8 de dez. de 2011

FIA anuncia mudanças para o regulamento 2012

A FIA anunciou ontem algumas mudanças que serão aplicadas ao novo regulamento da Fórmula 1, na temporada 2012. Após a reunião, realizada na India, em Nova Déli, a Federação confirmou algumas regras e anunciou outras.


Quanto ao regulamento esportivo:

- As equipes deverão obrigatoriamente terem aprovado o crash-test antes dos testes da pré-temporada;

- Durante a temporada, haverá um teste de 3 dias, que se descontará dos habituais 4 testes da pré-temporada;

- A partir de 2012, os retardatários poderão recuperar a volta perdida. Com a entrada do SC em pista, os retardatários poderão recuperar a volta e voltar ao final do pelotão, sem atrapalhar, como acontecia esse ano, os carros líderes.

- As corridas durarão no máximo 4 horas, incluindo o tempo em que a corrida fique suspensa. Essa regra limita o tempo total ao que pode chegar uma corrida a ser realizada que era de 8 horas;

- Os pilotos só poderão mudar uma vez de direção quando estiverem defendendo a posição. Não poderão voltar para o traçado correto.

- Se uma corrida se suspender, os carros que estiverem nos boxes se colocaram no grid na posição que ocupavam antes da corrida ser paralisada.

- Durante os treinos livres os pilotos poderão utilizar todos os jogos de pneus disponíveis para o Grande Prêmio. Antes apenas 3 jogos eram permitidos.

A esperada mudança durante os treinos de classificação das estratégias das equipes, com relação a economia de pneus ainda não veio mas essa é a primeira lista de uma série de novidades. Pode ser que pouco a pouco, a FIA nos "desvele" mais.

No regulamento técnico, a novidade mais significativa e relevante para nós, aficionados, é a confirmação sobre os tubos de escape:

- Os tubos de escape estão estritamente regulados para assegurar que os gases do escapamento tenham o mínimo efeito no carro.

Os famosos escapes para o alto que Williams e Mercedes nos adiantaram durante os testes dos jovens pilotos, em Abu Dabi.


2 comentários:

Aparentemente mudanças pouco radicais mas necessárias...

Vamos ver...

Já viram que o Bruno Senna tá fora ano que vem?

http://oglobo.globo.com/esportes/romain-grosjean-sera-segundo-piloto-da-lotus-renault-em-2012-3415592

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More