27 de abr. de 2012

[ATUALIZADO] Confira quem estará em Mugello

Os testes em Mugello antes do Grande Prêmio da Espanha serão uma dose extra de ânimo e esperança para algumas equipes que necessitam de tempo para evoluir seus carros.

Os pilotos de teste terão a oportunidade com os carros, apesar da presença dos pilotos oficiais.


Surpreende que, no fim de semana do GP do Bahrein, a Ferrari, por exemplo, disse que o treino não seria importante e que focariam nos pneus, sem ter, portanto, a necessidade de ter seus pilotos oficiais na pista. Com o desempenho do Bahrein mudaram de idéia...

A Mclaren, de momento, é a única que dará descanso a seus pilotos oficiais e deixará os testes nas mãos de seus pilotos reserva.

Mercedes, Red Bull e Sauber ainda não confirmaram os pilotos que estarão nos três dias extras de teste desta temporada. A HRT foi a única que confirmou que não estará na Itália já que não terão nenhuma grande novidade no carro e preferem se centrar na mudança da fábrica para Madri.

Mugello se apresenta como o último degrau para as equipes que querem chegar à Europa com bons resultados de cara ao campeonato.

Agenda dos treinos [completa]:

1º de Maio: Turvey/Paffet (Mclaren), Alonso, D'Ambrosio (Lotus), Bottas (Williams), Bianchi (Force India), Vergne , Gonzalez (Caterham), Pic, Schumacher/Rosberg, Webber, Kobayashi

2 de Maio: Paffet (Mclaren), Massa, Raikkonen, Senna, Di Resta, Vergne/Ricciardo, Petrov, Pic/Glock, Schumacher, Webber/Vettel, Kobayashi

3 de Maio: Turvey (Mclaren), Alonso, Grosjean, Maldonado, Hulkenberg, Perez, Ricciardo, Kovalainen, Glock, Rosberg, Vettel, Perez

5 comentários:

Talvez a questão da McLaren seja resumida no fato deles confiarem mais nos dados dos pilotos reservas do que no dos titulares!!! Vai saber...

... nada disso, B'Hengler. Acabou a era do pilotos "acertadores" de carro. Vemos o Rubenszinho, graaannde acertador de carro, num bólido mais simples e de outra categoria, dando vexame. Acabou isso. E, dona Priscilla. Quero que a Ferrari "se exploda" e que a nova leva de pilotos brasileiros na F1 nunca pise por lá. Do GP da Austrália, 12 de março de 2000 até o GP do Bahrain , 22 de abril de 2012, só "segundopilotismo"... sendo que o último GP ficou claríssima a "estratégia"!


M.C.

Tudo na vida muda, inclusive a F1. A forma de fabricação dos carros mudou muito, inclusive a possibilidade de se testar, portanto, muita coisa é feita nos simuladores/túneis de vento. Com as restrições de se testar em pista, os pitacos dos pilotos ficam muito dependentes da telemetria e dos engenheiros. Antes podia entrar na pista e se testar à vontade, hj isso é mt restrito. Entrei em um blog, e diziam da capacidade infinita de Shumacher estruturar uma equipe, desenvolver o carro, mas temos que dizer que nos áureos tempos de Maranello, além dos pilotos de testes, havia a pista particular colada no circuito, junto da liberdade para andar, e nesse caso, facilita a "fama" do piloto, mas sabemos que em F1, nada é feito sozinho! Atualmente, pelas restrições técnicas visando a economia de recursos financeiros, o trabalho dos pilotos em interferir em projetos, parece ficar diminuido. Sobre seu ponto de vista Hengler, achei interessante, daí conclui: não sei se seria falta de confiança em Button e Hamilton, mas penso em "confrontar" visões diferentes sobre o desenvolvimento do carro, algo como dividir idéias para errar o menos possível.

Pode até ser Wagner, confronto de opiniões é interessante...

E óbvio que a telemetria ajudou muito os engenheiros a substituir parte do piloto na avaliação do comportamento do carro!!! Hoje vemos o Vettel reclamando de um escapamento e engenheiro apelando aos dados da telemetria para mostrar que é melhor, quer dizer, o que o piloto sentiu não valeu nada!!!

Mas basta a gente ver o histórico da F1 depois da proibição dos testes para ver que o carro do Alonso sempre melhora do início do ano para o fim, enquanto o da McLaren geralmente patina!!!

Se isso não for um indicativo de que o piloto ainda é fundamental para o desenvolvimento do carro, o que seria???

.... ha ! Dupla dinâmica ! Batman e Robin ! Bat'Hengler e Wag Robin. O Robin veio acudí-lo. Valeu...


M.C.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More