8 de dez de 2009

A difícil missão de conduzir um F1

Interessante a reportagem do jornal espanhol ElConfidencial com Andy Soucek, piloto espanhol, campeão da F2 e que como "prêmio" teve direito a um dia de testes com a Williams.


Soucek falou primeiro sobre os testes obrigatórios no simulador:
"Nas 2 primeiras voltas me senti muito mal. Comecei a suar frio, com uma sensação muito estranha. Tudo é muito rápido, parece um video game, mas muito incômodo...Logo fui me adaptando e, volta a volta, fui melhorando os tempos. Mas enjoa e muito. Tive dores de cabeça durante 3 dias".

Para os novatos, é muito importante assimilar a função de todos os botões que se encontram em seu cockpit. Que o diga Giancarlo Fisichella, que atribui seu fracasso na Ferrari à complexidade do F60...

" A equipe te dá um livro e você tem que estudá-lo. Logo, tudo depende da sua capacidade de assimilação"- contou Soucek. O piloto espanhol se espantou com a complexidade da pilotagem:
"É muito complicado. Não quero nem pensar como deve ser em uma corrida"- completou.

"Quem ignora que um piloto tem que ser uma pessoa inteligente não sabe de corridas. Tem que ser, para "ler" uma corrida, estar atento a desgaste de pneus, saber quando parar...Por isso há pilotos que destacam do resto".


Depois de marcar o melhor tempo em Jerez, logo em sua 1ª vez com o Williams, Soucek conta que muita gente lhe perguntou se de verdade era tão difícil conduzir um Fórmula 1.

"As pessoas não sabem o que existe por trás. Para mi, esses caras, qualquer piloto dos que estão na F1, são máquinas, não são humanos, são extra terrestres" - finalizou o espanhol.

Interessante entrevista de um novato porque nunca nos imaginamos, ainda que "de leve" como são esses tipos de testes. Já temos o testemunho de um.

***Depois de ler a entrevista: Deveríamos perdoar ao Badoer?!;)***

6 comentários:

Pois é, Pri,..

Agora imagina numa corrida de verdade isso tudo somado com um carro na tua cola, querendo te ultrapassar de qualquer maneira e o teu engenheiro falando no teu ouvido o que você tem que fazer, blá, blá, blá... é de pirar mesmo!!!

Engraçado, né... quando a gente quer fazer referência a algo escabroso, lembra-se logo do BADoer... he he he... culpado foi quem o colocou nessa roubada!

Acredito q deve ser muito complicado pilotar um F1. Fico admirado so com a quantidade de funções que existe naquele volante.

Não dá muito para livrar a cara do Badoer, já que ele não era "inexperiente".Muito pelo contrário.
A entrevista do Andy Soucek fala da diferença que é se pilotar um carro de F1.E olha que ele já tem costume com monopostos.
Nós é seríamos negações se tivéssemos essa mesma oportunidade...
Bad'Hengler...
Badtueiro...
Badlherme...
Badderson...
Badphael...
Badcilla...Rs...

Essa dificuldade é porque ele é "novato", galera...

Posso fazer um paradoxo com as colheitadeiras... Enquanto as antigas tinham umas 8 alavancas de acionamento das diferentes funções, as modernas tem (pelo menos a minha) 7 relógios ("conta-giros"), 49 botões liga-desliga, 14 botões de regulagem variável e mais um mini-computador com 85 funções diferentes!!!

No início era tudo um labirinto sem fim, hoje, após 5 anos de uso, a coisa é tão "simples" que parece ridículo!!!

Acho que os pilotos também tem essa dificuldade inicial, mas depois as coisas se "incorporam" ao dia-dia da pilotagem e tudo fica fácil e descomplicado...

Bom, quanto as colheitadeiras, a maior dificuldade hoje é achar "pilotos" capacitados para operarem aquelas máquinas... Temos uma falta de mão-de-obra sem tamanho... Acho que a F1 de 2010 vai passar por um processo semelhante, com uma dificuldade de vários pilotos estreantes de se adaptarem aos equipamentos que conduzirão!!!

hahahah...Boa Eduardo!

Vc tem razao, B'Hengler.Mas é o que eu venho dizendo a tempos. Nao se pode querer "renovar" a F1 sem dar preparaçao a esses "meninos".

A FIA tem que liberar os testes das equipes, nem que seja pra testar peças só com pilotos que nao correram em um F1 nesse ano, como fizeram agora, em Jerez.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More