7 de ago. de 2010

Caso Ferrari: Qual é a novidade?

O caso das órdens de equipe dadas pela Ferrari, no GP da Alemanha, parece lixo de feira: quanto mais mexe mais fede!

A modo de conta-gotas a FIA, ou FOM, ou quem quer que seja, libera trechos das conversas entre pilotos e equipe durante a corrida. Mas sinceramente, de tudo o que já saiu: qual é a novidade?


Um "testemunho" bem esclarecedor do jornalista espanhol, Miguel Sanz, 3 dias após o acontecido, dá uma perspectiva diferente sobre as órdens dadas a Felipe e explica perfeitamente toda a história.

Como eu já havia explicado aqui, na metade do Mundial - Silverstone - quem estivesse melhor no Campeonato, receberia um trato especial da Ferrari.

Portanto, no GP da Alemanha, já veríamos a equipe se esforçando ao máximo para ajudar a aquele que alcançou melhor desempenho em pista na primeira metade da temporada.


Se durante os dias, ou meses, anteriores já tinham falado sobre isso e sobre a nova situação a partir de Silverstone, se supõe que todos estavam de acordo e a par do que aconteceria dali em diante, daí a famosa frase " Isso é ridículo" soltado por Alonso, após ver que teria que forçar a ultrapassagem sobre Massa e arriscar, o que não interessava a ninguém já que o que está em jogo é o Campeonato.

"A nova situação na equipe, ou seja, que existia um líder ao que ajudar, não a todo custo, mas sim, se existe a possibilidade, foi o assunto do jantar entre Stefano Domenicalli e os pilotos no hotel de Hockenheim antes do início do GP. Não teve oportunidade de falar sobre isso até então, e o chefe buscou o contato direto, olhando nos olhos e dizer as coisas." - comenta Sanz em seu blog.

A Ferrari estava pronta para brigar pelo Campeonato e sabiam que em um momento dado, deveriam tomar uma decisão "arriscada", e todos estavam de acordo.


"(...) Domenicalli, o que não é habitual, foi até o grid para falar com Massa. Eu estava a meio metro, olhando com cautela, já que não é habitual vê-lo. Já haviam tido outra reunião pela manha para aclarar todos os temas da corrida, como operar, etc...Porém, no momento da verdade, Felipe "perdeu o sentido". Foi avisado, e isso ainda não é público, em até 4 vezes pelo rádio(...). Vettel e Webber bateram na Turquia, Hamilton e Button, na mesma corrida, mas com outra ordem se tranquilizaram. Felipe e Fernando se "estranharam", mas se batiam, Ferrari se despedia do Mundial. Por isso a decisão foi rotunda e a prática, tão espantosa que nos fez agachar a cabeça na Alemanha".

Ou seja, apenas 3 dias depois do ocorrido na Alemanha já sabíamos do acordo entre pilotos e equipe, já sabíamos dos vários avisos a Massa e já sabíamos o que sabíamos.

Volto a perguntar: Onde está a novidade dos novos trechos do rádio da Ferrari?

E pra que todo esse show de que "tive que ceder" quando TODOS ali dentro já sabiam o que iria acontecer?

Sigo pensando que apesar de ter bem claro que foi uma ordem de equipe, não vejo nada "claro" nos áudios para acusar a equipe, com uma consideração: o engenheiro de pista de Felipe Massa, que pode ter botado tudo a perder.

21 comentários:

Se é assim! Então a situação do ZACARIAS SEGUNDÃO BUNDÃO;...Ficou pior ainda dentro da equipe.

Já que sabia por motivo qualquer estivesse a frente do espanhol..tinha que deixar o primeiro piloto da equipa passar.

Deu uma de esperto e se espetou...

Então fica evidente que o ZACARIAS foi mais BUNDÃO AINDA. Pois sabia que se cumprisse a ordém estária na RUA....e ai...faltou "CUNLHÃO" E VERGONHA PRA ENCARAR A EQUIPE.

Melhor ver os seus FÃS com cara de TAXO...do que perder meu EMPREGO NÉ.

Então os FÃS do ZACARIAS que se preparém para 2011...se ele continuar na equipe...já começa o ano sabendo bém a posição dele dentro da equipe.

A Ferrari sempre foi e sempre será assim. Multa em dinheiro eles pagam e ainda rindo. E mesmo que, sofram uma punição mais dura, eles sempre vão fazer isso. E eu ainda não acredito que eles vão sofrer algo a mais, mas torceria muito que eles serem punidos (Ferrari e pilotos). Olha, primeira vez que visito o blog e gostei muito, pretendo visitar sempre. Até divulguei o blog no meu. Abraço!

Mais uma atrasada da dona FIA...mas interesante.

Dias depois de publicar o vídeo oficial do GP da Alemanha, o site oficial da Fórmula 1 divulgou nesta sexta-feira a edição da corrida na Hungria. Se o primeiro material revelou conversas esclarecedoras sobre a polêmica da Ferrari, o último confirmou que a Red Bull teve culpa na punição dada a Sebastian Vettel na última prova.

Fique longe, fique longe. Isso é para você poder arrancar quando o safety car entrar

Mensagem de rádio da Red Bull a Vettel, que depois foi punido por não respeitar distância minima para o safety car.

VÍDEO AJUDA FERRARI EM POLÊMICA MASSA X ALONSO
Vettel foi punido com uma passagem pelos boxes por não respeitar a distância mínima equivalente a dez carros em relação ao safety car. Ou seja, quando ele estava em segundo lugar, logo atrás de Mark Webber, manteve muita distância para segurar o pelotão e permitir ao companheiro abrir vantagem na relargada.

Durante a passagem pelos boxes e depois da prova, Vettel mostrou indignação com a penalidade dos comissários. “Não entendi por que tinha sido punido, só fui entender quando me disseram depois da corrida”, declarou o alemão ao final da prova.

Mas a edição do vídeo oficial do GP da Hungria mostra uma versão diferente. Vettel entra nos boxes logo após a bandeira amarela, e volta atrás de Webber. Então, ele recebe a seguinte mensagem pelo rádio: “Stay out, stay out”. Isto é, foi um pedido para o alemão ficar longe do companheiro.

Logo depois, vem a explicação dos engenheiros da Red Bull: “Isso é para você poder arrancar quando o safety car entrar”. Assim, o rádio da equipe deixou clara a intenção de atrasar o pelotão de trás e dar espaço para a dupla encaminhar uma dobradinha.

Mas Vettel extrapolou e não calculou o espaço máximo permitido. Acabou punido pelos comissários, mas ainda assim ficou com a terceira posição, logo atrás de Fernando Alonso, da Ferrari.

E, por fim, o vídeo do GP da Hungria decifrou outro “mistério”: o motivo da entrada do safety car. Foi um pedaço de asa dianteira de cor branca na pista, logo depois da Force Índia de Adrian Sutil abandonar a prova.

PARABÉNS PARA OS "PAPAIS" CORUJAS DO BLOG.

[....],falando ém dia dos pais;? O desse aqui, deve ta pralá de contente. Acho que f1,tão cedo ele não pensa.

Nelsinho Piquet comentou a bem-sucedida estreia na Nationwide, neste sábado (7), em Watkins Glen, com a satisfação de quem executou um desafio. Sétimo colocado na corrida, o piloto destacou as dificuldades que enfrentou no fim de semana e exaltou a disputa com Jacques Villeneuve.

"Foi um fim de semana complicado, com só um treino livre para aprender a pista e o carro. Muita gente esperava que, só porque sou um piloto de circuitos mistos e tenho experiência em fórmula, eu chegaria aqui e iria bem, mas é bem diferente", justificou.

Piquet, que espera voltar à Nationwide em Montreal, ainda este mês, lembrou de experiências recentes como demonstração de que tem se adaptado a situações diferentes recentemente. "Mas foi bom. Adoro desafios como este. No fim de semana passado, eu estive no Campeonato Brasileiro de Kart só por diversão, para mais treino de competição para mim, porque eu não fazia isso há muito tempo."

"Meu plano é, no futuro, fazer isso frequentemente. O plano não era fazer a Nationwide logo, mas isso surgiu, a equipe me convidou e eu vim. Na classificação, fizemos um trabalho ok. Na corrida, fomos um pouco melhores", disse.

O brasileiro lembrou da disputa que travou com Jacques Villeneuve por um lugar no top-10. "Acho que eu tive uma estratégia um pouco melhor. Em alguns pontos, eu estava um pouco mais rápido que ele. Estivemos próximos. Isso mostra que temos experiências similares e corremos em um ritmo similar. Estou certo de que, se tivermos outra corrida, daremos outro passo à frente", finalizou.

ÁH!! Isso eu gostei...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Mas ao contrário? Acredito que ele volta ém breve para f1.

Falando ém f1...acho que perdi algúma coisa. Minha esposa ligou a tv e tava lá...GALVIÃO,BURT e ele...ele mesmo, o "pé-de-chinello 300 gps"..más só vi o finalsinho...com o GALVIÃO, falando que ele podia chorar...chuorar prá quê.?? Alguém viu algúma coisa?? buá-buá-buá...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

@Dia dos pais... Igualmente...

Sobre o Rubinho não vi nada, só acho que tá na hora é dele "parar" de chorar e começar a correr!!!

Acho que 300 GPs chorando já tá o bastante, né!!! Agora corre um pouco Rubinho!!!

Kkkkkkkkkkk...

Que jeito B´Hengler??

Suponhamos que a Williams...melhore a ponto de vencer corridas?...Provavelmente o "pé-de-chinelo...comece a ter p´roblemas com freios...temperatura dos pneus...fique com raiva e ataque as ZEBRAS...as MOLAS do carro, começam a se soltar...etc...etc...

Começo a achar que ele tém razão ém CHORAR tanto né.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Se o jogo de equipe está tão claro que existiu tem q ser sumariamente punidos, tanto a equipe quanto os pilotos. É simples!!

É isso aí RaphaelF1...

Ainda mais que isso foi expressamente proibido no regulamento após a Áustria 2002!!! Só que a PIZZA já foi armada...


@Latueiro...

Tudo bem que o Rubinho sempre teve um "azar" adicional em relação aos demais pilotos que já passaram no grid de F1, mas mesmo assim ele precisa parar de chorar, até por uma questão de energia positiva!!!

Pegue como exemplo a última corrida onde a equipe errou na estratégia de seus pneus, "chorar" vai fazer com que a equipe perca moral pensando que sempre dá "tudo errado", mas utilizar do seguinte pensamento: "pois é, a tática não deu muito certo, deveríamos ter colocado os pneus macios e ver no que dava, mas estávamos rápidos no final, colocamos o Dick no seu lugar, andamos bem rápido, podemos utilizar isso em algum momento" tende a elevar a moral do time e isso leva a menor incidência de erros...

"Ou não"!!!

Kkkkkkkkkkk...

Lendo o seu..."TEXTO"...meus olhos,lacrimejaram...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Havia me esquecido dos constantes erros das equipes...

E vamos sonhando..é mais fácil punirem o "RUBACHELISADO ZACARIAS" por atrapalhar o transito...do que a equipe ferrari ou o asturiano!!

Quanto mais gente na briga pelo titulo...melhor pra FIA.


Se bém quê..não vou me surpreender,caso a Ferrari perca os pontos[construtores] dessa corrida da Alemanha[famoso migué]...me engana que eu gosto.

Assim como a dupla...GLOBO,ZACARIAS..vém tentando enfiar nos Brasileiros....

Certo Massa foi bundao,e o Nelsinho foi oq lafumeiro?uma super big menina melancia neh?kkkkkkkkkkk,acredita q o Nelsinho Piquet volta em breve pra f1,kkkkkkkkkkkkkkkk,e em papai noel vc acredita tbm?Ow sabe de alguma movimentaçao do Nelsao para comprar uma equipe pra Nelsinho "correr",rsrs,ele deve ta feliz correndo em sabe-se la q categoria,kkkkkkkkkk,enxotado da f1,agora corre so pra ganhar grana,eh um emprego neh,rsrs,ow melhor,um trampo bem remunerado,rsrs,ei latueiro,a q horas tu trabalha hein vei?kkkkk,passa o dia inteiro falando asneiras na net

sera q o latueiro vai homem pelo menos uma vez nessa vida,rsrs,e me dizer q nome da a batida a pingapura de Nelsinho Piquet?Chamou o Massa de bundao pq deixou o espanhol ultrapassar,beleza,mas e o Nelsinho q sapecou o carro no muro,virando kamikase pro Alonso vencer,como vc qualifica um sujeito q se presta a isso?Vai responder ou vai fica no kkkkkkkk?rsrsrsrs

PÔ!! Esse orelhudo do ZUADOR, parece mulher de sargento..nunca se decide se escolhe um soldado ou se fica com o batalhão todo!!

Cara!! na mesma hóra que tú escreve uma coisa[estudioso que não sabe ném digitar..vou lhe indicar aquele curso que tém na net, de DIGITAÇÃO...é só baixar e instalar...nunca usei...mas deve ser bóm,né? kkkkkkkkkkkkkkk...] já vém com outra.

Quanto ao LATUEIRO...se preocupe não...ele fáz os hórarios dele, sém ter que dar satisfação algúma a bundões igual a voçê.

Cara igual a voçê que se esconde atráz de "NICKS" ou "FAKES"...Não passam de um zé-roéla.[pra não dizer outra coisa...entendeu??]kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

"Cê quer comparar as duas manobras" Então meu "queridinho ZuadorZinho" A do Nelsinho...mostrou o quanto ele tém habilidade e destresa, pra piloto de qualquer modalidade né.

Ém compensação a manobra do "RUBACHELISADO ZACARIAS SEU"...[isso mesmo!!kkkkkkkkkkkkkkkkk] mostrou uma habilidade pra um verdadeiro piloto bundão e sém atitude não é mesmo.

E tente ou mude de FACUL...urgentemente meu caro ZUADOR!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Essa de "habilidade e destreza"...é forçar a amizade, Latueiro!

Quém sou eu pra discutir com as imagéns meu amigo Eduardo de Campos. E as imagéns não mentém...se tudo aquilo foi plnejado! ele executou com perfeição e maestria, não é mesmo?
Aliás...tém uma entrevista dele na revista ISTO É.

Ele fala de coisas interesantes...sobre o orçamento anual da NASCAR E F1...e claro a diferença de publico, que não dá para comparar.

No blog do F.Gomes, tém o link...dê uma olhada, vai achar bém interesante..por exemplo...ele poderia ter aproveitado essa revista de grande circulação e esculhambado com o ZACARIAS, pelo episódio da Alemanha.[devolver com juros as falas do ZACARIAS contra ele]] no entanto não o fêz.

Li a entrevista e realmente tiro o chapéu pra ele.Tomara que se dê bem na Nascar e, como ele mesmo disse, que abra um novo caminho para os pilotos brasileiros por lá.

kkkkkkkkkkkkk,eh mesmo muito viado esse latueiro,ate parece q vc sabe digita aluguma coisa catador de letras,e pior,aki na net nao importa se ta certo ou errado,o pior de tudo eh vc nao conseguir formula pelo menos um comentario com o minimo de inteligencia,rsrs,mas ai eh so pra quem tem alguma,nao esperava outra coisa de alguem sem cultura,kkkkkkkkk,o vagabundo do latueiro se doeu com meu comentario,rsrs,deve ser pq caiu bem como uma luva.Axo q vc tem problemas com bebida,pois nao eh dono da propria bunda,habilidade e destreza?kkkkkkkkkkem bater no muro,bater no muro ate um mane como vc bate,alias,se vc fosse piloto nao seria muito diferente do seu macho,rsrs,ai ai,essa galera q nao da valor a estudo eh uma tristeza,rsrs,quanto a nick fake ou os cambal,primeiramente,rsrs,nao te devo nenhuma satisfaçao,trabalho e estudo e nao preciso explicar nada a baitolas como vc,vc nao paga minha net nem comprou meu computador,em segundo lugar,latueiro por acaso eh nome?nome de gente?agora percebi pra onde foram os rolos q Nelsao roubou do mansel,rsrs,nao teve so o Nelsinho como destinatario,Nelsinho fazendo merda e latueiro falando,aja papel,rsrs,ta explicado pq vc tem tanto tempo livre,kkkkkkkk,vo indo,quando tiver tempo volto aki pra te zuar,kkkkk

"Por quê..? será que toda bicha quando é chamada de "mulher de sargento" fica tão braviiiiiiiiinha...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

AGORA EU SEI PQ O PIQUET TURTLE SEMPRE DIZIA Q CORRIA PESADO,EH Q LEVAVA O VIADO DO LAFUMEIRO NO COLO,KKKKKKKKKKKKK

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More