O incidente ocorrido entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que terminou em punição para o alemão, foi um dos casos mais comentados do GP da Itália, mas não foi o único.
Uma situação parecida e que não ocasionou em punição para o responsável, passou quase desapercebida.
Paul di Resta e Bruno Senna disputavam a décima posição logo no início da corrida e o escocês, em uma manobra totalmente punível, jogou Bruno Senna pra fora da pista.
Pelo visto a reclamação da Williams não foi tao efusiva quanto a da Ferrari no caso do Alonso.
No quadro a quadro você acompanha o tira-teima da ação com o onboard da Williams e as imagens da disputa (clique em uma das imagens para aumentar e seguir a sequência):
No final da corrida Bruno Senna declarou: "Está bem claro. Meu aerofólio dianteiro estava perto do seu no momento da freada. Me deixou sem espaço e nos tocamos. Na semana passada, um piloto foi excluído por algo similar e hoje inclusive Sebastian (Vettel) recebeu um drive-trough por empurrar Alonso pra fora da pista. Respeitamos a decisão dos comissários mas não acho que o que o Paul (Di Resta) fez foi correto"
Aqui o lance mais uma vez, de outro ângulo:
Opinem!
6 comentários:
O Bruno alega que estava com a asa dianteira bem próxima ao Di Resta quando foi fechado. E daí???
Acho que não procede essa reclamação até porque no onboard o espaço foi sendo reduzido gradativamente.
Guilherme,
Com a nova regra, se parte do carro (o aerofólio) estiver emparelhada com a roda traseira do piloto que está a frente ele é obrigado a deixar o espaço mínimo de um carro. O Di Resta nao deixou...foi fechando, fechando. Na foto 9 da pra ver bem.
Concordo com a Pri...
Mas por isso que falo e repito, tem que colocar uma faixa dividindo a pista... O piloto que vai ser ultrapassado tem que escolher um lado e ficar lá...
Defenda como for mas dentro de seus limites... E não há defesa melhor de posição do que frear depois... Bons pilotos faziam assim...
Aí surgiu a geração Dick Vigarista e seus aprendizes, que acham que a pista é só deles e ficam fazendo zig-zag com o consentimento da FIA!!!
No caso Sebastian, se fosse o maldonado teria tomado 5 posições... idem se fosse no lugar do Di Resta... e se fosse o Alonso...na willians, no lugar do bruno os comissarios teriam punido o Di resta.
Enfim, o que quero dizer é que existem regras... mas como são aplicadas dependem a quem se aplica. Alonso já chegou a ganhar no grito uma punição para Louis quando esse saiu do boxes e queimou a faixa...agora... foi preciso o piloto de dentro do carro ver tal penalidade? E se fosse um 'Cartequiem' da vida... será que se quer a direção teria ouvido essa reclamação do erro de Louis!
Alonso..na Ferrari...em Monza... sendo jogado para fora.. quer saber, Vetel saiu foi no lucro aínda. Eu ainda creio que Vetel sabia ja naquele momento que teria que parar e deliberadamente 'num joão sem braço' empurrou Alonso para fora. O tal Dick Vigarista esteve no epicentro do desejo (para não dizer plano) do automobilismo europeu em firmar de vez por lá o recordista de todos os tempos. Vale lembrar que antes estavam aqui pela america do sul, com Fangio, senna, emerson e piquet.
Podemos torcer...mas sem a inocencia de achar que o 'jogo' é limpo, que a arbitragem é imparcial e que tudo é como antes...sem nenhum interesse financeiro. Porque hoje não ganha só quem pode...mas quem querem.
Sobre a comparação do Bruno com o incidente do Grosjean. São situações bastante diferentes. Um prensou durante a aceleração, o que resultou em um acidente de grandes proporções. Assim como a fechada do Vettel foi em um momento de tomada de curva com o pé embaixo.Enquanto ali, Bruno e di Resta estavam disputando freada.
As freadas até agora ninguem conseguiu um consenso. Se antes da zona da freada o piloto não conseguiu colocar o carro do lado do carro da frente, o primeiro tem direito de fechar para para ser a linha ideal.
... êpa ! Eu faria o mesmo que Vettel ! Numa boa ! Dois bicampeões. Um, querendo passar por fora,. Outro, campeão atual, mandou recado: "se tentar passar por aí, tú vai comer grama, Miúra... Viu, te avisei, Manélonso " ! F1 do passado ! Ótima ! Mas a máFIA aceitou o resmungão de sempre... pilota um de seus dois bólidos... HA !
M.C.
Postar um comentário