27 de set. de 2009

Gp de Cingapura

Lewis Hamilton coroou um magnífico fim de semana, para ele e para a equipe Mclaren, com uma vitória em Cingapura.

O inglês marcou a pole e andou na frente durante todo o Gp, sendo o melhor em pista e em estratégia. Timo Glock e Fernando Alonso completaram o pódio.


Depois da largada o grupo dos 3 primeiros, formado por Hamilton, Rosberg e Vettel, abriu vantagem para os demais. Porém pouco a pocuo, Hamilton viu seus principais rivais se equivocarem e serem punidos com um drive-trough: Rosberg porque passou da linha de segurança na saída dos boxes e Vettel, por excesso de velocidade dentro dele.

O safety-car também entrou em ação esse ano, mas dessa vez sem picaretagem. Adrian Sutil e Nick Heidfeld provocaram a entrada do safety, e também o troca-troca de posições.

Nessa, Jenson Button foi um dos mais favorecidos, não pela quantidade de posições ganhadas mas sim pela boa colocação em que saiu depois do safety-car. Somando a isso a estratégia de gasolina, Button pode terminar na 5º posição, enquanto Barrichello foi o 6º.


Os freios também tiveram um papel de destaque nesta corrida: Grosjean, Alguersuari, Buemi e Webber abandonaram a prova por problemas nos freios. Button também sofreu, mas conseguiu levar o BGP até o final.

Quanto aos 3 primeiros, além de Hamilton, destacar o excelente trabalho da Toyota, com Glock, que se mostrou bastante competitivo durante todo o GP, e o da Renault, com Alonso, que apesar de toda a polêmica surgida fizeram um bom trabalho e conseguiram o 1º pódio da temporada.

Os 8 primeiros foram:
1.Hamilton, 2.Glock, 3.Alonso, 4.Vettel, 5.Button, 6.Barrichello, 7.Kovalainen e 8.Kubica.

O campeonato de pilotos chega a Suzuka, Japao, assim:
1.Button - 84pts, 2.Barrichello - 69pts, 3.Vettel - 59pts, 4.Webber - 51.5pts, 5. Raikkonen - 40pts, 6.Hamilton - 37pts, 7.Rosberg - 30.5pts, 8. Alonso - 26 pts,...

O campeonato de construtores está assim:
1.Brawn - 153pts, 2.Red Bull - 110pts, 3.Ferrari - 62pts, 4.Mclaren - 59pts, 5.Toyota - 46.5pts, 6.Williams - 30.5pts, 7. Renault - 26pts, 8.BMW - 21pts, 9.Force India - 13pts, 10.Torro Rosso - 5pts

48 comentários:

@Rubinho...
No fim das contas ficou no lucro... Com a punição por troca de câmbio e a estratégia errada de combustível ele ainda minimizou a desvantagem em relação ao Button... Se não tivesse o Safety Car as coisas seriam muito piores para ele...

@BrawnGP...
Sacanagem só avisar o Rubinho do problema do Button a 3 voltas do final... Se fosse na hora do incidente, umas 4 voltas antes, ele poderia ter partido para cima...

@Rosberg...
Erro de estratégia para pagar a punição, deveriam tê-lo chamado para os boxes na entrada do Safety Car e chegaria em 4º...

@Webber...
Porque ele teve que devolver a posição para o Alonso e o Raikkonen não precisou fazer isso em Spa??? Só porque pilotava uma Ferrari???

Ganhar um GP não é fácil e a vitória normalmente vai pra quem está mais acostumado com isso. Hoje, mais uma vez, foi assim.

Ninguém está livre de cometer erros, mas um bom piloto num carro competitivo ainda faz a diferença. Não fosse Hamilton o vencedor, ganharia o Alonso... Glock ainda está naquela turma (que cresce a cada GP) dos que não tem intimidade com a vitória, independente se são novatos ou experientes.

Sinceramente... nunca vi o Button em situação desconfortável no campeonato. A diferença esteve quase sempre na faixa dos 20 pontos e seus adversários diretos não são exatamente a 8ª maravilha do mundo.

Também não entendi porque a RBR mandou o Webber ceder a posição no início da corrida... melhor fazer como a Ferrari que espara pra ver no que vai dar... frouxos RBRs!!!

Fiquei muito feliz com a corrida do Glock, um trabalho bem feito coroado com um pódio merecido.
Pensei que ele nem ia saber o que fazer com o champagne...rsrs

Lewis Hamilton venceu com muita facilidade em Cingapura. A McLaren mostrou que seu desempenho é ótimo em circuitos de baixa velocidade. Timo Glock também fez uma grande corrida e mereceu o segundo lugar. Quem se deu mal nisso tudo acabou sendo Barrichello. Button chega no Japão mais forte e com grande vantagem.

Leandro Montianele

É e agora para o Rubinho ser campeão só com uma "ururuca" para cima do Button....

Na contramão das opiniões, Hamilton devia agradecer o Rubinho pela batida no final do Q3. Porque era para o Rosberg e Vettel terem registrado voltas mais rápidas que a do Hamilton. Se a McLaren teria um forte desempenho para tirar a diferença com as tres voltas há mais eu tenho minhas dúvidas.

Com um toquezinho de kers e a fraca largada do Vettel, era mais do que obrigação trazer o carro até o final.

B'Hengler, o que salvou mesmo foi a ótima largada do Barrichelo. Mas ele estava numa sinuca de bico, se enche o tanque corria o risco de largar atrás do Button. Aí os dois iam ficar com a mesma tática, e seria vantagem total para o inglês.

Priscila,

Corridinha chata essa,totalmente sem graça.


Hamilton sobrou na pista,Glock e Alonso foram muito bem levando suas carroças ao pódio.

Barrichello já estava fadado a terminar atrás de Button,afinal de contas é bem melhor partir em 11º do que em 10º,mas por tudo que aconteceu ainda mantém os fosforos acesos.


abraço

@Lee...

O problema maior que o Barrichello enfrenta é ter uma equipe que trabalha apenas para o Button... O lance dos freios foi nítido isso, como se a temporada inteira não faltassem momentos em que isso ficou bem demonstrado...

Mas eu, se fosse o Rubinho, teria feito diferente... Claro que é fácil falar isso vendo o que aconteceu e os tempos obtidos na classificação, mas os engenheiros tem dados suficientes para antever a estratégia que vou falar...

Ele teria que ter largado bem pesado, para fazer até 1 parada apenas (que teria sido alterada no momento do SC)... Seu maior adversário iria sair em 12º, qual era o grande risco??? Ficar em 15º e perder a chance de conseguir algo melhor e ainda estar à frente do rival com a melhor estratégia...

O Button teve todos os dados do mundo para escolher a estratégia, sabia como o Rubinho iria largar para poder traçar seus planos... Isso é injusto...

Acho que o campeonato do ano que vem vai ficar muito melhor, Rubinho teria carro para lutar pela pole e estaria de tanque cheio... Perderia 5 posições mas ficaria bem à frente de Button... Seria outro campeonato!!!

Todos que estavam da 10º posição para baixo largaram pesados. Independentemente de antever a tática do Rubinho ele largou pesado para reabastecer quase na metade da corrida. E um fazer um pit stop era impossível, pq a degradação dos pneus macios era grande.

Alonso mostrou hoje pq é considerado pela Ferrari o melhor piloto em atividade. O cara é completo. Enquanto hamilton, vettel, rosberg, massa, são talentosos, mas cometem erros ainda de iniciantes, o Alonso esbanja serenidade nos piores momentos da renault. PARABÉNS. É nos piores carros que nós vemos quem é pilotaço. Ta vendo, Piquet? Isso é pra tu aprender que o melhor piloto da F1 não precisa de tu pra chegar no pódio.

Sim, vcs viram que até o Grosjean empurrou o carro do Alonso com os mecânicos no final do Q3, após a batida de barrichello? hahahaha

Lee: não é verdade que todos do décimo pra baixo largaram pesados. O Liuzzi largou em último e largou mais leve do que o rosberg até. Os pilotos do décimo pra baixo tem toda a liberdade de escolher com quanta gasolina quer começar o GP. Foi isso o que o Alonso fez em Cingapura no ano passado e o povo caiu em cima disso dizendo que estava tudo combinado com piquet. E não tem nada a ver, olha aí a carga de gasolina do V. Liuzzi.

Alonso e suas declarações impróprias...

Cada vez mais decepcionante!!! Cada dia mais próximo do "Dick Vigarista"...

Falta de punição dá nisso, leva todos às falcatruas!!!

Então, esqueceram de avisar o Grosjean que era prá bater na corrida e não no treino livre,assim não deu pro espanhol ganhar a corrida, e , mesmo assim, só conseguiu um terceiro lugar graças ao Vettel e o Rosberg que deram bobeira,...e ainda tomou um pau do Glock que largou atrás dele e ainda por cima mais pesado e sumiu na frente do espanhol que por sua vez, não conseguiu fazer nenhum tipo de pressão em cima do alemão nem qdo entrou o safety car...

Enquanto uns falam sobre F1, gente vem aqui pra achar o Alonso fofo.Aliás, se fofura fosse sinal de talento, o Montoya seria deca campeão.
O aprendiz de vigarista vai fazer a Ferrari se arrepender de levá-lo, assim como a McLaren se arrependeu de levar o "fofo".

E o cordão dos "despeitados" cada vez aumenta mais...

Gente, peraí, perdi alguma coisa?!rs De onde saiu o "fofo"??!rs

E Adalgisa: Nao é que vc tem razao quantas as cargas de gasolina?

Quanto ao Alonso, tá certo que ninguém morre de amores por ele, mas eu nao entendo vcs: se faz péssima corrida, blablablablabla, se faz boa corrida, blablablabla.

Nao entendo! A Renault é uma das equipe que desde Spa, se nao me engano, nao terá mais atualizaçoes.

Vejam o caso da Ferrari: 1º GP sem novidades e ficaram lá atrás.

Estaria bem reconhecer que as vezes o Alonso acerta,né?!

rsrsrs...

Eduardo, você entendeu muito bem em que contexto usei a palavra "fofo". Não se faça de desentendido.

Agora, se preferir posso me referir apenas às qualidades dele como o melhor e mais completo piloto do grid.

Ah, e se em alguma coisa você for parecido com ele, posso te chamar de "fofo" também, se você quiser...

Grande Priscilla! Disse tudo!

E o "fofo" foi meu, no vídeo sobre o "Quebra Nozes"... rsrsrs

Mas como você mesmo disse, independente do que o espanhol faça na pista, a ordem é "detonar" com ele.

Mas como dizem, prego que se destaca merece ser martelado... vai ver que é isso.

Beijo Pri!

O mais interessante de tudo é o que representa esse pódio, como essa temporada sofreu uma virada absurda, e as equipes passaram por sobe e desce constante durante o decorrer do campeonato.
Glock no pódio com uma toyota que no começo do ano estava brigando com Brawn e RBR, foi estranho, parecia que nunca tinhamos visto o alemão ali em cima, mas não foi a primeira vez...
Hamilton, com uma McLare que algumas provas atras, terminava em ultimo...
Alonso o mesmo.
As ultrapassagens continuam raras, mas a competitividade aumentou absurdamente, bola dentro de Max, Bernie e cia. temos de dizer...


bjos

Este comentário foi removido pelo autor.

Nesta história do "fofo" eu estou fora... Hehehehe...

Me referi à declaração do Alonso homenageando o Briatore com o podio!!! Que é isso!!! Acho que o momento não era oportuno!!!


@"Despeitados"...
Tem coisas que torcedor fanático não entende!!! Hehehehehehe...

Hey, Pri...

Mudando um pouco de assunto, mas continuando a falar em provocações, existe alguma ‘rixa’ entre as cidades de Madrid e Barcelona pelo fato da capital espanhola pleitear ser sede das Olimpíadas de 2016?

Os ‘madrilhenhos’ estão otimistas ou indiferentes pelo tema Olímpico?

Pelo que dizem na Europa, nosso Rio de Janeiro aparece como favorito mesmo?

Não vejo muita empolgação do nosso povo carioca. A não ser de parte da imprensa e, claro, dos políticos que não veem a hora de programar a gastança...

Inté!!!

Quem nao entende de formula 1 julga por outros criterios Eduardo,como a "fofura" do piloto,rsrs.Quanto ao prego q se destaca merecer ser martelado Denise,o Hamilton deve esta pregado na parede do Alonso entao,rsrs.Adalgisa nao precisa do Nelsinho pra chega no podio(so das besteiras de Vettel e Rosberg,alem do Glock ter largado atras dele e terminado na frente,rsrs),mas pra vencer precisa e muito,rsrs,o Grosjean ate treinou a batida,mas nem pra isso ele serve,so dizem q o carro da renault eh essa ruindade toda pq o Alonso ta la e ta bem mal na pontuaçao,ora bolas,o Sutil quase conseguiu um podio com um force india,isso sim eh grande feito,terceiro com o quarto e o quinto fazendo cagada e ainda o segundo tendo largado ataras dele ta longe de se rum grande feito,corridaça quem fez foi o hamilton

Guilherme,

Falando sobre as Olimpíadas: Sim, existe uma rixa grande entre Madrid e Barcelona. Barcelona nao apóia Madrid "de jeito nenhum".

Em compensaçao, os madrilenhos sao os mais empolgados com os jogos de todas as candidatas, pelo menos, é o que parece. Em apoio popular acho que venceria, mas a verdade é que eles temem o Rio de Janeiro sim.

Olimpíadas no Rio é desperdício de dinheiro público. Tomara que dê Madrid.

Adalgisa,

Não é raro mas é incomum nos dias de hoje principalmente alguem que está fora do top10 largar para fazer um primeiro stint curto. Deve vez em quando vc vê um piloto com carro bom largando com pouca gasolina (pq bateu, trocou alguma coisa e foi punido com perda de posições, etc) e alguns com carro péssimo tentam uma tática diferente na esperança que algo de diferente aconteça e se saia bem.

Mas o Button independentemente da tática do Rubinho a única coisa que ele tem que fazer é pilotar na defensiva. Largando de 11º, pq ele faria uma tática agressiva?

B'Hengler

Não há como negar que o Briatore só foi banido por conta da rixa com o Mosley. Vendo a entrevista do Piquet pai, ele foi bem hipócrita nessa história. Ano passado ele contactou com o Charles Whitening e só não levou a história até o final para não prejudicar o filho, como ele mesmo disse. Quando o Piquet Jr. se fudeu foi jogar merda no ventilador. De fato isso só foi para frente por conta do Mosley. E o Piquet defensor da ética e contra o jogo de equipe é só pose. Ainda mais quando ele mesmo diz que o filho cometeu um crime.

Lee,

Você está por fora... Nunca "será" desperdício.

Os lucros são na faixa de "bilhões", Antes mesmo de iniciar os jogos olimpicos de pequin por exemplo, o lucro da NBC já tinha sido de mais de 1bilhão de dolares. Durante todos os jogos a numero de investimentos internos e externos na economia da china superaram todas as marcas históricas, era dinheiro entrando solto.

É facil perceber isso, se pensarmos no nosso querido futebol, um estadio é caro, porém em um unico jogo do flamengo conseguem quase 1milhão de reais. Ou então a F-1, um esporte totalmente de elite que custa muito, muito mesmo ainda assim consegue lucrar horrores.

Porque você acha que tantas cidades querem ser sede. É dinheiro entrando solto. São turistas lotando todos os hoteis, consumindo em todos os comercios, etc.. etc..

Fora a infra estrutura da cidade que é aprimorada. Aqui por exemplo, só por causa da copa do mundo estão fazendo um trem flutuante de uma ponta a outra, e isso vai ficar para quem depois da copa?

Se não me engano, na Chinna, que não é nem de perto o pais com o melhor sistema monetário, nem em sonhos o mais democrático, e que depois dos países africanos é um dos que possuem mais miséria no mundo. Lucrou cerca de 5x o dinheiro investido, só durante os jogos. E o crescimento econômico do pais aumentou em 5% nos anos seguintes, já que muitos investidores nunca sairam do pais depois dos jogos.

Copa do mundo e Olimpiadas é o santo graal da lucrabilidade em espotes. Não lembro muito, porém lembro que a alguns anos os EUA inclusive adiaram o NFA que é considerado o esporte mais lucrativo do mundo para poder se concentrar nas olimpíadas.

Respondendo a Denise no post anterior... SIM! Reginaldo Leme citou fontes que estavam presentes no julgamento da Fia, e que relataram que ficou evidenciado mesmo que Alonso sabia de td, tendo sim participado inclusive da reunião de sábado à noite...tente assistir alguma reprise do programa ou mesmo confirmar o conteúdo do meus posts por aí....mas enfim, só não entendo o Alonso ficar negando em admitir e ameaçando abandonar entrevistas e talz...mas como todos sabemos não era conveniente punir o espanhol, até pq isso se fosse admitido publicamente, implicaria no que diz essa polêmica matéria, aqui transcrita, do Tazio F1 canal de noticias do uol:
"O fato de a Renault ter vencido o GP de Cingapura de 2008 por meio de uma armação dá a Ferrari o direito de solicitar a anulação do resultado da prova, segundo o site "Racefax", e, desta forma, dar o título da temporada para Felipe Massa com cinco pontos de vantagem para Lewis Hamilton.

O Tazio também apurou que o piloto brasileiro, como possuidor da Super Licença, também teria o direito de fazer a solicitação, independentemente da posição da equipe no caso.

Tudo gira em torno do artigo 179b do Código Esportivo Internacional, onde diz diz que o resultado final não pode ser alterado após o dia 30 de novembro de 2008 _o que foi citado por Max Mosley na última semana. Mas um tópico derruba o argumento do dirigente e dá a Massa uma importante arma, caso queira virar o jogo _e o mundo da F-1 de cabeça para baixo.

O fato de uma nova evidência [no caso, a confissão de Nelsinho Piquet] ter surgido no GP da Bélgica dá, sim, o direito de o resultado ser revisto. Dado o relato dos comissários, o Conselho Mundial da FIA investigou e promoveu uma audiência no último dia 21 para analisar o caso, uma situação não prevista pelo artigo 179b.

O resto deste artigo lida apenas com apelos contra a decisão dos comissários, e o dia 30 de novembro só se aplica a estes casos. Como o "Nelsinhogate" não veio através de apelos e não foi arquivado, esta data limite não tem fundamento.

Com isso, cabe ao Conselho Mundial a autonomia para anular o GP de Cingapura e mudar o resultado final do campeonato, ou, o que é bem menos provável, a Ferrari apelar da decisão, levando o caso para a Corte de Apelações.

A equipe italiana ainda não se pronunciou sobre o assunto."

Seria o correto a se fazer.
Muito difícil, pois seria uma virada de mesa histórica(mas justíssima!)

Este comentário foi removido pelo autor.

@Wallacy

Pode represenar lucro em um primeiro instante. Mas o mais importante é vai ajudar na popularização dos esportes no Brasil?

Veja o Pan americano no Rio, um monte de instalações superfaturadas jogadas as traças. Houve alguma popularização de algum esporte olímpico? Muito pouco. O Rio deixou de ser sede de uma etapa da Copa do Mundo de natação porque não tinha verba para bancar o evento.

A própria copa do mundo que você citou. Vão construir elefantes brancos em Mato-Grosso, Manaus e Brasilia. Tirando Brasilia, os outros dois se bobear nem tem time na terceira divisão do nosso futebol. Depois da Copa vai ficar abrigando público de cinco mil.

Fora que o Lula falou como se fosse o foda que não haveria um pingo de dinheiro público federal na construção ou reforma dos estádios. Mas o BNDS já está abrindo uma linha de crédito para financiar isso. Você sabe de onde está vindo o crédito do BNDS? Da emissão de papeis do tesouro nacional. É uma falastrão engandor o Lula.

O Rio tem outras prioridades e não vai ser com o investimento externo angariado com uma possível Olimpíadas que vai solucionar os gravíssimos problemas do sistema de saúde. Acabar com os maiores complexos de favela do país e do mundo. Resolver os problemas gravíssimos de violência que são piores que a violência na faixa de Gaza.

Tudo bem que o povo se contenta com pão e circo. Mas vai ser a mesma porcaria do pan americano, obras superfaturadas e que consumiram 10x mais que o orçamento original. O Orçamento previsto das Olimpíadas é em torno de 30 bilhões. 30 bilhões que não vai fazer com que outros esportes tenham mais reconhecimento do público e uma explosão de aumento de praticantes. O povo não dá valor ao esporte exceto ao futebol. Tanto que somente jogadores de futebol são considerados profissionais de carteira assinada. Tanto que o mais popular presidente do mundo ainda foi cobrar da equipe olímpica que foi para Pequim que deveriam ter feito melhor resultado pelo fato de terem investidor mais na preparação deles. Se desde cedo não dá toda uma infraestrutura para que os com maior potencial possam prosseguir na carreira, é lógico que o número de medalhas é patético. Os países top de medalhas de olimpíadas tem projetos sérios em investimento no esporte e isso se reflete no quadro de medalhas. Aqui no Brasil isso não existe espírito esportivo algum e dependemos de gênios que aparecem a cada cinco décadas.

O dia que o Brasil tiver um programa esportivo sério merecerá sediar uma Olimpíada. Não vai ser uma Olimpíada que fará do Brasil uma potência.

Lee,

De certo que sua preocupação com a popularização dos outros esportes é valida. Porém você respondeu bem sua pergunta: "Houve alguma popularização de algum esporte olímpico? Muito pouco."

Muito pouco, é o começo... Não existe nenhuma magica, um esporte não se torna popular do dia para noite, a população não gasta seu tempo para ir assistir esportes que até algumas semanas atrás se quer sabia que existia. Hoje por exemplo, não é tão estranho ver pessoas por ai jogando futebol americano e/ou baseball. Eu não gosto dos dois esportes, porém percebi que começou a surgir ligas do esporte após obviamente aparecer os "primeiros" centros de treinamento para os mesmos.

Acredito que ninguém tem a ilusão de que os esportes olímpicos vão ser populares depois. Em nenhum pais que já sediou as olimpíadas isso aconteceu.

Já sobre o BNDS... O BNDS é um banco, então como banco ele funciona em outra esfere, não da para comprar os "gastos" dele com o do estado. O dinheiro do estado não é como a conta corrente nossa.

Por exemplo... Você disse que as obras custariam 30 bilhões.... Ora bolas, só as trasferencias de recursos do governo federal para o estados no ano passado foi de 18 bilhões! O orçamento total para os estados foi de 203bi. Ora bolas, 18bi não da nem para comprar a marmita da população do rio não é? É uns 100 reais para cada e olhe lá! Bem, é porque o orçamento para as areas são relacionadas as ministerios, o ministerio da saude por exemplo ano passado teve uma verba de 15bi... O da fazenda 595bi e, e por ai vai. Somando cerca de 1 trilhão no ano. Porém isso só para gastos diretos... Ainda tem os 241bi para convenios... Etc.. etc.. Tudo isso somando cerca de 5trilhões de reais no ano.

E os bancos? E o BNDS... ah isso está ainda "girando" em outra esfera! Na esfera que não tem nada haver com os gastos públicos, a esfera "econômica" gira quase que sozinha. Só de reservas cambiais temos quase 210bi, não estou falando de dinheiro de "alguem" estou falando de reservas para cambio, que não são usadas para nada mais que isso.

Os bancos nascem na esfera privada se firmando na esfera do publica. Todo bando sem exeção usa o tesouro nacional para "validar" sua renda. É uma relação de "confiança" entre o governo e o banco. O Banco mundial não é um cofrinho de N paises, é um grupo de vários bancos, que contém milhares de pessoas com investimentos diretores, que não possuem relação nenhuma com os gastos do governo muito menos os impostos.

E o que interessa para os bancos é emprestar dinheiro... só isso, ano passado o BNDS só os desembolsos foram aproximadamente 250bi. E quanto mais desembolso melhor para um banco, mais dinheiro ele vai "receber" de volta depois... Afinal banco empresta e não doa. Já que tecnicamente o dinheiro ali é de capital privado e não publico.

Isso e bla, bla bla bla... De qualquer forma queria mostrar que esses 30bi parecem muito, porém não são! E não gastar esse dinheiro não vai ajudar em nada, afinal o dinheiro não iria sair dessa parte "econômica" para a social de nenhuma outra forma. Em outras palavras, se você é um banqueiro, você aceita emprestar alguns bi para fazer um estádio(por exemplo) em troca de bilheteria depois, porém não daria um centavo para pagar o salário dos funcionários da saúde pois isso não é problema seu.

Por isso como eu disse... Pode fazer a agua virar vinho, porém não tem como sair perdendo nesse caso.

Temos 210 bilhoes de dólares em fundos de investimento, que devia ser usado exatamente numa época de crise como agora onde há excassez de crédito. E oq o governo faz vai se endividar para aumentar a linha de crédito do BNDS para o investimento externo que secou na ordem 10 bilhões. Porque se individar para aumentar o crédito de um banco quando se tem 210 bilhões exatamente para isso?

Veja bem o BNDS irá emprestar dinheiro para os estados para reformar os estadios. Não irá emprestar para a iniciativa privada. O que é pior ainda, já que vamos nos endividar emprestando para nós mesmos. Magavilha!!

Dizem que vai custar 30 bilhões, mas antes de mesmo de ter um orçamento devidamente calculado, uma pessoa mais crítica já sabe que vai custar no final no mínimo o dobro. Pode até gastar o quanto quiser para fazer um bom evento, o que não se pode tolerar é a corrupção e o desvio do dinheiro público. E isso será feito, por isso mais um motivo para ser contra sediar os jogos olímpicos.

Popularizar os esportes olímpícos com grandes eventos como olímpiadas ou pan-americano é o caminho errado a ser feito. O Brasil já foi uma grande potencia da canoagem. Hoje é nada, pq não existe nenhum amparo do estado. Esse pouco que se popularizou com o pan-americano vai morrer daqui a um tempo. Exatamente como foi no auge do Guga, quatro anos depois o que se foi feito para produzir novos Gugas? Depois de todo o sucesso da ginastica artistica, quase que os Hipólitos e Jade Barbosa tiveram que pedir esmola para ter um lugar onde treinar e dinheiro para se alimentar. É assim que tratamos os nossos grandes atletas olimpicos. Porque não temos uma base de vários atletas que sustente o interesse da população e da mídia nos vários esportes. Ao invés de gastar dinheiro com uma olimpíada seria muito mais sensato, investir todo esse montante em educação esportiva nas escolas primárias, secundárias e do ensino superior. Profissionalizar todos os esportes, pq todos são amadores exceto o futebol. Houve o pan e nada mudou no investimento do esporte na base e como é tratado pelo estado os esportes.

O Brasil não tem espírito olímpico, não promove os esportes além do futebol que é péssimamente gerido pelo Ricardo Teixeira.

Eu só olhando lá em cima e o "pau" tá torando aqui embaixo!!!

Bom, eu sou neutro na parada... Sei que o gasto de 30 bilhões está sub-estimado e que muito vai ser desviado na "onda olímpica"...

E mais, Olimpíadas não servem para promover esportes olímpicos, que por si só não são praticados em quase nenhum lugar, e os poucos praticados não vêem a hora de dar o fora das "famigeradas" Olimpíadas (p.ex: 'futebol)...

O importante é que serão muitos investimentos externos e isso é para sempre... Sem contar o marketing turístico!!!

Eu já fui contra, hoje sou favorável, mas não acredito muito em nossa vitória!!!

A solução para os nossos esportes é o enriquecimento da população... A qualidade de vida é fundamental para podermos demonstrar ao mundo o poder da nossa mistura racial!!!

Bem Lee, primeiro que esses 210 bilhões não servem exatamente para isso. São para o Cambio...

Existem outros "bilhões" que servem para isso que você falou.

E investir o dinheiro diretamente nessas ares que você propros é se esquecer de todas as outras areas da economia. Esperte é uma parte do todo...

E como o B'Hengler ressaltou, Olimpiadas nunca serviu, e nunca vai servir para popularizar esporte nenhum. É algo puramente econômico. Vale a pena, porque é lucrativo, simples assim. Para quem trabalha no setor publico pode até não fazer diferença, porém para negócios de capital privado é uma oportunidade sem igual.

No mais, concordamos em discordar.

Wallacy

Eu estou me referindo às reservas internacionais. E elas são justamente para se usar em momentos de crise. Só que ao invés de pegar esse dinheiro e ampliar a linha de crédito do BNDS cuja intenção é suprir a falta do capital de invesmento externo, endivida-se vendendo papeis do tesouro diminuindo-se assim a margem de lucro.

E não estou me referindo à usar as reservas internacionais para aplicar no desenvolvimento do esporte. Mas sim os 30 bilhões previstos para recauchutar a cidade do Rio para o jogos, e que seria mais proveitoso se usasse essa quantia para desenvolver uma base esportiva. Porque o esporte não só existe o aspecto social, mas como o economico também. Esporte gera riquezas para todos, não somente para um grupo de investidores e enquanto que o resto da população assiste pela televisão feliz e nada mais.

E é aí onde você se engana quando considera as Olímpíadas como um simples negócio. Porque todas as candidaturas vai ser um negócio lucrativo. Não vai ser com esse argumento que o Brasil será eleito sede dos jogos de 2016. Existe outros argumentos a serem considerados pelos delegados da COI e das quais já citei algumas. As Olimpíadas por serem o evento máximo dos esportes, é como uma forma de prêmio para aqueles que investem e trabalham seriamente para o desenvolvimento do esporte. Fora o legado dela. Uma das perguntas dos delegados para a comitiva brasileira foi exatamente o legado. E a resposta do governador foi patética, mas também era a única que tinha. O único legado das Olimpíadas será a ilusão do povo brasileiro em realizar o evento. O impacto urbanistico não será grande já que não vai diminuir consideravelmente as favelas que ocupam 40% do território da cidade. O impacto será muito menor que em Barcelona, por exemplo.

Dinheiro público não é somente investir ele e ter o retorno financeiro, e aí aplicar em outro investimento como se fosse uma empresa privada. Em qualquer investimento público há de ser ter um retorno social. Quase todos os complexos esportivos serão abandonados ou entregues à iniciativa privada e que terem outros usos diferentes do projeto incial. Isso é desperdício de dinheiro público, independentemete se as Olimpíadas forem gerar bilhões de dólares. E ainda tem um detalhe uma parte desse montante será revertido em impostos e uma boa fatia desses impostos será desviado pela corrupção.

Nem os ganhos financeiros, justificam completamente querer organizar as Olimpíadas.

Lee,

Em momento algum eu disse que esse argumento (retorno financeiro) seria o usado para decidir se o Rio iria se candidatar, eu disse que é o motivo pelo qual vale a pena se candidatar.

E sim, é obvio que o "ideal" é que nenhum desses problemas citados permaneçam. O ideial é que todos os estádios/etc que sejam construídos sejam plenamente usados depois. Etc.. Etc...

Porém ai, já é outra estoria. Que pode gerar outra pergunta: Antes arrumar todos os problemas para depois sediar, ou porque vai sediar arrumar todos os problemas?

De certo que a primeira pergunta é a mais lógica, mais é assim que funciona o governo?

Você viu o novo programa de policiamento que vão aplicar no Rio? Porque? Por causa das Olimpiadas. E o projeto de uma rede WiFi em toda a cidade? Por causa das Olimpiadas. Etc...

Ganhos financeiros podem não ser o motivo ideal, porém com certeza são eles que fazem com que atitudes que deveriam ser tomadas "antes" sejam tomadas "depois".

Com certeza para o Rio, (se ganhar) continuar com a candidatura, terá que nesse meio termo mostrar "muito mais" que belos prédios.

Não lembro bem quem disse, porém tinha um grande escritor que dizia que Baiano só trabalha quando tem festa. E o mesmo vale para os políticos aqui da terra das bananas!

A motivação financeira é só o "primeiro" fator, aquele que determina se é viavel ou não sediar os jogos. Depois o resultado disso, é algo que tem que ser discutido durante o processo. De hoje até o final dos jogos daqui 7 anos. Não da para corrigir todos esses problemas com esses 30bi, porém sabendo que daqui 7 anos iremos sediar tais jogos, muitos problemas poderão ser resolvidos nesse período, ou ao menos amenizados. A questão é simplesmente motivacional, no que toca os quesitos sociais dos jogos. Um exemplo pratico, de nossas casas, é que geralmente "arrumamos" nossos lares quando sabemos que iremos receber visitas, claro que a analogia é muito básica, porém da para entender o "fator motivacional", que para ser bem franco, no dia-a-dia tende a zero em nossa politica.

Em fim, meu apoio é considerando que além de lucrativo, é um fator de pressão social contra problemas basicos. Um exemplo disso, é tal 'policiamento ostensivo", afinal existe "motivação" para medidas como essa.

Lee, o tal "malbec" na verdade sou eu... É que tava logado na conta de email do orkut do cachorro da minha namorada. (Literalmente)

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

A questão é que não vai arrumar nem metade dos problemas com a Olimpíadas. Esse é o grande detalhe.

Por que não vão ser uma olimpíada que vai fazer um povo produzir melhores governantes. Já que eles continuaram corruptos independentemente de ter olimpíadas ou não, e população continuará a votar neles. Não vai ser uma olimpíada que vai sanar os problemas do Rio. Os atuais projetos de segurança por mais que sejam deficientes, são condizentes com a realidade do lugar. Não vai ser com um melhor policiamente que vai melhorar a renda das pessoas que moram nas favelas. O que se precisa lá é um programa sério de inclusão social, não bolsa-família que só serve para dar pão ao povo. Isso tudo demanda tempo, e as pessoas são míopes nisso.

Temos casos extremamente benéficos de se sediar uma olimpíadas como foi em Barcelona. Mas eu dúvido que as Olimpíadas no Rio transforme nem metade do que foi feito com Barcelona.

Antena de wifi é muito caro, nem cidades mais abastadas que o Rio, tem condições de cobrir a cidade inteira com wifi.

Depois com que dinheiro vai manter o policiamento ostensivo e as antenas wifi? O Brasil ou Rio, depois das olimpíadas não vai crescer suficientemente para manter esses serviços daqui a 5, 10 anos.

E aí eu toco novamente em um ponto. Ótimo que somente com um grande evento eles são capazes de pensar em algo para corrigir os problemas, já que desde que o Brasil existe pouco é feito para desenvolver o país. Mas isso tudo tem um preço que é a corrupção. Vão desviar bilhões de reais. Eu não seria tão chato nessa questão, se os niveis de corrupção fossem até mesmo iguais ao dos EUA, sendo que o ideal seria ter um nivel igual dos países que estão no topo. Essas obras faraônicas só alimentam a corrupção. E de obras já temos muitas. As pessoas elegem a corrupção como um dos principais empecilhos do desenvolvimento dos países, mas é exatamente esse tipo de opinião é que se vê que a população tolera.

Sediar olimpíadas no Rio tem mais contra do que prós, se fosse o contrario não estariamos aqui tendo uma discussão tão longa.

É ai que você se engana, o mercado consumidor Brasileiro é muito amplo.

Exemplo simples: Bovespa antes do anuncio da cidade sede: +0,4. Depois: +1,8%. Principais papeis: Empresas de alimentação, logística, construção civil, e turismo.

Esse projeto de Wi-fi já tinha muito tempo, o "ponta pé" foi as Olimpíadas. Ah... E não é caro assim não, trabalho na area e digo, só é caro para o pequeno empreendedor. Nem para o medio é.

E sim, leva tempo para corrigir tais problemas, porém temos 7 anos para isso... E corrigir uma parte é melhor que corrigir nada. Você fala como se sem fazer as Olimpiadas nosso governo iria usar tal dinheiro para algo "melhor". Você está enganado. Dos 11,1 Bilhões de dolares investidos apenas 16% é para os jogos propriamente ditos, 50% é para o transporte, 7 para a segurança e por ai vai...

E se agente está discutindo isso, não prova que as Olimpiadas no Rio possuem mais contras que prós, só prova que minha opinião é diferente da sua. Até porque, todos os "exemplos" por você citado, para mim, sem Olimpiadas seriam ainda piores, dado o fator motivacional que já citei. E meu ponto de vista foi posto a prova 1 minuto após o anuncio da cidade sede, com o aumento vertiginoso da Bovespa.

Você está pensando muito pequeno, está deixando de considerar muitos fatores importantes. A china não tinha tradição nenhuma na maioria dos esporetes Olímpicos, e só por saber que seria cidade sede que tais investimentos vieram. Não é só no Brasil que as coisas funcionam assim. O Barcelona tem um time de patinação no Gelo porque é rentavel, não porque querem fazer caridade. Assim como os times Brasileiros que (como o flamengo por exemplo) possuem centros poli-esportivo para diversos esportes olímpicos porquem quase não invetem porque não tinham retorno, o que é diferente no caso de uma Olimpíadas.

Agora se depois das Olimpíadas tais investimentos vai continuar? Isso é algo para se tratar depois das Olimpíadas e não agora, o fato de não saber como se comportar essa variável, não pode, sobre nenhuma circunstância inviabilizar o projeto. Nenhum empresário, em nenhum lugar do mundo vai investir 1centavo em esporte algum sem saber que vai ter retorno. Mesmo que por um período. Pedir para que tal investimento aparecera sem tal perspectiva é quase que insano sobre meu ponto de vista. Esporte no mundo moder é lucro... Inclusão social é só um efeito colateral.

E se considerarmos que depois das Olimpiadas tudo será abandonado. Ótimo, pelo menos a iniciativa privada lucrou, pessoas conseguiram seus empregos mesmo que por um período, e dai nós seguimos nossas vidas... Como eu disse, a partir do momento que todo o retorno volta, mesmo que por um periodo já é um ganho enorme. Por isso tantos paises querem ser sede.

Você está esquecendo de projetar a maior parte dos efeitos, 7 anos de investimentos ostensivos em todas as areas de economia relacionado os jogos é algo que me recuso a considerar ruim só porque não vai continuar depois, mesmo que eu não possa ter certeza disso, e muito menos que mesmo que tal previsão se concretize (que não continue) é muito, muito mais fácil apontar para um estádio vazio e pedir medidas para colocar pessoas lá dentro que pedir para que se tome medidas para a popularização de um esporte que se quer existe centro de treinamento adequado.

Business man... Business... Seja político no próprio jogo do Estado, jogos Olímpicos é uma oportunidade da população cobrar medidas do estado, para melhorar o social sem que o motivo seja o social, pois quando o motivo se torna o financeiro, as coisas mudam de perspectiva.

Fora que o Brasil de 2016 não será o Brasil de hoje, as tecnologias serão outras (Wi-fi é para fracos, existem muitos protocolos mais interessantes em draft) a economia será outra... Puts, nesses 7 anos muita agua vai rolar.

Quero dar os meus mais sinceros parabéns aos dois que nos proporcionaram uma discussão em alto nível, sem nenhuma baixaria ou ataques pessoais.O blog é sobre F1, mas dá gosto de ver discussões acaloradas sobre outros temas com gente inteligente e de ótimo nível.
Agora, não é por nada não, mas...o cachorro da tua namorada tem Orkut,Wallacy?E eu que só comecei a usar esse trem há pouco.Tô perdendo pra um cachorro...

Kkkkkk...

O pior é imaginar o que o Wallacy estava fazendo logado no orkut do cachorro!!!

Kkkkkk...

E sobre o embate, bom... O Rio ganhou!!! O mundo está mudado... E o Brasil já é visto como uma potência!!! Nunca imaginei que este dia chegaria, mas é verdade... Quando o "Babaca Obama" disse que o Lulla era "o cara" ele não se referia ao "sapo barbudo", era ao Brasil...

O mundo sabe que o Brasil vai ser a maior potência mundial quando os combustíveis fósseis forem queimados, independente de ter ou não governos que prestem... Falta pouco!!!

Poxa! Eu fiquei como o B'Hengler: atenta lá encima e nao vi o debate.

Mas enfim, realmente o debate estava "interessantíssimo" e ao final o RIO ganhou. Dizem que era o mais caro de todos os projetos e se digo a verdade fiquei feliz. Dá medo, mas fico feliz.rs

Estava acompanhando a troca de ideias e esperando o anúncio não da vitória, mas da oportunidade de realização do maior evento esportivo mundial.

Parabéns a todos nós!!!

É que o cachorro dela tem uma fazenda no orkut, e ela pediu para eu cuidar da fazenda delo cachorro dela...

É... eu sei.. é algo estranho.... Mais nadamoradas... Bem, tenho que ir na onda dela.

Já vi quem é que manda!!!
Hehehehehe...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More