GP da Espanha

Espanha volta a ser "território Alonso"

GP da China

Alonso vence o "quebra-cabeça" chinês

GP da Malásia

Vettel "dá o bote" em Webber e vence a corrida

GP da Austrália

Raikkonen vence a primeira do ano

Vodafone deixará Mclaren no fim da temporada

Parceria terminará após 7 anos

11 de set. de 2009

Treinos livres - GP da Itália

Os treinos classificatórios do Gp da Itália começaram com uma dobradinha da Mclaren. Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen ocuparam as primeiras posições na tabela, durante o treino da manha.


Um surpreendente Adrian Sutil marcou o 3º tempo da 1ª sessão, seguido por Fernando Alonso. Seu companheiro de equipe, o "re-estreante" Vitantonio Luizzi, foi o 16º colocado.

Giancarlo Fisichella, agora piloto Ferrari, foi o 8º melhor, e ficou a frente de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, que marcou o 10º melhor tempo.

Na parte da tarde, o mesmo surpreendente Sutil, com o Force India marcou o melhor tempo.

Grosjean e Alonso fizeram 2º e 3º melhor tempo, consecutivamente, e mostram que o Kers, de momento, parece fazer bem ao R29.


Luizzi marcou o 12º tempo e, Fisichella, foi o último colocado na sessão da tarde.

A previsão par o fim de semana em Monza era de chuva, mas parece que ser que a corrida será realizada mesmo com bom tempo.

Confira os tempos de hoje:

- 1º Sessão de Treinos Livres
- 2º Sessão de Treinos Livres

Fonte:www.thef1.com

Santander patrocinará a Ferrari por 5 anos

O banco Santander confirmou ontem, em Monza, que patrocinará a equipe Ferrari, a partir de 2010.


Um dos piores segredos guardados na F1 atual foi a decisão do banco espanhol de "trocar de equipe".

Atualmente o banco é o patrocinador oficial da equipe Mclaren-Mercedes mas em um comunicado confirma a parceria para os próximos 5 anos com a Scuderia e investirá, aproximadamente, 40 milhoes ao ano - o acordo é de 200 milhões em total.

"Me atreveria a dizer que hoje o banco Santander é para a banca o que a Ferrari é para a F1: um símbolo de tradição, êxito e fortaleza" - disse Emílio Botín, presidente da entidade bancária.

O Santander confirma também continuará sendo o principal patrocinador dos Gp's da Itália, Gra-Bretanha e Alemanha, e que terá importante presença nos da Espanha, Europa e Brasil.

10 de set. de 2009

Rapidinhas

A FIA mudou de idéia com relação aos testes durante a temporada.

Dani Clos, com Williams

Devido ao "alto" número de novos participantes no campeonato, a FIA decidiu que, para 2010, permitirá um único dia de testes durante o ano.

Parece pouco, mas ter 200Km de experiência com um F1 deve fazer a diferença, não?



Williams e Force India estão de volta à FOTA.


Em reunião realizada em Monza, as equipes participantes da FOTA decidiram readmitir as equipes Force India e Williams, na associação.

"A FOTA dá as boas-vindas novamente como membros de pleno direito a Williams e Force India".

Além disso, a FOTA confirmou que as novas equipes de 2010, serão convidadas a se unir.




A Mercedes não está gostando nada, nada da possibilidade de cada equipe ter 3 carros para o próximo ano.


A idéia, que partiu da equipe Ferrari já recebeu um não da equipe Williams que não dará seu apoio.

Agora é a Mclaren quem deixa clara sua postura: "Não pensamos na possibilidade. Talvez a Ferrari esteja interessada porque tem vários pilotos contratados..."

A idéia segue sendo mantida por Luca di Montezemolo, mas necessita unanimidade das equipes participantes para ser confirmada.

9 de set. de 2009

Mais detalhes sobre o "Renaultgate"

O dia 21 de Setembro se aproxima e, a cada dia que passa, mais detalhes sobre o caso já conhecido como "Renaultgate" vem à tona.


Dia 21 será o dia em que a equipe Renault terá que se defender perante a FIA, das acusações de que teria premeditado o acidente, no GP de Cingapura de 2008, de um de seus pilotos, Nelson Piquet Jr., para favorecer ao outro, Fernando Alonso, vencedor do Grande Prêmio.

Uma reunião no domingo pela manha, antes da realização do Grande Prêmio, seria a chave de todas as acusações.

Fávio Briatore, Pat Symons e Nelsinho Piquet se reuniram, supostamente, para combinar o acidente. Piquet, que ainda não via clara sua continuação na equipe, aceitou em troca de um contrato para 2010.

De fato, 3 corridas depois, o brasileiro teve seu contrato renovado.

Porém, parece ser que a história voltou à tona , no dia 26 de Julho, quando Nelson Piquet (pai) decidiu desvelar o trato para a FIA, data que coincide com o despido de Nelsinho.

Flávio Briatore afirma estar sendo "vítima de extorsão da família Piquet".

"Eu confirmo que houve uma reunião com o Piquet no domingo pela manha, mas nada sobre isso foi falado. Também lembro que Piquet em Cingapura estava em um estado mental muito fraco. Além disso, estão as gravações da rádio que expressão meu desapontamento quando vi o acidente"- disse Briatore.

Por outro lado, Pat Symons também disse algumas palavras sobre o tema e confirma que o tema surgiu durante a conversa:

"É verdade que durante a reunião com Piquet o tema de provocar um safety-car, deliberadamente, foi comentado mas foi proposto pelo próprio Piquet".


" Foi apenas uma conversa" - finalizou.

Fonte:Autosport.com

7 de set. de 2009

Fatos da Semana

A equipe Renault repensou o uso do Kers e para a próxima semana, em Monza, voltará a utilizar o sistema.


A equipe francesa havia descartado totalmente o uso do sistema já que não haviam encontrado o ponto-chave de equilíbrio entre a força do Kers e a aerodinâmica.

Depois de ver a evolução e a vantagem que equipes como Ferrari e Mclaren, únicas a seguir apostando pelo sistema, obtiveram, a Renault volta a apostar pelo uso do Kers pelo menos para o GP da Itália, circuito mais rápido do calendário.



Bernie Ecclestone por fim começa a sentir em seu próprio bolso a crise mundial e já pensa em baixar o valor das entradas para os Grandes Prêmios.


Depois de ver não um, nem dois, mas sim vários circuitos vazios, esse ano, Ecclestone confirma que para o próximo ano as entradas irão baixar de preço, até porque, o acordo assinado pelas equipes prevê uma redução de custos, o que não estaria nada mal para torcedores e patrocinadores.

De momento, o único circuito que anuncia aos "4 ventos" que tem as entradas quase esgotadas é o circuito de Abu Dhabi, última etapa do Mundial.



A equipe Toyota confirmou sua participaçao na próxima temporda da F1. Isso sim, sofrerá uma forte reduçao de custos.


Comenta-se que a reduçao poderia chegar a 40% do orçamento desse ano, por exemplo.

Ainda assim, no dia 15 de Novembro, uma reuniao entre os "chefoes" da Toyota decidirá definitivamente o orçamento disponível para a equipe em 2010.



Enquanto esperamos a que chegue a próxima semana, o tema Renault-Piquet-Cingapura é interminável. Agora existe a "exclusiva" da Globo de que Piquet poderia ter treinado a batida...


Não sei se a Globo quer ajudar ou afundar ao Piquet Jr., mas a "exclusiva" já havia sido dada por muitos torcedores anteriormente, não?!

5 de set. de 2009

"Sensor-Aranha" para 2010

Lendo um post do companheiro Kimi_Cris, do blog Galáxia F1, resolvi, aderir à idéia da bola de cristal.

Mas, claro, eu não tenho bola de cristal e tive que recorrer novamente ao meu "sensor-aranha"...


- Mclaren: Hamilton e Raikkonen(Sutil)
- Ferrari: Massa e Alonso
- Renault: Kubica e Grosjean
- Toyota: Glock e Heidfeld(Nakajima)
- Williams: Hulkenberg e Rosberg
- Campos GP: De la Rosa e Petrov
- USGPE: Bruno Senna e ...
- Force India: Liuzzi e Sutil(Bruno Senna)
- Toro Rosso: Alguersuari e Buemi
- Red Bull: Webber e Vettel
- Brawn GP: Button e Barrichello
- Manor: ... e ...

Não tenho a menor idéia de quem poderão ser os pilotos de USGPE e Manor.

***Deixem seus palpites!***

Conselho Mundial convoca a Renault

O Conselho Mundial da FIA decidiu convocar a equipe Renault para uma reunião extraordinária do Conselho.


Será no dia 21 de Setembro, em Paris, onde a equipe terá a oportunidade de se defender das acusações de que teria forjado uma batida de Nelsinho Piquet em Cingapura, em benefício de Fernando Alonso, em 2008, corrida vencida pelo espanhol depois de sair desde a 15º colocação.

Fernando Alonso, Patt Simons, Flávio Briatore e muitos outros membros da equipe francesa já foram chamados para depor, mas agora a equipe deverá fazê-lo perante o Conselho Mundial.

Apesar da difícil tarefa de provar as acusações, sobre o acontecido no ano passado, se não conseguir demonstrar sua inocência, a equipe poderia ser, inclusive, excluída do campeonato.

3 de set. de 2009

Fisichella será piloto Ferrari até o final da temporada

Giancarlo Fisichella foi confirmado hoje, pela equipe Ferrari, como novo piloto da equipe.


O italiano substituirá em definitiva a Felipe Massa, que por sua vez estava sendo substituído, momentaneamente, por Luca Badoer.

Os maus resultados de Badoer obrigaram à equipe buscar rapidamente a um piloto experiente, rápido e que tivesse o "perfil" da equipe.

Chegou-se a falar em Robert Kubica mas desde o GP da Europa, em Valência, o nome que cada vez ganhava mais força era o de Fisichella.

Fisichella conduzirá o F60, de número 3, até o final da temporada, e se os rumores acertam, se convertirá em piloto de testes da Scuderia, no próximo ano.

Na equipe Force India, seu substituto será o também italiano e atual piloto de testes da equipe índia, Vitantonio Liuzzi.

Atualização
Giancarlo Fisichella está confirmado como piloto reserva da Ferrari a partir do ano que vem.

2 de set. de 2009

Ressaca da Bélgica

Sebastian Bourdais já tem emprego! O francês será o piloto da equipe Sevilla FC, na Superleague Fórmula, já a partir deste final de semana, no circuito de Estoril.


Bourdais entra no lugar do argentino Esteban Guerrieri.



Felipe Massa só voltará a conduzir um F1 em 2010. O piloto brasileiro segue em plena recuperação, e os últimos exames mostram que Felipe estará "pronto" em breve.


Porém, ninguém quis adiantar uma participação no que resta de temporada, nem a Ferrari, nem o próprio piloto.

Felipe passará por mais uma cirurgia em breve, e a partir daí já poderá começar sua recuperação definitiva para voltar as pistas.



Agora que já sabemos que Felipe Massa só voltará a conduzir um F1 na próxima temporada, resta à equipe Ferrari encontrar um substituto a altura, para os 5 GP's finais.


O nome que mais perto estava do cockpit do F60 era Giancarlo Fisichella. Digo "era" porque os responsáveis da equipe india se manifestaram e desconhecem qualquer contato da Scuderia.
Com isso, o nome da vez passa a ser o de Robert Kubica, piloto BMW.

Porém, o que nos deixa com "a pulga atrás da orelha" é o fato da Ferrari já ter declarado que quer um substituto que siga na equipe na a próxima temporada. Se converterá Kubica em piloto Ferrari em 2010?



Agora, o tema "gordo" da semana: FIA investiga a vitória de Alonso em Cingapura, 2008.


O tema já está mais que visto, revisto e debatido por todos, mais faço minhas as palavras de Antônio Lobato, em seu blog:

Ainda não foi feito oficial mas todos "os dedos" apontam para Nelson Piquet, ex-piloto da equipe.

"Sendo verdade ou mentira, se eu fosse proprietário de alguma equipe, de qualquer categoria, não lhe contrataria nunca.

Se é verdade porque contou um pacto secreto(e vergonhoso) da equipe em que trabalha. E se é mentira porque é capaz de mentir com o intuito de ferir.

Além disso, caso seja confirmado, o que não acredito, o mais estúpido seria o próprio Piquet que reconheceria ter aceitado fazer algo tão sujo".



***Participem da enquete sobre tema e comentem!***

1 de set. de 2009

Troféu Blogueiros - GP da Bélgica


A média dos pilotos depois de Spa:


Comentem!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More