29 de ago de 2011

GP da Bélgica

Sétima vitória para Sebastian Vettel, que a 8 corridas para o final da temporada coloca 92 pontos entre o 2º colocado, Mark Webber, que colaborou para a 2ª dobradinha do ano da equipe Red Bull.

Os Red Bull sofreram com o blistering nas rodas dianteiras e ainda assim impuseram um ritmo forte e marcante durante todo o GP.


O 3º lugar no pódio foi para Jenson Button, que marcou uma importante remontada - largou na 13ª posição-, em mais uma grande corrida, após abandonar nas duas últimas. Jenson fez a estratégia inversa dos 10 primeiros, largando com os compostos medios e deixando o composto mais rápido para atacar no final. Ainda teve um incidente que o obrigou a trocar seu aerofólio dianteiro em um dos pit stop's.

O 4º colocado neste Grande Prêmio foi um valente Fernando Alonso que, largando desde a 8ª posição, chegou a liderar a prova. Nem mesmo sua vontade de vitória pode com o péssimo desempenho do carro com os compostos mais duros e com a inoperância da equipe nas estratégias.

Quinta posição para uma das melhores atuações de Michael Schumacher na temporada. O multi-campeão largava na última posição e com estratégia (mesma de Button) e vontade superou seu companheiro de equipe nas últimas voltas para finalizar no 5º lugar. Foram 19 posições superadas, a maior remontada da carreira do alemão.

No 6º lugar, Nico Rosberg, que se colocava em 1º logo na primeira volta mas que pouco a pouco sucumbia ante Red Bull, Ferrari e Mclaren. O DRS e o composto macio de Schumacher, nas últimas voltas, lhe tiraram o 5º lugar.

Adrian Sutil, com a Force India, ficou com a 7ª posição. Largou na 15ª posição e, com uma estratégia de apenas 2 pit stop's conseguiu se manter a frente de Felipe Massa, o 8º colocado.

Felipe como de costume, largou muito bem chegando a estar em 3º, mas pouco a pouco foi sendo ultrapassado pelos "mais fortes" e perdendo posições. Também foi "vítima" da estratégia da equipe que não chamou seus pilotos para uma troca de pneus com a entrada do Safety-Car na 13ª volta, mas foi obrigado a fazer 3 pit stop's por um furo em um dos pneus. Sofreu com as ultrapassagens e com a falta de ritmo do Ferrari.

Na 9ª posição, Vitaly Petrov. Discreto em toda a corrida, fez apenas dois pit stop's e marcou mais 2 pontos para a equipe.

Décimo lugar para Pastor Maldonado, que marcou seus primeiros pontos na categoria com a estratégia de 2 pit stop's.

Senna x Alguersuari
Os dois destaques da classificação, Jaime e Bruno, 6º e 7º respectivamente, se "encontraram" logo na 1ª curva.

Alguersuari, que disfrutava de sua melhor posição de largada, viu sua corrida terminar quando Bruno Senna, que contornava a 1ª curva por dentro freou tarde e acertou Alguersuari em cheio.

Em efeito dominó, Alguersuari bateu a roda dianteira direita no trem traseiro de Alonso, que vinha por fora. O choque quebrou a suspensão dianteira do carro da Toro Rosso, deixando Jaime de fora da disputa.

Senna entrou em boxes e seguiu na prova terminando na 13ª posição.

Acidente de Hamilton




Na 13ª volta, Hamilton era o 4º e Kobayashi o 5º colocado. Com a ajuda do DRS, o piloto da Sauber se colocava por fora para tentar a ultrapassagem sobre Hamilton. Na freada da Les Combes, Hmailton parece não ter visto ao japonês ali, e se tocaram, com Hamilton levando a pior. O inglês bateu de frente no guard-rail e pareceu, inclusive, perder a consciência por alguns momentos.

Assim terminou o GP da Bélgica:


 1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h26.44.893
 2.  Webber        Red Bull-Renault           +     3.741
 3.  Button        McLaren-Mercedes           +     9.669
 4.  Alonso        Ferrari                    +    13.022
 5.  Schumacher    Mercedes                   +    47.464
 6.  Rosberg       Mercedes                   +    48.674
 7.  Sutil         Force India-Mercedes       +    59.713
 8.  Massa         Ferrari                    +  1m06.076
 9.  Petrov        Renault                    +  1m11.917
10.  Maldonado     Williams-Cosworth          +  1m17.615
11.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  1m23.994
12.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +  1m31.976
13.  Senna         Renault                    +  1m32.985
14.  Trulli        Lotus-Renault              +     1 lap
15.  Kovalainen    Lotus-Renault              +     1 lap
16.  Barrichello   Williams-Cosworth          +     1 lap
17.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +     1 lap
18.  Glock         Virgin-Cosworth            +     1 lap
19.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +     1 lap

6 comentários:

A foto do podium ilustra muito bem como é a vida de 2º piloto... he he he

O destaque desta corrida poderia ter sido a ótima performance do Schumacher que veio e último para chegar em 5º.

Ou do Button, que fez uma trajetória bem parecida com o "alemão queixudo"...

Mas não tem como não destacar a supremacia do Vettel... em treinos e corridas. Com sorte vai ser bi-campeão em Cingapura, sem sorte vai ser bi-campeão no Japão.

Bruno Senna permanece a incógnita: classificou-se muito bem no sábado pra estragar tudo na 1º curva de domingo. Como no sábado ele andou sempre muito bem em todas as parciais e no domingo errou apenas a 1º curva.... vamos dar crédito dobrado para ele em Monza.

Pois é Guilherme (RJ), mas a primeira curva de Monza é do mesmo naipe que em Spa!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

E o Latueiro vai fazer a festa do "SECADOR" lá em Goiânia...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

E a cara do Webber resume tudo mesmo!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Afinal, a equipe poderia ter torcado os pneus dele também!!! Partiria com os dois pilotos na mesma estratégia até o fim da prova, com a vantagem do Webber já ter utilizado os pneus duros!!! Talvez a dobradinha seria invertida!!!

Se a RBR não faz dobradinha toda corrida, na maioria das vezes é culpa exclusiva do Webber. Ou se classifica mal ou erra nas largadas ou só acaba tendo rendimento melhor que o Vettel em poucas corridas.

sse negócio de que no carro do Webber as coisas não funcionam da mesma forma que no Vettel é desculpa de 2º piloto, que só é 2º piloto porque é mediano... como é exatamente o caso do Massa.

Voltei com o Blog. Seguimos em parceria. vlw (Blog do Jun10r)

Nao sei oq falta pra o Button deixa de ser considerado por alguns um piloto mediano,no seu estilo ele eh sim um piloto acima da media.Fez mais uma corrida de encher os olhos. Acho o Hamilton um pilotaço,mas pelo andar da carruagem nao me surpreendo q o Button termine a temporada na frente dele

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More