19 de mar. de 2009

Difusores liberados pela FIA

A originalidade das equipes Toyota, Williams e Brawn GP, em relação aos difusores, não deixou indiferente a ninguém.

Aficionados, engenheiros, chefes de equipes se perguntavam se se tratava de uma esperteza ou de uma ilegalidade, principalmente com relação ao inovador difusor da equipe Brawn.

O chefe da equipe Renault, Flávio Briatore, chegou a afirmar que haviam 3 equipes ilegais no Mundial. Luca di Montezemolo é outro que nao vê "boa fé" nos difusores.

Mas a partir de hoje, se acabaram as polêmicas: Charlie Whiting, diretor técnico da F1, declarou que os difusores são legais.

Whiting analisou os carros em Barcelona, na semana passada, e decidiu apenas que a equipe Williams deveria retirar as "asas" ao lado do cockpit, nada mais.

"(As equipes) utilizaram uma brecha no regulamento que sempre esteve aí" - disse Whiting à publicação alemã Auto und Motor Sport.

Por parte da equipe Williams existe certo espanto pelo fato de não terem copiado "sua obra":

"Seria relativamente simples copiar esta solução" - comentou Sam Michael, diretor técnico da Williams.

A Mclaren foi uma das grandes equipes que se "pronunciou" sobre a polêmica,mas que ao contrário das outras equipes, não está de acordo com ela.

Norbert Haug declarou que eles "aceitam as interpretações das regras da FIA".


Por algo será...

15 comentários:

Diz o ditado: quem tem telhado de vidro não joga pedra no do outro.

Acredito que o "choro" das outras equipes era para saber, o quanto antes, se estes difusores "inovadores" eram legais para não gastar dinheiro copiando algo que pudesse ser proibido depois...

E A McLaren já copiou o difusor da BrawnGP.

http://colunas.globoesporte.com/files/148/2009/03/brawn_mclaren_difusor1.jpg

Tava na cara que essa copia da BrawnGP pela Mclarem iria acontecer, né?
Todos aqueles tecnicos da Mercedes trabalhando no motor e vendo intimamente a parte traseira do BGP001, não havia como não copiar.
Era um risco que corria a Brawn.

Quem sabe a Mercedes não "aliviou" no preço dos motores para a Brawn por causa disso? :)

É Raphael...Por algum motivo a Mclaren nao entrou na polêmica dos difusores,né?!

Mas, ao mesmo tempo eles também já tinham anunciado - e a gente aqui antes mesmo até - de que estariam testando com o aerofólio 2008 para simular a downforce de um novo difusor e de uma nova asa traseira.

Copiar na F1 não é novidade. Ken Tyrrel copiou com tanta perfeição uma Lotus que foi chamado de descarado por Mario Andretti.

Acabou a regra absurda do campeão com mais vitoria.
Pelo menos este ano não vai ter, mas ainda acho que nem em 2010 ele vai conseguir ser implantada.

Abaixo, o comunicado que está disponível na área de press releases do site da FIA:

Em 17 de março, o Conselho Mundial da FIA rejeitou por unanimidade a proposta da FOTA de alteração do sistema de pontos para o Campeonato Mundial de Fórmula 1. A proposta do ‘campeão pelo maior número de vitórias’, feita pelo detentor dos direitos comerciais do evento (Bernie Ecclestone, que teria dito que todas as equipes eram a favor da medida) foi então aprovada.

Se, por qualquer razão, as equipes não concordam com o novo sistema, a sua implementação será adiada até 2010.


Fim da Palhaçada!!!!!!

Alguém por favor me explica esse comunicado!!!

Como é que o Conselho Mundial da FIA pode ser tão burro e inconsequente??? Se a proposta de aumento dos pontos era da FOTA, a Associação das Equipes de F1, como é que o Bernie Eclestone convenceu que as equipes aceitavam o sistema de "medalhas"???

Se eles aceitavam o sistema de número de vitórias porque sugeriram o aumento do número de pontos para o primeiro e o segundo colocado das provas???

Será que aquele bando de "gagá" não tem "simancol"???

É Priscilla...

A BrawnGP tá bombando na sua enquete... Se o que fizeram nos testes era verdade ou não logo saberemos, mas eles conseguiram convencer a opinião pública de que tem um bom carro... Em compensação a McLaren não convenceu ninguém!!!

Eu votei na BMW, pois acredito que para a "equipe" ser campeã ela precisa de dois pilotos que se completem e sejam competitivos, poderia ser a Ferrari, mas como GREMISTA não posso torcer para quem seja carregado de vermelho...

Exato, B'Hengler...

Para que a equipe seja campea é necessa´rio ter os dois pilotos "centrados" no Mundial.

A sua escolha é boa, mas com relaçao a equipes, acho que a Ferrari, ou a Brawn, se todo esse poderio se confirmam sao as melhores cotadas...

De momento é o que também reflete a enquete...rs

Novo Post e uma frase, para tudo isso: Graças a Deus!!!!

Eu analiso as equipes na seguinte situação:

Renault: muito dependente do que o Nelsinho vai conseguir produzir este ano... Ano passado ele foi o melhor estreante brasilerio da história, mas foi muito inconstante e ficou devendo bastante...

McLaren: tem o atual campeão mundial, mas o companheiro de equipe "non ecxiste", como diria o Padre Quevedo!!!

Willians: aparentemente está com um bom carro, mas os pilotos... O Nico até que vai, está devendo muito, mas o Nakajima dispensa comentários...

Toyota: talvez a grande inconita... Truli sempre foi rápido e o Glock vem evoluindo rapidamente ao final da temporada passada...

RBR: no primeiro dia de testes desencantou, e depois sumiu do topo dos tempos... Vettel é a grande sensação da F1 atual, mas o Webber já é passado...

STR/Force India: acredito que nenhum piloto da F1 atual consiga fazer milagres, imagine os destas equipes...

BMW: minha favorita... Evoluiu muito nos anos anteriores e é o carro com maior quilometragem a iniciar o campeonato 2009... Kubica está em ótima fase e Heidfeld evoluiu muito na fase final de 2008...

Ferrari: tem dois pilotos competentes e rápidos, mas inconstantes... Além disso foi a equipe que mais errou em 2008... Haverá muita pressão sobre os pilotos se confirmada a contratação de Alonso para 2010...

BrawnGP: a grande surpresa... Ou será o grande "blefe"??? Apresenta dois pilotos rápidos e experientes, mas que sempre ficaram devendo muito no passado... Acredito que é a última chance dos dois de permanecer na F1, ou vai ou racha... Geralmente "racha"...

Acho que a BMW vai mostrar muita evolução. O motor será o ponto forte, muito se fala em tecnologia da MB, mas os bávaros não ficam atrás e parece que já tiveram motor campeão com a Brabham.

É isso aí "Anônimo"...

Então vota na BMW na enquete ou daqui a pouco até a Force India faz mais voto do que ela...

Uahaushahsashhsahhsshuahsuahbshua...

Eu acredito na competência dos engenheiros da Brawn GP hoje trabalhando mais a vontade sem os Japoneses e não acho que é um blef, tem dois pilotos rápidos e principalmente o Rubinho com grande experiência em acertos de carros e ainda conta com a estabilidade do motor Mercedes, eu aposto na "Brawn GP".

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More