16 de mar. de 2009

Pré-Temporada: Jerez Dia 2

Mais um dia de testes da pré-temporada e hoje, sobre a pista de Jerez, Mclaren, Williams, Renault e Brawn GP rodaram.

Com tempo bom e sem nenhuma bandeira vermelha, as equipes puderam aproveitar bem o dia para trabalhar em set-up's e em simulações de corrida.


Fernando Alonso, em volta de classificação(tanque vazio), "roubou" o melhor tempo do dia, que era de Rubens Barrichello, nos instantes finais do treino.

Barrichello "dividiu" cockpit com Jenson Button que também deu algumas voltas pelo circuito fazendo o 3º melhor tempo.

A Mclaren, com Lewis Hamilton, mostrou uma significante melhora, fazendo tempos constantes. É certo também que ficaram a mais de 1 segundo do melhor tempo, mas parecem ter solucionado alguns "probleminhas".


Todos marcaram tempos abaixo de 1:20.

Os tempos de hoje, em Jerez:

1. F.Alonso 1:18:343 99 voltas
2. R.Barrichello 1:18:398 62 voltas
3. J.Button 1:19:892 12 voltas
4. L.Hamilton 1:19:513 85 voltas
5. N.Rosberg 1:19:783 123 voltas


Fonte:www.thef1.com

47 comentários:

Será que esse tempo obitido pelo Alonso, batendo a BrawnGP, aumentou as esperanças dele na luta pelo campeonato?
Disseram que a Renault testou peças novas. Pelas fotos não deu pra perceber nenhuma mas provavelmente deve ter sido alguma suspensão ou difusor modificado.
Amanhã a Renault encerra os trabalhos em jerez, deixando pro Nelsinho somente um dia pra treinar.
Espero que o Briatore lembre-se disso antes de cobrar grandes desempenhos do Piquet Jr.

Aderson.. a Renault tava tendo problemas com a suspensão. Deve ter sido isso q eles mexeram.

Quanto ao tempo do Alonso, ele colocou so o vapor de gasolina no tanque pra bater o tempo do Rubinho. O que foi bom para vermos que o carro da BrawnGP é rapido.

acontece que até alguns dias atrás, o próprio alonso disse que nem de tanque vazio, chegaria perto da Brawn...

E agora não só chegou, como ultrapassou. Quem garante que o rubens tb não estava fazendo volta de classificação?

Rafael... ele fez sim volta de classificação, mas foram varias seguidas, nao apenas 2 como o Alonso.

Agora é esperar Melbourne para confirmamos o real potencial da BrawnGP.

Eu creio q eles vao brigar na frente, nao sei se pela vitoria, mas entre os pontos. O que ja seria uma enorme evolução.

Quanto a esse tempo do Alonso, qual a chance dele ter feito sem usar o KERS?????

"Barrichello lleva 13 vueltas y no se ha bajado del 1:19 bajo, salvo para hacer algún 1:18 alto."

"Barrichello se ha hecho una media de vuelta de 1:19,2 en una tanda como la que se hizo Alonso, quien marcó 1:20,3 de media. Sobran las palabras. Hay 1,1 segundos de diferencia. ¡Bárbaro!"

"Barrichello lidera 13 voltas e não tenha mergulhado abaixo de 1:19, 1:18, à excepção de um elevado."

"Barrichello foi a média de volta como 1:19,2 Alonso, que marcou metade de 1:20,3. Sobre as palavras. Existem 1,1 segundo apart.

a média das voltas do Barrichello está muito boa, 1:19,2 se comparada a média do Alonso 1:20,3 que tambem fez uma volta excepcional.

hoje mesmo li que os que não usassem o Kers seriam obrigados a levarem 40 kg de lastro para nivelar o peso entre as equipes,(isso me lembra o kart). Dai fica a questão sera mesmo que não compensa usar o Kers, se o lastro for obrigatório é capaz de mudar algumas coisa? eis a questão hehe

Racer Freak!!... a diferença é q sem o KERS podesse posicionar os 40kgs de lastro da forma que quiser, assim consegue deixa o carro mais equilibrado.

É isso que tenho notado, que o carro da Brawn GP e Toyota estão bem equilibrados.

É, parece que o lance do Kers será só na largada mesmo, pq no mais, as outras equipes levam clara vantagem.

Na Renault, nao vi nenhum adesivo do Kers e nem mecânicos com luvas...

Talvez já seja "fato" que o KERS "ainda" não compensa... Tanto que várias equipes que utilizaram o equpamento em testes estão testando sem ele...

A potência adicional que o KERS proporciona não compensa a perda de desempenho no equilíbrio do carro...

Não duvidaria se nenhuma equipe competisse com ele este ano, ou no máximo o utilizassem em pistas onde comprovadamente seriam efetivos...

E a grande questão é, um carro que utiliza o KERS pode competir sem ele, é fácil instalar e desinstalar??? O motor é o mesmo ou existem adaptações que impedem a desinstalação???

Isso vai fazer a diferença... Como há limite no número de motores, se o motor só puder ser utilizado com o KERS esqueça que as equipes irão utilizá-lo... As equipes com menores problemas financeiros utilizarão este ano para testar e desenvolver o equimento para a temporada 2010, onde aí sim, vai ser obrigatório...

Se alguma equipe que não usa o KERS começar a se distanciar na tabela de pontos do mundial, não duvido que haverá equipes retirando o KERS e seguindo o campeonato sem ele.
Eu acho que depois das 4 corridas iniciais que ocorrerão num prazo muito curto, já dará pra avaliar os pros e contras do uso do KERS.

É, o Alonso superou a Brawn GP por muito pouco e com uma gota de combustível. Mesmo assim a Renault evoluiu muito desde o início dos testes. A McLaren que continua mal das pernas, mas só saberemos o real potencial da equipe em Melbourne

Leandro Montianele

Acabo de ver na Sexta que a Renault usou sim, o Kers, e treinou largadas com ele.

Sobre a Brawn, disseram que depois do problema que o Button teve no carro hoje, que cobriram o carro de todas as formas possíveis, ao melhor "estilo Mclaren"...rs

Apesar de melhorar os tempos estão longe dos esperados.
Beijo!

Kimi_Cris

O carro mais bonito do grid ficou ainda melhor depois de tirar aquelas ombreiras ao lado do cockpit...

Sobre a Renault, felizmente alguém bateu a Brawn, mesmo que seja com tanque vazio, mas ainda é difícil lançar as fichas para o campeonato. Ainda desconfio desse boom criado pela Brawn...

A Brawn pode até tentar esconder mas com aqueles tecnicos da Mercedes presente nos boxes da equipe fica meio dificil ocultar algo.

Ôla amigos... naõ vamos nos esquecer, que o ritimo dos treinos da pré-temporada? são totalmente diferente do ritimo de corrida. A brawn gp...fêz voltas constantes ém torno de 1.19,2...? Mas são voltas limpas, sém trafego,sém ter que brigar com o carro da frente ou de tráz??? Quer dizer que esse ritimo sobe!! Por isso acredito ém equilibrio durante as corridas. E ai vão entrar as extrátégias de pit-stop o acerto do carro para cada circuito....quantidade de combustivél e principalmente o piloto. Amanha veremos o que a renault...reserva para Nelsinho nessa temporada? si der o mesmo carro de hóje? então é ele que tém que mostrar o que pretende para 2009....agóra se for o contrario? Nelsinho vai ter que se virar para atingir os seus objetivos ém 2009.

Latueiro,

Mas eles foram bem constantes também em simulaçoes de GP. Nao sei te dizer se foram os mais rápidos, mas rodaram na casa de 1:20 baixos...

Vou tentar conseguir os tempos volta a volta em uma comparaçao com a Renault, por exemplo.

Comparaçao Barrichello e Alonso

Barrichello
12:20 Pista
1.19:582
1.19:173
1.19:291
1.19:468
1.19:103
1.19:164
1.19:329
1.10:363
1.19:145
1.19:353
1.18:885
1.18:924 Box

Alonso
1.21:418 *
1.21:590
1.20:867 *
1.20:333 *
1.20:055 *
1.19:937 *
1.19:718 *
1.20:542
1.21:107
1.20:269
1.19:745
1.19:654 *
1.19:705
1.19:733
1.19:958 Box

O problema é que foram em horas diferentes - Alonso fez a tanda as 09:20 da manha. A do Rubens foi às 12:15 - e o Alonso deu 3 ou 4 voltas mais que os Brawn.
Alonso fez a tanda as 09:20 da manha. A do Rubens foi às 12:15.

Essa questão do horário faz toda a diferença e impede uma melhor comparação (caso contrário ia ser uma lavada da BrawnGP)...

Estou curioso para ver o que a Renault vai aprontar para cima do Nelsinho amanhã...

Tem um tempo do Rubinho em 1:10'..., acho que o certo seria 1:19'... (arrume e depois delete meu comentário, obrigado)

Perfeita como sempre Priscilla!! Esse comparativo que voçê postou...nos dá uma noção mais clara da regularidade da equipe brawn gp. Em ritimo de corrida, essa média sobe. É ai que o piloto...vai fazer a diferénça, principalmente nos circuitos de baixa.

B'Hengler@RR1?? Acredito que se Nelsinho...rodar amahã na casa de 1.19? poderemos ficar esperançosos para a temporada que começa dia 29.[é claro que ela não vai permitir que o brasileiro incomode o espanhol] a não ser que ele tenha um inicio desastroso....ai... a equipe teria que rever os seus planos para a temporada.

Acredito que a Renault vai manter o Nelsinho como segundo piloto, nem que seja na marra...

Primeiro ela vai esconder o acerto do carro que o Alonso achar dele, o que vai exigir bastante do garoto, o que não quer dizer que ele não seja capaz...

Caso ele não esteja se saindo bem, acredito que eles até copiem algo do Alonso, mas aí ele vai fazer valer a regra do primeiro piloto...

Tem também o que mais a Renault fez ano passado, que é escolhambar as estratégias da corrida do Nelsinho... Pura sacanagem, mas fizeram até cansar - tem até quem cite uma "teoria da conspiração" em Cingapura...

De qualquer forma a equipe já disse que quer o título de construtores, o que mostra que eles não podem abandonar de vez o "segundo" piloto (como a McLaren fez em 2008 - apesar que o Kova é um lixo!!!)...

Seja o que for, eu torço por ele, nunca se sabe... Em 1999 o Alesi poderia ter sido campeão mundial depois do acidente do "Dick Vigarista", mas a equipe decidiu que não!!! Talvez a Renault não possa esperar tanto (não é que eu esteja desejando nada de errado ao Alonso, mas quem está lá dentro está aberto a diversas possibilidades, muitas delas catastróficas)...

Caso eu fosse segundo piloto de uma equipe deixaria sempre o piloto principal à frente, na boa, sem incomodar... A F1 é cheia de combinações mirabolantes, vai chegar uma hora que as coisas fluem inadequadamente para uns e acertadamente para outros... Com a pequena diferença de pontos entre as posições subsequentes o piloto principal ficaria apenas alguns pontos à frente, e caso acontecesse algum imprevisto com ele, em alguma corrida, eu teria chance de recuperar terreno e quem sabe sair vencedor ao final do campeonato...

É uma tática, o Rubinho tentou isso... Só que a Ferrari não deixava ele ficar muito próximo do "Dick Vigarista" e o azar, lamentavelmente, estava sempre do lado do brasileiro... Se fosse o Nelsinho faria isso...

B'Hengler,

Tem razao...O tempo é 1:20 e nao 1:10, nao tenho como arrumar lá em cima, por tanto , deixo aqui o aviso...

Quanto ao Piquet, B'Hengler, nao acho que a Renault esculhambou com as táticas dele. Ele ia pra classificaçao e nao conseguia expremer o carro como o Alonso. Vai ver esse ano as coisas mudem e ele possa escolher combustível na Q3, pq se ficar na Q2, realmente nao tem muito oq ue se fazer: é meter gasolina no carro e seja o que Deus quiser...

Hoje na F1, os contratos dos pilotos sao muito claros quanto a posicao deles dentro da equipe. No caso do Nelsinho, creio eu que ele vai ter plena liberdade, de ate se puder andar na frente do Alonso, como ele ja declarou. So pede apenas pra que a equipe lhe um tratamento, (no quesito equipamento) igual ao do Alonso. O Briatore vive falando que quer fazer do Alonso mais uma vez campeao e critica abertamente o Nelsinho lhe cobrando melhores desempenhos. O que eu mais achei estranho foi contrato que ele assinou com os pilotos, 2 anos para o Alonso e 1 ano para o Nelsinho, deveria ser o contrario nao esquecendo que o contrato do Nelsinho foi supervisionado pelo Nelsao, talves esteja ai o receio do Briatori ver o Nelsinho andando na frente do Alonso, pois este e a menina dos seus olhos,como jafalei algumas vezes, o Nelsinho precisa apenas de um pouco mais de confianca em si mesmo pra poder andar bem, confianca esta que dentro do circo somente seu pai lhe da. Nem mesmo o Briatori que e seu chefe lhe transmite, pelo contrario duvida. Uma lastima. Tomara que ele ande bem na Australia, de preferencia melhor que o Alonso, para que quem nao acredita em seu potencial comece a ve-lo com outros olhos.Torco por isso.

Priscilla..? não é porquê eu torço, para que o Nelsinho...[e sou fanzaço do pai] se de bém na f1...eu vou deixar de criticalo quando for mal! Mas ém 2008...ele errou...a equipe tava ruin, e errou muito com ele também...nas clssificções de toda temporada ficou evidente que ele tinha um carro mais pesado[ver diferença que ocorria dos treinos livres para a qualificação] Correu ém 2008...com 1% de ajuda da equipe! pois ela mesmo declarou?[prus 4 cantos...trabalhar 99% ém prol de Alomso] Ém cima de tudo isso? é que eu considerei...até uma bóa estreia dele na catégoria. E ele só não entrou pro "roll" dos vencedores...porque a sorte que sobrou para "vettel,kubica e kovallainen??" abandonou ele na alemanha [deu sorte com o safyt-car] mas se ném Massa de ferrari, segurou Hamilton! e ele prcisando dos pontos...não iria se arriscar[fêz o certo] E se voçê me perguntar? eu vou responder....vettel,foi bém na chuva ém monza...mas deu sorte na qualificação e na corrida? Hamilton e cia. Só fizeram lambança. kubica ém montreal e kovallainen na hungria??? precisa de coméntários?????

Eu só espero que realmente o Piquet faça uma boa temporada esse ano, que seja mais regular, que suba umas quantas vezes ao pódio, etc...

Realmente o que nao faltou ano passado foram lambanças...

1º Jenson Button Brawn GP 00:01'17''844

Tsc...Se esse carro for legal mesmo...

1º Jenson Button Brawn GP 00:01'17''844.....? praticamente, 1.s...ém cima do tempo de alonso????

Pois e, e o Nelsinho ja esta no mesmo decimo do Alonso.

A onde voçês estão acompanhando os treinos. Não achei nada a respeito.

Pri...

Esse não é um blog Pró-Alonso?

Que discussão sem nexo, é claro que a equipe vai privilegiar o Alonso, ele é Bi-Mundial e Piquet está ainda em sua segunda temporada...Parece a maioria dos outros espaços...

Latueiro,
No "motor21" vc encontra tempos atualizados...

Piquet tá andando bem, confirmando a "boa fase" do R29.

OBS:O post sobre os testes de hj vai sair um pouco atrasado, ok?

Ewerton,

Acho que sim...rs. Mas aceitamos todas as opinioes...

Seja bém vindo Ewerton...aqui si fala desde a forçe-india...até as ferraris!!!

Mclaren usando a parafina no assoalho do carro e no difusor.

latueiro,

Já postei outros comentários. E outra, muitas vezes as pessoas tem tempo apenas de ler o conteúdo de um blog, não necessariamente é preciso expressar sua opinião.

Pri,

UFA!!! Ainda bem que você existe...

Nelsinho virando na casa de um 1.18 baixo...tó achando interessante, para o dia 29!! Mas esse tempo de Button???? me deixou meio....[?]

Latueiro/

Vai no site - F1 en directo desde TheF1.com - La a transmissao e ao vivo.

Interessante o desempenho da wilhans de ontém para hóje?

A Brawn fulminou o tempo em Jerez, putz.
Nelsinho rodando no mesmo tempo de Alonso. Bom sinal.
Achei comedia um site ae noticiar: "Piquet supera Lewis".
Tambem, com aquela Mclata. Quem é que não supera?

E que tempo esse do Button,

1:17.844

Sensacional a BrawnGP!!!

11:27h La media ha sido de 1:18,7 en una tanda de 10 vueltas, con lo que no sólo son rápidos a una vuelta sino que su ritmo es infernal.
11:25h Button regresa, ahora les daremos la increíble media que ha hecho.
11:23h Piquet entra. Button sigue rodando en 1:18,7 y 1:18,8. Hamilton vuelve a la pista.
11:21h Button lleva 7 vueltas en 1:18 por otras mismas de Piquet en 1:20s, ¡¡dos segundos más lento!!]

Fonte: http://directo.thef1.es/tests/

Foram 10 voltas com a media de 1:18,7 !!! Sensacional o desempenho da BrawnGP!!!

15:39h 10 vueltas para Button con una media de 1:19,3. Impresionante. Button regresa al box. Hamilton rueda en 19s altos ya.

Fonte: http://directo.thef1.es/tests/

"FIA aceita proposta de Bernie, e campeonato será decidido por vitórias

Piloto com maior número de triunfos ao longo do ano será coroado campeão mundial"

Fonte: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/

Bóm pessoal... eu descobri que não sei de mais nada, até a primeira corrida dia 29. Só deu para perceber que a renault no geral...tém a segunda melhor média....só que está a + de 1s da brawn gp???? Ém uma corrida normal...ela dá uma volta no segundo colocado ou é exagero meu?

Concordo que o Nelsinho pisou na bola muitas vezes em 2008... Talvez o fato de ter um bicampeão como comparação pese muito para um iniciante na F1... Geralmente pilotos que se destacam tem companheiros de equipes meio inexpressivos (e não vamos citar o L. Hamilton como excessão que sem o acerto do Alonso ele ficava longe)...

E sobre o GP da Alemanha, Latueiro, eu acho que tanto o Nelsinho quanto o Massa erraram muito, deveria ter feito o possível para impedir a ultrapassagem do inglês... Sequer fecharam o lado interno da curva para tentar barrá-lo...

Até comentei outro dia, que considero o GP da Alemanha o responsável pela perda do título do Massa, pois ele estava à frente do inglês e não conseguiu impedir a ultrapassagem... Se os dois tivessem ido parar fora da prova o título era do brasileiro...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More