A Pirelli apresentou ontem em Abu Dhabi os novos compostos para a temporada 2012 da Fórmula 1.
Segundo a própria marca, os novos compostos serão mais macios e mais "quadrados", com mais agarre, para compensar um pouco a falta de aerodinâmica dos novos carros, principalmente na parte traseira. Apesar da degradação constante, as gomas foram desenhadas para reduzir o risco de blistering (bolhas nos pneus).
Pirelli estima que a diferença de 1,2 a 1,8 segundos de diferença entre compostos, no ano passado, passaria a estar agora entre 6 e 8 décimos, com o objetivo de que as estratégias sejam mais abertas e as disputas mais igualadas.
As cores que identificam os compostos seguem sendo as mesmas do ano passado e com a inscrição "P Zero". Há mudanças apenas nos compostos de chuva: os intermediários passam do azul claro ao verde e os de chuva extrema, do laranja ao azul e estarão marcados com o nome "Cinturato", nome com que a Pirelli estreou a seis décadas.
P Zero vermelho, super macio para circuitos urbanos
P Zero amarelo, mais suave com menos bolhas
P Zero branco, o composto médio que se adapta a todas as condições
Este composto, muito versátil, se adapta a todo tipo de condições de pista, principalmente quando as características do circuito são variáveis. O novo P Zero branco pretende ser a opção de pneus para pistas com altas temperaturas ou superfícies abrasivas e com o "prime" -ponto máximo de optimização- nas pistas menos severas e de menos exigência para os pneus.
P Zero prata, duro e inflexível, mas não tanto
O novo composto duro garante a máxima durabilidade e um menor deterioro, junto com uma ótima resistência as condições mais extremas, mas não é tão duro como o composto equivalente do ano passado. O P Zero prata é ideal para longos percursos, necessitando mais tempo para aquecer, além de ser adaptado aos circuitos com asfalto abrasivo, grandes forças laterais e altas temperaturas. É o único dos novos compostos que os pilotos ainda não experimentaram.
Cinturato Verde, o intermediário para pouca chuva
Depois das excelentes performances vistas na temporada 2011 durante corridas exigentes, como o GP do Canadá , os engenheiros da Pirelli decidiram não fazer qualquer alteração nos pneus intermediários
Cinturato Azul, chuva extrema
Dos dois compostos de chuva apenas o de chuva extrema foi alterado em comparação com a versão de 2011. As mudanças estão nos pneus traseiros, que utilizam un perfil diferente a fim de otimizar a dispersão da água em caso de aquaplaning e garantir um maior grau de precisão na condução.
Fonte e fotos: pirelli.com
1 comentários:
Segunda versão dos pneus Reestart!
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