29 de mar. de 2009

GP da Austrália

Jenson Button foi, de ponta a ponta, o líder da corrida em Melbourne, vencendo o primeiro GP do ano e dando a primeira vitória para a Brawn GP, em sua estréia.

O "show" da Brawn se completou com Rubens Barrichello terminando a prova em segundo lugar, em uma corrida, como sempre, cheia de surpresas.


Rubens Barrichello, que largava na segunda posição, largou muito mal, e tumultuou a saída no grid. Nada mais chegar à primeira curva, outra vez Barrichello, se tocou com Mark Webber, que por sua vez tocou a Nick Heidfeld que ainda envolveu Heikki Kovalainen e Adrian Sutil.

Devido ao toque, Heikki Kovalainen abandonou a prova. O primeiro a fazê-lo.

Com a confusão do princípio, o grid se "misturou". Os últimos já não eram tão últimos e nem lá na frente a coisa estava garantida.


Button seguiu imparável com seu BGP001 e o único que podia seguir seu ritmo de tempos era Sebastian Vettel.

Como sempre, Melbourne, não defraudou no quesito ultrapassagens: seja pelo Kers, ou pela escolha de pneus, o que não faltou nessa primeira corrida foram ultrapassagens.

De fato, se a intenção da Bridgestone era que se fizesse notar a diferença de compostos de pneus: conseguiu!

Além dos difusores e do Kers, os compostos passarão a ser cruciais em cada prova, assim como foi em Melbourne. Era nítida a perda de rendimento dos carros com os pneus super macios.

Kazuki Nakajima provocou um safety-car que voltou a dar mais uma mexida nas posições.


Faltando 3 voltas para o final, Sebastian Vettel e Robert Kubica, brigavam pela 2º posição, quando um toque entra os dois tirou qualquer possibilidade de sequer terminar a corrida.

Uma pena para ambos que faziam uma corrida impressionante, mas principalmente para Vettel, que além de uma multa de $50000 dólares perderá 10 posições na próxima corrida, na Malásia.

O acidente entre ambos provocou um último safety-car, que praticamente "terminou" a prova.

Melhor para Barrichello e Trulli, que vinham em seguida e subiram ao pódio, junto a Button.

Mas Jarno Trulli não teve muito tempo para comemorar já que foi punido por ter ultrapassado com o safety-car em pista. Com mais uma punição( de 25 seg.), Jarno terminou oficialmente, no 12º lugar, apesar de ter subido ao pódio.

Quem herdou a terceira posição foi Lewis Hamilton, que salvou um fim de semana terrível para a equipe Mclaren e para ele próprio, que também foi punido e largou desde as últimas posições.


Todo o contrário da equipe Ferrari que não terminou a prova com nenhum de seus pilotos por problemas mecânicos.

Nelson Piquet vinha fazendo boa corrida, entre os 10 primeiros e à frente de Alonso, até que um problemas nos freios o fez rodar e abandonar. Fernando Alonso, apesar de todo o "caos" chegou na 6ª posição, herdando logo, o 5º lugar com a punição de Trulli.

Sebastian Buemi, o único estreante de 2009, marcou seus primeiros pontos, fechando um ótimo fim de semana para a equipe Toro Rosso, que também pontuou com Sebastien Bourdais.

Final de corrida, excelente fim de semana da Brawn GP e mais uma corrida "típica" da Austrália.

A Brawn GP dispara na frente na briga pelo campeoanto de construtores com 18 pontos contra 6 da Mclaren, 5 da Toyota, 4 da Renault, 3 da Williams e 3 da Toro Rosso.

Próximo fim de semana: GP da Malásia!

Os 10 primeiros
1. J. Button, 2. R. Barrichello, 3. L. Hamilton, 4. T. Glock, 5. F. Alonso, 6. N.Rosberg, 7. S.Buemi, 8. S.Bourdais, 9. A.Sutil e 10. N.Heidfeld.

44 comentários:

Realmente Pri, tippicamente um GP da Australia. Fiquei feliz por Rubinho e Jenson, mas triste por Trulli. Eu quero ver se a Toyota ganha na apelacao, mas eu nao vi ele ultrapassando com Safety Car nao (vou inclusive rever a corrida pra tentar descobrir isso). E, realmente, final de semana pra se esquecer o da Ferrari, igual seria o da McLaren se nao fossem os acontecimentos. Espero que esse ano tenhamos mais corridas assim, mas, por favor, sem tapetao sempre, pois isso me lembra 2008. Beijoooos

Os grandes nomes dessa prova para mim foram:

Em primeiro, o arrojado Vettel. Esse "menino" pilota muito. Não se intimidou com o equipamento superior da Brawn e foi atrás. Saiu dos boxes mais pesado e com os pneus frios não deu chance a Rubens, segurou a Brawn de Rubens no braço, se bem que prá segurar Rubens não é uma tarefa das mais impossíveis...rsrsrsr..imagino Vettel pilotando a Brawn, coitado do Button...

Não cedeu a posição ao Kubica, lutou bravamente pela posição, lembrou Villeneuve Pai, Senna, Jones, Lauda...terminou no muro mas conquistou ainda mais a minha admiração e dos amantes da velocidade. Esse sim tem a sina de ser campeão.


Em segundo vem o Hamilton que largou atrás e terminou em 3º, pilotou como um verdadeiro campeão, quando a MacLaren/Mercedes estiver usando o difusor, já que fornece os motores da Brawn, não vai admitir ficar atrás.

Nelsón não fez jus ao nome até o momento. Briatore, dizem, tem pavio curto.

A Equipe Brawn é no momento superior as demais e isso é incontestável.

Button fez uma corrida burocratica beneficiado pelo equipamento superior. Lembrou Schumacher nas temporadas de 2000 a 2004.

Rubens, vou ser xingado até minha décima geração, mostrou mais uma vez porque é considerado o melhor segundo piloto. Vacilou na largada e culpou o sistema de embreagem, será?? Bateu na traseira da RBR(?), manobra tipica de piloto médio afoito, não teve a competencia para ultrapassar Vettel que saiu dos boxes pesado e com os pneus frios. Rubens é um piloto médio e eu não me iludo com ele, quem quiser se iludir, fique a vontade, tenho um vizinho que deu até o nome de Rubens ao filho recem nascido...rsrsrs..tamanha a onda BBB.

Massa, o meu brasileiro preferido apanhou do carro, vamos esperar pela evolução da Ferrari, se vier, bem...

Cara Priscilla:

Após o triunfal desfile de Button na Austrália, só tenho uma coisa a dizer: VIVA BUTTON, EU JÁ SABIA !!!

Grande Priscilla....! depois do resumo da corrida feito por voçê, não a muito e que coméntar. Mas uma pequena observação?? Nós querendo ou não? ém 2008...quando Nelsinho estava ém melhores condições que Alonso! aconteciam coisas estranhas com seu carro!![não estou tirando os erros cometidos por ele] E querendo ou não, nessa corrida? ficou estranho...o carro de NELSINHO ter próblema de freio, após o seu pit-stop. Quando estáva bém na prova e uma tática que estava dando resultado e bém afrente de ALONSO....? "ESTRANHO NÃO" E vamos ser realistas... VETTEL errou , e si fosse um brasileiro??? o pau tava comendo....mas não é, então????

PRISCILLA...? Voçê já leu,o tópico do FABIO SEIXAS, sobre a corrida. Ém um trecho está assim!!" Nelsinho fêz lambança"....ai voçê fáz uma critica[burrice-voçê assitiu a corrida ou o vt..ou o seu próblema é o PQUET.] ai...? quém disse que o seu comentário [ou critica]é publicado!!!!

Para mim o destaque da corrida vai para Vettel e Kubica que fizeram uma corridaça e só não foi melhor pq os dois terminaram no muro.

Button com melhor equipamento fez o q tinha q fazer, andar rápido o tempo todo.

Agora eu gostaria de saber se vcs repararam q nos pit stops da Brawn, o reabastecimento não foi feito junto com a troca de pneus. Eles faziam primeiro a troca de pneus e depois o abastecimento. Achei isso muito estranho. Será q é falta de treino???? alguem mais notou isso????

RAPHAEL...Não só notei e estranhei também. Dependendo da corrida podém ter problemas com essa demora no pit...assim como o Nelsinho não esta podendo andar na frente de ALONSO...É só parar no pit....algúma coisa zanga no carro.

Raphael eu notei sim. Por isso, inclusive, que eles demoravam mais no pit (se bem que eu achei quase todos os pit stops mais longos que o normal).

Valter: Acho o Rubens melhor que o Massa, mas nao vou entrar no mérito da questao. Concordo que o Vettel é um talento e acho que ambos foram precipitados, uma pena, já que fizeram uma bela corrida, jogada fora perto do final (que é a parte que importa). Só o seguinte: pra mim, melhor que o Hamilton foi o Trulli. Ele largou dos boxes e terminou em terceiro, na pista, nao no tapetao. O Timo também mandou bem.

Pri, acabei de rever a corrida e nao vi nenhuma ultrapassagem ilegal do Trulli nao. Depois vou repetir esse pedaco de novo, mas na hora que o SC entrou, o Trulli, se nao me engano, ja tava na frente do Hamilton, mas nao tenho 100% de certeza.

Beijos

Notei sim Raphael. Pit Stop's super lentos tanto do Rubens quanto do Button. Até agora tô buscando explicaçao. A primeira coisa que eu pensei foi em falta de prática, mas 4 pit stop's e o mesmo replay?

Portanto, minha resposta é, nao sei...rs

Sobre o Piquet, Latueiro, depende de quem vê a corrida. Pro ciclano pode ter sido lambança, mas pro fulano nao foi.

Eu acho que realmente pode ter sido um problema de freio pq eles ficaram com o safety-car em pista por 3 voltas. Ninguém conseguia aquecer direito os pneus, que dirá os freios.

Provavelmente, na disputa com o Rosberg, ele usou o Kers e aí, com pneus frios e freios frios, nao poderia dar em outra.

Kubica e Vettel deram o espetáculo que a gente sempre quer ver dentro das pistas. Uma pena que nao tenham terminado...

Hamilton foi muito bem, rápido e constante, mas nao acho que foi um dos melhores. O que ele fez, o Alonso, o Trulli e o Glock fizeram também.

Na Austrália, o importante é terminar a prova e, quem terminou, e na zona de pontos ainda por cima, pode levar vantagem amis a frente.

Quanto ao Massa, é uma pena por ele, pq sao pontinhos desse tipo que lhe fizeram falta no final do campeoanto passado.

Carol,

Parece que o Trulli admitiu que passou o Hamilton mas segundo palavras dele, o Hamilton freiou de repente e se jogou para um lado da pista. Que portenato ele achou que o inglês ta com algum problema e passou.

Eu tao pouco vi, mas dizem que eles foram chamados em uma "salinha" pra discutirem o vídeo com os comissários.

É verdade, é verdade, Trulli e Glock tiveram desempenhos iguais ou superiores ao Hamilton, citei o Hamilton como melhor desempenho devido ao carro da MacLaren no momento ser inferior aos demais.

Ah, considero que os pits da Brawn foram feitos com os controle e dominio absolutos da situação. Se fosse preciso, essa equipe que queimou minha lingua, saberia fazer tudo ao mesmo tempo com precisão, ao menos tive essa impressão.

Valter... tbm acho q os pit stops foram feitos com precisão. Agora se tudo tivesse sido feito junto, pneus e reabastecimento, acho que a
vantagem da Brawn teria sido muito maior.

Gostei muito do desempenho das toyotas. Ontem teve horas q vc so via os dois vindo passando todo mundo.

E o Hamilton foi muito bem tambem. Contou com a sorte da galera q tava na frente dele ir saindo aos poucos e acabar na 3ª posição!!

E com esse desempenho da Brawn, ja vão começar a aparecer as copias:

Após reclamar veementemente contra os difusores traseiros utilizados por Brawn GP, Williams e Toyota, o chefão da Renault, Flavio Briatore, resolveu aderir à moda. De acordo com informações do jornal espanhol "Marca", o italiano está preparando um dispositivo aerodinâmico semelhante para ser introduzido no R29 e ir às pistas no GP de Xangai (dia 19 de abril), na China, terceira etapa do campeonato.


O diretor esportivo da RBR, Christian Horner, também declarou que sua equipe deve copiar a solução desenvolvida pelas equipes rivais.

A reclamação quanto à inovação implementada pela Brawn GP na categoria consistia no argumento de que a peça não estaria alinhada ao regulamento da competição. No entanto, após verificações técnicas, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recusou o protesto movido por Ferrari, Renault e RBR, e liberou o uso da peça.

Insatisfeitas com a decisão, porém, as equipes que protestaram recorreram à Corte de apelações, em Paris. O caso será revisto e julgado no dia 14 de abril (mesma semana do GP de Xangai).

Carta da Brawn:

We have worked incredibly hard for the victory in Melbourne and to see the dedication, commitment and sheer hard work come to fruition with Jenson and Rubens bringing home a one-two finish for Brawn GP at the first race of the season was immensely rewarding. After everything that our team has been through over the past four months, it was quite simply a sensational result.

It is just the beginning for us and it wasn’t a perfect race by any means so we will learn and continue to improve. We have to keep developing the car throughout the season if we want to challenge for further wins and the championship.

I would like to express our sincere thanks to Norbert Haug and Mercedes-Benz High Performance Engines who have been so supportive over the past few months and have worked closely with the team to ensure we were in a position to go racing this year. Thanks also to Virgin, Henri Lloyd and all our team partners for having the vision to see what the team could do and wanting to be a part of it. It’s difficult to put into words what this win means to our team but I’m sure that I speak for every single one of them, here at the track and back at the factory in Brackley, when I say it was a wonderful weekend.

Thanks for eveyones support.

Ross Brawn
Team Principal

Pois é Raphael,

Segundo o Briatore, eles já tem a tal peça pronta, faltam apenas os últimos testes no túnel de vento. Pelos testes prévios feitos com o novo difusor, ele disse que a aerodinâmica aumenta em 40%.

Entao, a discussao toda, e aí eu acho até que dá pra concordar com o Briatore é:

Se fizeram todas essas modificaçoes no carro e no regulamento para que a aerodinâmica fosse reduzida em 40%, pq permitir uma peça que justamente devolve essa porcentagem perdida?

Agora, claro, bobos nao sao e se for pra liberar eles pelo menos já tem o deles separado, assim como a Mclaren que acredito que esteja esperando só uma definiçao da FIA.

é Grande corrida! Se a corrida da Malásia for boa, ai eu acredito que essas novas regras são otimas!

Pois é Priscilla.

Mesmo assim, acho q o vão manter os difusores como legais.

Pq so assim veremos carros como Toyota, Williams e Brawn andando junto com ferrari e outras de maior orçamento.

Priscilla, essa reclamação toda, tém o seu lado obscuro também. E sém tirar a razão dos reclamantes...pois ao que parece, principalmente BRIATTORI, chiou por quê, algo parecido foi apresentado ém 2008, e a FIA proibiu...e agóra ém 2009 ela simplismente liberou, quando essas trez equipes já estavam e´m vantagém. É mais ou menos o que eu entendi.

De qualquer forma, acho que é muito mais fácil para a FIA mandar todo mundo copiar para tentar "embolar" o campeonato mais ainda que proibir os difusores dessas 3 equipes.

Se tecnicamente falando eles não foram contra as regras, esse incentivo a copia (para equilibrar) é o melhor caminho, afinal o carro está difícil de dirigir e esse difusor corrige o problema sem toda a turbulência da asa modelo 2008. Quando as outras equipes copiarem tal difusor vai ser difícil para a Brawn ganhar uma corrida assim.

Melhorar a aderência sem aumentar a turbulência = mais ultrapassagens. Afinal quem viu a corrida percebeu que toda ultrapassagem os carros "sambavam", e alguns perdiam o controle do carro do nada sem ninguém perto.

Sacanagem terem punido o Trulli, a do Vettel então nem se fala...
Mas o Rubinho quase não completa a alegria dos caras...
Normal... Esperar muito dele é que é estranho.

Na MAlásia, teremos um paranmetro mais exato sobre as diferenças nos carros. Os que tém os "difusores" e os equipados com "KERS" pois é um circuito com longas retas e freadas fortes. Espero que o NELSINHO não esteja a frente de ALONSO. Só assim para seu carro dar problemas.

Wallacy,

Mas nao é muita contradiçao, em épocas de crise e de reduçao de orçamentos, que a FIA autorize os difusores e que as equipes gastem mais milhoes na construçao do tal?

Eu nao culpo as equipes, de forma alguma. Os engenheiros sao pagos para encontrarem soluçoes, agora, acho que a FIA precisa se posicionar firmemente.

Como assim nao sabem se é legal? Nao foram eles que fizeram o regulamento? Entao eles tem que saber!

Que digam sim, ou que digam nao, mas essas coisas nao podem se estender tanto assim. Desde fevereiro , quando surgiu a polêmica, que eles estao pensando se sim ou nao. Diga o que diga, que diga logo ao princípio.

Sinceramente, nao sei qual será a decisao...

Tambem achei sacanagem a punição ao Trulli. Concerteza foi mal caratismo do jogador de PS3 q ja aprontou dessas de encostar o carro do nada outras vezes.

Grande vitória, grande corrida de Button

Desculpe a ausência Priscilla, mas a família tem que vir em primeiro lugar...

Achei uma corrida fantástica ("magnificent" a la U2)... Acredito que estamos diante da possibilidade de acompanharmos o melhor campeonato de F1 da história...

Minhas impressões foram as seguintes:

BrawnGP: atualmente o melhor carro, mas não acho "tão" melhor do que outros do grid...

Willians: "QUE DECEPÇÃO"... Isso é pura falta de piloto... Desculpem-me os que acham o Nico grande coisa, a meu ver falta braço na equipe... E ainda tem um carro que o piloto "non ecxiste", como diria o Padre Kevedo...

Vettel: grande corrida, mas fez uma lambança no final da prova, coisa de jovens inexperientes... A meu ver a punição foi muito branda, eu defendo que o responsável por tirar um adversário da prova tem que ficar 1 corrida de gancho... E a RBR está muito forte, com o novo difusor vai lutar com as BrawnGP...

BMW + Difusor - KERS = carro campeão do ano... Apesar que vai ter pista que o KERS vai dar um show nas demais... Impressionante o ganho de velocidade dos carros com KERS...

Rubinho: começou fazendo lambança, bateu duas vezes, carro não perdeu desempenho com o aerofólio dianteiro quebrado, pit stop de 20s, e terminou em 2º a apenas 2 pontos de Button... Se a sorte continuar desse jeito é o campeão mundial de 2009...

Ferrari: continua o mesmo carro dos testes... Quebra e não anda!!! E a estratégia da equipe nem perto do tempo do Ross Brawn...

Toyota: talvez seja a segunda força atualmente... Mas tem que colocar um carro regular na pista... E a punição do Trulli foi ridícula...

McLaren: fez milagres...

Safety Car: Impressionante a falta de capacidade dos chefões da F1... Primeiro mandam o carro na frente do segundo colocado e impedem que ele ataque a parada de boxes do primeiro... Ficam muito tempo na pista e causam um problema de aquecimento de freios e pneus (Piquet que o diga)... E depois liberam a corrida para fazer uma curva!!!

B'Hengler, na verdade a Willimans foi a que mais sofreu com os compostos super macios. O Rosberg foi bem o tempo todo com os pneus duros, depois q colocou os macios, simplesmente, despencou o rendimento.

Obrigado Latueiro...

O lance do Piquet é sacanagem... Não acho que a Renault tá fazendo algum tipo de armação... Prefiro acreditar no lance do safety car mesmo...

Repare nos replays que o Massa travou várias vezes os pneus para aquecer bem o freio... E vários pilotos estavam com o carro passeando nas nuvens logo após a relargada...

Para o azar do Nelsinho e dele foi acabar na brita... É uma pena, ele fazia uma ótima corrida e tinha boas chances de pontuar... Desse jeito a pressão vai aumenta novamente, igual ao início do ano passado...

Pois é Raphael...

Mas isso eles deveria ter visto nos treinos livres e aí era só fazer um trecho mais curto com esses pneus...

O mesmo erro da RBR com o Vettel, foi nítida a perda de desempenho dos pneus dele no final da prova e aí ele aprontou aquela lambança...

Outra coisa...

O Sutil não foi empurrado de ré no pit stop??? Ele foi desclassificado por isso???

Se não me engano isso é terminantemente proibido...

B'Hengler.. q eu sabia o piloto nao pode dar ré no pit stop, mas a equipe sim pode empurrar.

B`HENGLER...2 situações interessantes dessa corrida. A gente tá aqui fora... é fácil falar. O VETTEL não havia nessecidade de brigar com o Kubica, já que não tinha mais pneus. O NELSINHO naquele momento também, não precisava ir pra cima do Rosberg, já que faria só mais uma parada e todos que estavam a sua frente 2..[mas não iria longe por causa dos freios] falar aqui de fora é facil. Mas é incrivél...é só ele estar a frente do Alonso...algúma coisa acontece.

Verdade Latueiro...

Raphael, acho que isso é proibido!!!

NO final das contas o que me marcou sobre a corrida foi a lambança meio que generalizada por parte das equipes que não estão acostumadas com o ritmo dos primeiros lugares...

Foram vários erros "infantis"...

E sobre o Nico, vale lembrar que ele foi prejudicado no último pit stop, que durou mais de 30s, mas mesmo assim eu mantenho minha análise a respeito dele...

B'Hengler,

Dentro dos boxes, o pessoal pode empurrar. Ah! E acho que foi o Fisichella, nao o Sutil....;)

Sobre os pneus, é impressionante a diferença de rendimento. Mas me deu a impressao de que a Williams é uma das equipes que menos cuida dos pneus.

Priscilla, Como a cobertura da f1 no brasil tá uma "maravilha" principalmente por parte de quém detém os direitos de transmição!! Hóje, já li algúmas coisas...mas continuo ém dúvida? "por quê de terém mudado a estratégia de corrida de Nelsinho?" "se era para ele fazer uma parada só,estava bém na corrida, o carro estava bóm e tinha um bom ritimo?" Com a batida do Nakajima...chamaram ele pro pit...sendo que iria pra ponta com a parada dos outros??? Voltou do pit e o carro apresentou problemas de freio...? Depois Briatori dá aquela entrevista cinica "nelson estava muito bém...mas teve próblema tecnico??" e agóra começou a choradeira de Alonso contra a BRAWN GP???

Priscilla...

Lembro que uma vez, em 1989 se não me engano, o Mansell passou do ponto nos boxes e foi puxado de volta e depois foi desclassificado...

Não sem antes tirar o Senna da prova, por pura falta de comunicação do box da McLaren com o Senna para avisá-lo que o inglês estava desclassificado...

Ou o Mansell deu ré??? Se for isso tudo bem... E se foi o Fisichella eu não iria perceber mesmo, o "teor de sangue no álcool" estava muito baixo...

Sobre o Piquet, Latueiro, acho que a Renault foi forçada a alterar a estratégia porque os pneus macios não duravam mais de 10 voltas...

E sobre os pneus...

Eu não concordo com essa da FIA de aumentar a diferença entre os compostos tanto assim... Tem que ter um certo critério, poxa, os pneus só davam umas 5 voltas boas e depois era no ferro...

O pneu macio tem que durar no mínimo umas 15 voltas e o duro umas 30... Aí beleza, dá prá fazer uma boa estratégia e não estraga o espetáculo...

Do jeito que está todos vão largar com o pneu duro, fazer uma parada em 2/5 da prova, colocar pneu duro novamente e deixar faltar umas 5 a 8 voltas para o fim da prova para repetir a operação e colocar pneus macios...

Todos largando igual tira toda a possibilidade de termos um espetáculo digno do preço da F1...

uau, q post comentado rsss. REalmente a prova ontem foi cheia de surpresas, pena que eu não pude ver. Mas pelo que vi nos blogs foi de matar a pau. Preciso vir mais vezes aki no Guard Rail. Até mais.

Concordo B'Hengler...

se continuar assim a diferença sobre os pneus, veremos varias corridas com varios pit stops super rapidos so para colocar pneu no fim da corrida.

Pensei que esse contrato com a Virgin seria por toda a temporada:

A dobradinha conquistada pela Brawn GP, no último domingo, parece já estar rendendo bons frutos à equipe. Firmado às pressas, o contrato de patrocínio entre a gravadora Virgin e o time britânico estava previsto apenas para as duas primeiras corridas da temporada, mas já acena em ser prolongado. Isso porque o proprietário da gravadora, Richard Branson, que pagou US$ 250 mil por prova para divulgar sua marca, afirmou ter se empolgado com os resultados iniciais e já se prepara para propor a extensão do acordo.

- Assinamos o acordo apenas quatro horas antes de eu pegar o avião. Poderíamos ter chegado à Austrália com um negócio mais completo, se tivéssemos mais tempo. Esta é a primeira parte do acordo, para duas corridas, vamos ver o que acontece nas próximas três ou quatro semanas - afirmou o proprietário do Virgin Group, o britânico Richard Branson.

De acordo com informações do site “Crash.net”, os planos incluem até a troca do nome da equipe, que também possui uma parceria com a empresa de roupas Henri Lloyd, para Virgin.

- Às vezes, na vida, surge uma oportunidade que parece muito boa para ser verdade - comenta Richard Branson, que se disse um "sortudo" após os resultados em Melbourne.

A procura da Brawn por uma injeção financeira era desesperadora. A equipe britânica chegou a oferecer o espaço destinado ao patrocínio principal livre de custos extras para quem se comprometesse a estampar a marca também em 2010.

Só um adentro sobre o kers...

Ele não fará tanta diferença no top speed.. Afinal, depois de uma certa velocidade é preciso de mais potencia para ganhar cada km/h. É uma curva exponencial decrescente, no caso.

A grande diferença será na aceleração! Logo vai depender muito do trecho da pista...

Esse vídeo do hamilton ilustra bem: http://www.youtube.com/watch?v=PlIyIX2EtDA
(recomendo versão HQ)

Se a reta fosse um pouco maior ele teria conseguido passar...

O grande problema em minha opinião foi os pilotos quase não usaram o kers na entrada da reta dos boxes. Possivelmente pela falta de tração nos carros, não era possível sair "bem" da curva, e depois do inicio da curva o kers não ajuda tanto. Além é claro dessa limitação de uma utilização por volta... Deveria ser duas, uma para "chegar" e outra para passar...

Voltado a falar sobre a regra:

Pricila,

Até concordo que a ideia de fazer eles terem esses gastos todos para produzir o novo difusor é contraditória a proposta original da nova regra. Porém, uma daquelas bigornas, asinhas aqui, outras lá, etc etc.. São também muito caras, tudo na F-1 é caro afinal...

O custo do difusor com certeza não é maior que o desses componentes, primeiro porque a etapa mais cara e difícil já foi feita: Encontrar a solução para o problema.

O grande problema das equipes no geral, principalmente as pequenas, é que durante a temporada é muito caro essa pesquisa, e fica difícil acompanhar as equipes mais ricas, já que eles possuem mais "cabeças" para isso. Porém com uma solução já na cara deles, mesmo as equipes menores poderão acompanhar em um prazo de tempo aceitável. Produzir é sempre o menor dos problemas...Claro que exige muitos testes, porém na pesquisa, quantas e quantas peças são descartadas depois de varias baterias de testes por serem ineficientes?

Agora pelo menos, eles sabem que a peça é eficiente, só precisam os testes para determinar os ajustes para integrar ao carro...

Do contrario, as equipes (as 10) vão ter que achar outra solução para o problema de downforce. Ainda acho que é mais barato usar esse difusor ai, para resolver um problema que querendo ou não as equipes estão gastando para resolver.

Alonso fez oq o Hamilton fez?ate do Piquezinho ele tava perdendo.Nao foi um dos melhores?nessa ai a imparcialidade passou longe Pri,o cara foi o melhor junto com o Button,fez uma corridaça com um carro super ruim e saindo de tras,e olhe q todo mundo falava q largando atras o hamilton nao faz nada e deu no q deu,Trulli fez grande corrida mas venhamos e convenhamos que seu equipamento era bem superior.Massa ainda eh o favorito ao titulo,podem escrever.

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