15 de abr. de 2012

GP da China

O agitado Grande Prêmio da China desta temporada finalizou com Nico Rosberg no lugar mais alto do pódio. O alemão venceu a primeira corrida desde sua estréia na F1 e fez história com a equipe Mercedes, depois de mais de 55 anos da equipe sem vencer na F1, e desta vez, com um alemão.


Schumacher também vinha em boa corrida, mantendo a segunda posição, mas um erro no pit stop - foi liberado antes do tempo - deixou o heptacampeao fora da corrida depois da terceira curva.

A corrida teve uma igualdade incrível entre os pilotos do meio do pelotão para frente, onde em certos momentos houve um "trenzinho" de carros que ia do 2º colocado ao 11º. Mas a corrida esquentou no final da prova, quando a degradação dos pneus começou a afetar as estratégias. Impossível comentar todas!

Completando o pódio ao lado de Rosberg, as duas Mclarens. Já haviam demonstrado que seriam os mais fortes deste final de semana e, apenas um erro no pit stop de Jenson Button deixou um mal sabor de boca para os ingleses já que Button brigava diretamente com Rosberg pela vitória.


Quarta posição ficou com Mark Webber, um dos "valentes" que brigou até o final, inclusive com seu companheiro de equipe(!), por subir posições. Sebastian Vettel foi o 5º colocado com uma impressionante corrida de recuperação. Apostou certo pela estratégia e sofreu apenas no fima da prova com a degradação excessiva dos pneus, já que foi um dos que apostou por fazer apenas 2 pit stops.

Romain Grosjean conseguiu terminar sua primeira corrida da temporada e em grande estilo. Terminou no 6º lugar, depois de ter largado desde a 10ª posição. Também optou por duas paradas e se defendeu como pode dos ataques rivais. Foi o verdadeiro "come-quieto" do GP. ;-)

Bruno Senna mais uma vez em excelente corrida, depois do 6ª lugar na Malásia, termina o GP da China na 7ª posição. Junto com Pastor Maldonado, o oitavo, mostram que este ano a Williams tem carro para estar brigando sempre por pontos. Vide que os de Groove brigaram mais uma vez de "teti-a-teti" com a Ferrari de Alonso, e em alguns momentos com a de Felipe Massa.

Maldonado, inclusive, foi um dos "responsáveis" pelo nono lugar de Fernando Alonso. Em uma disputa pela 7ª posição, Alonso tentou ganhar a posição por fora, na curva, e ao tocar a parte suja do traçado, saiu da pista e chegou a perder a 10ª posição com Sérgio Pérez.

A verdade é que o 9º lugar da equipe italiana apenas reflete a realidade da Ferrari.

Fechando o top 10 do domingo, Kamui Kobayashi, que desta vez superou seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez(11º), que optou por uma estratégia diferente, de apenas 2 paradas.

Assim terminou o GP da China:

1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 56 voltas
2 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 20s6
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 26s
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 27s9
5 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 30s4
6 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 31s4
7 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 34s5
8 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 35s6
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 37s2
10 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 38s7
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 41s
12 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 42s2
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 42s7
14 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 50s5
15 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 51s2
16 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 51s7
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min3s1
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta 
19 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta 
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1 volta
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta 
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 voltas 
23 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 3 voltas
24 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – Abandonou

No Mundial de pilotos, Hamilton assume a primeira posição(45pts), apesar de ainda não ter vencido, mas graças a sua regularidade. Button(43) e Alonso(37) vem logo a seguir.

27 comentários:

.... bom dia, dona Priscilla ! Bela ... vitória do Rosca ! Parabéns a Mercedoca ! Mas eu digo que a estratégia de Genial Hamilton é fantástica ! 1º no mundial mais uma vez 3º na corrida. Se for assim até o final do ano, magavilha ! E a minha McLaren disparou nos Construtores ! HA ! Felicidade ... Saudações emelequenses prá senhora !


M.C.

A corrida foi movimentada e a McLaren perdeu a prova não pelo erro no pit do Button, que não mudaria nada, mas principalmente na estratégia...

Como a Mercedes "era" conhecida por degradas mais os pneus que a McLaren, eles fizeram uma estratégia de antecipar as trocas...

Assim eles ganhavam alguns segundos a cada parada... Já tinha dado certo com o Button prá cima do Dick, que tinha ficado pelo caminho após o pit, indiferente do erro do mecânico na troca...

Agora esse carro da Mercedes aí evoluiu muito!!! Já que o W-Duct só funciona com a DRS aberta, o Rosberg não a utilizou, então o desempenho do carro melhorou sim... Além do mais, os pilotos da equipe tem a capacidade comprovadamente limitada, se estão ganhando é porque tem carro sobrando!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Foi uma vitória justa. Com competência e autoridade a primeira vitória de Rosberg.

Abraços.

Se o Hamilton não tivesse sido penalizado, duvido que a Britney tivesse ganho.

A mclaren ainda é o melhor carro.

Duas coisa me chamaram atenção nessa corrida: a melhora do "rítimo" de corrida da Mercedes, que até então era devoradora de pneus, e Raikkonen, que com o rítimo mais lento, rsrsrs, funcionou como escudeiro da Mercedes. Sei que tudo pode mudar na F1, inclusive a Ferrari virar "Ferrauber" na Espanha e entrar na briga, mas pensemos, pois mesmo não possuindo os melhores pilotos, mas imprimindo esse rítimo nas outras provas, tendo trabalho eficiente de boxe e Brawn de estrategista, a Mercedes pode se tornar a equipe a ser batida, afinal tendo o carro concebido para o duto, tem vantagem. É o mesmo caso do difusor da Brawn em 2009, e do difusor soprado da RBR em 2010/11, pois quem "cria" o projeto, não faz gambiarra. É pagar pra ver.

Aquele "trenzinho" formada em plena era da DRS é algo incomum...

Acredito que as equipes estão se equivocando na regulagem da relação da última marcha do carro!!!

O motor está lacrando e o máximo que eles conseguem com a DRS ativada é chegar nesta velocidade final mais cedo, porém a velocidade final máxima é parecido tanto com DRS ativada como sem!!!

Só isso explica ninguém conseguiu ultrapassar o adversário com DRS ativada e uma reta de 1 Km!!!

Assisti o VT da corrida da 30ª volta em diante e pelo menos nessas últimas voltas a corrida estava bem animada. Tanto é que não havia grandes vantagens entre os pilotos e o melhor exemplo foi o Kimi que parecia que subiria ao pódio e nem chegou entre os 10 pontuadores. A Mercedes parece que resolveu parte dos problemas e pode embaralhar um pouco mais o jogo que parecia destinado a McLaren x RBR, com vantagem pros ingleses.

Sobre o Hamilton: sim, ele poderia ter vencido, mas nas outras duas corridas anteriores ele largou da pole e chegou em 3º, mesma posição desta na China. O que tem me surpreendido nele é que está bem mais equilibrado na pista, mesmo disputando posições, roda a roda, não tem feito barbeiragens. Parece mais cauteloso. E lidera o campeonato.

O Webber quase que decola... que isso!!!

A Williams já demonstrou bom potencial pra brigar lá na frente. Falta melhorar aos sábados.

Kkkkkkk...

Boa lembrança da "quase" decolada do Webber!!!

E o GAGÁlvão indo ao delírio com a vitória do "Keke" Rosberg!!!

Kíêkéýülçôn!!!

A Williams falta melhorar os pilotos!!

Bom dia pessoal!!

Ainda nao vi a corrida, apenas o VT. Estou baixando a corrida completa e depois posto os comentários mais detalhados.

Achei interessante a vitória da Mercedes, mostra q o carro nao é a carroça q pareceu nas 2 primeiras corridas. A mclaren ainda é a equipe a ser batida.

A RBR vem forte na fase européia.

A sauber tem tido problemas para achar o acerto ideal para corrida ou treino. Qdo acerta um, erra no outro.

Mesma coisa q tem a williams q nunca acerta pra treino, mas na corrida vai melhor.

E a ferrari continua uma carroça. Se nao fosse o Alonso... sei nao viu.

B´Hengler, se eu não estiver errado nas minhas contas, tu fizesse 31 pontos no Bolão.

Reza pra Priscilla aceitar tua aposta.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi uma prova legal, as dez ultimas voltas foram sensacionais...
E o vencedor acabou justo.
Mas ainda acho que foram as características do asfalto chinês e não uma melhora no carro da Mercedes que lhe deram a vitória.

@Aderson...

Não, eu não fiz nenhum ponto... Se o Google não tivesse me sacaneado eu teria feito 21!!!

@Groo...

Concordo... Também acho que a pista ajudou em muito a Mercedes, mas vamos ver... Ano passado a McLaren ganhou mais na estratégia do que na velocidade real do carro, e parece que isto também ajudou a Mercedes...

Várias paradas de box tem o inconveniente de que "erros acontecem", além do fato que às vezes se volta preso no pelotão, aí lascou-se!!!

E Guilherme (RJ), lembre-se que é o Lee Moy que vai ter que dar o primeiro pitaco da correção do bolão!!!

Estou pensando na minha aposentadoria!!!

Kkkkkkkkkkkkkk...

Bom dia pessoal!!

Assisti a corrida completa e realmente deu para reparar o sucesso da Mercedes se deu devido a estratégia. Claramente o carro era rápido, mas ganhou porque a Mclaren acabou perdendo mt tempo com as várias paradas e com o Button ficando preso no pelotão intermediário.

Schummy teve um azar medonho. Tinha grandes chances de ir ao pódio.

As saubers erraram feio na estratégia, mas ainda precisam melhorar mais em ritmo de corrida. O carro tem potencial.

Interessante o desempenho da willians. Elas são realmente rapidas, mas falta força na classificação.

A RBR já teve uma boa melhora. Brigaram bem com as Mclaren, mas ainda estão pagando pela falta de ritmo de treino.

Decepção ate agora é o desempenho da Force India q caiu mt do ano passado pra cá. Esperava mais deles.

Eu espero sinceramente que a Ferrari demita todos os envolvidos no projeto do carro de F1.
Está claro que esse pessoal está fazendo tudo errado ano após ano.

Não sei se foi verdade mas disseram que o time usou uma asa do carro de 2011.
2011?? Não é possivel. Tiveram que recorrer a peças do ano passado?

Qué isso?

Nikolas Tombada e Pat é_Fria estão fazendo um "úotimo" trabalho, não é??

So gostaria de saber que esta pior nesse inicio de temporada 2012 de f1. Eu ou o ZACA.???

Fiz uma apuração das apostas do bolão e achei este resultado.
Não sei se está certo:

GUILHERME-RJ = 99
LEE MOY = 68
JOBSON = 63
B´HENGLER = 59 OU 38 *
EDUARDO = 53
RENATO = 52
ADERSON = 50
PRISCILLA = 33
WAGNER = 30
SR. MOSLEY = 29
JBCA = 28
RAPHAEL CARV. = 25
PROF.NAILTON = 23
MASSERATI = 20
RODOLFO = 16
LATUEIRO/SILVIO = 16
MARCOS = 12
TIO BERNIE = 12
WALLACY = 12
CHUCK NORRIS = 4
EDUARDO DE C. = 2
SERGIO = 0

* No caso do B´Hengler vai depender se a Priscilla aceita ou não a aposta dele que foi deletada pelo Google.

O B'Hengler não vai se aposentar nunca na conferência dos resultados do Bolão... he he he

Quando não é a divulgação dos resultados da Pri ou a planilha mágica do Lee é a apuração do Aderson... he he he

Tem sempre algum erro... inclusive na sua Aderson... mas estou proibido pelo gremista a me pronunciar... he he he

Só espero que ele nunca tenha o saco de averiguar se eu erro quando divulgo os números do Bolão... he he he

Ops Errei??
Aonde foi? Pode dizer ae que o gremista deixa.
kkkkkkkkkkkkkkkk

Olha... Desisto!!!

Assim não pode!!! Assim não dá!!!

Kíêkéýülçôn...

Aderson, deixava o Lee Moy apresentar o resultado, e somente depois da Priscilla divulgar a apuração "oficial"!!!

Ele está com uma planilha "xirú" que precisa ser testada e da outra vez o Guilherme (RJ) antecipou os resultados, hoje você!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Assim não me aposento nunca!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

E Guilherme (RJ), estou atrasado para o "jogo", nem olhei os resultados...

Na volta, quando estiver "HIC", eu corrijo tudo de novo!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Não vou me aposenta tão cedo mesmo, Guilherme (RJ)...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Foi Mal B´Hengler,

Eu não sabia que o Lee Moy era o apurador oficial do bolão.

Nem que ele tinha essa planilha xingú, lá da tribo dos indios capajós.

Na proxima vez eu me aguento por aqui.

Ô, Aderson, o B'Hengler ganha pra isso... e ganha muito bem!!! E ainda quer ganhar o Bolão... vê se pode isso... he he he

Aliás, você só se enganou na contabilização dos pontos da pole, café pequeno isso... he he he... só que o B'Hengler não deixa escapar nada!

Ganha? Que historia é essa?

Quem é que tá dando propina pro fazendeiro?

Eu posso pagar 2 "reaus" e 1 garrafa de Pitu.

Se quiser é só avisar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More