Se a classificação foi uma surpresa, a corrida não deixou por menos.
Kimi Raikkonen voltou a vencer depois de mais de um ano sem vencer. Além do mais, foi a primeira vitória para a equipe Ferrari em 2009.
Giancarlo Fisichella teve uma espetacular atuação e terminou a apenas 1 segundo do Ferrari, ao que nao deu respiro por nem um minuto. Foi o primeiro pódio e os primeiros pontos da equipe Force India.
Sebastian Vettel se reencontrou com o pódio com seu 3º lugar. O alemão volta à briga pelo título já que seus rivais diretos não tiveram muita sorte.
Já na primeira volta, Hamilton, Button, Alguersuari e Grosjean ficam fora da prova provocando um safety-car. Trulli e Barrichello, depois de terem sido tocados entraram em boxes mudando totalmente a estratégia inicial.
Muitas ultrapassagens em pista e, mais abandonos. Quando andava na 3º posição, ao fazer seu primeiro pit-stop, Fernando Alonso, novamente, teve problemas com uma das rodas - o espanhol sofreu um toque na roda dianteira esquerda de Adrian Sutil , logo na 1ª curva, depois da largada.
Ao ver suas excelentes possibilidades de estar entre os 5 primeiros desaparecerem, Alonso abandonou quando faltavam 15 voltas para o final.
Faltava ainda um incidente curioso: o motor de Rubens Barrichello, na 7ª posição, começou a soltar uma fumaça que parecia ser motor. Rubens seguiu firme - com o motor "fumando"- durante 3 voltas mais e garantiu 2 pontinhos para o campeonato.
Os 8 primeiros foram:
1.Raikkonen, 2.Fisichella, 3.Vettel, 4.Kubica, 5.Heidfeld, 6.Kovalainen, 7.Barrichello e 8.Rosberg
O campeonato de pilotos sofreu algumas mudanças:
1.Button - 72 pts, 2.Barrichello - 56 pts, 3.Vettel - 53 pts, 4.Webber - 51.5 pts, 5.Raikkonen - 34 pts, 6.Rosberg - 30.5 pts, 7.Hamilton - 27 pts, 8.Trulli - 22.5 pts, 9.Massa - 22 pts, 10.Kovalainen - 17 pts,...
No mundial de equipes também:
1.Brawn - 128 pts, 2.Red Bull - 104.5 pts, 3.Ferrari - 56 pts, 4.Mclaren - 44 pts, 5.Toyota - 38.5 pts, 6.Williams - 30.5 pts, 7.BMW - 18 pts, 8.Renault - 16 pts, 9.Force India - 8 pts, 10.Toro Rosso - 5 pts
***Logo na 1º curva , depois da largada, Kimi Raikkonen era o 5º colocado, quando, ao se aproveitar da área de escape, voltou na 3º posição. Será que isso não merecia sequer uma investigação da FIA?! Acompanhem os 30 segundos iniciais...***
58 comentários:
Bem como disse no outro post, acho que nesse caso a ultrapassagem do kimi não é ilegal.
De qualquer forma, acabei de ver a largada de novo, na verdade ele estava em quarto passando o terceiro, e voltou então para a terceira posição.
De modo geral, usar um traçado desfavoravel, já que além de andar mais ele passa por um asfalto de baixa qualidade, não deve ser considerado um problema, pois se não a F-1 vai firar carrocel, onde todo mundo segue a mesma linha.
Se for comprar com a punição do Hamilton, a dele foi diferente porque ele cortou pela parte de dentro a curva, evitando assim a brusca desacelaração causada pela mesma.
A do kimi foi ao contrario, mais ou menos assim:
- Kimi fica empacado por causa do Barrichello, e fica lado a lado do Kubica depois que passa o Rubens.
- Trulli se defende do Heidfeld, e joga ele para dentro da curva.
- Kimi com o kers passa ainda antes da curva o Kubica e emparelha o carro do lado do Trulli já no inicio da curva.
- Heidfeld espalha para fora já que o Trulli colocou ele muito para dentro e como o Kimi já tava do lado do Trulli, ele (Trulli) não consegue manter o traçado também espalhando.
- Trulli tenta ir por fazer o "X" no Heidfeld, e o Kimi percebe que não tem mais como virar o carro e resolve então ir direto.
- Trulli faz mal o X e o Kubica que estava atrás por dentro ultrapassa os dois.
- Kimi, que já estava a frente do Kubica por fora usando o kers evita perder tempo e volta logo atrás do Kubica e emparelhado com o Heidfeld, e como a próxima curva favorecia o Kimi ele sustenta a terceira posição.
Ao meu ver é algo normal na corrida... Além de ser uma das coisas divertidas em corridas de automóveis.
O que do meu ponto de vista foi bem diferente do caso do Hamilton.
Corrida maravilhosa do Fisico,com a pior equipe do grid consegiu um segundo lugar,sem duvida o grande nome do fim de semana,mostrou muita competencia.Parabens ao Kimi,q mostrou q em Spa ele eh o melhor da atualidade,tbm eh so em spa mesmo,rsrs.Qro saber oq acontece com o Rubinho nas largadas,ta apertando botao errado?Começando com o freio de mao puxado?Pq ja eh a terceira vez na temporada q ele fica empacado ali.Boa observaçao essa da ultrapassagem do Kimi Pri,mas tipo,como foi logo na largada eh um pouco complicado,o cara num ia nem saber pra quem devolver posiçao e saiu num asfalto de pior qualidade como mencionou o Wallacy.
Desculpem discordar aí moçada, mas a Priscilla está coberta de razão...
O Kimi estava em 4º lugar e sequer tentou fazer o traçado normal da curva, apelou para a área de escape onde levou vantagem utilizando o kers... Se fizesse o traçado normal ficaria preso no pelotão e não poderia utilizar o kers em sua potência máxima...
E não é a primeira vez, mas como ele pilota uma Ferrari e esta equipe pode fazer de tudo na F1, tá tudo bem, né!!!
O mesmo com o pit stop do Webber, ano passado em Valência o Massa fez o mesmo com o Sutil e sequer foi feita uma avaliação do ocorrido!!!
Revi a largada algumas vezes e não ficou tão claro que o Kimi tenha se beneficiado por ter ido na área de escape.
O que aconteceu é que Trulli e Heidfeld fizeram uma disputa acirrada, nenhum dos 2 deu mole e acabaram perdendo tempo, com direito a ‘fritada’ forte do Heidfeld.. Tanto é que foram ultrapassados pelo Kubica, por dentro, e pelo Kimi, por fora.
Ao Kimi não restava opção senão ‘espalhar’ na área de escape.
Kimi precisou desvencilhar rápido do Rubinho, atacou por fora Trulli e Heidfeld, voltou da área de escape no último momento, fez bela ultrapassagem no Kubica, deu mais uma escapadinha segurando na marra a 2ª posição e quase que Kubica enche a traseira da Ferrari. Depois ‘comeu’ o Físico antes do 1º pit. Quer dizer, ganhou as 5 posições na pista, duelando, e rápido.
E isso foi apenas o início da corrida... tem muito ainda pra ser lembrado.
Escolher passar por fora não foi algo que só ele fez, na verdade é algo muito comum quando o piloto percebe que perdeu o traçado.
Varias e varias corridas em Spa as pessoas passam "reto" na primeira curva, e é por isso que ali não é grama e sim asfalto.
Não sei se vocês se lembram, porém uma vez o Reginaldo mesmo explicou o motivo de em alguns lugares a area de escape ser feita de asfalto abrasivo no lugar de grama ou areia. E esses é um desses motivos, se fosse areia pelo tamanho da reta e da sua largura vários carros atolariam lá já que é quase impossível na largada alguem não ser "jogado" para fora.
Todos os asfaltos das areas de escape, sem exeção fazem o piloto perder muito tempo, sem contar que estragam o pneu.
A prova disso é que ele voltou atrás do kubica que estava atrás dele. Não não é culpa dele se Trulli e Heidfeld se embananaram.
Todos os outros pilotos que passaram por lá hoje e em todos os outros anos também perderam tempo, se ele conseguiu a terceira colocação foi por culpa do Trulli e do Heidfeld.
Acho que a manobra do Kimi Heineken foi ilegal, pois ele devido à referida manobra (escapar por uma área de escape diferente do traçado) e independentemente de ser por fora ou por dentro, ele se beneficia pois está em giro de motor, velocidade e marchas diferentes do que estaria se fosse pela pista...nem que não seja pelo traçado ideal, mas ele deve ficar na pista....só que quem vai ousar tirar a primeira vitória dos italianos no ano?
O R. Leme disse que a FIA abriu uma investigação sobre a Renault pelo comportamento na prova de Cingapura ano passado, onde eu fui um dos que acusaram a chamada "teoria da conspiração", baseado nos fatos mais que na cara da armação que a equipe fez, mas provar isso é coisa para quem gosta de "sarna"...
Vamos lembrar de algumas situações que contribuiram para a “teoria da conspiração” na época:
- A Renault vinha mal no campeonato mas era tida como favorita a pole da prova;
- Nelsinho vinha mal e poderia ser demitido a qualquer momento;
- A equipe tinha o melhor resultado em um segundo lugar de Nelsinho ganho por circunstâncias de safety car;
- O carro de Alonso quebrou no Q2 e ele ficou de fora da luta pela pole position;
- “Estranhamente” Alonso largou com pouco combustível em uma pista com ultrapassagens quase impossíveis;
- Nelsinho bateu justamente na volta seguinte da volta de Alonso à pista após o primeiro pit stop;
- E bateu em um local que obrigava a safety car;
- Alonso venceu a prova graças ao safety car provocado pela batida de Nelsinho;
- Nelsinho teve seu contrato renovado após o episódio;
- O mundo da F1 acusou “discretamente” os fatos, mas fez vista grossa, e muitos duvidaram que pudesse se chegar a tanto…
O Fato é que a Ferrari fez coisas muito piores do que isso e nunca foi punida...
Teoricamente, se ocorreu tudo isso mesmo, a equipe, os dirigentes, os engenheiros e os pilotos deveriam ser banidos da F1…
Alguém acredita que isso vai virar em algo diferente de uma bela "pizza" champignon???
Sobre a ultrapassagem de Kimi Raikkonen utilizando a area de escape : essa area sempre foi utilizada pelos pilotos no passado.... Vejam a largada de 2008... O proprio Kimi utilizou a area de escape para pular para 3 e em seguida 2 lugar.
Certíssimo Brunott...
E é por isso que eu defendo que sempre que algum piloto utilizar a área de escape ele deve ficar parado até que passem todos os carros e aí possa retornar à prova...
O Kimi utilizou a área de escape na primeira curva e após ultrapassar o Kubica, voltando para a pista de maneira perigosa e quase causou outro acidente... Seria uma dupla falta!!!
Bom, nao sei...Acho que se pode utilizar sem ganhar posiçoes. Que eles utilizam isso está claro, mas vi certa ilegalidade. Mas, se a FIA nao viu, quem sou eu pra afirmar.
Sobre o lance da Renault, as notícias começam a pipocar aqui. Nao sei se foi o que saiu pra vcs ai também, mas dizem que é verdade, mas que ninguém sabe se a investigaçao está sendo feita pela FIA, ou por uma denúncia do Piquet contra a ex-equipe.
De qualquer forma, vcs nao acham que se tivesse sido estratégia da Renault teria saido errado?! :)
Wallacy, até dois ou três anos atras aquele lugar não era área de escape.
Como o B'Hengler disse, ele se aproveitou que a área de escape estava limpa para usar o kers. Na imagem onboard diversas vezes deu pra ver que era ali onde o Kimi usava o Kers. Só que se no caso fosse um carro sem kers não teria toda a vantagem q o Kimi teve ali.
Sobre o lance de Singapura, eu tenho certeza que vai terminar em pizza. Isso é só represália do Mosley contra o Briatore por ele ter sido o mais veemente em querer cortar a cabeça do presidente da FIA. Não q eu não acredita q isso possa ter acontecido.
O kers pela regra. Se ele soube usar bem o kers isso é merito dele.
Além do mais, ele perdeu sim muito tempo tanto que voltou atrás do kubica que ele já tinha deixado para trás. Outros dois pilotos na mesma hora passaram por lá, incluindo o Button que acabou batendo depois.
Sobre a Renault, to com o B'Hengler ano passado também fui um dos que desconfiaram, era "muito bom" pra ser verdade. Durante toda a semana falaram da maravilha que seria ser o primeiro campeão de do primeiro GP noturno da estória da F-1.
O Nelsão Piquet tinha dito que ia soltar uma bomba, não duvido nada que foi ele que iniciou esse boato, que na verdade já não é mais boato em todos os lugares já falam que a FIA já está investigando.
De novo sobre a corrida, foi uma exelente corrida, Barrica apesar do azar fez bem seu trabalho. Ainda falta habilidade para ele, ele sempre fica tempo demais atrás dos carros, uma hora ou outra ele consegue uma boa ultrapassagem.
Ele ficou tempo demais atrás do Buemi e do Kova, se tivesse passado eles conseguiria ir muito mais além. Porém é bom relevar, já que passar o kova é difícil por causa do Kers, e o Buemi mandou bem na primeira parte da prova, estava se protegendo bem.
Essa era a grande oportunidade do Rubinho, não acredito que até o final da temporada ele vai ter oportunidade de fazer tantos pontos sobre o Button.
Não entendo essa dificulda de ultrapassar os carros com KERS...
Em determinadas pistas eles disparam na frente, é normal, mas em Spa os mais rápidos no final das retas eram as Force India e o Rubinho... Pôxa, se você é o mais rápido na reta, qual a dificuldade de ultrapassar os adversários???
Braço!?!?!?
PS: continuo achando que o Kimi apelou na área de escape...
B'Hengler
O detalhe é começar a pegar o vácuo no começo da reta. É aí que o Kers faz a diferença. Claro que se sair colado na traseira do carro, o Kers não representa vantagem alguma. Mas nessa atual F1, aproximar de mais o bico dianteiro na traseira de um outro carro é pedir para perder a dianteira.
Fora que o Kers gera turbulência, já que ele aumenta a quantidade de cavalos o carro consegue acelerar mesmo com a auta resistência do ar, gerando mais turbulência que um carro com "potencia normal" faria para acelerar na mesma proporção na mesma situação.
Boa parte do regulamento desse ano foi feito para reduzir a turbulencia causada pelos carros de F-1, porém o kers "não ajuda" nisso, e muito menos esse difusor duplo.
Por falar nisso, próxima temporada os difusores duplos vão está ai né? Bem, que poderiam devolver a asa traseira antiga também, já que esse difusor gera mais turbulencia que asa antiga e ano que vem todo mundo vai ter o tal difusor, assim dale trenzinho de novo.
B´hengler a fia entende que aquela area serve para evitar acidentes e nao para se aproveitar mas vc sabe como sao os pilotos ,vc deve reparar que quando chove todos usam aquela area, mas lembrando quero lembrar a vc que esta pista revelou o maior piloto dos ultimos tempos MICHAEL SCHUMACHER, e lembrando o rubinho voltou ao normal, uma otima semana a todos, pena que o gremio empatou mas tudo bem.
desculpe a todos do lembrando.
Ô Brizola F1...
Tive que comer na casa da "suegra" hoje... Faltei!!! Kkkkk...
Bem "lembrado"...
PS: Desculpe discordar, mas o maior piloto de todos os tempos foi revelado em Mônaco... Spa revelou o maior trapaceiro da história!!! E Cingapura vai aposentar o mentor dele!!! Kkkkk...
Oxe, mas antes da curva 1 o kimi já tinha conseguido a quarta posição emparelhado com o terceiro colocado, por causa do kers. O fato dele ter saído do traçado da pista (usando o kers ou não na "pista" extra) não mudou nada, pq ele voltou na mesma posição de antes da curva: em quarto lugar, emparelhado ainda com o terceiro. Normal.
Oxe, mas antes da curva 1 o kimi já tinha conseguido a quarta posição emparelhado com o terceiro colocado, por causa do kers. O fato dele ter saído do traçado da pista (usando o kers ou não na "pista" extra) não mudou nada, pq ele voltou na mesma posição de antes da curva: em quarto lugar, emparelhado ainda com o terceiro. Normal.
Se for punir o kimi, então a FIA ficou devendo muitas posições, não só nessa corrida - onde Button e Badoer também fizeram o mesmo caminho do Raikkonen - mas também em corridas antigas.
A largada em Hockenheim também acontecia isso direto desde que colocaram a área de escape na primeira curva. E nunca houve punição lá.
Desculpem, mas não posso concordar com a opinião de punição ao Raikkonen. Primeiro, porque foi na largada e nas demais voltas niguém, nem ele, se aproveitou daquela área para sair mais forte.
Segundo porque a corrida teve um lance muito mais assintoso, que foi a ultrapassagem do Sutil sobre o Badoer, durante a corrida, se aproveitando de uma área asfaltada antes da Stamelot, se não me engando.
Já que é para punir, punição nos dois. Ou só na Ferrari? Ninguém percebeu essa manobra do Sutil? Por que dois pesos e duas medidas?
@Don Corleone...
Concordo que o Sutil utilizou a área de escape, mas foi uma situação bem diferente do Kimi... O Sutil encontrou o Badoer extremamente lento na pista (até agora não entendi com a FIA não cassou sua super-licença!!!) e utilizou a área de escape para evitar a colisão... Na minha opinião sua punição numa situação dessas é mais discutível que a do Kimi...
Já o Kimi antecipou a utilização da área de escape (o que por sinal é feito em várias pistas - inclusive o Button foi punido em Valência por isso, o Alonso não!!!)... E ao contrário do que se diz, ele não estava em 3º lugar, estava por fora e no máximo em 5º (tire a área de escape e veja onde ele ficaria!!!), aí se utilizou da área de escape para tracionar mais com o auxilio do KERS e obter as demais posições...
É por isso que insisto que o piloto que utilizasse as áreas de escape deveria esperar a passagem do pelotão de carros para poder retornar à pista...
Isto evitaria todas essas situações...
Câmeras on board: pra tirar as dúvidas ou aumentá-las, de acordo com o ponto de vista.
http://www.youtube.com/watch?v=ohXWysGfeUI
http://www.youtube.com/watch?v=pS2sdXx08-Y&NR=1
O Kimi ganhou 2 posições usando a área de escape com auxílio do Kers e uma boa dose de ousadia também e perdeu uma pro Kubica. Foi bacana demais a manobra.
Já o Kubica ganhou 3 posições por ter feito a manobra perfeita e totalmente lícita.
Trulli e Heidfeld na briga por suas posições acabaram se tocando, se enrolaram e perderam suas posições.
Ilegalidades eu não vi. Espertezas e ousadia sim.
Foi muito bom, apesar da febre eu ainda consegui ver uma corrida movimentada, com a vitória de um grande e o segundo lugar fantástico de um nanico.
Foi otimo.
Neste vídeo até se pode questionar a esperteza do Kimi e colocar, ao menos, sob suspeita a manobra dele, conforme a Pri levantou a questão.
http://www.youtube.com/watch?v=gcjM6LYxS7k
Bem, cada um vê o que deseja ver... Se Trulli e Heidfeld não tivessem perdido tempo e ficado na frente dele ninguem iria falar nada, porém como não foi o caso...
De qualquer forma, nossa muito legal essa camera on-board do Rubens!
As cameras onboards tiram bem a duvida! Tanto o kimi quanto o Button tentaram fazer a curva até perceber que não conseguiriam. Vale lembrar que tudo é muito rapido, julgar por fora é bem facil.
E a camera do Button mostrou que se não fosse o Kers passar por fora teria sido ainda pior para o kimi, o Button foi ultrapassado por varios quando estava pelo lado de fora, o Kimi só usou o kers quase saindo da curva (pelo que vi no video) ou seja ele realmente só se deu bem pelo erro dos outros, perdeu tempo sim afinal voltou atrás do kubica, porém não perdeu mais tempo porque tinha kers.
É isso aí, Wallacy...
É tudo muito rápido. A impressão que dá é que o Kimi usou a área de escape justamente pra evitar participar da 'briga' do Trulli e Heidfeld... e acabou se dando bem nessa.
Havia até espaço pra ele contornar a curva, mas e se sobra pra ele alguma encrenca???
Pode ver que no caso do Button ele vai na área de escape porque houve uma batida mesmo. Não tem outra saída.
Pode-se questionar, mas punição seria exagerado ao meu ver.
Galera aqui o video da camera on-board dos carros do Barrica, do Kimi, do Button e do Hamilton:
http://www.youtube.com/watch?v=pS2sdXx08-Y
Aqui a largada on-board com o Kubica:
http://www.youtube.com/watch?v=qX_gZjFmel4
E esse outro onboard com o Vettel:
http://www.youtube.com/watch?v=ohXWysGfeUI
Sobre a largada o Kimi so se deu bem por conta do KERS. Assim q ele sai pra area de escape, ele mete o dedão no KERS e vai descendo a Eau Rouge numa velocidade tao maior q o Kubica q quando chegou la em cima passou rapidinho.
E nao acho q foi ilegal nao.
Essa foi uma das melhores corridas do ano, com uma largada sensacional e a galera ja ta achando problema. Tem gente q parece q gosta de ver corrida onde todo mundo anda nos trilhos, sem erros, sem usar zebras e sem ultrapassagens.
Pra mim corrida nota 10 e largada sensacional!!!!!
Concordo com o Wallacy, Guilherme e Raphael. Pode-se até questionar. Mas punição é demais na minha opinião, porque não houve manobra ilegal.
B'Hengler, só p/ registro, o tape da corrida mostra que o Sutil já vinha atrás do Badoer desde a Le Comb. Fez toda a descida atrás do italiano para acelerar antes da hora, deixando o carro ecapar e ultrapassando por fora da pista. Muito mais assintoso do que as manobras de Raikkonen e Button, que foram feitas na largada. E bem diferente do que se "assustar" e encontrar um carro lento pela pista.
Hombre! Excelente material das câmeras onboard. Valeu pessoal!
Vou dar uma olhada em todas e volto novamente pra dizer se mudo ou nao de opiniao...heheh
Pensando sobre o tal acidente do Nelsinho em Cingapura. A camera onboard do carro dele, explicaria oq ele arrumou não? Se tivesse batido de propósito daria para ver a forma como ele gira o volante não?
Ok, me convenci de q não tem como dizer q foi ilegal, mas ele usou a linha ideal para se fazer aquela curva. Pois antes de criar aquela área de escape tosca, os pilotos saiam da curva de tal forma que chegavam bem perto do muro para melhorar a tração do carro.
Ou aquilo é área de escape ou é pista. Eu preferiria qndo aquilo lá era pista.
Já que este post virou inquisição do Kimi, teve um lance envolvendo ele e o Trulli na primeiro volta ainda, na msm curva onde o Grosjean bateu no Hamilton. O Kimi perdeu o ponto de freiada da Les Combe saiu da pista e voltou sem ver se era seguro, e aí bateu no Trulli fazendo com que o italiano fosse obrigado a ir pros boxes trocar a asas dianteira avariada.
Bom pelo menos deu pra ver que nao foi a propósito que el nao fez a curva. Até virou o volante mas freou tarde e nao consiguiu seguir o traçado,MAS...... pegou embalo por fora e ganhou posiçao uma posiçao.
Se o Trulli brigou por posiçao foi pq ele estava "dentro" da pista, coisa que o Raikkonen nao fez.
Boa! Vou dar uma olhada, mas se alguém tiver aí o link da camera on board do Piquet em Cingapura,postem, please!
Vamos ajudar a FIA!;)
Eu tenho minhas duvidas q essa camera onboard exista na internet. Me lembro muito bem que em nennhum momento da corrida foi mostrado um replay da batida com a camera onbard no carro do Nelsinho.
Bem, como o Lee disse, encontrar essa ‘on board’ do Nelsinho em Cingapura deve ser mais difícil que encontrar agulha no palheiro, mas, vamos por partes:
Nelsinho, em exibição, fazendo ‘zerinhos’ com uma Renault:
http://www.youtube.com/watch?v=GXpGrmyYjIg&feature=related
Agora, mais zerinhos do Nelsinho, na volta de apresentação, em Cingapura:
http://www.youtube.com/watch?v=feXvqfttAuw&feature=related
E, no mesmo local da volta de apresentação: a ‘batida perfeita’:
http://www.youtube.com/watch?v=h6-qAzNDTPo
Esse foi o video mais próximo que achei...
http://www.youtube.com/watch?v=JszDb-j4NGI
Sobre o acidente do Nelsinho em Cingapura 2008 é q logo apos essa corrida foi anunciado sua permanência na Renault pra 2009!!!
Lee, concordo que nesse ponto o Kimi foi imprudente, ele até forçou demais na curva. Ali ele poderia ser punido, porém nesse ponto a FIA disse que não ia punir ninguém, já que também na primeira curva houve vários toques imprudentes e ali naquele ponto o Grosejan fez maior lambança ela optou por punir ninguém para evitar punir varias pessoas.
Em alguns momentos é interessante relevar, no futebol nem toda falta "é falta" e como foi só ali no inicio da corrida e depois não teve mais acredito que relevaram só pelo fato da zona que foi a primeira volta.
Já sobre a camera on-board do nelsinho pelo que lembro nunca saiu, ano passado varias pessoas "pediram" e nada.
A imprudência do Kimi foi muito diferente do toque que sempre existe na primeira curva. E com essas asas largas é quase impossível todos sairem ilesos. O detalhe é q ele saiu da pista e é regra da FIA que o piloto só pode voltar qndo não oferecer risco algum para outro piloto. Num dos vídeos onboard, o Rubinho também cortou a Les Combes e só entrou na pista qndo não tinha ninguem passando por aquele lado.
Me lembro muito bem que em Singapura, o Massa perdeu o controle do carro em uma curva e conseguiu segurar e não bater na barreira de pneus. Só que ele voltou afoito e o Sutil que fazia a curva na hora passou vazado para não bater no Massa e acabou que bateu na barreira de pneus. A FIA puniu o Massa pela imprudência, só não me lembro se foi com multa ou drive-through, acho que foi com um drive-through.
Se foi um dos Piquets que tiveram essa grande idéia de tentar queimar o Briatore, foram "bem" espertos. Se não terminar em pizza, o Piquet Jr. vai pagar a conta também já que controlar remotamente o carro pra q ele tenha batido eu duvido.
E tem os videos dele "treinando" zerinhos.
Sei não, se não for provado que o Nelsinho foi coagido vai ficar mal pra ele também.
Não tenho dúvida nenhuma que isso vai "espirrar" em Nelsinho e Alonso!!!
Alguém duvida que o Briatori vai sair perdendo sem jogar merda no ventilador???
O Bernie Eclestone não vai deixar que excluam o Alonso. Ele estaria pedindo para perder milhões de dolares com o público espanhol.
Já o Nelsinho o filme dele vai ficar mais queimado que a do Briatore, pq nem a garantia da renovação de contrato justificaria ele fazer isso. Mas como é Brasil nem vão se importar muito com isso, e vão abrir as portas da Stock Car para ele. rsrsrs
Pode até ser Lee, mas são dois anos seguidos de escândalos envolvendo o nome dele...
Isso não pega bem!!!
Acredito em uma punição à la "Dick Vigarista", você foi desclassificado da temporada passada, mas seus pontos e suas vitórias continuam valendo para sua estatística!!!
E aí, é óbvio, alguém vai querer contratar o Piquet aí-óóóóóóó??? Nem o Latueiro!!!
PS: e para a ressaca que vem por aí (a Priscilla tá sumida de tanta pesquisa sobre Cingapura), um comprimido de ibuprofeno 600 resolve, pode tomar com a "birinight's"...
Tô sumida nao B'Hengler, o problema é o fuso horário. As 10 da noite aí no Brasil sao 3 da manha aqui na Espanha e aí, nao há quem aguente...rs
Em compensaçao tô aqui acordadinha e vcs só na soneca.
Eu posto a "Ressaca da Bélgica"
Tem um pessoal por aí dizendo que o "ocorrido" em Cingapura pode reverter o resultado do campeonato passado, pois a FIA iria cancelar a prova...
Não acredito nisso, mesmo que Alonso seja desclassificado, a vantagem de L. Hamilton só aumentaria, afinal ele foi 3º e passaria para 2º... Afinal, a Renault pode ter feito a maior maracutaia, mas duvido que ela deu um jeito na mangueira de reabastecimento da Ferrari...
Eu não li nada sobre esse lance de cancelar o resultado da prova. Mas tipo acho q se fosse para anular a vitoria do Alonso teria que anular o resultado da corrida inteira, por isso a interpretação de que alteraria o resultado do campeonato.
Esse 'pessoal' que você se refere é a Ferrari. Parece que a equipe está aguardando mais algumas informações para reivindicar o título de campeão para o Massa.
Aliás, a equipe já divulgou que Massa não volta a correr este ano.
A coisa está esquisita mesmo. Até Cingapura a Renault disputava com a Toyota o 4º lugar no Mundial de Construtores. Estavam literalmente empatadas... e sabe como é, né... uma posição acima no Mundial equivale bem mais $$$.
Talvez o objetivo maior nem fosse a vitória do Alonso, mas conquistar o maior número de pontos possíveis, já que pela posição de largada os 2 pilotos da Renault tinham pouquíssimas chances de pontuar, enquanto os 2 pilotos da Toyota se qualificaram bem melhor, inclusive Glock chegou em 5º.
Não dá nem pra acreditar, mas vindo do Briatore... hum....
A Renault não sabotou a mangueira da Ferrari, mas não seria preciso que o Massa fizesse aquele pit stop sob bandeira amarela, com a pressão de voltar logo à pista.Ah, vai saber o que aconteceria depois, não é mesmo?
Grande vitória do Kimi, ele já merecia esta vitória, o Fisichella a fazer tambem uma excelente corrida.
Olha, a Ferrari deveria era ficar bem caladinha pq Michael Schumacher foi excluido de 97 porém as vitórias e etc se mantiveram, assim, que de anular pontos "nada de nada"...
Nao sei, mas acho difícil que se prove algo ainda que seja certo. A chance para se ter feito isso já passou
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