19 de out. de 2009

GP do Brasil

Mais uma vez o circuito de Interlagos foi decisivo para o resultado do Campeoanto Mundial de F1.

Mesmo sendo a penúltima etapa do ano, São Paulo decidiu por 5º ano consecutivo o campeão.

E, apesar das expectativas, Barrichello não pode impedir que Jenson Button se proclamasse como novo Campeão Mundial.


Com tempo seco, a largada foi limpa e Barrichello manteve a ponta, seguido por Webber e Raikkonen.

Porém 3 pilotos abandonaram já na primeira volta: Trulli, Sutil em briga por posição se tocaram e Alonso, " que passava por ali" foi atingido em cheio.

Devido ao choque entre os 3 carros, bandeira amarela e safety-car em pista. Alguns pilotos aproveitaram para entrar em boxes e mudar a estratégia.Um deles foi Kimi Raikkonen que após um toque teve seu aerofólio dianteiro quebrado. Os dois Mclaren também entraram em boxes.

Com toda a confusão da 1º volta, na saída do safety-car, Barrichello seguia liderando enquanto Button já era 9º colocado.

Um Button agressivo nos presenteou com bonitas brigas e ultrapassagens por posições, enquanto Vettel, outro candidato ao título, lhe seguía de perto.

Barrichello, a essa altura, abria uma vantagem de pouco mais de 2 segundos para Webber.


Mas tudo mudou ao chegar a primeira parada em boxes para Rubinho. O carro misteriosamente "não dava mais de si". Além de perder posições com Webber e Kubica, Barrichello perdia quase um segundo por volta com relação aos dois da frente.

Perguntou o porque pela rádio e recebeu um "Está tudo bem, Rubens. Você está fazendo tempos dentro do que nós tínhamos previsto".(?????)

Enquanto isso, mais carros abandonavam. Nakajima e Rosberg, por exemplo, deixaram Jenson Button com a mão na taça.

Mas nem tudo foram flores para o inglês da Brawn. Protagonizou um dos pegas mais competitivos da corrida, contra o estreante Kamui Kobayashi. depois de várias voltas atrás do japonês, conseguiu se "livrar do pesadelo".

Com Rubens Barrichello na 3º posição, bastava com que Button fosse 6º ou 7º e em 6º ele já estava.

Para piorar as coisas, Barrichello tinha a Lewis Hamilton e seu Kers "babando" logo atrás, na 4º posição.

Na ultrapassagem, um possível toque entre eles, furou um dos pneus do brasileiro, o que lhe obrigou entrar em boxes e dar adeus definitivamente ao Mundial.


Webber venceu a prova, com Kubica em segundo e Hamilton, subindo ao pódio de Interlagos pela primeira vez. Vettel foi o 4º colocado e Button o 5º, mais que suficiente para ser o mais novo campeão Mundial da Fórmula 1.

Com os 5 pontos alcançados pela Brawn no Brasil, a equipe inglesa comemora também o Campeonato Mundial de Construtores.

Os 8 primeiros da prova:
1.Webber, 2.Kubica, 3.Hamilton, 4.Vettel, 5.Button, 6.Raikkonen, 7.Buemi e 8.Barrichello.

10 comentários:

Sobre o que vcs comentavam no post anterior...

Se o Kobayashi vai ganhar o Troféu Blogueiros eu nao sei, mas que o japa deu um show, ah! isso deu...

Sobre Trulli e Sutil, sinceramente nao vi nada demais. Pra mim que o Sutil nao viu nada e quando se deu conta já tinha levado um toque.

Achei exagerada a atitude do italiano que tomou uma multa pelo chilique.

Me pareceu muito mais absurda a manobra do Webber no princípio da corrida, nao me lembro pra cima de quem.Algo como o que o Kobayashi fez com o Nakajima e que resultou em batida do 2º japonês.

Outra coisa: que mania essa da FIA de que tudo agora se decide depois da corrida. Se o cara fez algo ali na hora, queremos o resultado na hora, nao no dia seguinte!!!

Sobre o lance do Kovalainen, o Massa falou algo sobre isso?! Vai ver ele diz que foi culpa da Renault também, por isso o mecânico levantou a plaquinha antes. Estava em uma pressao fora do normal.:DDDDDD

E agora a última obs: Graças a Deus vao acabar com o reabastecimento ano que vem.

Me parece absurdo que os caras que entrem na Q3 tenham uma estratégia limitada e que os que nao passam do 10 º lugar consigam melhores posiçoes saindo quase em penultimo. Nao é justo!

@Priscilla...
Para resolver a questão da média da nota dos pilotos e evitar que algum piloto que participou de poucas corridas ganhe o troféu, basta multiplicar a média final pelo número de corridas que ele participou...
Tipo, quem participou das 17 corridas vai ter a média final multiplicada por 17 e o Kobayashi vai ter sua média multiplicada por 1 (por enquanto)...
Aí vocês conseguem evitar algum imprevisto!!!

Sobre os acidentes, ainda acho que o do Kobayashi/Nakajima o estreante foi culpado, ele fechou para a direita e depois para a esquerda... A reclamação do Trulli eu acho que foi em relação ao zigue-zague que o Sutil fez enquanto as imagens mostradas eram da câmara on-bord do carro dele, e isso deve ter confundido o Trulli e por isso a reclamação... O Webber não foi culpado, é que o Raikkonen vem voando com o KERS e quando o piloto fecha a porta não dá mais tempo para uma manobra evasiva...

Não vi o momento que o Hamilton tocou o Rubinho... Mas sim o momento que o Sutil, na largada, tocou o pneu do Raikkonen e lhe furou o pneu...

E sobre o campeonato, apesar do começo avassalador do Button até que terminou meio que legal... É Rubinho rumo ao recorde de vices (acho que pertence ao S. Moss - 4)...

Ouvi por aí uma teoria que a BrawnGP atendeu o pedido da FIA e maneirou no desempenho dos carros para evitar uma debandada do público dos autódromos (maior do que já foi)... Se isso for verdade veremos a BrawnGP disparando na frente em Abu Dabhi, fazendo dobradinha e garantindo o vice para o Barrichello...

É, B'Hengler... usando essa fórmula você vai jogar o Kobayashi do topo da tabela para penúltimo, apenas na frente do BADoer... he he he... complicado isso, hein... he he he

Ainda acho que quem fez a temporada inteira deve ficar na frente daqueles que não completaram a temporada, já incluindo o Glock no grupo dos faltosos.

Aí o Koba vai aparecer na frente inclusive do Massa, que fez algumas boas corridas, mas acho que é até justo pelo que o japonês fez em Interlagos, estreando num momento decisivo do campeonato, não se intimidando nem por estar na frente do campeão do mundo... com uma Toyota!

Curioso ressaltar que as ultrapassagens do Button não adiantaram de nada. Depois da parada nos boxes ele voltou de novo em 9º... hehe...

Dai em diante ganhou posições com as "melecas" dos caras da frente...

Nossa, imagina se ninguém tivesse saido da prova? 5 pessoas na frente dele sairam.... Ele estaria em décimo lugar!

Realmente para ser campeão precisa de sorte... E isso o Rubinho não tem nem um pouco!

Sobre os acidentes, a maioria é fruto de disputas normais... dividir uma curva sem encostar no outro é difícil, além disso, é a graça da corrida... não vi nada demais no Koba defender a posição contra o Naka... se for punir sempre que isso ocorre, a F1 vai virar autorama, onde todos os carrinhos correm na sua linha e ganha quem for mais rápido... he he

Se não me engano o Koba vinha voltando dos boxes e não aliviou pro Naka que tentou a ultrapassagem. Já o Rubinho tirou o pé pro Vettel e outro piloto que não me lembro agora... cada um faz o que acha que deve fazer e paga pelas consequencias... se passar, passou, caso contrário... deixa misturar as tintas... he he he...

Você deve imaginar o quanto eu ri com o resultado né?

Koba na Williams, fora Barrichello, hehehehe.

fazia tempo q não se tinha tanta coisa pra falar sobre uma corrida da F1. Ontem foi uma corrida dakelas, desde o início achei q o Rubinho fez errado ao largar leve, teria claras dificuldades no segundo trecho com tráfego e ainda com carros muito mais rápidos atrás dele (Vettel, Hamilton por exemplo).
Button foi agressivo qdo precisou e depois soh administrou, um belo ano pra ele. E Koba na Williams tb rs.

obs: Priscila, vlw pelo comentário no meu blog. Acabei de fechar um "contrato" com o Marcos do GPSeries, vou ter uma coluna por lá pra falar sobre a Indy, em breve volto a ativa na Autosfera.

Sobre o "Koba", ele saiu dos boxes e tomou a linha para a direita para evitar a ultrapassagem do "Naka", quando viu a manobra do outro "nipon" voltou-se para a linha da esquerda... Pelo regulamento isso é proibido!!!

Acho que a graça de 3 das últimas 4 provas está na pista... O pessoal da FIA fica mexendo no regulamento para adequar os carros às pistas e estão enganados... A diferença está na pista... Que tal uma mudança no regulamento das pistas, tipo não teve ultrapassagens nos últimos 3 anos dá adeus ao circo!!!

Chega de Barcelona, Valência, Cingapura, Hungria e Mônaco...
Viva Interlagos, Spa e Monza!!!

Que isso, B'Hengler... Pelamordedeus... O Koba foi e voltou apenas... nada proibido pelo regulamento.

O Naka nem esperou o Koba se posicionar depois que saiu dos boxes. Koba não foi pra direita, ele foi para o centro da pista e depois retornou levemente para a esquerda. Claro que para ir para o meio da pista ele teve que ir para a direita, mas o Naka já estava indo pra esquerda na linha dos boxes... foi totalmente afobado o Naka.

Culpa total do japonês ruim... rs rs rs

O cara sai dos boxes mais lento e fazendo zigue-zague na frente do adversário bem mais rápido e a culpa é do outro!!!

Não concordo... Na minha opinião aquela faixa branca da saída dos boxes de Interlagos deveria ir até quase o final da reta oposta...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More