Ferrari e Alonso voltam ao degrau mais alto do pódio
O circuito de Silverstone, neste domingo, foi palco da primeira vitória da equipe Ferrari esta temporada. Com um ritmo implacável e a "bobeada" da equipe Red Bull no pit stop de Sebastian Vettel, Fernando Alonso alcançou algo que lhe faltava este ano: a vitória.
O espanhol se manteve implacável na caça aos Red Bull e inclusive teve suas brigas com Lewis Hamilton, mas o ritmo do Ferrari nº5 hoje foi superior aos demais: superou ao segundo colocado em mais de 16segundos.
Segundo lugar que foi de Sebastian Vettel, mais uma vez. O alemão ainda não "desceu" do pódio mas o 2º lugar de hoje deveria preocupar um pouco mais a Vettel, que vê seus rivais cada vez mais próximos. É verdade que um problema nos boxes permitiu a ultrapassagem de Alonso nos boxes mas, logo, em corrida, apesar de melhor ritmo, Vettel não pode com Hamilton e tão pouco com Webber. No segundo caso, a "perfeitíssima" equipe, que não faz jogo de equipe, pediu pro Webber "abrir espaço" com o carro nº1...Hoje, correndo atrás, Vettel precisou de "ajuda".
Hoje Webber foi um 3º colocado nada satisfeito, que viu como pela primeira vez no ano tinha mais ritmo que seu companheiro e como sua equipe o pedia para não atacar. Se toda essa história for verdade, apesar das tentativas não pode ganhar sua posição. A mais de 70 pontos do 2º colocado, tudo isso era necessário?
Com o 4º lugar um fantástico Lewis Hamilton que começou a brilhar logo na largada, ganhando várias posições e alcançando a 5º posição ainda nas primeiras voltas da corrida. Hamilton atacou, foi atacado e chegou a rodar em segundo lugar, se não fosse a degradação de seus pneus, que finalmente o deixaram na 4º posição. Foi um grande aliado de Fernando Alonso hoje ao "segurar" por várias voltas ao Red Bull de Vettel.
Na 5ª posição, Felipe Massa, que não teve o mesmo ritmo de seu companheiro - segundo ele, por um problema no assoalho do Ferrari - mas que fez boa corrida em Silverstone. O melhor dele hoje foi a disputa final com Lewis Hamilton, que só terminou na linha de meta.
Sexta posição para Nico Rosberg, que largou muito mal e logo caiu posições, alguns abandonos na frente e outras quantas disputas o deixaram com o 6º lugar de hoje.
Sérgio Pérez foi a boa surpresa entre os 10 primeiros. O mexicano que largou na 12ª posição e alcançou o 7º lugar, em sua melhor posição neste ano de estreia.
Nick Heidfeld foi o 8º colocado. O alemão da Lotus-Renault voltou à zona de pontuação depois de muitas disputas por posições. Heidfeld, Pérez, Kobayashi e Alguersuari "estiveram juntos" quase todo o tempo da corrida.
Na 9ª posição, o "gato" Schumacher. O piloto da Mercedes fez mais pit stop's que qualquer um em pista, provocou uma rodada de Kobayashi, trocou aerofólio dianteiro, pagou um stop&go, fez seus pit stop's e ainda conseguiu pontuar. Schumacher, hoje, teve mais de 7 vidas.
E fechando o top10, Jaime Alguersuari, pontuando pela 3ª prova seguida. O espanhol esteve bastante competitivo, metido em batalhas durante toda a corrida. Mereceu esse pontinho suado.
Em duas semanas chegamos a Nurburgring, para o GP da Alemanha. Até lá, assim está o Mundial de Pilotos:
1. Vettel - 204 pts, 2. Webber - 124 pts, 3. Alonso -112 pts, 4. Hamilton - 109 pts, 5. Button - 109 pts
E assim terminou o GP da Grã-Bretanha:
1. Alonso Ferrari 1h28:41.194
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.511
3. Webber Red Bull-Renault + 16.947
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 28.986
5. Massa Ferrari + 29.010
6. Rosberg Mercedes + 1:00.665
7. Perez Sauber-Ferrari + 1:05.590
8. Heidfeld Renault + 1:15.542
9. Schumacher Mercedes + 1:17.912
10. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1:19.108
11. Sutil Force India-Mercedes + 1:19.712
12. Petrov Renault + 1:20.600
13. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
15. Di Resta Force India-Mercedes + 1 lap
16. Glock Virgin-Cosworth + 2 laps
17. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 laps
18. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 laps
19. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 laps
21 comentários:
Até que tivemos bastante disputas pelas primeiras posições. E mesmo o vettel não vencendo o GP ainda assim vai ampliando a vantagem sobre o adversário mais próximo. Basta a ele chegar em 3º nas corridas restantes para levantar o bi.
Ou alguém acredita que o Alonso vai ganhar todas as próximas corridas?
Ou o Webber vai desobedecer uma ordem do chefe?
Agora Pri, o que se ouviu aqui na transmissão da Globo era que o Hamilton tinha problemas de combustível e não de degradação de penus... daí teve que se contentar com o 4º lugar. A sorte dele é que o massa é que estava atrás dele.
O Hamilton tanto teve problema com gasto excessivo dos pneus quanto problemas de combustível.
Fez uma boa corrida, mas o melhor foi el fodón das Astúrias. O único que realmente conseguiu fazer uma ultrapassar de verdade. Usou o DRS e KERS e tudo mais que tinha direito, mas conseguiu ficar colado na série de curvas anterior a reta oposta e com a pista ainda bem úmida.
Sei não Lee...
Acho o Alonso um ótimo piloto, mas o Hamilton me surpreendeu nesta prova!!!
Ele foi rápido quando os demais estavam reconhecendo a pista, tanto no início ultrapassando 5 pilotos, quanto no início do uso dos slick's, ultrapassando justamente "El Fodón", sem DRS e utilizando o lado úmido da pista!!! Acho que foi mais do que a ultrapassagem da prova, talvez a melhor do ano!!! Lembrou em muito aquela do Senna sobre o Hill em Interlagos/93, guardadas as devidas comparações absurdas envolvendo o nome dos dois pilotos!!!
Mas até o fato do ultrapassado ser Alonso valoriza ainda mais o mérito do inglês hoje!!!
F. Alonso só ganhou a prova pelo erro da RBR, já L. Hamilton foi o nome da prova... Tudo bem que ele tem um estilo agressivo que desgasta prematuramente os pneus...
Se ele conseguir manter a agressividade e poupar um pouco os pneus ele vai ser sério candidato a vários títulos nos anos vindouros!!!
O Alonso estava saindo dos boxes com os pneus completamente frios enquanto q o Hamilton ja havia dado umas tres voltas. A unica coisa que o piloto de videogame se destaca é andar no úmido ou baixa aderência. Isso eu reconheço desde que ele estreou na F1. Mas de resto, ele é mediano como por exemplo andar na chuva, ente outras situações de corrida.
O Alonso estava andando no ritmo das RBR. Não nas primeiras voltas do pneu, mas nas ultimas andava até mais rápido. No mínimo ele iria se intrometer entre as RBR como na prova passada. Mesmo sem o erro do Vettel, ele tinha condições de fazer uma pressão no alemão.
E sobre o lance de poupar pneu. Ele nunca vai aprender, pq o nível de adaptação de estilo para condições adversas como esse lance do pneu se desgastar rápido é muito lento no Hamilton. Como o Button não é acertador de carro, fica evidente as suas limitações em lidar com um carro que não se adeque 100% ao seu estilo. Mas a agressividade se mantem independentemente do carro, por isso fez e fará bobagens a nível de jogar chances de título no lixo. hehehe
Sei não B´Hengler!! O ritimo imposto pelo el fodon nessa corrida de hóje, me leva a crer que mesmo sem erro da RBR...ele venceria a corrida.
O Lee lembrou bem...Hamilton ja estava em sua segunda volta dos pneus novos e por isso passou como um foguete pelo el fodon,que assin que aqueceu devidamente os pneus ,devolveu o passão na mesma moeda.
Vamos a outra parte da corrida. Vou verificar e trago depois...mas acho que quando Alonso recuperou a 3 posição estava a quase 6s de Vettel...e ele simplesmente desmoronou essa diferença com voltas e mais voltas rápidas uma atráz da outra. Tanto é,que,quando Vettel entrou no pit,Alonso já entrou logo atráz...ou seja, ja não havia diferença entre os dois.
E com o erro...el fodon foi embora e crvou voltas e mais voltas rápidas e ajudado pelo genial Vettel preso atráz de Hamilton,dançando pralá e pracá e sém conseguir passar...abriu o suficiente pra não mais ser incomodado...mesmo ainda tendo mais um pit pra fazer.
E mais...as Ferraris terminaram inteiras....e tu viu a situação de Vettel no fim da corrida tendo que ser socorrido pela equipe.
A única peça que destuou na Ferrari hóje...foi a velha conhacida nossa né.
Que por sinal ficou com vergonha de reclamar novamente do pilotaço Hamilton e ficar mais mau ainda na fita...ou a própria Ferrari botou uma mordaça nele...tipo! fica quieto e não piore mais ainda a sua situação...."alias ele tava exatamente falando sobre o ocorrido pra globo...quando foi cortada a sua fala." Ou tu axa que caiu a linha?
Essa diferença do Alonso para os demais pilotos está exatamente na capacidade de andar rápido e poupar pneus...
Claro que ele poderia fazer frente ao Hamilton naquele momento, mas degradaria os pneus e andaria mal na parte final da vida útil dos pneus...
E neste quesito ele se destaca na F1 atual... Alguns citam o Button, mas prá falar a verdade eu não vejo nada de extraordinário no inglês nº 2!!! Hehehehehehe...
Quanto ao Alonso brigar com o Vettel na parte final da corrida eu também acho que aconteceria, só que "SE" ele passaria é outros 500!!! O "fato" é que ele ganhou graças ao erro do pit do alemão...
Ó, concordo que o erro da Red Bull facilitou mas foi o que o Latueiro falou: quando Vettel e Alonso entraram nos boxes o Alonso já estava coladíssimo no alemao. Logo, o Hamilton fez um grande favor ao Alonso segurando o Vettel mas mesmo depois de passar o inglês o Alonso seguiu aumentando a distância com o Vettel. Sem falar que o próprio Webber chegou no alemao...
E falando em Webber, diz ele que nao acatou as ordens da equipe e por isso atacou o Vettel, mas considero mas como uma forma de enfrentar a equipe que puramente rebeldia, pq ele chegou no Vettel e podia ter passado mas, pra mim, as imagens da câmera onboard é bem clara e o australiano tirou o pé pra nao passar.
Hamilton, é verdade..,li algo sobre o problema de combustível...e pra mim esteve fantástico em vários aspectos. A ultrapassagem no Alonso foi bonita mas também tomou outra linda, por fora na curva...
Tudo bem Pri, mas na ultrapassagem do Alonso sobre o Hamilton ele utilizou a ATM, o que facilita um pouco as coisas!!! Por sinal nem com ATM o MepASSA conseguiu fazer isso, e no mesmo ponto... Kkkkkkk...
E acho que o Vettel não conseguiu passar o Hamilton porque o motor Renault não é páreo para o Mercedes... Caso fossem equipados com o mesmo motor não teria tido a menor graça!!!
Assim eles anteciparam a parada do Vettel, que sacrificou o último jogo de pneus pela ultrapassagem, e depois houve falta de borracha, o que justifica a aproximação do Webber e o distanciamento do Alonso!!!
De qualquer forma, não é de hoje que F. Alonso consegue melhor desempenho dos jogos de pneus... No início é um pouco mais lento e depois fica mais rápido que os adversários!!! Hoje essa diferença sutil fez "muita diferença"!!!
E o MepASSA reclamou sim sobre a "perda de tempo nos boxes", aquilo que tinha comentado antes, perdeu 1s nos boxes e os demais 18s na pista!!! Acorda mané...
Corrigindo, "os demais 28s" na pista!!!
Putz!!!
Ninguem conseguiu ultrapassar naquele ponto da ATM, só o Alonso. E para isso teve q colar o carro na série de curvas de média e alta. Mas eu acho q o Webber não que não quis passar, mas ficou com medo de fazer alguma cagada depois de tanto aviso da equipe. Aí tentou com o máximo de cautela possível. E aí nunca que iria ultrapassar.
Mas aí Lee a cagada seria feita pelo Vettel já que o Webber estava bem mais rápido e tomaria o 2º lugar do alemão.
E a desculpa do Horner pedindo que não disputassem posição não procede, porque a quantidade de pontos que a RBR ganhou seria a mesma. Não precisava proteger o 1º piloto tanto assim. Era só pedir ao Vettel que deixasse o Webber passar. Mas sabe como é, né... chefe não pede, chefe manda... e a ordem é sempre pro Webber. Ao Vettel é sempre um pedido, uma orientação... e o Vettel tem que ser bem orientado mesmo, tá com o título na mão e só precisa fazer o básico. Os outros que se matem na pista.
Mas em cima do que lembrou o Lee. Gostei das modificações do circuito Ingles. Os pita ficaram bem rápidos...não se perde mais tanto tempo como antes.
E o ponto de ativação da ATM ficou so pra ingles ver...pois o único que conseguiu entrar em codições de passar foi so o el fodon das asturias.
Nürburgring tai...curvas de alta e de baixas em subidas e descidas...alem de carro bom...é bom ter braço bom tambem...se não fica a ver navios[não la é claro]
Guilherme, se acontecesse alguma coisa a equipe iria culpar o Webber. E o público e imprensa iria se dividir em cima do caso q nem Turquia ano passado.
Foi claramente um jogo de equipe para proteger o Vettel. A confiança do Webber e sua relação com a equipe está cada vez mais estremecida. Vamos ver se ele não ajuda o Alonso a ganhar o campeonato. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E o interesante nesse episodio,é o fato de Webber ainda não ter renovado o contrato que vence agora fim de ano. Ai tem coisa.
Já participou aí Latueiro???
http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2011/07/10/internautas-descobrem-goleira-hope-solo-e-bombardeiam-twitter-com-xavecos/
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
A RBR vai favorecer eternamente o Vettel, mesmo ano passado com o Webber na frente ela dava preferância ao alemãozinho, imagina agora!!!
Foi pontual, só beliscam vitórias quando a Red Bull erra, foi assim com Hamilton, com Button e agora com o Alonso.
Mas, sinceramente, vi mais verdade na vitória do asturiano safado do que nas duas da maclata e de seus pilotos Patati e Patatá...
O espanhol é um trabalhador incansável e faz a equipe trabalhar por ele no mesmo ritmo, mereceu a vitória ontem como poucas vezes em sua carreira.
http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2011/07/11/tano-pasman-o-homem-dos-mil-palavroes-por-minuto-vira-capa-do-ole/
será q o Latueiro é assim quando joga o sao paulo dele?
Sou extremamente tranquilo meu caro Lee. E agóra que o professor pardal se foi,tô mais tranquilo ainda. Pois perder por incompetencia é uma coisa...mas por teimosia é bem diferente.
Meu caro B´Hengler...sou um aficcionado pelo futebol feminino e estou sempre acompanhando [ao menos tento] o que ta rolando la fora tambem...e essa gata-goleira...lembro bem dela ainda na reserva da seleção americana. E ja havia percebido o quanto ela era gata. Tinha dúvidas apenas quanto a goleira Solo...mas depois que ela entrou de titular não saiu mais e me tirou qualquer dúvida.
Agóra tu quer ver mulher bonita dê uma olhada na seleção sueca meu caro...vai babar mesmo.
Vamos acordar né galera?
Engrassado ver tantas noticias de Ferrari contra difusor soprado...é só por ser a Ferrari?
E a Sauber...Wilhams...Virgin...não contam?? Contam sim...pois elas fazem parte do grid,sendo boas ou não!! Alem da F.India que ficou claramente em cima do muro.
Então convenhamos né..a Ferrari é só parte de um grupo que não gostou dos difusores ar quente que se adaptaram melhor em uma única equipe.
Notaram que ném citei a McLaren e Mercedes.
Postar um comentário