4 de out. de 2009

GP do Japão

Se a classificação em Suzuka foi uma loucura total, já não podemos dizer o mesmo da corrida.

Sebastian Vettel foi o absoluto vencedor do Grande Prêmio do Japão e conseguiu, com isso, voltar à briga pelo Campeoanto Mundial. Jarno Trulli com bom ritmo e excelente estratégia foi o segundo. Lewis Hamilton completou o pódio.

A largada foi das mais normais e Hamilton pulou para a segunda posição logo na primeira curva. Parecia querer ir à caça de Sebastian Vettel, mas nao foi assim. Perdeu a segunda posição para excelente estratégia da Toyota.

Sebastian Vettel correu uma corrida a parte já que seu ritmo foi inalcansável durante todo o tempo.

Na briga entre os Brawn GP, Barrichello, na 6º posição diminuía em 3 pontos a diferença com o inglês, que até então estava fora dos pontos. Até que Kovalainen e Sutil decidiram "se tocar" e deixar via livre para o virtual campeão ganhar duas posições de uma só vez.


O safety-car provocado por Jaime Alguersuari no final da corrida funcionou bem para Rosberg que assim, deixou pra trás a Rubens Barrichello, na 7ª posição.

A próxima "parada" da Fórmula1 será no GP do Brasil, penúltima prova da temporada. Button só depende dele mesmo para ser campeão. Se chega em 3º lugar, não importa o que façam Vettel e Barrichello, porque o título será britânico.

Os 8 primeiros foram:
1.Vettel, 2.Trulli, 3.Hamilton, 4.Raikkonen, 5.Rosberg, 6.Heidfled, 7.Barrichello e 8.Button.

O campeonato entre pilotos:
1.Button - 85pts, 2.Barrichello - 71pts, 3.Vettel - 69pts, 4.Webber - 51.5pts, 5.Raikkonen - 45pts, 6.Hamilton - 43pts, 7.Rosberg - 34.5pts, 8.Trulli - 30.5pts,...

No Mundial de Construtores, o campeão parece já estar decidido:
1.BrawnGP - 156pts, 2.Red Bull - 120.5pts, 3.Ferrari - 67pts, 4. Mclaren - 65pts, 5. Toyota - 54.5pts, 6.Williams - 34.5pts, 7.Renault - 26pts, 8. BMW - 24pts, 9.Force India - 13pts e 10.Toro Rosso - 5pts

16 comentários:

Mais uma corrida que devido ao horário da transmissão aqui no Brasil, não valeu ficar acordado.

Button já é o campeão da temporada porque se adaptou e aproveitou o ótimo equipamento no inicio da temporada enquanto Rubens ficava prometendo ser o "homem com a faca entre os dentes" e esquecia de pilotar.

Quem vence 6 em 7 tem mais é que ser campeão.

Não vai adiantar nada o Galvão ficar dizendo que o Raykkonen tirou 17 pontos em duas corridas porque são situações totalmente diferentese Raykonnen ainda tinha o Massa a seu favor que deu a vitória no GP do Brasil para ele.


Agora, ainda pode acontecer o seguinte: Rubens entra em depressão pela perda do "titulo em chegou mais perto", faz besteira e Vettel ainda será o vice da temporada.

Em 2010 com o regulamento "engessado", sem abastecimento, carros "parelhos", novos pilotos e equipes, promete muito.

2009 foi uma ótima amostra do que vem pela frente.

Analisando esse ano da F1.

Todo o problema dessa temporada foi a restrição aerodinamica, que atrapalha na ultrapassagem. Os carros geram uma turbulencia muito grande e quem está atrás nao consegue passar pq perde pressão aerodinâmica. Antigamente o carro quando entrava no vacuo gerado pelo carro da frente, era sugado e com isso viamos mais ultrapassagens. Esse ano com a restrição aerodinâmica, quando um carro entra no vacuo do outro, alem de receber a turbulencia, ainda perde pressao devido as limitações aerodinamicas e com isso o que vemos são sempre os carros andando proximos mas sem ultrapassagens. Nem o KERS ajudou muito nisso.

O lado bom disso tudo (restrições aerodinamicas, KERS) é q esse ano tivemos um grande numero de equipes brigando por poles e vitorias, e nao mais apenas Ferrari e Mclaren como nos anos anteriores.

Esse ano teve Brawn GP (Ex-honda), Red Bull Racing (RBR), Ferrari, Mclaren, Toyota, Force India, Williams (Rosberg), BMW (agora no fim do ano) e até a clio Renault (Alonso). Alguns com chances mais do q as outras, mas quase todas brigando por pódios, pontos e até vitórias.

Pro ano que vemos teremos mais 4 equipes novas (ex-BMW nao deve alinhar ano q vem), e com as restrição dos abastecimentos e ainda a limitação aerodinâmica, devemos ver um campeonato ainda mais acirrado e com novos pilotos tambem.

Gostaria de poder ver ano q vem o Lucas di Grasi e o Bruno Senna alinhando no grid e quem sabe com chances de poder tambem brigar por poles e podios como muitos fizeram esse ano.

Ano quem vem promete.

Essa temporada de 2009 ta praticamente ganha pelo Button, a não ser q aconteça desastres, o q eu duvido muito. Mas é bom ficar de olho no Vettel, pq com o baixo rendimento das Brawn, o titulo pode acabar caindo no colo dele. Se ele ganhar as duas proximos e o Button repetir as atuações de Cingapura e Japão vai rodar.

Raphael,

Na verdade as regras desse ano até que ajudaram a colar mais os carros na traseira do outro que está na frente. Mas foi muito pouco, já que a turbulência continua a afetar e muito o carro que vem atras. O que eu acho é que desde que a Brigdestone se tornou único fornecedor de pneus as ultrapassagens acabaram. Claro que não é só esse fator, mas eu acho que é um dos principais. Mesmo com a evolução da aerodinamica dos carros e consequentemente a diminuição de ultrapassagem ano após ano, até final de 2006 se via boas ultrapassagens por mais que fossem cada vez mais raras. De 2007 para cá, esse GP do Japão foi um banquete. Os pneus da Brigestone geram pouca aderencia e tem pouca durabilidade impedindo que os pilotos sejam agressivos demais e com as dificuldades de aproximação acaba estragando estratégias. O que se vê atualmente é que é muito mais vantajoso poupar combustivel e pneus do que atacar e ganhar a posição, pois quase nunca se consegue.

O problema da bridgestone é que ela acha que fornecendo pneus slicks que se esfarelam rápido ( em torno de 6 voltas), isso iria aumentar os erros dos pilotos e, por isso, o carro de trás poderia ultrapassar. Mas se os pilotos ficarem se preocupando em poupar pneus, aí fica difícil de errar e então o de trás não ultrapassa, até pq tbm está preocupado em manter o carro na pista. Essa estratégia da Bridgestone saiu pela culatra, eles precisam botar pneus bons, que deem segurança para os pilotos ultrapassar, senão já era. Eu até dormi durante a corrida...

Só pelos comentários dá para ter uma idéia de como foi chata essa corrida... Kkkkkk...

Eu dormi a maior parte do tempo... E parece que já adivinhava, pois perdi até a largada!!! Kkkkkk...

Consegui ficar com os olhos abertos entre a volta 9 e a primeira rodada de pit stop's e do acidente do Alguersuari até a bandeirada... E "zéfini"!!!

Ha, e o campeonato não acabou ainda, está nas mãos do Button, mas ainda não acabou!!!

Pri, amiga... tudo bem???

Bom, essa corrida foi mesmo uma meleca, pra não dizer outra coisa...

E o inglês já parece mesmo estar com a mão na taça. Sorte dele, pelo excelente início de campeonato que fez.

E estava dando uma olhada agora na entrevista do Nelsinho pro Reginaldo, e queria deixar uma pergunta pro Taíto: e aí, quem foi que afirmou que o Alonso participou da tal reunião sobre a armação em Cingapura ano passado??? Leu o que o Nelsinho falou sobre isso??? Em algum momento ele mencionou o envolvimento do Alonso na situação???

Teorias são teorias, meu caro. Vocês ficam com a de vocês, que eu e a Priscilla ficamos com a nossa.

Beijo Pri!

Foi uma corrida esperada, dentro dos padrões destes pilotos que aí estão.

Os que tem maquina não são competitivos, e os que são competitivos não tem maquina.

Suzuka não merecia retornar assim, foi como ver uma corrida em um tilkodromo qualquer...

Se a corrida tivesse a metade da movimentação do treino, já estaria bom demais. Mas nem isso.
Por ser numa pista do porte de Suzuka, realmente decepcionou.
De bom foi ver Sutil e Kovalainen se pegando na curva. Tá certo que passaram do ponto, mas ao menos tentaram. O Button passou o Kubica por ali também. No mais...

Vi apenas o finalzinho da corrida. Mas pelo que todo mundo conta, não teve a metade da empolgação do treino classificatório.

E agora as coisas estão apertadas para o Rubinho. Ok, um ponto a menos, mas agora só são duas corridas. Ele tem que fazer 16 pontos a mais que o Button em duas corridas. Parece pouco provável que ele vá conseguir. E ainda tem o Vettel chegando de mansinho.

Priscilla, amiga blogueira e fanática por F1, agradecia que visitasse e comentasse a minha lojinha virtual de carrinhos de fórmula 1. Se quiser colocar o link aqui no Guard Rail, eu vou retribuir com gosto.

Vlw

Oi Denise, td bem?
Respondendo à sua pergunta, não é questão de ser teoria ou não...
apenas citei o comentário feito pelo Reginaldo Leme no programa Bem Amigos do Sportv há alguns dias atrás conforme registrei aqui no blog...se conseguir um vídeo na íntegra vai ver a confirmação do que eu disse aqui...
o programa é ao vivo, sem cortes ou edição, ao contrário da entrevista do Nelson Angelo, que no caso, não era nem prá avaliar se Alonso sabia ou não, mas sim prá tentar melhorar sua imagem(Nelsinho).

Então eu fico com esses fatos, e vc , "minha cara" (sic!), fique com suas teorias, ok? rsrs... Abraço!

Priscila parabéns sempre pelo blog...democracia é isso!

Taíto, inteligente você parece ser, então não dê uma de desentendido...

Não é uma questão de "edição", o Reginaldo perguntou e o Nelsinho respondeu. Simples assim.

Pra quem viu a entrevista na íntegra ficou muito claro que o Alonso não participou de reunião alguma. E ele mesmo, o principal envolvido na história, em momento algum afirma que o espanhol sabia de alguma coisa, pelo contrário.

Isso sim é um FATO. E não a sua opinião ou a do Reginaldo Leme.

Portanto, eu fico com o FATO. Você e o Reginaldo ficam com as suas teorias.

Abraço pra você também!

Ok Denise, esse assunto já encheu o saco ...teorias factuais, rsrs... mas ...

Fato consumado, fatídico e fatal prá alguns...., teorias prá outros... não acho que teorizei alguma coisa...apenas repassei a informação do Reginaldo ao blog...

mas haja visto o FATO de que, não vejo em nenhum momento sequer, a mais remota possibilidade de sua pessoa admitir a conivência de Alonso nesse ROUBO (como bem disse Felipe Massa),fica meio difícil fazer qualquer especulação....ou teoria(como queira!)

Pessoalmente procuro embasar minhas TEORIAS em FATOS (assim como vc! :)), imparcialidade, bom senso e um pouco, mas muito pouco de malícia...

Misture esses elementos e chegará à conclusão que cheguei...a não ser que sua paixão por Fernando Alonso(esportivamente falando) não te deixe enxergar os FATOS com um pouco mais de sobriedade e imparcialidade, e que sua malícia seja tão pouco desenvolvida a ponto de te deixar fechar os olhos diante às evidências...mas lembre-se que este é um método que não costuma dar bons resultados!

Espero tb que não leve para o lado pessoal essa nossa discussão e encare o parágrafo acima como apenas uma teoria e não um fato, já que sei de sua preferência por esse último, ok?

No mais estou em reformas aqui e as vzs demoro prá escrever alguma coisa pois tá corrido... 2010 promete...abraços !!

Oi Denise, não sei o que rolou aqui mas audioprocontato sou eu, o Taíto ok:??

Nossa, Taíto... que post confuso esse seu! Mas tudo bem, acho que entendi.

E não, eu não chego a mesma conclusão que você! Mas tudo bem, respeito sua opinião, assim como você a minha.

Quem sabe um dia conseguimos conversar pessoalmente sobre esse assunto, e tantos outros ligados à F1... é que às vezes acho meio complicado me fazer entender apenas escrevendo.

Ah, e você demora mesmo pra responder!

Abraço pra você!
Denise

Oi Denise....assim como vc, as vzs complica tentar me fazer entender por palavras...mas hj já respondi mais rápido... ah, quem sabe um dia a gente conversa pessoalmente mesmo...quem sabe em interlagos ano que vem com a nossa dupla de pilotos preferida... vc mora em que cidade mesmo?

Acho que agora quem demorou pra responder fui eu... rsrsrs (desculpa, é que passei por uma pequena cirurgia agora à noite...)

E quem me dera estar em Interlagos ano que vem! É tudo o que eu queria, já que até hoje não tive o prazer de assistir um GP ao vivo e a cores. Mas estou pensando seriamente nessa possibilidade...

Ah, e moro no Paraná, pertinho de Londrina (norte do estado). Portanto, bem perto de São Paulo também.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More