12 de set. de 2010

GP da Itália



Fernando Alonso foi o grande vencedor do fim de semana. Uma importantíssima vitória para o espanhol e para a equipe Ferrari no Gp de Monza.

Alonso largou na pole, mas perdeu a posição logo na largada para Jenson Button, que tracionou melhor, e quase, também, para Felipe Massa, bem agressivo na largada.


Com as 3 primeiras posições definidas, um quarto em discórdia, Lewis Hamilton, forçou uma ultrapassagem pra cima de Felipe Massa na 2ª chicane e acabou tocando o carro do ferrarista, quebrando a suspensão dianteira do seu Mclaren e dando adeus à prova na 1ª volta.

Com os dois Red Bull fora de ritmo e Webber perdendo posições na largada, Button, Alonso e Massa faziam uma corrida à parte.

Todos bem próximos, havendo momentos em que Alonso tentava induzir o inglês ao erro, mas as posições na cabeça da corrida se mantiveram até o 2º momento mais "emocionante" da corrida depois da largada: as paradas em boxes.


Jenson entrou uma volta antes que Alonso, suficiente para o espanhol exprimir seu F10 e conseguir alguma vantagem com relação a Button. Um pit-stop do mais rápido e eficiente foram suficientes para devolver o espanhol à pista roda a roda com Button, mas com vantagem para o espanhol que segurou o adversário no braço enquanto os pneus esquentavam.

Red Bull e suas "estratégias"

Mais uma vez os carros da Red Bull nao foram bem na largada. Webber perdeu várias posições assim como Vettel. Na metade da prova, Vettel reclamava de problemas no motor que faziam o carro agir estranhamente. Problema suficiente para que Mark Webber, que vinha logo atrás, o ultrapassasse em uma das retas do circuito. Estranhamente, 5 voltas depois o alemão da Red Bull voltava ao bom ritmo e chegou a marcar volta rápida da corrida. Difícil nao pensar nas órdens de equipe a favor do australiano.

Mas aí vem a outra estratégia da Red Bull: a equipe manteve Vettel em pista, com pneus macios, até a última volta, quando este ocupava a 4ª posição. A estratégia arriscada, deu certo e Vettel pode voltar à pista com vantagem suficiente para manter a 4ª posição, enquanto Mark Webber lutava contra um Hulkenberg, que saltou a chicane em até 3 momentos, e o segurou na 6º posição.

Alguém entende?

Com Hamilton fora e os Red Bull fora das 3 primeiras posições, o resultado põe Alonso de volta na briga pelo Campeonato e aproxima os rivais ao título, embolando ainda mais o Campeonato.

Resultado final da prova:

1. Fernando Alonso Ferrari 1:24.139 53
2. Jenson Button McLaren
3. Felipe Massa Ferrari
4. Sebastian Vettel Red Bull Racing
5. Nico Rosberg Mercedes GP
6. Mark Webber Red Bull Racing
7. Nico Hulkenberg Williams
8. Robert Kubica Renault
9. Michael Schumacher Mercedes GP
10. Rubens Barrichello Williams
11. Sébastien Buemi Toro Rosso
12. Vitantonio Liuzzi Force India
13. Vitaly Petrov Renault
14. Pedro de la Rosa Sauber + 1
15. Jaime Alguersuari Toro Rosso + 1
16. Adrian Sutil Force India + 1 r
17. Timo Glock Virgin Racing + 2
18. Heikki Kovalainen Lotus F1 + 2
19. Sakon Yamamoto HRT F1 Team + 2
20. Lucas Di Grassi Virgin Racing + 3

Não terminaram:
21. Jarno Trulli Lotus F1
22. Bruno Senna HRT F1 Team
23. Lewis Hamilton McLaren
24. Kamui Kobayashi Sauber

O Campeonato Mundial de pilotos fica assim após o GP de Monza:

1.Webber - 187 pts, 2.Hamilton - 182 pts, 3.Alonso - 166 pts, 4.Button - 165 pts, 5.Vettel - 163 pts, 6.Massa - 124 pts, 7.Rosberg - 112 pts, 8.Kubica - 108 pts, 9.Schumacher -46 pts, 10.Sutil - 45 pts

46 comentários:

Massa não foi agressivo... Ele agiu daquela forma para proteger o ataque do Alonso sobre Button de um provável Hamilton!!!

Sobre as RBR, segundo o rádio da equipe, Webber deveria poupar os pneus porque o 1º stint seria bem longo... Só que pelo jeito ele não conseguiu... Acredito que Vettel teve mesmo problemas e que a estratégia seria o stint longo... Nem todos agem como a Ferrari!!!

corrida "triste" não era pro Alonso vencer nem pro Webber chegar la em sexto, tudo aberto agora denovo, e o unico piloto dos 6 grandes que pode ser descartado da briga pelo título é o massa, uma tristeza não é mesmo =\

Webber é, dos dois pilotos da Red Bull o que tem a pilotagem menos agressiva. Como o cara nao consegue poupar pneu e o outro faz 52 voltas com estes mesmo composto. A diferença é muito grande, B'Hengler.

Pra mim, fizeram graça com o Webber e deixaram o cheque-mate pro Vettel.

Ok, ninguém ia imaginar que os pneus macios eram tao duros, mas arriscaram com o alemao e deu certo.

Sobre o Massa, foi agressivo, mas tá certo, tem que defender o dele também...

"Nem todos agem como a Ferrari!!!"[2]: Realmente, só a Ferrari tem um eng. de pista burro como o Smedley.

Tudo bem, mas o Webber teve que partir prá cima dos adversários depois de + uma péssima largada... Talvez isso tenha feito diferença...

Outra coisa, ele ficou preso atrás dos adversários e talvez a equipe tenha pensado em tirar vantagem antecipando a parada!!!

Já a McLaren errou feio, deveria ter deixado a Ferrari partir para o tudo ou nada, foi fazer a parada primeiro e acabou se dando mal...

E ainda sobre o Button, houveram vários momentos durante a prova que ele tinha mais vantagem sobre o Alonso do que no momento do pit... Sinceramente não entendi a atitude da equipe!!!

O problema da Mclaren é que os dois ficaram se "estudando". A idéia da Ferrari sempre foi parar 1 ou 2 voltas depois do Button pra tentar recuperar a posiçao, pq fazendo a "estratégia espelho" tava claro que iam se dar mal.

O que acho que aconteceu foi que o Button começou a ter problemas com esse pneu. Começou a perder muito tempo mesmo nos setores onde tirava bastante vantagem, como no setor 1.

Em várias imagens vimos como ele fritava pneu e acho que vendo como os tempos nao eram ruins dos demais que colocaram pneus duros, eles resolveram trocar logo.

A Ferrari é a equipe que menos desgasta pneu e aí amigo Alonso + ferrari+ pneu, tudo funcionando como deve...deu no que deu...rs

Pois é, mas tava claro que o rendimento das Ferraris era melhor que o do Button. Mas andar pregado no cara nao dava e as vezes o Alonso abria pra refrigerar o motor e etc...

Quando se aproximava o momento dos pit's, ele voltou a apertar...

Bem B'Hengler,

De repente se tivessem continuado por mais tempo daria a oportunidade do Massa encostar de novo e correr o risco de perder a posição para o brasileiro.

E o Button perdeu muito rendimento qndo os pneus ficaram bem gastos. Enquanto que o Alonso conseguia imprimir um ritmo mais forte, com os pneus em estado pior ainda.

Sobre a posiçao final do Di Grassi, vcs tinham razao: ele abandonou...PORÉM...o resultado final da FIA coloca ele na 20º posiçao e os abandonos sao Trulli, Senna, Hamilton e Kobayashi.

Por tanto, vale a resposta: 20º posiçao

A palavra da Pri e da FIA são as palavras de deus.

heuaehuaheua

aheuheuah...Nem vem Lee Moy senao logo me crucificam...hahahah

Ser comparado com a FIA deve ser dose!!! Hahahahahaha...

Sobre o "não termina", acho que devemos aproveitar esta oportunidade e excluir ele de vez do bolão, antes que a coisa complique... Afinal, temos uma posição final indiferente de terminar ou não a prova...

Assim, L. Hamilton saiu na primera volta e terminou a prova em 23º... Resolve tudo e evita problemas graves no futuro...

Além do mais não muda a posição final dos competidores do bolão, pois os principais pontuadores serão "penalizados" nos 10 pontos...

Sobre a corrida, vejo que se L. Hamilton tivesse ficado atrás do Massa ele daria um trabalho danado com o Button segurando as Ferrari... Seria interessante!!!

Putz, mas aí que vou parecer a FIA mesmo, dando o mesmo trato pro Hamilton: "foi a última vez hein? Depois disso ninguém pode mais"..rs

Olha, por mim, se todos concordarem, me dá um pouco igual...A idéia do "nao termina" era pra ficar um pouco mais fácil, maaaas, como ninguém apostou 20º nessa corrida, por mim tudo bem, passa a valer a posiçao real, isso sim, repito: se TODOS estiverem de acordo, ok?!

E seá válido pra próxima corrida em todo caso...

Todo esse alvoroço e o Latueiro sumido!!! As "cunhadas" devem estar na casa dele...

Kkkkkkkkk...

Pri... Não entendi direito... Se não vale mais o "não termina" não vale para hoje também, né!!! Eu topo, mesmo perdendo os pontos...

PROTESTO!!!

Com essa brincadeira mina de acertar o vencedor das corridas..eu tô é me ferrando no bolão...e o pontos do "não termina"
são importantissimos para reta final.

E o DINGRASSI, não terminou a corrida, abandonou na penúltima volta...então se não crusou a linha de chegada...então não terminou a corrida.

E por mais que queiram desmerecer a vitória do Alonso...hóje ele foi aquele Alonso que evitou que o DICK...tivesse mais dois titulos no currincúlo. Pilotou sém erros e foi agressivo o tempo todo, não dando sossego para o Button.

E quando passou a liderança...mostrou o quanto tinha mais carro que a Mclaren...alias tinha tanto carro que quase atropela um retardatário a poucas voltas do final. Ai a Priscilla arrancavas os cabelos.

O zaca deu uma de migué...e o Hamilton mostrou ainda ser bém ingénuo...se culpou pelo incidente que o tirou da corrida. Só que ele estáva por dentro na trajetória dele...E o Alonso mostrou as garras novamente pro ZACA, que recolheu [normal] quando o Hamilton já embutia pra lhe tomar a posição...e o espanhol com uma tacada só...botou o ZACA no lugar dele...[escudeiro] e outro concorrente pra fora da concorrencia né.

Tém jornalista ainda sonhando que o ZACA pode passar o Alonso...realmente pode, desde queo espanhol quebre nas cincos corridas finais.

Mas ninguém acertou a posiçao do coringa pq pela FOM, FIA, ou o que quer que seja, o Di Grassi terminou em 20º. Nao sai no resultado oficial que ele abandonou, entenderam?

Entao ninguém vai ganhar pontos pelo piloto coringa nessa prova.

Por tanto, se quiserem mudar a regra será para a próxima corrida em Cingapura...

Mas é essa a questão que sempre levantei aqui, Pri...

Pela classificação da FIA nunca aparece o "não termina", mostra o piloto, a posição e a quantas voltas ele ficou do tempo do lider (ou tempo, no caso dos pilotos que estão na mesma volta do líder)...

No caso dos pilotos que ficam a mais de 1 volta do líder (+1) eles "não terminam" as provas, porque simplesmente nunca cruzam a linha de chegada, pois a corrida acaba antes disso...

E aí a coisa fica meio que subjetiva e vale um monte de interpretações e recursos no tribunal da FIA, que geralmente puxa para o lado da Ferrari... Hahahahaha...

Por mim o "não termina" "TERMINA" aqui...

Kkkkkkkkkk...

@Latueiro...

Não vi onde alguém desmereceu a vitória do Alonso por aqui... Só especulamos que as estratégias de McLaren e RBR poderiam ter sido alteradas para evitar a lavada que tomaram...

E pelo silêncio as "cunhadas" estavam de biquini...

Kkkkkkkkk...

ahhahahahah...Esse B'Hengler...

Sobre o "nao termina" que nao termina nunca...rs:

Entendi o que vc quer dizer, mas SIM, o "nao termina" aparece sim, até pq apareceu pra 4 pilotos hj.

Vc tem razao em que o cara que termina 3 ou 4 voltas, na verdade "nao termina" mas aí já é viajar muito e fazer contas e análises e nao estamos pra tanto...rs

O "nao termina" deveria ser um abandono e obviamente temos que nos guiar pelo resultado oficial da FIA.

Volto a repetir, se quiserem tirar o "nao termina", pois "termina aqui"...rs

Já que vejo que o nnguém nunca acertou o "nao termina", por mim fica a posiçao numérica, mas vamos esperar a opiniao "do povo"...

Sobre a corrida: Foi morna demais. O bom é que é um circuito veloz e a corrida termina uns 10/15 minutos antes das outras, o que disfarça momentos de chatice.

Valeu pela disputa Massa x Alonso na largada; Alonso x Button no retorno do pit; e Webber x Hulkenberg no final. E, claro, por ter embolado o campeonato na reta final.

Mas só pela Parabólica já vale a pena assistir essa corrida. Aliás, todo circuito deveria ter uma Parabólica, deveria ser regra construção de autódromos!!!

Sobre Alonso: Tem que acreditar sim. Porque??? Dos 4 rivais:

Hamilton é afobado quando o campeonato chega ao seu final e tende a fazer bobagens. Tentou ficar na brita em Spa e hoje conseguiu sair na 1ª volta;

Vettel não consegue engrenar quando mais precisa e quer pilotar mais com os pés do que com a cabeça;

Webber, intimidade zero com disputar campeonatos. Isso conta bastante, mas tem o melhor carro do grid e deve chegar dependendo só dele... aí é que pode se complicar.

Button, erra pouco, mas precisa ganhar corridas. Se estivesse liderando o campeonato seria o grande favorito, mas como não está...

Sobre o piloto-coringa: o "Não termina" deve continuar valendo, pois não se deve mexer na regra durante o Bolão, ainda mais na reta final. Até porque acho que alguns acertaram o piloto-coringa em etapas anteriores... mas não me lembro bem disso.
Uma sugestão sobre o piloto-coringa: Faltam 5 corridas e temos 5 pilotos com reais chances. Pra não ficar colocando pilotos com poucas chances de chegar entre os 10 primeiros deveria-se usar esses pilotos, pois dificulta mais e é mais difícil o piloto não terminar a corrida.

Sobre B'Hengler: viu aquelas maravilhas de vermelho que recepcionaram os pilotos do pódio???... pois é, amigo... são todas suas te esperando lá no topo do Bolão... aproveita... he he he

E já falei demais...

Protesto retirado...[mas eu protesto] e ném vou a justiça comum. Mas algúns faturaram pontos com o não termina. Então vamos voltar no histórico do bolão, e cassar esses pontos né.

Meu querido B´Hengler...desmerecer a vitória do espanhol...claro que não foi aqui para o blog,[aqui só tém uma viuva orelhuda] pois eu leio e participo de outros vários blogs também.

Aqui todos são conhecidos virtualmente...e as veses aparecém algúns anônimos meio viuvados mas é normal.

Mas é claro que niguém quer ver o espanhol vencer...pois ele tá humilhando de mais o nosso pobre [rico] ZACARIAS.

Talvêz não tenham notado a expressão do ZACARIAS ém frente as cameras...mas é a expresão pura da derrota.

Mas e pra 2011 como fica? Acreditam mesmo que as coisas vão mudar...ou ele vai bater o espanhol no braço,[dificil né]...ou mudar de equipe e deixar pra tráz o seu pequeno[rico] salariosinho de segundão da Ferrari.

Façam as suas apostas.

Guilherme(RJ),

Sugestao do piloto-coringa anotada: É uma boa opçao...

Latueiro, alguns já acertaram o piloto coringa mas ninguém nunca acertou pq apostou por "nao termina", daí nao precisaria mudar nada.

Sobre o espanhol incomodando, terei que concordar com o Latueiro: acho que a torcida contra o Alonso é maior que a torcida a favor dos brasileiros. Afe Maria! A uruca hj no twitter era tao grande que parei de comentar...fui ver a corrida e ser feliz...hahaha

Eu nao entendo, mas eu nao fico aqui metendo lenha no HAM ou no MAS, ou em que tiver na frente, nao entendo a birra, vcs comapnheiros, poderiam me explicar?

AH! Outra coisa que tenho muuuuita curiosidade: De quantos milhoes é o contrato do Guaraná Antártica com o Felipe????Pq a marca aparece mais que o RED BULL da Red Bull!!!!!rs

E outra? Vcs acreditam mesmo que ele bebe guaraná o tempo inteiro?...hahahaha

É isso....;)

@Pri...

Faça como achar melhor em relação ao "não termina"... Até agora suas opções sempre deram certo...

@Latueiro...

Até o momento ninguém acertou esse tal de "não termina"... E olha que, estatisticamente, é muito mais fácil que o pódio, e este já saiu!!!

@Guilherme (RJ)...

Pensa num cara feliz, ali no meio das gos...queridas!!! Pena que a imagem cortou na parte em que elas começaram a brigar por minha causa...

E que briga!!! Uma baixaria sem tamanho... Um empurra-empurra, e eu ali no meio me esquivando igual "matrix"!!! Até que começou a gritaria: "é teu, é teu, é teu"!!!

Aí é pácábá!!!

Kkkkkkkkkkk...

hahahahahahah...."é teu, é teu"...
ahahahah

Sobre o "nao termina" estou esperando as opinioes do demais, se ninguém falar nada, resolvemos sozinhos mesmo...rs

Na verdade! não sei ném quém apareceu com esse "não termina", pois antes era " abandona" e, e, e. qualquer decisão do conselho ou da dona do blog..."eu acato".

O que eu não acato é ver um cara de quém sempre fui fã no automobilismo [ e olha que eu acompanho o seu trabalho já tém um tempinho] soltar uma frase da quelas de quê...o Alonso foi o culpado do ZACA ter ido pra cima do Hamilton!!! ai é pácábá mesmo né.

eu achei desde o inicio q seria pela posição e não teria nada disso de não termina. devia ser pela posição.

Já falaram muito... Tô meio atrasado, então nem vou comentar da corrida no geral, e sim só falar de alguns personagens.

Galvão: Perceberam que quando ele foi falar DiGrassi ele falou "DISGRASSI" sem querer?

Massa: De fato correu bem, na verdade com pneu macio ele era mais rápido que o Alonso. Nas primeiras voltas ia deixando distanciar cerca de 0.3 do Alonso e Button depois andava duas ou três voltas 0.5 mais rapido no melhor estilo: To rápido mais não vou me meter.

Depois ele voltou dos boxes 4,3 do Button, faltando 13 voltas, nunca que ele iria tirar a tempo de ultrapassar até porque forçando a barra ele iria fazer tempos perto do Alonso, que só conseguiu abrir 3s do Button.

Alonso: Quase, quase mesmo perdeu uma corrida que estava no seu colo. Porque diabos ele sempre larga mal assim....

Button: Bem, acredito que ele é melhor piloto que eu imaginei ser... Ainda sou mais o Hamilton, mais acho que tenho que mudar um pouco do meu conceito com ele.

Barrichello: Pô cara, nem para ficar em 9º! Eu ia colocar você em 10º e te dei um credito pra que?... Hulkenberg ficou em 6º...

Este comentário foi removido pelo autor.

Sobre o DiGrassi é bem simples...

Ele estava lá em 20º, e na volta 50 (dele) ele entrou no boxes para abandonar a corrida.

Acontece que 2,189s depois o Alonso passou pela linha de meta. E como o boxe do DiGrassi é no final, tecnicamente a corrida acabou antes de ele "abandonar".

E pela regra, depois da bandeirada ninguem mais sai dos boxes, logo o DiGrassi foi considerado classificado porque mesmo que ele fosse fazer uma parada normal não poderia concluir a corrida, porém ao mesmo tempo por não completar a corrida ele tem seu tempo (oficial) de gap como DNF (Did Not Finish, assim como os pilotos que abandonam) pois não tomou a bandeirada.

Então a FIA considerou ele como "não terminou" (DNF), porém ele foi classificado em 20ª porque a corrida acabou antes do abandono propriamente dito.

De fato nesse caso o certo é considerar as duas possibilidades, pois ele de fato não terminou. E de fato ele também foi o 20º colocado.

O correto é dar pontos para os dois casos, por mais curioso que possa parecer.

E não, os outros pilotos da corrida não são classificados em 21º 22º 23º e 24º respectivamente.

Oficialmente esse são pilotos não classificados, logo não possuem posição nenhuma. Assim sendo o não termina tem que continuar.

Qualquer duvida com relação a notação oficial: http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/ita-race-classification.pdf

Esse é o Wallacy...kkkkkkkkkkkk

O próblema do BARRICA, meu caro. É simplis, ém entrevista disse que enfrentou muitas dificuldades com a primeira marcha muito looooooooooonnnnnnga.

Eu pensei ter ouvido essa frase do BABÃO BUENO...errado, mas pelo visto ele foi muito amigo do DINGRATIS hóje não.

parabens ao Alonso,mas continuo afirmando,o titulo ta entre Webber e Hamilton,e eu axo q esse ano vai da Webber

Também vejo o Webber como favorito...

Até porque as próximas corridas tem em sua maioria traçados que favorecem o carro da RBR...

E mais, com um pouco de capricho, a equipe faz dobradinha no campeonato!!!

Além disso os pilotos da RBR contam com um motor novo cada e as pistas do Japão e Brasil são exigentes em desempenho dos propulsores, então eles revezam o uso de motores novos nestas provas e garantem as vitórias...

A grande questão é saber qual será o comportamento da McLaren em relação aos seus pilotos, foco total em L. Hamilton ou fará besteira igual neste "findi"??? Se mantiver a escrita já está fora também!!!

O lance é que a Red Bull tem um problema inverso ao da Ferrari, mas quase o mesmo. Explico: a Red bUll ainda conta com um motor novo, maaaaasss...estourou muitos motores de treinos. Ou seja, terá que usar os novos pra 6º feira também, por isso acho que na verdade estao todos iguais nesse tema, com uma leve vantagem para a Mclaren que de momento é a mais confiável...

Na hora do "vamos ver" tudo dependera da sorte e perícia do piloto mesmo...Acho que os motores nao influenciaram na briga final

Wallacy,

Neste link da FIA,que vc mandou, AGORA o Di Grassi aparece com abandono(DNF. No site da F1 aparecia como 20º e só...Nao entendo nada, mas se no site da FIA sai como abandono vale entao o "nao termina"...afe...que confusao!rs

Grande noticia para o "latu" não é mesmo. Olha eu não vou mais insistir nesse assunto. Mas sou democratico e aceito criticas se eu estiver errado.

Mas deixaram o Espanhol entrar na briga novamente pelo titulo. Então da para se ter uma idéia do que vém ai né. E além de tudo o ZACA tém que fazer jus ao salariozinho dele né. Só se a bruxa cair ém cima do espanhol nas corridas restantes pra ele não levar esse caneco.

Quase não tenho participado do bolão.
Deixei pra última hora no sábado mas esqueci ao preparar o café pro meu filhote.
Acho que deveria ser considerada a posição final do piloto, independentemente se completou ou não a corrida.
Se apenas nove carros completarem a prova, o último que abandonou não leva um ponto no Campeonato?Penso que assim também deveria ser no Bolão.

Concordo Eduardo...

Foi isso que defendi na discussão das regras do bolão no início do ano... Afinal, quem aposta no "não termina" acaba apostando em várias posições e não em apenas 1, o que lhe aumenta as chances de acerto...

Só que o "não termina" foi aceito e está valendo!!! A questão discutida agora é se vai continuar até o final do ano ou não...

E aí volta a discórdia, uns querem e outros não!!! Vai ser o de semprem, o que a Pri decidir tá decidido...

Kkkkkkkk...

Mais ai que está:

Não existe o 10º colocado nesse caso, se só sobrar 9 carros. O ultimo que abandonou não irá receber os pontos do 10º.

Assim como oficialmente na corrida de hoje não houve 21º, 22º, 23º e 24º.

Fora que vocês estão sendo bem otimistas, se tiver um acidente e 3 carros ficarem de fora, qual será a ordem justa deles?

Esse link que eu mandei, é o documento oficial de classificação da corrida.

E só considera como pilotos "classificados" os 20º, porém com uma ressalva para o DiGrassi que está assinalado de forma clara que não completou a corrida (DNF).

Pri,

Você provavelmente olhou em outro lugar, pq o documento oficial saiu assim mesmo, como em todas as corridas. No final de todas as provas os documentos são disponibilizados no media centre da fia, para que não exista duvidas, tanto é que você pode ver a assinatura dos tiozões lá também.

A notação do site formula1.com usa é referente a somente o fato do piloto está classificado ou não. O "ret" é referente aos pilotos não classificados.

Veja que no documento da FIA existe a mesma discriminação, classificado ou não. Porém no site da formula 1 não faz a distinção para o fato do piloto não terminar a corrida, só separa os classificados e os não classificados.

Como é muito raro um piloto não terminar a corrida e ainda assim ser classificado a maior parte dos sites nem trata esse caso. Tanto é que o GAP do DiGrassi está erroneamente colocado como +3 Laps, porém ele nunca passou da linha de meta a 3 voltas depois do vencedor, pois não completou a ultima volta.

Se o DiGrassi tivesse ido trocar penus (porque não, afinal ele ainda estava virtualmente na volta 50) ele teria como sua posição oficial 20º e um DNF em seu Gap.


Pessoalmente eu sempre olho no site da FIA antes dos outros: http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Pages/home_page.aspx


Não existe nenhuma confusão nesse caso, o caso DiGrassi é só um caso não tratado por nosso regulamento interno, que não disse nada sobre o piloto não terminar a prova e ao mesmo tempo chegar em alguma posição.

Por isso é simples: Dá os pontos para os dois casos.

Por isso o termo correto é: Não termina.

Sim, sim Wallacy, parece confuso... Mais é só agente aceitar o fato que não havíamos pensando nisso antes, já que é algo raro de acontecer, porém pode acontecer mesmo de outras formas, como em uma troca de peneus por exemplo, devemos nos concentrar em 3 fatos:

1) "Não termina" é o termo adequado, pois se alguem dissesse que o Lewis Hamilton foi o 23º colocado essa pessoa estaria ERRADA, pois oficialmente não existiu um 23º colocado nessa corrida.

2) Se um piloto recebe a 35º colocação, essa será a colocação dele e ponto, irá ficar nos "anais" da F1 "forevis", aquela posição. Logo sim, se o cara apostar em 35º ele merece os pontos.

3) Se um piloto não terminar a corrida e ainda assim receber uma posição, seja lá por qual motivo (nesse caso pq os boxes ficaram fechados), esse piloto vai ter feito uma coisa muito curiosa, ter conseguido uma posição mesmo sem terminar, logo quem apostar que ele não terminou estará correto, e quem apostar na posição também estará correto.

Isso provavelmente nunca vai acontecer de novo, então nem esquentem em mudar a regrada.

A regra do piloto-coringa pode não ser a mais justa, mas está valendo desde o 1º GP e estamos no 14º e não tenho certeza se alguém que apostou no "Não Termina" conseguiu acertar, ou seja, não é tão fácil assim... he he he

Mas o que a Pri decidir tá decidido... [2]

Voltando a Monza... duas situações foram pouco comentadas:

1) Antes do Webber ultrapassar o Hulkenberg, o alemão deu uma belo chega-pra-lá no canguru, quase se tocaram e isso depois de ter cortado a chicane algumas vezes. Se o Webber não tivesse passado, com certeza iria reclamar bastante...

2) Não reparei bem, mas dizem que no pit do Button, os mecânicos da Ferrari ficaram posicionados de forma a atrapalhar sua saída do pit. Será mesmo???

Boa Notícia: Heidfeld pode assumir o lugar do De la Rosa na Sauber já em Cingapura.

Pelo que eu ouvi por aí, Heidfeld vai trocar de lugar com o De la Rosa: um vira piloto oficvial e o outro de testes da Pirelli.

Se de fato isso acontecer, nao será o fim de mundo pro De la Rosa, já que ele tem chances de voltar a ser piloto oficial em 2011 ou na HRT ou na F!, com ajuda (e pressao) do Whitmarsh.

Sobre os pontos do bolão,o que vcs acham de fazer assim:

- Vale para o Gp da Itália, mas nao valerá para o resto dos GP's. De fato, achei ao princípio que o "nao termina" ajudaria, mas vejo que nao, pois essa é a 1ª vez que o nao termina aparece.

O que vcs acham da sugestao do Guilherme(RJ) de que nas próximas 5 corridas, os próximos piloto-coringa serao apenas os 5 pilotos que disputam o título? Assim, o nao termina segue valendo mas já será complicado adivinhar o abandono...

Aguardo as opinioes...

Ai, Ai, Ai...

E eu esperando a vez do B. Senna ser o piloto coringa prá acertar o "não termina"!!!

Kkkkkkkkkk...

Concordo plenamente com tudo Pri...

Só não sei se os pilotos que estão disputando o título gostarão da idéia... Lembro que geralmente eles se dão muito mal quando ocupam o "cargo" de coringa!!! No caso do Vettel ele foi 15º!!!

Kkkkkkkkkk...

Falando sério (se é que isso existe!!!) eu concordo...

Grande idéia, essa do curinga entre os 5 que disputam o titulo...Aceito de bóa.

Só uma pergúnta?? e se um dos 5 não terminá....??

Calma, calma...

Eu tinha feito um comentario mais cedo explicando melhor essa coisa do não termina porém acho que não salvei o comentario, então:

É NECESSÁRIO O NÂO TERMINA!

Por exemplo, o Hamilton não ficou em 23º nessa corrida, pois simplesmente não existe o 23º.

A fia não da posições para os abandonos.

Pri,

O que você viu foi só as posições, porém a FIA usa duas notações!

Um piloto pode sim "não terminar" e ao mesmo tempo "ser classificado".

Se o Kovalaine tivesse entrando nos boxes para trocar pneu (por exemplo) na volta 51 (dele) e o Alonso tivesse passado pela linha de meta, o Kovalaine não poderia ter saido dos boxes para dar outra volta e terminar a corrida, ele teria sua posição atual congelada e no tempo de GAP seria indicado DNF (Did Not Finish)

É absurdamente errado dizer que o Hamilton ocupou a 23ª posição por exemplo, porque essa posição não existiu oficialmente.

A corrida da Itália só teve 20 colocados, sendo que o 20º não terminou.

Ou seja: Ponto para quem disse que não terminou, e ponto para quem disse que ele era o 20º.

Se tirar o "não termina" vocês vão eliminar todas as possibilidades onde o piloto de fato não termina, e ainda não possui uma colocação.

Veja que se apesar de normalmente os pilotos que se retiram ficarem colocados de acordo com a posição da pista, esse é só um critério de desempate na hora de preencher a lista. Não existe a colocação oficialmente.

Se um piloto bater com outro em uma tentativa de ultrapassagem, o Charlie Whiting pode colocar tanto um tanto outro na posição que ele bem entender.

Na verdade se ele quisesse colocar o Hamilton atrás o Kobayashi também poderia, pois essas posições não existem.

Vamos nos ater ao documento oficial.

Não termina (DNF) é uma condição de chegada, e deve ser mantida.

E mesmo que parece estranho, um piloto pode ser classificado e ao mesmo tempo não terminar.

Como pode acontecer que ele termine a prova, e ser desclassificado também.

Uma coisa é a classificação, outra é terminar ou não a corrida.

Quem tivesse apostado o Hamilton em 23º teria errado pois não existe o 23º classificado.

Só porque um site colou a lista dessa forma para ficar mais "bonitinho" não que dizer que ela seja a oficial.

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Volto a explicar para quem não entendeu:

DiGrassi entrou nos boxes em sua volta 50 com a intenção de abandonar (normal até ai) porém 2,189s depois o Alonso passou pela linha de meta. Os boxes ficaram fechados, mesmo que o DiGrassi só fosse trocar pneus ele não poderia sair. Por isso ele "não terminou".

Ele não abandonou de fato, porque a corrida acabou antes mesmo de ele chegar nos boxes da sua equipe.

Já aconteceu outras vezes, a posição oficial do DiGrassi é 20º, porém ele também não terminou... Se ia abandonar ou não, é indiferente.

Para mim a questão é mais da pontuação em si, que detalhes chatos de regra da corrida.

O não termina só foi um colher de chá para ficar mais fácil, mas pegando a nossa amostra em nada facilitou. Para mim deveria não haver o não termina.

Não deixo de dar razão para o Wallacy, mas pode notar que pela FIA o Hamilton aparece à frente do Kobayashi em todas as ocasiões porque ele "foi" o 23º e o Koba o 24º, mesmo que isso não apareça formalmente...

Em qualquer situação de desempate isso vai contar... O que vale é a volta completada anteriormente, assim, tanto o Hamilton como o Koba não completaram a primeira volta, está à frente quem largou em melhor posição no grid...

No caso do acidente entre dois pilotos disputando o 1º lugar, a posição final dos competidores será aquela da última volta completada por eles e sua respectiva posição...

Se fosse diferente os pilotos "OUT" apareceriam em ordem "anarfabética"...

Kkkkkkkk...

Mas volto a fisar, por mim, o que a Pri decidir tá decidido!!!

Por mim tanto faz, porém acredito que a exceção pode ser tratada da forma obvia, dando pontos para as duas ocasiões.

O que poderíamos pegar como base, é como as casas de apostas européias consideram. Pois lá fora é comum apostar nas posições do piloto.

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