22 de abr de 2012

GP do Bahrein

Quarta prova da temporada, quarto vencedor no ano. Sebastian Vettel deixou pra trás o regular início pessoal e da Red Bull no campeonato e venceu a primeira do ano, com direito a pole position e volta rápida da corrida. De quebra, leva "pra casa" a liderança do Mundial de pilotos e de Construtores.

Foi um vitória de ponta a ponta -respeitando os pit stop's, claro- de Sebastian Vettel onde apenas foi ameaçado por Kimi Raikkonen. O finlandês marcou um ritmo incrível durante a corrida e antes do último pit stop ameaçou a liderança de Vettel, mesmo tendo largado desde a 11ª posição.


Mas o momento passou, Vettel recuperou o ritmo e Raikkonen finalmente voltou ao pódio, algo que não acontecia desde 2009, quando abandonou a F1.

Na terceira posição, o outro carro da Lotus, com Romain Grosjean. Foi outra grande corrida do francês que escolheu uma estratégia distinta a de Raikkonen, o que explicaria um pouco o rendimento dos dois pilotos. Ultrapassou quando tinha que ultrapassar e fez uma corrida tranquila sem ver seu lugar no pódio ameaçado.

Na 4ª posição encontramos, mais uma vez, a Mark Webber. Foi o quarto 4º lugar de Webber no ano em uma corrida bem discreta.

Totalmente o contrário da corrida de Nico Rosberg, que hoje foi um dos destaques, não precisamente positivo, no Bahrein. Rosberg teve dois episódios de extrema "agressividade" em pista, para defender a posição, que foi analisado pelos comissários depois da prova e que não deu em nada, nem mesmo em uma reprimenda.

O fato é que Rosberg "jogou", em uma ocasião, a Lewis Hamilton pra fora da pista e logo a Fernando Alonso, obrigando os dois pilotos a saírem da pista. Hoje o alemão saiu no lucro com os 10 pontos no bolso, fruto de sua 5ª posição.

Sexto lugar para Paul di Resta, um dos destaques da corrida. O escocês optou pela estratégia de apenas dois pit stop's, brigou por posições durante toda a corrida e sofreu com a degradação dos pneus no fim da corrida. Uma volta mais e teria perdido sua posição também com Fernando Alonso.

O espanhol terminou no sétimo lugar finalizando a 10 pontos do líder do Mundial essa etapa que a Ferrari considera que já faz parte do passado. Os pneus de composto médio preservados na classificação de ontem não funcionaram como esperado e a 7º lugar foi uma posição aceitável para o F2012.

Um F2012 que se beneficiou dos erros de pit stop da Mclaren com Lewis Hamilton. Oitava posição para o inglês que não merecia tao pouco, mas que anima o Mundial de pilotos.

E os pontos chegaram pra ele. Felipe Massa marcou seus primeiros pontos na temporada ao chegar na 9ª posição, a pouco mais de 2seg. de Lewis Hamilton. Massa fez boa largada, recuperando várias posições e andou sempre perto do Alonso.


Fechando o top 10, Michael Schumacher, que largou desde a 22ª posição e ainda conseguiu arranhar um pontinho. Tá faltando sorte pro alemão!

Assim terminou a prova no Bahrein:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull –57 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 3s3
3 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 10s1
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 38s7
5 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 55s4
6 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 57s5
7 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 57s8
8 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren –a 58s9
9 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 1min4s9
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1min11s4
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 1min12s7
12 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 1min16s5
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 1min30s3
14 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 1min33s7
15 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1 volta
16 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta
18 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 2 volta
19 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 2 volta
20 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 volta
21 – Jenson Button (GBR) - McLaren – Abandonou
22 – Bruno Senna (BRA) - Williams – Abandonou
23 – Pastor Maldonado* (VEN) - Williams – Abandonou
24 – Charles Pic (FRA) - Marussia – Abandonou


Dentro de semanas a F1 chega ao continente europeu para o GP da Espanha, em Barcelona. Ali esperamos ver as melhoras que cada equipe teve 2 meses para conseguir. Lembrando que antes, as equipes estarão em Mugello para mais uma bateria de testes.

17 comentários:

Baita corrida essa do Bahreim. Surpreendeu depois de tantas frescuragem e disse não disse.

Mas quando a maré ta braba ela ta mesmo. Pô!! eu tava rindo a tôa, pois tava faturando mesmo com tantos quase no bolão até o momento...nada mais nada menos do que o coringa e o decimo colocado. Dei uma corridinha na cosinha pra tomar um cafesinho e qua ndo voltei, ja vi o ZACA fora da posição que eu havia deixado em alguns segundos atraz. Aff...o Butão a menos de 2 voltas pro fim da corrida me leva junto com ele 25 pontos preciosos do bolão. É duro mas é real.

Agora sim eu dou parabens ao Vettel.
Pq com aquele avião sobre trilhos do ano passado, era facil demais.
O mérito era mais do carro do que do piloto.
Está na liderança do campeonato por seu talento e capacidade.

... e M.C., escreve: Boa corrida. para um mclarenista como eu, estou decepcionado com a péssima corrida da equipe. 2 paradas e duas cagadas com Genial Hamilton. Button, que é sortudo, parece que a sorte dele foi prá Londres. Tomara seja só um pequeno erro de rota rumo ao Campeonato... Mercedes é "A Protegida"! Roscaaberg, por duas vezes, jogou adversários para fora da pista e não foi penalizado. Grosjean é ótimo piloto mas ainda segundão. Mesmo assim, bela corrida de Kimi Vodka, o primeirão. E por falar em segundão, só o Gagálvão viu não ! Achou um jeito de colocar uma ridícula culpa no Fofonso pro Zaca não conseguir ultrapassá-lo. Vettel voltou e voando ! Bom, faltam quantas ?

Desde o início do campeonato que a RBR estava tentando beliscar a vitória. Sempre com Vettel, ainda que o Webber estivesse na frente no campeonato. Na Austrália Vettel chegou em 2° e na China, numa bela corrida de recuperação, chegou a estar no pódio nas últimas voltas quando os pneus se degradaram.

A Mclaren tem derrubado seus pilotos, especialmente ao Hamilton. Poderia estar com seus 2 pilotos isolados na liderança. Vão ter que remar muito agora.

A Mercedes só tem um piloto e pronto. Aliás, um piloto bom, mas nada mais que isso. Deve até freqüentar os pódios, mas não acredito em disputa de título, embora o campeonato esteja em aberto... até para Alonso!

Em nenhum momento vi o Massa pressionando Alonso para ultrapassá-lo, mesmo que o rendimento do Alonso não tenha sido dos melhores. E um piloto briga pelo título, o outro briga pra sair da lanterna dos pilotos que irão marcar pontos, nanicas à parte.

Lotus, não se entregou em nenhum momento. Levar 2 pilotos ao pódio, numa corrida sem nenhum problema, sem chuva, é porque o carro é bom mesmo.

No 1° lance Rosberg x Hamilton, havia um carro lento na frente do Rosberg. Acho que dá até pra relevar...

No 2° lance Rosberg x Alonso não. Botou o espanhol pra fora, que reclamou com razão.

Alonso reclamou porque é um chorão.O Nicole somente não deu oportunidade ao espanhol de emparelhar com ele.No dia em que o cara decide correr igual homem, caem de pau nele também...
Já a do Hamilton lembrou aquela espremida que o Schumacher deu no Barrichello.Essa achei exagero por parte da Nicole.

Ó, pelo onboard do Alonso talvez nao deveria ter sido punido(o Rosberg).

Já no caso do Hamilton, o Nico tinha que ser punido, pq nao deixou o espaço que a FIA exige, que esse ano é obrigatoriamente "de um carro". Ele pode mudar de direçao, mas deve deixar espaço pro adversário enfiar o carro ali. Coisa que ele nao fez e pra mim, puniçao nele!

AH! mas claro...a FIA nesse momento estava muito ocupadzzzZZZZzzzZZZZ

Meu caro Edu...o Nicole fez a mesma manobra com Alonso que ja havia feito com o Hamilton. E sobre o espaço obrigatorio que o piloto tem que deixar, mesmo mudando de trajetória...alguem tem que explicar pro Galvão e pro Di Resta que o Maldonado mudava a direção mas sempre deixando espaço até pra 2 DI RESTA passar. E o Massa...bem o Massa com pneus macios e o Alonso com pneus médios...e mesmo assim o zacarias não conseguiu se quer uma vez mostrar pro espanhol que tava ali e mais rapido...então não sei por que tanta reclamação. E o Butão me tirou 25 pontos no bolão no prazo que tirei pra tomar um cafezinho apenas...é mole.

O dedo duro do Vetão me levou no bico direitinho...a unica vez que não apostei nele pra pole...ele me aponta o dedão...aff. Deixem a nicole em paz na quinta posição...errou, mas se tentarem concertar eu perco até os pontos do coringa....ai, não dá né.

Rapidinho o lance MepASSA x Alonso: o brasileiro só estava mais rápido porque o espanhol sujou os pneus na areia por causa do lance do Rosberg que comento abaixo, e que é digno de algum comentário, Kíêkéýülçôn!!! Hehehehehe...


Bom, como sempre sou o mais rigoroso de todos por aqui, vou falar o que acho dos lances do Rosberg...

No primeiro, com Hamilton, ele fechou a porta depois do inglês ter tomado o rumo interno!!! O piloto pode fechar a porta uma vez, mas ele precisa SE ANTECIPAR, não sair jogando o outro prá fora da pista depois que este já está do lado!!! Merecia uma punição de passagem pelos boxes e uma advertência verbal após a prova...

Logo depois ele repetiu a monobra sobre F. Alonso... Foi a mesma coisa, só que o espanhol estava mais longe e não conseguiu a ultrapassagem (pela areia)... Mesma situação, punição maior pela repetição - BANDEIRA PRETA e advertência de que na próxima seria excluído do campeonato (ou prá sempre, isso não faz falta)!!!

Eu odeio defesa de posição do tipo jogar o outro para fora da pista... Isso não é defesa, é apelação... Foi assim que o Dick destruiu a F1 dos anos 90 e 00, jogando os advesários para fora e não sendo punido... Isso tem que acabar um dia!!!

PS: Dá o carro do Dick para o Kimi e veja o comportamento de pilotos de verdade ao voltar de uma aposentadoria!!! Kkkkkk...

Corrigindo e completando: "dá o carro do Dick para o Kimi e veja a sorte que vai ter o finalandês"!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Eu não ia falar nada...mas ja passou. Então eu falo.....se o Blogger não sacaneia comigo, eu estaria aqui agora rindo a tôa com o resultado da corrida. Viram um post mais abaxo no bolão onde eu escrevi "estranho"...eu tava tentando cancelar a minha aposta para fazer outra apos o que vi nos treinos livres que antecederam ao treino classificatoria. E como a RBR não era o carro mais velos nas retas...mas sobravam nas freiadas e curvas...eu vi que o dedoduro era candidato real a pole...e largando lá de traz com uma mercedes gastadeiras de pneus o shu, digo o dick...aah! tanto faz iria brigar pela decima posição no maximo. Da pra imaginar o estrago que o latu teria feito no bolão...mas o blogger não deixou, então fazer o que né.

Hengler,,,bandeira preta!!! pegou pesado heim..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A FIA só iria punir o Rosberg em dois casos:
Se ele repetisse a manobra duas vezes com o mesmo piloto.
Ou
Se com a manobra, pussesse em perigo os dois pilotos.

Fora isso, nada.

O Ayrton Senna deu uma espremida no Prost em 88 (GP Portugal) e não teve punição.
1:30 deste video:
http://www.youtube.com/watch?v=zznJjSncGCE

Já o Schumacher achatou o Barrichello na mureta dos boxes GP da Hungria 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=Yo971KDXsbI

Mas nesse caso ele pôs em perigo os dois pilotos e foi punido com 10 posições no GP seguinte.

Anderson, concordo com o Hengler, está no regulamento: defender a posição, mas deixando espaço para o concorrente. Fechar a passagem, antes da manobra iniciada, e nesse caso, tanto Hamilton, quanto Alonso foram prejudicados(sujaram os pneus). Nos dois casos, ele não apenas mudou de posição mais de uma vez, mas sim manteve a movimentação até jogar os oponentes para fora da pista. Independente da periculosidade da manobra, ele não deixou espaço. Se não me engano, em 2010, na Inglaterra, Alonso tinha feito a manobra de ultrapassagem sobre Kubica, já colocando do lado do polonês, que fechou a passagem, e para não bater, Alonso cortou a chincane para não bater, e acabou punido! Diga-se de passagem pela birra dos ingleses com o espanhol por causa dos tempos de Mclaren. Acredito que a disputa tem que deixar pista pros concorrentes, tá no regulamento.

e M.C., escreve: Guilherme 111, Moy 76, Jobson 71, Renato 71, Palmieri
53, Anderson 51, Hengler 47, Pri 45, Wagner 38, Masserati 38, Silvio
36, Eduardo C. 32, Mosley 29, jbca 29, Rafael 25, Wallacy 24, Nailton
23, Bernie 20, Rodolfo 16, Marcos 12, C. Norris 4

23 de abril de 2012 13:01... êpa ! Eu não escrevi isto aí, não ! Nem sei o que significa ! Só sei que o Roscaaberg deveria ser punido, sim, e a Mercedes é "A Protegida" da hora ! E digo mais : Com o Fofonso chegou a rebolar ( êêê... pa... ) na frente após jogá-lo pra fora da pista. Pensei: "O primeiríssimo da Ferrari vai reclamar... cadê o áudio, Gagalvão "? Pensado e feito( pelo pessoal da Blogo ! Agora, quem tem dúvidas ainda do segundismo do Zaca ?

23 de abril de 2012 14:31... e o verdadeiro M.C., escreveu.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More