10 de jun. de 2012

Classificação - GP do Canadá

Todo mundo já sabia que a pole position para o Grande Prêmio do Canadá seria coisa de 3: Vettel, Hamilton ou Alonso.

O favoritismo era do inglês da Mclaren que dominou a sexta-feira de treinos. O espanhol sempre esteve "na cola" a poucos décimos e, até mesmo, milésimos e Vettel, bom, Vettel é sempre Vettel.

E o alemão confirmou a liderança no 3º treino livre superando os rivais em 3 décimos -único a marcar tempo em 1:13- e levou a pole position deste GP. Hamilton e Alonso, 2º e 3º respectivamente, ficaram a 0,064seg. um do outro.


Mark Webber tao pouco "desafinou" e largará com o 2º carro da Red Bull desde a 4ª posição, na segunda fila, ao lado de Fernando Alonso.

Quinta posição para Nico Rosberg em uma ótima sessão classificatória, já que não pode, praticamente, participar do 2º treino livre da 6ª feira e teve menos tempo para acertar o carro que os rivais.

Felipe Massa marcou seu melhor resultado dessa temporada e larga na 6ª posição. Apesar do bom resultado, Felipe tentará avançar de vez e deixar pra trás os maus resultados.

Romain Grosjean é o primeiro Lotus do grid. O carro da equipe não se adaptou bem ao circuito e vimos como Kimi Raikkonen ficava na Q2, sem poder superar o tempo dos 10 primeiros. O finlandês alegou problemas com o diferencial do E20.

Oitava posição para Paul di Resta, da Force India, que se mostra bastante competitivo de cara ao GP deste domingo.

Michael Schumacher largará desde o 9º lugar. O plano para o carro nº7 da Mercedes era fazer duas tentativas de volta rápida na Q3, mas Schumacher fez apenas uma, pois não teve tempo para uma última volta, e acabou ficando pra trás no grid.


Fechando o top10, Jenson Button que não vem tendo bons resultados nas últimas corridas e reclama bastante do carro. O inglês usou uma estratégia equivocada ao tentar fazer a Q3 com os pneus mais duros (faixa amarela).

HRT na frete dos Marussia
Enquanto isso, na turma do "fundão" a surpresa ficou por conta de Pedro de la Rosa e a HRT que largará desde sua melhor posição até aqui (21º), superando os dois carros de sua rival mais direta, a equipe Marussia.

Conheça o grid de largada deste domingo:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min13s784
2 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min14s087
3 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min14s151
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min14s346
5 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min14s411
6 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min14s465
7 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min14s645
8 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1min14s705
9 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min14s812
10 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min15s182
11 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min14s688
12 – Kimi Raikkonen (FIN) – Lotus – 1min14s734
13 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min14s748
14 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min15s078
15 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min15s156
16 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min15s170
17 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min15s231
18 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min16s263
19 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min16s482
20 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min16s602
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min17s492
22 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min17s901
23 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min18s255
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 1min18s330



10 comentários:

Pelos tempos de todo final de semana a Pole estaria entre 4 pilotos:

Vettel, que dominou o último treino livre;

Hamilton, que dominou a 6ª feira;

Alonso, que sempre esteve em 2º na 6ª e no sábado;

Rosberg, apesar de não ter treinado no sábado, é normalmente 3 décimos mais rápido que Schumacher e pelo tempo do "alemão queixudo", o Rosberg estaria na disputa pela Pole.

Pensei em mudar minha aposta pro Vettel no sábado, mas o Hamilton é sempre uma aposta segura e como quase todos foram no inglês... mudar pra quê, né... he he he

Que corrida!!! "2"

Só um detalhe ai né...eu consegui pela 3 vez não acertar niguem no bolão. Koba e Zaca conseguiram me deixar na mão, pois apostei 9/10...eles conseguiram invertaer pra 10/9...devo jogar a toalha e pensar ja em 2013??

Hoje foi o dia de acerto da Mclaren. Me parece, pelas voltas que conseguiram depois da parada de Hamilton, Ferrari e RBR poderiam ter voltado à frente da Mclaren. Falando sério: é mt desigual e artificial essa ATM! A disputa vira um massacre. Com a ATM, perdemos o mais bacana da disputa, que é a coragem para frear mais tarde, o lado à lado, a perícia em defender a posição. Para o bem do esporte, deveriam acabar com essa bagaça! Momentos como Villeneuve em Jarama segurando no braço, infelizmente é passado. Penso que o desgaste dos pneus já seria suficiente! Hj, apertou o botão já passa! 20km/h é sacanagem!Brincadeira à parte com o alemão, mas terminar uma prova, por que a bagaça não fecha, deve ser muito frustrante!

Tô de acordo, Wagner. Em alguns circuitos me parece correto o uso, mas para o ano que vem, ao invés de pensar em uma ou duas zonas de DRS deveriam pensar em quais circuitos deixar e quais nao deixar utilizar o DRS. Hoje por exemplo, foi desnecessário.

Sobre a "polêmica" da corrida: Ferrari tentou ganhar. Se fosse pra ser 2ºteria copiado a estratégia do HAM. Queriam ganhar e se proteger de uma possível vitória do VET. Copiaram o VET e se fuuuu, maaaas, seguem vivos no campeoanto, o que é mais importante.

Corrida perfeita do HAM, enquanto o BUT, que no início do ano disse que o ALO nao lhe preocupava...

As últimas voltas foram muito boas devido a estratégia errada da Ferrari e RBR, pois foram muito otimistas em achar que os pneus de Alonso e Vettel iriam agüentar mais de 50 voltas. É notório que a Ferrari não consegue fazer render seus pneus. Talvez a equipe tenha vacilado justamente por Alonso ser um piloto acima da média e fazer bons tempos mesmo com pneus já terem rodado 40 voltas. Tivesse mais 1 volta e Alonso teria marcado míseros 4 pontos... pra quem achava que dava pra ganhar com 1 parada apenas... teria sido desastroso!

Ninguém dava nada pela Lotus e por pouco não surpreende...

O que surpreende é que o Hamilton não está errando, não está se precipitando como ano passado, mesmo com a McLaren vacilando nos boxes em quase toda corrida. Cabeça fria, rápido nos treinos como sempre e equilibrado nas corridas, candidatíssimo ao título, oposto ao Button, que parece com algum problema... pilotando como se estivesse com depressão, sei lá...

E o Schumacher, hein... toda corrida uma desculpa, toda corrida um azar, toda corrida a mesma história de não completar... se os números de outrora já o fizeram o “melhor” das pistas, os de hoje o mostram como o “ridículo” do grid... nem as HRT abandonaram tanto quanto o “alemão queixudo”...

Ah, e deve ter sido engraçada a torcida da galera do Bolão pelo pódio: vários colocaram Hamilton, Alonso e Vettel no pódio, com alguns mudando as posições dos 3...

E o Wagner tá correto sobre a DRS. Ela vai ser necessária na próxima corrida, mas sim, precisa ser revista essa ideia de usá-la em todos os GPs. Surtiu efeito no início, pois não havia ultrapassagens na pista, coisa que a degradação dos pneus nos proporciona hoje e, claro, as estratégias de algumas equipes.

Na bóa galera. Maspara mim a Ferrari ja foi pra corrida com a estratégia de uma parada apenas, tanto de Alonso quanto ao zaca. Se tivesse vencido a corrida, como esteve perto,estariam todos enaltecendo a equipe, mas não venceu. A rodada [cagada como ele mesmo disse apos a corrida] mudou o rumo das coisas pois Alonso não pode mais contar com uma eventual ajuda do compnheiro, que por sinal tava rapido até a ca#@%. Pra mim a Ferrari errou ao chamara Alonso pra troca naquele momento, pois ele tava virando em bom ritimo e se fica na pista mais umas 3 voltas...dificilmente ele teria ficado fora do podio. Isso se não tivesse vencido, pois a ferrari mostrou boa conservação dos compostos nessa corrida. Pra mim o erro se deu ai, ja que havia a intenção de ir até o fim so com uma parada.

Agóra...já não sei mais como apostar no bolão pois até o improvavel que eu aposto bate na trave mas não entra. Ai, fica dificil né.

Tudo bem que já incluiram o KERS para 2014, mas pra mim, em se tratando de disputa pura, poderiam cortar o KERS e a ATM, deixando tudo pra se resolver na última freada, no acelerador, pois com esses pneus, a diferença entre os carros fica natural, seja por adaptação do carro, desgaste, pista, pilotagem, enfim, KERS e ATM acabam com a disputa pura, os Pirelli não, os pneus mostram o melhor trabalho do piloto/equipe.

Bom, penso o seguinte sobre o que foi discutido acima:

1) Estratégia da Ferrari...
Eles nitidamente ficaram na dúvida entre seguir o Hamilton e marcar o Vettel... E convenhamos que esta decisão no momento da corrida não era fácil... Somente depois é que os pneus se degradaram demais e o desempenho despencou, até aquele momento parecia a tática certa...

2) ATM...
Podem observar que o espaço de uso da ATM nesta prova foi bem menor que no ano passado... A FIA está aprendendo e a cada ano aprimora o uso para cada pista, tanto é que em Barcelona a prova foi boa... Só que sem ATM ninguém passa ninguém na F1 atual, só quando o outro está sem pneu... E se todos fizerem táticas parecidas ficaria um marasmo!!!

3) Vettel/Alonso...
Se a 15 voltas do fim, quando já se via que L. Hamilton vinha com tudo, as equipes lhe tivesse calçado com pneus supermacios, o vencedor era outro!!!

4) Button...
O que aconteceu com o mestre na economia de pneus??? Kkkkkkkk...

5) Dick Vigarista...
Desculpe repetir Guilherme (RJ), mas este aí é o verdadeiro piloto!!! Outrora o carro era 4s mais rápido por volta que o dos adversários e só quebrava o do Rubinho!!! Kkkkkkkkkkkk...

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