28 de dez. de 2009

Entrevista a Aldo Costa: Chefe de desenho da Ferrari

A entrevista é do Scuderia Ferrari f1 Forum. Não tão recente mas ainda está em tempo de ser lida e analisada.

Aldo Costa, Chefe de Desenho e desenvolvimento da Ferrari na Fórmula1, nos desvela alguns detalhes do por que o F60 não foi tão competitivo e por que devemos crer que o F61 será.


Confira trechos da entrevista:

Por que o F60 não foi competitivo, ou pelo menos competitivo o suficiente para brigar pelo título?
Por 4 razoes. Não tínhamos o difusor duplo que tanto problema parecia dar e que ao final beneficiou algumas equipes, pelo menos no início do campeonato.

Logo está o fato de que nós, assim como Mclaren e BMW, não dedicamos o tempo suficiente para o desenvolvimento do carro novo. Esse foi um preço que tivemos que pagar por lutar pelo campeonato até o final.

Uma vez mais tivemos problemas de confiabilidade no começo da temporada e por último também cometemos erros de equipe, erros de pilotagem, erros em geral.

O que muda agora para evitar que ocorra o mesmo em 2010?
Repito o que disse em outras palavras: nossa interpretação da nova normativa não foi tão radical como a de outros. Inclusive aqueles que não tiveram o difusor duplo, como Red Bull, eram muito mais temerários que nós sobre sua interpretação do regulamento.


Ross Brawn afirma que é cada vez mais difícil lutar pelo título por 2 anos consecutivos...
É o risco que trás as mudanças revolucionárias do regulamento. Mas se o desenvolvimento dos carros atuais podem ser transferidos aos carros do próximo ano, então pode não ser tão difícil.

E que tal para 2010?
Existe uma série de mudanças importantes mais uma vez. O tanque é muito maior devido à proibição do reabastecimento, somado às novas rodas dianteiras que serão 25mm mais estreitas terão muita importância no agarre aerodinâmico. Os carros serão de 3 a 4 segundos mais lentos no início das corridas, entre outras coisas pela carga de gasolina.

Em quanto ao desenho do carro, o que está mudando neste sentido?
O que estamos buscando é uma maior criatividade aerodinâmica em termos de inovações e conceitos. Tomando isso como base, estamos reorganizando nosso pessoal. Menos pessoal e gastos e maior qualidade e rendimento. O caminho que escolhemos troca peões por um pessoal mais técnico, com ideias novas, mais criativos. A Fórmula1 deve seguir esse caminho.

A troca de pilotos faz com que o trabalho seja mais lento?
Esse ano tivemos problemas de resultados. E no futuro faremos o que tivermos que fazer, seja quem seja o piloto. Não será um problema.

5 comentários:

Bóm, minha cara Priscilla,já que por ai...é o dia da mentira,e essa noticia saiu de um site espanhol[fiquei a ver navios] o jeito é aguardar um pouco mais sobre o destino do Piquet jr. Quanto a entrevista a respeito da Ferrari...tém mais coisas por ai!!

É a velha história de semrpe...

Os carros não projetados para terem difusor duplo sofreram com as adaptações... E isso muda tudo para 2010... Vimos que McLaren e RBR se destacaram da metade para o final da temporada... Acho que teremos uma briga entre estas duas e a Mercedes no início do próximo ano... Bom, pelo menos o carro do N. Rosberg vai estar na briga... Kkkkk...

Ferrari será uma incógnita... Assim como a Renault... E as novatas disputarão a "série B"!!!

Essa do tanque de combustível maior é desculpa para o caso do projeto fracassar... Ele fica no mesmo lugar do atual, só que é maior!!! A diferença fica onde colocar o resto das coisas do carro - já que o espaço diminuiu consideravelmente... Mas a F1 de antigamente fez isso aos montes, basta rever alguns projetos antigos e atualizá-os... Moleza!!!

Parabéns dona Priscilla, por ter me alertado sobre o dia da mentira espanholla[motor21] e também me tirado a dúvida que fiquei após a noticia. Se N.Piquet não hávia se contentado ém comprar apenas 15% da equipe BMW...[queria 60%] porquê iria se contentar com 15% de uma equipe estreante e sém estrutura definida ainda???? Acho que vém coisas por ai, nos próximos dias.

Pra matar o tédio....só mesmo voltando aos bóns tempos,de f1 arcade no velho e bóm super nitendo....diversão garantida.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More