeão!!! E isso vale para tudo, construção de chassis, pilotos e engenheiros (inclusive dos motores!!!)...
Alega que faltou um líder para conseguir agregar esse espírito vitorioso ao time...
Lembro que os maiores líderes que conheci na F1 estavam dentro do cockpit... Piquet, Senna e Prost sempre tinham carros competitivos não apenas por serem ótimos pilotos, mas também porque sabiam liderar toda a equipe para buscarem as vitórias!!!

Isso mesmo B´HENGLER. Se fisermos um resumo do texto do Livio...baterá mais ou menos com que debatemos ontém não??

[Caramba...as férias,vão ser longas...!!!]

Nada de férias longas, Latueiro!rs

Acabei de chegar de Jarama, onde aconteceu a última etapa da Superleague. Ainda estou me "recuperando", pq a gente chega em casa tao cansado quanto o piloto..hahahah

Mas enfim, nao se preocupe que eu já estou preparando todo o "especial" dessas férias e assunto nao vai faltar aqui no Guard Rail,ok?!

Confia em mim...

Beleza Priscilla!! Vamos aguardar.... e próvalvemente, teremos mais um colega, fanzaço de f1. Vou passar o endereço a ele. Pri...voçê consegue descobrir algúma coisa,dessa prova de kart que Piquet jr, participa na Colombia??

Ai galera, uma forma bóa de passar o tempo...quando não se está tendo muito o que ém casa.
http://www.youtube.com/watch?v=nAXY0-91jPs

Latueiro,

Vou dar um jeito tá?!E te falo...

Sobre o vídeo...me lembrou que pra esse Natal eu "tenho" que me dar um volante pra Play...rs

OK?....Esse video com o N.Rosberg é só uma mostra, mas o bóm mesmo é voçê brigar com o carro. Hó dei azar...peguei muitas pistas com chuva. Como disse nosso amigo Briatori...parece que estás num festival de rodadas!!!

Meu teclado....terei que ficar de olho no que escrevo. Tá feia a coisa.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More