9 de set. de 2009

Mais detalhes sobre o "Renaultgate"

O dia 21 de Setembro se aproxima e, a cada dia que passa, mais detalhes sobre o caso já conhecido como "Renaultgate" vem à tona.


Dia 21 será o dia em que a equipe Renault terá que se defender perante a FIA, das acusações de que teria premeditado o acidente, no GP de Cingapura de 2008, de um de seus pilotos, Nelson Piquet Jr., para favorecer ao outro, Fernando Alonso, vencedor do Grande Prêmio.

Uma reunião no domingo pela manha, antes da realização do Grande Prêmio, seria a chave de todas as acusações.

Fávio Briatore, Pat Symons e Nelsinho Piquet se reuniram, supostamente, para combinar o acidente. Piquet, que ainda não via clara sua continuação na equipe, aceitou em troca de um contrato para 2010.

De fato, 3 corridas depois, o brasileiro teve seu contrato renovado.

Porém, parece ser que a história voltou à tona , no dia 26 de Julho, quando Nelson Piquet (pai) decidiu desvelar o trato para a FIA, data que coincide com o despido de Nelsinho.

Flávio Briatore afirma estar sendo "vítima de extorsão da família Piquet".

"Eu confirmo que houve uma reunião com o Piquet no domingo pela manha, mas nada sobre isso foi falado. Também lembro que Piquet em Cingapura estava em um estado mental muito fraco. Além disso, estão as gravações da rádio que expressão meu desapontamento quando vi o acidente"- disse Briatore.

Por outro lado, Pat Symons também disse algumas palavras sobre o tema e confirma que o tema surgiu durante a conversa:

"É verdade que durante a reunião com Piquet o tema de provocar um safety-car, deliberadamente, foi comentado mas foi proposto pelo próprio Piquet".


" Foi apenas uma conversa" - finalizou.

Fonte:Autosport.com

22 comentários:

Puxa vida...eu sou fanzona do Alonso...mas se essa história for comprovada mesmo, Alonso vai cair muito no meu conceito.

Droga deu algum problema no meu post e não computou.

Até onde deu para entender o Alonso não participou dessa reunião de estratégia. Claro que não dar uma de fanático e não aceitar sob hipótese que ele tenha se envolvido, se for provado que a batida foi intencional, mas prefiro usar o benefício da dúvida.

Dizem que a telemetria mostra que, quando ele perde a traseira do carro na curva, ele continua a acelerar enquanto que o normal devia ter sido tirar o pé do acelerador por isso que rodou e bateu. E que foi escolhido a curva 17 pq não tinha guindaste por perto e assim forçaria a entrada do safety-car.

As supostas respostas de Briatore e Symonds já dá pra ver qual vai ser a arguementação deles. Vão dizer que o Piquet planejou isso tudo sozinho e que estava desesperado pela renovação do contrato pra continuar na F1. Se for verdade que no radio o Briatore expressou sua frustação pela batida, pode não entender nada mas de bobo não tem absolutamente nada. E tem a imagem de tv dele fazendo careta depois do acidente.

Eu ainda acho que o Nelsinho está se enforcando de um jeito ou de outro, independentemente se conseguir provar a culpa do Briatore e Symonds.

Concordo com o Lee, de qualquer jeito o Nelsinho tá encrencado... E também concordo com a Alalgisa, pelo segundo ano consecutivo (2007 e 2008) que o Alonso decepciona!!!

Bom, esse lance só tá virando tempestade porque o nome da equipe é Renault... Se fosse Ferrari tudo viraria em pizza...

E não é só o lance da áustria/2002, tem uma largada do Rubinho em Indianápolis que poderia ter sido investigada a telemetria, não??? E o lance dos "royalites" pagos pela FIA aos italianos, etc... É muita maracutaia e nada de punição!!!

É por isso que acho que só vai ter punição para o Briatore e para o Nelsinho... Não é a toa que dizem por aí que o Nelsão tá meio cabisbaixo ultimamente!!!

A punição que me refiro ao Nelsinho vai ser feita pelas equipes, ou alguém acha que ele vai ser contratado por alguma equipe que não seja do pai dele???

O que pode acontecer com o Briatiore é o mesmo que aconteceu com o Ron Dennis: Ou sai da equipe ou a FIA "arrasa" com o que sobrar da equipe.

Com o Piquet, acho que todos concordamos, apesar de que na F1, com dinheiro nunca se sabe.

Sobre o Alonso,sigo pensando que nunca saberemos a verdade...

Eu duvido que o Nelsinho consiga algum patrocinador de peso uma vez que confirmou que foi ele quem fez a denúncia. Só resta Stock Car pra ele ou A1GP ou aquele Formula Super League (é aquele campeonato em q as equipes tem o nome de times).

E um ano depois do incidente pra FIA ter aceitado a denúncia e dado delação premiada ao Piquet, é birra do Bernie. Ele quer se vingar do Briatore e para não ficar tão explícito ele até contratou uma empresa independente pra investigar e assim, os advogados do Briatore não poderem usar esse argumento contra a FIA.

Além da confirmação da denúncia e o fato de ter provocado a batida proposital some-se o baixo rendimento do Nelsinho nessas duas temporadas na F1 para que alguma equipe o contrate, a não ser alguma que tenha ligação direta com Nelsão,

Alonso passou por um caso complicado na McLaren, Schumacher foi protagonista de várias atitudes condenáveis e só não foram punidos com extremo rigor porque mostraram excelentes resultados dentro da pista e foram campeões.

Na 1ª prova o Hamilton foi desclassificado por ter mentido nem lembro o porquê, mas ficou apenas nisso. Na F1, geralmente, se o piloto mostrar grandes resultados ou tiver apelo promocional ganha uma certa imunidade para seus atos duvidosos ou não.

PS: Nesta história toda o Alonso é o menos culpado. Aliás, pilotou uma barbaridade em Cingapura. Independente da "estratégia" usada, o 'acidente' do Nelsinho foi no 1º terço da prova e o espanhol fez o que sabe: tirou leite de pedra.

Oi Pri! Tudo bem?

Afff... que "historiazinha" essa!!!

Ia comentar, mas vi que o Guilherme disse tudo. Aliás, excelente comentário Guilherme! Concordo em gênero, número e grau.

Beijos pra todos,

E um ano depois do incidente pra FIA ter aceitado a denúncia e dado delação premiada ao Piquet, é birra do Mosley. Ele quer se vingar do Briatore e para não ficar tão explícito ele até contratou uma empresa independente pra investigar e assim, os advogados do Briatore não poderem usar esse argumento contra a FIA.

Quis dizer Max Mosley não Bernie Ecclestone.

Guilherme

O caso do Alonso na McLaren é normal, vide Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, Senna e Prost. Eu realmente não vejo nada de mais. Claro que em algum momento todos eles extrapolaram, mas pra mim não se pode comparar com a uma atitude do Nelsinho que é infinitamente pior.

O Schummacher, por mais antiesportivo que fosse a regra permitia o jogo claro de equipe. E depois sim foi mudado a regra. Fora que os outros eventos que sempre existiu o benefício da dúvida se ele sabia ou não.

Ficar diminuindo a gravidade do ato do Nelsinho não tem muita lógica. É sim muito mais grave que os joguinhos de equipe da Ferrari na época Schummi/Rubinho, ou quando o Senna anunciava antes da corrida que ia bater no Prost.

E lembrando que ele é filho de uma das lendas da F1, oq torna a situação dele ainda mais deplorável.

Benefício da dúvida para o "Dick Vigarista" não, Lee... Para todos, mas para ele não!!!

Para ele a regra deve ser outra... É culpado até que se prove que é inocente...

Kkkkkkkkkkkkk...

E ele conquistou essa fama com méritos!!!

Kkkkkkkkkkkkkk...

Lee,

Não quis diminuir o ato em si, mas expor que grandes estrelas da F1 cometeram graves e ilícitos atos e continuaram a ser reverenciados como gênios que foram.

Quero dizer que Nelsinho deve (ou deveria) ser punido sim. Só que provavelmente ele não seja contratado por outra equipe pelo histórico abaixo da média que produziu ou por falta de potencial em guiar um F1.

Agregando-se a isso pesa o fato de ter feito uma das maiores burradas esportivas que se tem notícia ao aceitar ser manipulado dessa forma por seu 'manager' muy amigo Sr. Flavio Briatore...

PS1) Pior que ser filho de uma lenda esportiva e cometer essa burrada é saber que o pai era esperto pra cacete... malandraço mesmo!!!

PS2) Benefício da dúvida para o Schumacher??? Como disse o B'Hengler: Para todos, mas para ele não!!! ah ah ah...

Sim ele conquistou com méritos. Mas partindo dessa lógica o Senna não poderia ser considera o maior piloto da F1 por vc B'Hengler. Já que para ser um grande piloto tem que ter a ficha límpida como agua destilada. rsrsrs

Este comentário foi removido pelo autor.

Essa é F1 atual: jovens e talentosos pilotos tem que pagar milhões de dolares para correr e ainda ficarem refens de empresários sem escrupulos, vivem sob a mais intensa pressão para mostrar serviço, cometem erros, tomam atitudes precipitadas julgando ser a melhor alternativa e acabam dando um tiro no pé.
Dizer que Piquet Jr não tem culpa, quando ele mesmo confessa, que apenas cumpriu ordens...foi errado o que fez? Foi. Muito errado mesmo, mas prá quem já viu tantas falcatruas no esporte mundial, não vai se assustar. Quantos outros esportistas já fizeram coisas erradas. E o que vai acontecer?
Piquet Sr consentiu a confissão do Jr porque está de conluio com o Mosley e o Bernie e sabe que terá vantagens para seu filho. Ontem o JN noticiou que ele não vai sofrer punição. O "pobre" Briatore, esse inescrupuloso empresário e chefe de equipes vai ser escurraçado da F1. O próximo será o Montezemolo. Piquet Jr deve correr em alguma equipe que vai receber muita grana da dupla Mosley/Bernie e terá uma campanha de desagravo mundial. Toda a culpa será de Briatore e seu passado o condena. A Renault, através de seu presidente descontente com tanto dinheiro indo pro ralo, deve sair da F1.

Não é bem assim Lee...

Primeiro que o Senna não era "clean", mas nem se compara com o alemão... No máximo ele pode ser acusado de ter se vingado de Prost de uma maneira ciematográfica em 1990 e do início da carreira, onde ele andava lento na pista após fazer a pole (1985), mas que durou poucas provas...

Segundo que a maior parte dos pilotos da F1 não eram tão sujos assim também!!!

Terceiro que não exijo limpeza absoluta para julgar os pilotos, exijo competitividade com adversários reconhecidamente rápidos e vitórias limpas, e isso o alemão "Dick Vigarista" não teve... Jamais...

Só isso!!!

Sinceramente nao sei o que o Piquet ganha com desvelar tudo isso...

Tudo leva a crer que é verdade mas...
o que ele ganha com isso?

Todos sabemos que "Tio Bria" nao é flor que se cheire mas, revelar tudo isso um ano depois? Por despeito?

Manupulação é oq mais existe. Pelo fao de só revelar um ano depois, o Carlos Gnosh que de bobo não tem nada ao invés de querer cortar a cabeça do Briatore vai é processar o Piquet. Pq assim vai proteger e diminuir os danos à imagem da marca.

A cada dia que passa vejo menos chances do Piquet conseguir levar à forca o Briatore. Na pior das hipóteses para a Renault o Symonds vai servir de bode expiatório.

Veja a contradição do próprios termos da confissão dele. Lá no depoimento ele declara que faz isso de forma voluntária sendo que a FIA garantiu à ele que não será punido.

@valter

O Bernie já declarou q está do lado do Briatore. Isso é coisa do Mosley.

Parece que agora o nivel do "bate boca" baixou de vez: Briatore acusa o Piquet Jr de ter se envolvido emocionalmente com um homem mais velho e teve que interferir para o fim do romance a pedido do Piquet Sr.

Essa história ainda vai machucar muita gente.

Agora ta claro q a sensacional corrida circunstancial do espanhol nao foi circunstancial,e sim muito bem planejada por ele bichatore e sua turma,isso eh q eh piloto,precisa q o fraco piquet bata pra tira o leite de pedra q seus torcedores tanto falam,rsrs.Considera tira leite de pedra quando o carinha para antes e o chefinho manda o outro bater pra ter bandeira amarela?eh tira leite de pedra fazer tantas ultrapassagens com o carro so com o cheiro da gasosa?agora ta explicado pq o alonsito foi tao "sensacional" nessa corrida,mas eh claro,tem gente q prefere nao enxerga e ver quem o choronso,um monte de gente chama o piqueturtle de mimado,mas e o alonsito?nao eh mimado?ate onde eu sei piquezao nunca mandou o cara do sua equipe bater pro pimpolho ganha,ja o alonso hein?nao sabia de nada,tadinho,tao inocente,uma pessoa honesta como ela q acusou a mclaren so depois q tomou fumo do hamilton nao podia saber disso,pq se soubesse nao concordaria nao eh?rsrs.Compara o Shumi a esse piloto sem pedigree eh demais,mas fazer oq,gosto nao se discute,lamentasse

Pior é o Rubinho. Dois dias atrás, não se for verdade ele não merece estar na F1. Hoje já mudou o papo, de que o Piquet merece uma nova chance pq o que ele fez não é tão grave quanto o Schummacher bater no Damon Hill. hahaha

O Mosley foi bem feliz em sua analogia, trapacear com doping é muito menos grave do que receber algo em troca para bater e tirar os outros da jogada.

Não sei pq a galera ainda assusta-se com essas coisas, pois isso sempre aconteceu no meio e sempre vai acontecer, de uma forma ou de outra....mas aí denunciar td um ano depois depois de um pé na bunda (piquet) ou, falar que "no, no sabia de nada" (alonso) parece pior que o ato em si...piquet fora e alonso com mais uma mancha no currículo...engraçado mesmo foi no blog do groo sobre o alonso..."no no sabia"....

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More