A FIA revelou nessa quarta-feira as mudanças feitas no regulamento da Fórmula1 para a temporada 2010.
Após chegar a um acordo com as equipes e com a FOM, e assinar inclusive o novo Pacto de Concórdia, faltava o anúncio das regras que levaram ao acordo.
A idéia das medalhas de Bernie Ecclestone foi ignorada e o limite orçamentário também.
Como teremos 26 carros no grid, na classificação serão eliminados os 8 piores de cada ronda. O reabastecimento foi realmente proibido para a próxima temporada e, portanto, os carros que passarem para a Q3 poderão rodar com os tanques vazios.
O uso do túnel de vento segue tendo um limite. Os testes também seguem sendo limitados. O que sim "sobreviveu" foram as mantas térmicas dos pneus.
A regra de 8 motores por temporada segue - se previa uma redução ainda maior no número de unidades - e o uso de 1 caixa de câmbio a cada 4 corridas também.
O peso total dos carros sofre uma leve alteração: terão um peso mínimo de 620kg(atualmente são 605kg) devido à implantação do Kers.
As equipes pertencentes à FOTA concordaram em não utilizar o Kers ano que vem, devido ao seu alto custo de desenvolvimento, porém as demais equipes nada tem que ver com o tema e estão livres para usar o sistema.
Fonte:www.thef1.com
www.f1-live.com
12 comentários:
Agora sim a classificação vai ser honesta. Acho que poderia até ser bonificado o pole: ganharia 1 ponto.
Sem reabastecimentos o dono da melhor volta também poderia ganhar 1 ponto.
AH! Acho que só de nao ter reabastecimento na corrida e que a Q3 seja feita com "o cheiro da gasolina", já tô contente.
Tem cara de anos 90...;)
Anos 90 é logo ali, Pri... ah ah ah ah...
Anos 80, sim, seria ainda melhor... a minha época de ter visto os melhores... sou um privilegiado.
Ah, você disse que teremos 26 carros no grid, mas com a saída da BMW teremos 24. Ou existe a possibilidade de mais alguma equipe entrar na F1 além das 3 novatas?
@Guilherme
A FIA abriu processo seletivo de quem vai ficar com a vaga da BMW. Pode ser a futura dona dos espólios da equipe ou não.
@Priscilla
Eu li em outro site que dizia que ao fim de 2010 vão escolher uma segunda fornecedora de pneus para competir com a Bridgestone.
Guilherme, além disso, dizem que a BMW agora pode seguir ano que vem sim, mas com outra cara...Sei...!
Sobre os pneus: Será Lee?!...Acho que seria legal
Lee...
Seria interessante que tivéssemos novamente uma disputa de fornecedores de pneus. Isso aumenta o número de variáveis em cada GP.
Com certeza, melhor que essa idéia de obrigar as equipes a usar dois tipos de compostos numa mesma corrida.
Melhor assim, sem reabastecimento a verdade volta a imperar, e as estratégias perdem um pouco da importancia.
Acho q o mais importante não era o reabastecimento, mas sim o consumo de pneu. Não sei como era na época sem reabastecimento, mas acho que não vai mudar muitas coisas, vai?
Pena que o risco de ter uma pane seca talvez será zero. Seria comico rever pilotos empurrando o carro na linha de chegada, mesmo não valendo nada, até chegando a cair, "a la Mansell"..rsrsrs
Será que nao, Valter?! Tudo depende do motor e de até que ponto o piloto pode economizar gasosa.
Mesma coisa com o lance dos pneus, Lee
Priscila,
Acredito que não veremos pane seca. Hoje, com a tecnologia vigente, muito superior a usada nos anos 80, "misturas" controladas via wireless para cada trecho da pista, fora ainda muitas outras que nem conheço, podemos ver um lider da corrida tirar o pé e terminar a corrida até fora da zona de pontos, mas parar por pane seca, será muito dificil, mas quem sabe....posso estar enganado, afinal sempre haverá algum "Mansell" pelas pistas....rsrsrs
Postar um comentário