21 de jan. de 2009

Os "bicos" da Renault

Esse foi o modelo que apareceu na web da equipe Renault justo no dia do lançamento do R29.


Reparem no aerofólio dianteiro. Poderia ser esse o "bico" que não passou no crash-test ou uma alternativa a ser utilizada em algum teste futuro?

Por aqui, o assunto repercutiu. Li que a própria web explicou o fato dos carros serem diferentes: um desenho feito no computador antes do lançamento do R29, mas...Isso é óbvio, não?! Enfim...o tempo dirá...


Mas sobre o bico utilizado até agora, no site F1Technical.net , eles explicam o porquê do "nariz tão grande" da Renault: o lastre.

Com os novos slicks é necessário ganhar peso na frente para equilibrar o carro, até mesmo pela introdução do Kers.

O bico é mais largo para fazer com que a maior quantidade possível de ar passe sobre ele.

O único que não entendi é como fica nesse caso o desgaste dos pneus, já que os dianteiros têm uma tendência a desgastar mais rapidamente e com o peso todo aí...

6 comentários:

Pelo que li parece que os carros estão saindo de traseira, talvez pelo menor aerofólio traseiro...

Se for isso, o lastro deveria ficar atrás e não na frente!!!

De qualquer maneira, o bico da Renault lembra em parte o da BMW, mais largo, enquanto as demais equipes preferiram o tradicional bico afinado...

Olhando bem esse R29 ae da foto, dá a impressão que é o R28 "maquiado" como R29.
Não só o bico do R29 é mais largo como a area do cockpit é maior. É mais "robusta".

Nesse R29 com bico fino, a saida do escapamento é menor. A asa dianteira tem desenho diferente da apresentada em Portugal. A suspensão traseira é menos carenada.

Provavelmente esse R29 de bico fino foi uma versão que a Renault fez pra uso em tunel de vento.

B'Hengler,

Eu li a mesma coisa e vendo o vídeo dos treinos no Algarve, é exatamente isso o que acontece: os carros saem de traseira.

Talvez o pessoal do F1Technical tenha se equivocado nessa...

Aderson,

O que me deixou com dúvidas logo no início foi justamente essa carenagem tao redondinha. Na foto do Piquet a gente vê que é muito mais quadrada...

É provável que o carro seja um R28 "maquiado",mas e o bico? Poderia ser uma opçao? Ou foi só uma hipótese pra montar esse "fake"?

Essa é a dúvida...

Bjs

Priscilla, acho que esse bico fino não seja uma opção porque o bico quadradão alem de oferecer mais pressão aerodinamica, oferece mais espaço pra instalar alguma coisa que a Renault está usando. Sem esquecer do lastro.
Não só a Renault está usando esse bico mais largo, Williams e BMW tambem. Então se isso funcionar e der mais gripe aos carros, é provavel que Mclarem e Ferrari copiem.

Sobre esse negocio dos carros saindo de traseira, a Mclarem andou usando a asa traseira de 2008 no carro novo, será que tem haver? O Trulli já disse que tá muito dificil de segurar o carro na chuva.

Aderson,

Pelo que eu sei, a Mclaren usou o aerofólio de 2008 por segurança. Como a pista estava molhada e os carros com uma dificultade natural de serem controlados, eles optaram pelo aerofólio antigo.

Sobre o bico, apesar de ter ficado com a "pulga atrás da orelha" no início, agora penso como vc, e é justamente o que o pessoal da F1 Technical comentou: o bico largo deixa mais espaço no carro e oferece maior pressao sobre ele.

Priscilla, desconfiei que o uso do aerofolio 2008 era por questão de um gripe maior por causa da chuva, coisa que o Trulli já tinha alertado.

Mas ae fica a pergunta: Está muito perigoso segurar um F1 atual na pista molhada?
E quando houver uma corrida na chuva, tipo Silverstone 2008, como vai ser?

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More