27 de jan. de 2012

Apresentações 2012: Caterham CT01

A Caterham revelou a poucos dias, o CT01, novo carro da temporada 2012, o primeiro com a nova denominação da equipe (antes chamavam Team Lotus).

A equipe decidiu apresentar o novo carro de uma forma distinta: seu CT01 seria conhecido através das páginas da revista F1 Racing. Porém, não contavam com um detalhe que lhes fugiu das mãos: os subscritores da revista receberam os exemplares um dia antes da data anunciada da apresentação, o que causou "a filtração" das fotos.


Apesar de ser o primeiro carro da temporada 2012 apresentado, a equipe cuidou vários detalhes das fotos para não mostrar partes essenciais da estrutura do bólido.

De qualquer forma, o novo carro da Caterham nos dá pistas de qual será a tendência dos carros para esta temporada: o bico achatado e um "corpo" mais estreito.


A dianteira do carro é de momento a parte que mais chamou a atenção. Devido à nova regra do regulamento que limita o bico do carro a 55 cm de altura do chão -em 2011 o limite era de 62,5 cm- a estética do carro sofreu algumas mudanças. Para cumprir com a regra da altura e conseguir que o máximo de ar passe por baixo do carro, para a máxima aerodinâmica, a Caterham apresentou um bico totalmente "achatado", o que ganhou o apelido de "bico de pato".

Mike Gascoyne, Diretor Técnico da Caterham, falou sobre o assunto:

"As regras agora obrigam a ter um bico não muito alto e no nosso carro se vem as soluções para cumprir com esse requisito. Somos os primeiros em apresentá-lo e isso pode surpreender, mas acho que veremos algo assim na maioria das equipes para este ano".




O CT01 seguirá montando motores Renault, mas este ano terá a caixa de câmbios e sistema hidráulico da Red Bull, e pela primeira vez utilizarão o Kers, também da Red Bull. Com alguns sistemas fornecidos pela melhor equipe do grid, não é de se estranhar que a traseira do novo Caterham tenha certas referências do RB7, carro campeão do ano passado.

Os spoilers aparecem mais refinados e estreitos, e as saídas de ar parecem menores. A tampa do motor passa a ser a principal saída de refrigeração.

Comparação: CT01 X LotusT128

Clique para aumentar

4 comentários:

Esse bico de pato ficou feio pra cacete.E aquele degrau...o que é aquilo?

Esse regulamento do bico do carro vai deixar os carros bem feios. Quero ver o q o adrian newey bolou para contornar isso.

Quanto ao CT01, dá para ver um design mais arrojado do q no carro anterior, e as principais mudanças nisso ficam por conta da presença do KERS da RBR.

O carro lembra o Wally Gator, dos desenho...

Se não andar bem, vai ser o "catarrão" mesmo.

Das equipes nanicas é a que mais se aproxima de uma equipe média. Talvez consiga chegar ao Q2 com mais frequência e quem sabe marcar os primeiros pontos.

Mas...

1) O Kers da Red Bull não era problemático???

2) Falta também colocar uma "peça" mais competente entre o volante e o banco. O Kova até que tem mostrado algo de razoável, mas o Trulli já não consegue acompanhar o companheiro.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More