7 de abr. de 2010

Explicações de Alonso sobre os problema na Malásia

O piloto aclara as dúvidas sobre o problema na embreagem e a quebra do motor

Fernando Alonso aclarou muitas das dúvidas que surgiram após o GP da Malásia, onde rompeu seu motor Ferrari na penúltima volta, quando perseguia a Jenson Button pela 7º posição.

Fernando correu em Sepang com a embreagem danificada desde a volta de aquecimento.


A quebra do motor foi devido ao problema nas marchas?

"Não, não creio que a quebra tenha que ver com o problema no cambio. A transmissão quebrou já na volta de aquecimento e o que aconteceu é que eu não tinha nenhum tipo de freio-motor. esse era meu grande problema nas curvas.Eu freiava, escolhia a marcha para essa curva e acelerava forte pra que a marcha entrasse. Conduzir assim durante 54 voltas é algo quase impossível. Foi a corrida mais difícil da minha vida".

Deve ter sido um inferno...
"Mais que um inferno. O que você tem que fazer é adaptar todo o carro a essa nova situação, colocar todo o freio nas rodas traseiras. Ao não ter freio-motor é como chegar a uma curva e pisar embreagem e freio. esse é o único freio que você tem. Para tentar qualquer ultrapassagem ou algo assim apurar a freiada tendo que reduzir e logo dar uma acelerada porque você passa da linha ótima(adequada). Apenas queria terminar a corrida, não queria chuva nem nada estranho porque, tal como estava o carro seria impossível terminar. Tinha dois pontos mas é melhor abandonar quando está em 9º do que quando está em primeiro. Tao pouco é pra tanto".

Achou que passaria o Button ou foi desespero?
"Sabia que não ia conseguir, mas faltavam duas voltas para o final. Então você tenta, mas é mais um sinal de frustração do que uma tentativa séria".

O problema no cambio te atrapalhou na largada?
"Na largada fui bem, e quando freiei, reduzi as marchas e o carro ficou em ponto morto. Fiquei fora da traçada sem saber o que fazer, e acelerei, e quando vi que a marcha entrava já sabia o que tinha que fazer pro resultado da corrida. Perdi posições por isso".



Foi correta a decisão de parar tão tarde nos boxes?
"No final da corrida sempre é a ocasião perfeita para saber quando deveria ter parado ou não. Com o carro tão mal, se chega a chover quando fiz a parada, quando estava em 4º ou 5º, teria sido uma super estratégia. Sempre é difícil acertar e acho que nem ganhei nem perdi nada com a parada".

Te preocupa que seu companheiro de equipe seja líder?
"Depois de 3 corridas importa pouco quem vai líder ou não. Fiz 3 fins de semana bem completos. Me sinto bem e confiado para, nos próximos GP's, quando as coisas se normalizem e largue entre os 3 ou 4 primeiros, para optar a ganhar. Assim foi em Bahrein, em Melbourne estava em 22º na primeira curva e aqui 21º. Se tenho outro fim de semana normal, como o primeiro, estou convencido de que poderei recuperar a liderança".

Quais são suas sensações após o abandono?

"De cara ao Campeonato estou reforçado. O fato de que em uma corrida com problema tenha lutado de igual para igual com os demais me dá muita confiança. Nunca tinha feito um GP assim, adaptando tanto a forma de conduzir e com tempos razoáveis. Sei que pelo resultado isso se esquecerá das portas para fora, mas das portas para dentro, sabemos que esta foi a melhor corrida da minha vida. Direi isso dentro de uns anos e pensarão que estou louco".

Fonte: Carlos Miquel - AS.com

30 comentários:

Alonso fez uma corridaça mesmo. Depois de saber que ainda foi desse jeito só tenho mais certeza disso.

Ele meio que confirmou minha "teoria" a respeito do atraso no pit stop, não???

Kkkkkkk...

Como sei sobre o frear estranho. o Wallacy estava só considerando os carros de meros mortais como nós que o cambio é manual. Na hora da freada, pisa no pedal de embreagem e no freio. Me lembro do meu pai quando peguei o carro depois de ter conseguido a carteira de motorista, para na hora de reduzir a marcha colocar as marchas menores para o freio-motor auxliar nas frenagens. Como nunca dirigi um carro de cambio semi-automático ou automático, não tinha certeza sobre o lance do freio-motor então não falei resolvi esperar pela explicação.

Queria ver se 3/4 desse grid conseguiria se adaptar na marra e guiar um carro nessas condições. Teria muita gente encostando o carro depois de três voltas.

Bem, acoteceu o que eu imaginava.

A quebra realmente não teve nada haver com o cambio. Muito provavelmente por causa do aquecimento do motor ao ficar muito tempo no vácuo.

E bem, eu considerei um carro automático, já "pilotei" alguns. Por isso minimizei o problema e a afirmação de que 3/4 do grid não faria isso.

Até hoje nunca vi um piloto parar por "frear estranho" porém sempre vejo algum com problemas semelhantes.

Claro, confesso que também acho que poucos pilotos conseguiria se adaptar "tão bem" quanto ele, porém DUVIDO que tenha sido tão difícil quando ele disse que é.

Para um piloto de kart pode até ser, porém considero eu isso o "mínimo" de um piloto de F-1.

Difícil mesmo é pilotar sem algumas marchas, e isso acontece com bem mais freqüência.

De qualquer forma... Tanto faz, difícil ou não isso não muda nada agora.

Bem, quanto a ultrapassagem sobre o Button, interessante saber que ele não considerava que seria possível ultrapassa-lo. Sendo assim foi só uma displicência momentânea. Nesse caso devo desculpas ao Alonso por uma possível arrogância ao achar que conseguira ultrapassar o Button daquela forma.

B'Hengler,

Pois é, eu pensava o mesmo. Essa coisa de não ficar atrás do Massa não colou muito para mim não.

Não fazia sentido perder mais de 1s por volta propositalmente, para no final ter que tirar uma diferença ainda maior dos adversários.

Bem o incrível mesmo é que ele conseguiu adaptar seu estilo de frenagem sem ter detonado os pneus traseiros.

Realmente, Lee MOy, com problemas e tudo o cara ainda conservou os pneus...

Bom, eu até acreditei na explicaçao do Marc Gené sobre o porque de parar tarde, mas a explicaçao do Alonso me pareceu simples e sincera...;)

Aliás, em todas as perguntas achei ele bem sincero, como na pergunta sobre a ultrapassagem...

Também tive essa impressão.

Na verdade, para os pilotos isso é só mais um acontecimento de corrida. Faz parte da carreira.

Nós torcedores que fazemos um "aué" com qualquer coisa.

Não sei se vocês viram, porém segundo a Ferrari, eles quebraram por causa da McLarem.

Segue: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1560512-15011,00-FERRARI+DESCOBRE+FALHAS+EM+MOTORES+E+VAI+TRABALHAR+PARA+MELHORAR+CONFIABILI.html

É... mesmo duvidando desta história toda de falta de embreagem, de marcha e tal, somos obrigados a admitir que ele fez um corridão e que se divertiu pacas...

No caso da demora pra ir ao pit, não foi só pela espera da chuva, mas sim por um dilúvio semelhante ao do ano passado, que com certeza a prova seria interrompida e se ele estivesse numa posição bem a frente teria sido espetacular para ele. Ele frisa que não queria que chovesse e que a corrida continuasse, pois de nada valeria estar na frente, pois seria ultrapassado por muitos, devido aos problemas de seu carro.

Sinceramente, fico na dúvida se foi a melhor corrida como ele mesmo diz no final do texto, já que não a completou, desperdiçou 2 pontos, quebrou o motor e perdeu a condição de líder para o companheiro.

Além disso, só atacou o Button no final da prova por não ter sido mais cerebral. Achou que conseguiria mais pela empolgação ou pelo desespero.

Resumindo: Alonso andou rápido, mas não atacou ninguém e nem foi atacado por ninguém. Mas não deixe de ter razão que tenha sido a corrida mais difícil.

Guilherme (RJ)

Bóa noite moçada,vejo que o papo hóje...foi mais descontráido não?
Ficarei com a mesma opinião de voçês.

Más acho que é bóm o ZACA botar a barba de molho com o espanhol.

Ficou evidente nessa entrevista! que ele não achou nada interessante, ficar atráz do companheiro de equipe, na pontuação do campeonato..mesmo sendo só a terceira corrida.

Sobre a questão do câmbio, se levantou aqui a dúvida sobre a diferença de reduzir com o freio motor ou não...

Bom, eu tenho carro com câmbio automático e na hora de andar na estrada a coisa é uma "m&rd@", porque você perde a redução natural do freio motor, e o carro fica como se você pisasse na embreagem para fazer a curva...

Tanto é que tenho que reduzir sempre para o "modo esportivo" para que o carro firme na pista e dê mais segurança ao motorista...

O Alonso teve este problema na corrida, então a coisa era feia, porque fazer curva assim na estrada em condições normais de direção já é um "pé no s@c0", imagine em uma competição do nível da F1...

Méritos dele que conseguiu ser competitivo com todo este problemão!!!

Bolas...agóra o B´HENGLER, me deixou cabrero de vêz!

Até poucos dias,eu ainda tinha uma "caloi 10" com as marchas estragadas ém canto no quintal.

Meu cunhado me pediu ela e eu dei.

Agóra tó a apé...de verdade ufa...

Se cunhado fosse coisa boa, não começava com c...
Alguns reclamam das sogras.Eu só tenho uma queixa conta a minha:ela pariu onze vezes!Tenho dez cunhados!
Sempre tem ao menos dois por vez aqui em casa para me assombrar.
Quanto tempo não ouço falar de uma Caloi 10, Latueiro!Sonhava em ter uma em minha infância/adolescência.
Aposto que seu cunhado já deve tê-la trocado por um rádio AM...

kkkkkkkkkkkkkkk!!!!...Eduardo Di Campos, ao contrário eu adoro minha "sogra"...verdade!

E esse cunhado, de sete é o único que me dou bém. Por isso a dei a ele. Acredito que vai gastar um pouco...mas irá colocala rodando.

Dias atráz cê me deixou "babando" ao mencionar a palavra "LP"! Lembrei me, das tentativas em vão de comprar um "3X1 sharp stério" esse sim produz um verdadeiro son stério...não deu,fazer o quê ? Então é acompanhar a modernidade não.

Meu 3X1 é Philco.Aos poucos vou matando minha vontade de ouvir meus A-has, RPM, Capital, Nenhum de Nós, Duran Duran, Elvis, Asia...mais ou menos 80 LP's.

Agora o Eduardo "ressucitou" os LP's...
Também tenho um monte, só que já não tenho onde ouvir!!! Kkkkkk... Aposentei meu 4 x 1 Sansung faz tempo, nem sei se liga mais!!!
Por isso comprei as coleções completas no "lime wire"... Kkkkkkkk...
É A-Ha, U2, Simple Minds, Oingo Boingo, Crash Test Dumies, Alphaville, Europe, Men at Work, Erasure, Pet Shop Boys, REM, The Outfield, Seal, The Bolshoi, Roxette, Ramones, Midnigth Oil, Depesh Mode, Aerosmith e Bon Jovi...
O pior é que hoje, vendo os clipes que eram inascessíveis na época, dá uma vergonha do tanto de "viadagem" que tinha!!! Kkkkkkk...

PS: Sem nenhum tipo de preconceito aí!!!

Faltou os nacionais: RPM, Ultrage a Rigor, Leo Jaime, Plebe Rude, Capital Inicial, Kid Abelha, Hanoi Hanoi, Titãs, Lobão, Engenheiros do Hawai, Ira, etc...

Dureza é o seu filho rir das músicas e seriados que tu adorava quando tinha a idade dele.O meu Pedro riu quando coloquei um dvd do Spectreman outro dia...
Quanto à viadagem dos artistas dos anos 80, B'Hengler, nada de anormal.Antes havia uma insinuação.Hoje já está tudo escrachado.
Quando mudei de Brasília para BH, odiava as perguntas sobre Legião Urbana, pois sempre gostei mais do Capital(até o sucesso comercial do Acústico).
Mas para mim o melhor de todos sempre foi o Nenhum de Nós.

Pô, esqueci o Legião Urbana!!! Deve ser a idade!!!

E o Sam Michael, da Williams, tece elogios maravilhosos ao piloto, perguntando-se "como ele nunca foi campeão", e depois o compara, "tão bom quanto Frentzen e Damon Hill"!!!

Que é isso!!! Compara com piloto de verdade...


PS: Não vale compará-lo contra um ex-companheiro de Ferrari que está ficando atrás dele na classificação "munido" de uma Mercedes... Kkkkkkk...

Essa comparação é fim de carreira mesmo.Não vejo mais um objetivo, uma razão para o Barrichello ainda ter um carro para guiar.Vai ensinar ao Hulkenberger a ficar verde de raiva...

Ah, nem tinha visto antes direito...

B'Hengles, eu uso o modo automatico na estrada.

A sensação "bambolê", passa com o tempo. É que não estamos acostumados com um carro que não desacelera nas curvas, dai da medo, é como se o carro fosse sair pela tangente, até porque ele tem o centro de gravidade alto (pelo menos os f-1 tem centro de gravidade baixo). Porém depois que pega as manhas é muito mais tranquilo.

@Wallacy...
É que tem o fator "velocidade" envolvido aí, né... Eu não sou muito de respeitar os tal 110 Km/h...
O que não quer dizer que cometos "exageros", se precisar ficar 20 Km atrás de um caminhão a 10 Km/h não tem problema... Mas com a pista livre o "troço" rende!!!
Que a PRF não me leia... Kkkkkkk...

Fiquei sabendo que a Nicole Rosberg declarou seu amor ao Atlético Mineiro e que a partir da China sua Mercedes vai ser cor de rosa.Agora é a flexa do amor...

É só desviar um pouco do assunto que só sobram nós: Latueiro, B'Hengler e eu.

Rubinho melhor que varios campeões, segue: LINK

É, verdade Eduardo Di Campos.

Eu tó aqui na net já a algúm tempo, e sém muito assunto aqui no blog. Entrei porquê voçê citou o meu nick.

Tó acompnhando ém outros sites e blogs...o alvoroço que o Nelsinho Piquet,está causando na "viúvada", já que daqui pro fim do ano, irá participar de várias provas. Já começou treinos livres ém curitiba...como se estivesse ém casa e se ganhar a prova então??

E claro nã ter ficado ném um pouco "surpreso" com esse novo apoio de Ecclestone a uma possivél volta de Briatori a f1 ém 2012...

É como o Nelsinho havia dito ém uma entrevista! "só qué está lá dentro da f1...sabe como funcionam as coisas la dentro...quém está do lado de fora?? fàz suposições!"


Dando uma força a mais para voçês tém mais uma turminha dos "LPs" dando sopa por ai também no velho e selecionado "compacto-disk"..é isso mesmo não?? Aquele vinil pequeno,4 musicas no maximo,se não me falha a cuca.

Amado Batista...M.Greique...N.Gonçalves...Roupa Nova...Yahoo...mutantes...R.Seixas...Fholhas...Tião carreiro e Pardinho...P.Bento e Z.da Estrada...M.e J.Rico..etc...etc tempo este que não volta mais.

São as almas do velho e bóm vinil, grande ou pequeno....é sempre uma viajém a um passado não muito distante...e que dava gosto.

Hóje as pessoas não sabém se divertir...sabém norrer.

hehehehe...O problema nao é desviar o "assunto do blog".

O problema é que esses caras que vcs citaram "não são da minha época"...hahahahah

Época de LP eu só lembro da Xuxa, de música sertaneja e de Michael Jackson...rs

AH! Claro, e um fita cassete com a trilha sonora do Jaspion....hahahah

Praticamente a mesma coisa pra mim pri.

Só que eu também tinha uma fita com as musicas do Tundercats.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More