Jenson Button venceu pela segunda vez na temporada, em Hungaroring, onde celebrava seus 200 Gp's na F1
O inglês se confirma a cada corrida "imprevisível" como a aposta mais "segura". Button tem um sentido especial para ler corridas complicadas e assim foi também na Hungria. A previsao do tempo apontava pista seca para o fim de semana na Hungria, mas foi todo o contrário disso. Chuvas intermitentes animaram o GP.
Uma correta estratégia e pilotagem renderam uma nova vitória ao Campeão de 2009, mesmo largando na 3ª posição.
Ao lado de Button, no pódio, Sebastian Vettel, que a 3 corridas não se re-encontra com a vitória, mas que a cada GP confirma sua liderança no Mundial e aumenta sua vantagem. A 2ª posição em Hungaroring deixa Vettel a 85 pontos do 2º colocado, Webber.
No 3º degrau do pódio, Fernando Alonso. É o 4º pódio seguido do espanhol que não largou bem, com a pista resvaladiça, perdeu posições por conta de algumas saídas de pista e não teve o desempenho esperado com o composto super-macio. O aquecimento de pneus segue sendo o calcanhar de Aquiles da equipe italiana. Apesar de tudo, nunca se deu por vencido e soube aproveitar os erros dos rivais, assim como Button.
Com o 4º lugar o vencedor frustrado deste GP. Hamilton se colocou em 1º logo nas primeiras voltas e abriu. Mas erro atrás de erro, quando uma fina chuva começou a cair sobre o circuito, acabou com a, até entao perfeita, corrida do inglês.
Na 5ª posição, Mark Webber, que largou muito mal e caiu algumas posições. Se recuperou e chegou a rodar em 3º, quando também decidiu colocar pneus intermediários e apenas pode optar ao 6º lugar, depois de perder a posição para Lewis Hamilton.
Sexto lugar para Felipe Massa que não teve bom desempenho com a pista em condições complicadas. Sofreu dos mesmo problemas que Alonso com o agravante de uma saída de pista onde chegou a bater a traseira na barreira de pneus, danificando o F150. Brigou por posições mas não pode ir além da 6ª posição.
Na 7ª posição, Paul Di Resta, com o Force India. O escocês fez uma prova sem erros e com uma estratégia de 3 pit stop's, conseguiu 6 pontos importantes para ele e para a equipe.
Fantástico 8º lugar de Sebastian Buemi, que largou na 23ª posição e brigando muito por posições, com grandes ultrapassagens, conseguiu ótima posição para ele e sua equipe.
Nona posição para o único carro da Mercedes que terminou a prova: Nico Rosberg. As Mercedes largaram bem, superando Alonso, Massa e Webber, mas como sempre o ritmo do carro durante as corridas não ajuda e foi superado pelos mesmos, outra vez. Schumacher abandonou por um problemas no câmbio. Rosberg foi um dos que também optou pela troca de pneus para intermediários, o que "minou" as chances de melhorar sua posição.
Fechando os 10 melhores da prova, Jaime Alguersuari, com a outra Toro Rosso. Jaime fez boa corrida apesar de ter sido superado em pista por seu companheiro de equipe. Um toque com Kobayashi mandou o espanhol para a 10ª posição.
Hamilton, de vencedor a perdedor da prova, em 10 minutos
Uma sucessão de erros deixou Lewis Hamilton fora do pódio e pior, longe do 1º lugar: Rodou sozinho, quando a chuva começou a molhar o asfalto de Hungaroring, o que permitiu a aproximação de Button, que inclusive chegou a tirar-lhe a 1ª posição. Ao retornar a corrida, em uma manobra absurdamente perigosa, pôs em risco outros pilotos que por ali passavam. Drive-trough pra ele.
A previsão era de que a chuva seria de apenas 10 minutos e quase todos aguentaram em pista. O líder, então, entre nos boxes e aposta por pneus intermediários, enquanto a chuva sequer terminava de cair. Resultado: 3 voltas depois e era a 6ª passagem de Hamilton por boxes, acabando com a excelente corrida do inglês.
A Fórmula 1 entra de férias e volta em 3 semanas, dia 28 de Agosto, na Bégica.
Assim terminou o Gp da Hungria:
1. Button McLaren-Mercedes 1h43:42.337
2. Vettel Red Bull-Renault + 3.588
3. Alonso Ferrari + 19.819
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 48.338
5. Webber Red Bull-Renault + 49.742
6. Massa Ferrari + 1:17.176
7. Di Resta Force India-Mercedes + 1 lap
8. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
9. Rosberg Mercedes + 1 lap
10. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
11. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
12. Petrov Renault + 1 lap
13. Barrichello Williams-Cosworth + 2 laps
14. Sutil Force India-Mercedes + 2 laps
15. Perez Sauber-Ferrari + 2 laps
16. Maldonado Williams-Cosworth + 2 laps
17. Glock Virgin-Cosworth + 4 laps
18. Ricciardo HRT-Cosworth + 4 laps
19. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 5 laps
20. Liuzzi HRT-Cosworth + 5 laps
8 comentários:
Meu Top 5 GP Hungria(Positivo):
1) Disputa pela liderança entre Button e Hamilton;
2) Corrida com várias alternativas principalmente devido a chuva que ia e voltava;
3) A Force Índia que parece estar se acertando, desta vez com o Di Resta.
4)O carro em chamas da Renault e Heidfeld sendo devidamente fritado pela equipe;
5) Vettel não ganha a corrida, mas amplia a vantagem para os demais.
Meu Top 5 GP Hungria(Negativo):
1) A barbeiragem do Hamilton que lhe proporcionou uma merecida punição;
2) O cavalo de pau da Virgin nos boxes;
3) A fase negativa da Williams, que nem com uma corrida bagunçada consegue fazer uma graça;
4)A vacilada da Sauber em não trazer o Kobayashi para trocar pneus que fez o japonês se arrastar na pista e ser ultrapassado nas voltas finais.
5) A Renault do Heidfeld sendo rebocada na entrada dos boxes.
@Hamilton 1...
Sei lá se o que ele fez era passível de punição!!! Vejo assim, ele estava atravessado na pista de lado para os carros, podendo ser acertado de maneira "perigosíssima", prá não falar fatal... O di Resta teria que vazar da pista mesmo se ele tivesse permanecido parado...
Aí ele fez o giro com o carro no mesmo lugar, sem alterar as manobras evasivas dos adversários... E tirou o carro rapidamente de um local bem complicado e que representava sério risco de acidente grave...
@Hamilton 2...
Azar brabo a estratégia da McLaren para o inglês... Tudo bem que a rodada foi erro dele, mas os pneus dele, supermacios, pareciam que não tinham o mesmo desempenho dos macios naquele momento da prova, ele andou acima do que poderia e se deu mal...
Mas a situação de decisão nos dois erros de pit stop para ele foram circustanciais, antes dele parar o Alonos estava voando baixo com os pneus supermacios, era normal fazer o mesmo!!! E no lance dos pneus intermediários para chuva, o Webber tinha acabado de fazer o mesmo naquele momento, e isso também induziu ao erro da estratégia...
@MepASSA e Dick Vigarista...
Ninguém mais perde tempo nem comentando a corrida dos caras!!! É o fim... Kkkkkkkkkkk...
Pela regra o Hamilton só poderia rodopiar quando ninguem estivesse por perto dele. Ele colocou em risco os outros pilotos pois entre se desviar de um objeto parado e um objeto em movimento (mesmo girando no próprio eixo) é muito mais perigoso. Novamente foi muito afoito e burro. Esse não tem salvação. Sempre será um piloto com potencial que não tem mentalidade para ser campeão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Hamilton pra mim, jogou a corrida dele fora nesse lance, tentando voltar a pìsta.
Tinha que ter esperado! Me lembro do Alonso, na Austrália, no ano passado. Recebeu um toque na 1ª curva e esperou todo o grid passar pra virar o carro.
O Hamilton só tinha que esperar 2, que eram retardatários. Ia perder a posiçao com o Button e nada mais...
Jovens,não vejo Lewis Hamilton como gênio mas sim Jenson Button,pelo fato de ser um estrategista espetacular,um automobilista de técnica única e dotado de uma poderosa percepção espacial (o fato de ser canhoto torna-o superior em Q.I.,inclusive em relação a Hamilton,Jenson possui o maior Q.I. de todos os automobilistas,estimado em 175).
O maior gênio automobilístico atual chama-se Jenson Alexander Lyons Button,o ceptrado canhoto de Frome.
Um QI alto este do Button,embora os testes de QI nao sejam la tao significativo pra se medir inteligencia,mas realmente uma informaçao interessante.Quanto a genialidade nas pistas,vejo o Button como um otimo estrategista e um piloto bem cerebral,no entanto nao o vejo como um piloto excepcional,diferenciado,como considero o Hamilton e Alonso,talvez o Vettel tbm,e sim um piloto cauteloso,comedido,de direçao suave,no entanto nos braços nao o vejo com o mesmo potencial desses tres,embora nao esteja muito atras.
Guardadas as devidas proporções, os pilotos da Mclaren deste ano comparados aos da Williams de 1987, o Button está mais para o Piquet e o Hamilton para o Mansell...
Não acho que o QI do Button influenciou nesta vitória, a equipe copiou nele o que estava se saíndo melhor na pista, fica fácil acertar né...
Optou pelos pneus macios depois que a RBR fez o mesmo e quando já tinha percebido no carro do Hamilton que a opção dos supermacios não era a melhor...
Optou por mantê-lo na pista e não recolocar os pneus intermediários depois que viu que isso não era bom no carro do Hamilton também!!!
Onde é que realmente o QI do piloto interferiu nisso eu não vejo correlação... E falar em QI, só se for o "QUEM INDICA", porque o Button nnca fez muita coisa para merecer pilotar o carro que tem nas mãos, sempre foi um piloto mediano...
E QI nem é mais utilizado, o que vale é o QE (e nisso ele é bem melhor que o Hamilton), quociente emocional, afinal, "potência não é nada sem controle", fazendo um jabá para a Pirelli...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Eh utilizado ainda sim Hengler,so nao eh supervalorizado como antes,pois de acordo com Gadner há nove tipos de inteligencias,e a emocional eh so uma delas assim como intelectual,enfim,voltando a F1,concordo com a primeira comparaçao de button com piquet e hamilton com mansel,tao mais ou menos nesses estilos,sei la,Button quando teve a chance de pilotar um bom carro aproveitou bem,axo q ta na mc laren por isso,nao pelo QI,nem o do teste nem o do quem indique,rsrs
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