20 de ago de 2009

FIA divulga mudanças no regulamento 2010

A FIA revelou nessa quarta-feira as mudanças feitas no regulamento da Fórmula1 para a temporada 2010.

Após chegar a um acordo com as equipes e com a FOM, e assinar inclusive o novo Pacto de Concórdia, faltava o anúncio das regras que levaram ao acordo.


A idéia das medalhas de Bernie Ecclestone foi ignorada e o limite orçamentário também.

Como teremos 26 carros no grid, na classificação serão eliminados os 8 piores de cada ronda. O reabastecimento foi realmente proibido para a próxima temporada e, portanto, os carros que passarem para a Q3 poderão rodar com os tanques vazios.

O uso do túnel de vento segue tendo um limite. Os testes também seguem sendo limitados. O que sim "sobreviveu" foram as mantas térmicas dos pneus.

A regra de 8 motores por temporada segue - se previa uma redução ainda maior no número de unidades - e o uso de 1 caixa de câmbio a cada 4 corridas também.

O peso total dos carros sofre uma leve alteração: terão um peso mínimo de 620kg(atualmente são 605kg) devido à implantação do Kers.

As equipes pertencentes à FOTA concordaram em não utilizar o Kers ano que vem, devido ao seu alto custo de desenvolvimento, porém as demais equipes nada tem que ver com o tema e estão livres para usar o sistema.

Fonte:www.thef1.com
www.f1-live.com

12 comentários:

Agora sim a classificação vai ser honesta. Acho que poderia até ser bonificado o pole: ganharia 1 ponto.

Sem reabastecimentos o dono da melhor volta também poderia ganhar 1 ponto.

AH! Acho que só de nao ter reabastecimento na corrida e que a Q3 seja feita com "o cheiro da gasolina", já tô contente.

Tem cara de anos 90...;)

Anos 90 é logo ali, Pri... ah ah ah ah...

Anos 80, sim, seria ainda melhor... a minha época de ter visto os melhores... sou um privilegiado.

Ah, você disse que teremos 26 carros no grid, mas com a saída da BMW teremos 24. Ou existe a possibilidade de mais alguma equipe entrar na F1 além das 3 novatas?

@Guilherme

A FIA abriu processo seletivo de quem vai ficar com a vaga da BMW. Pode ser a futura dona dos espólios da equipe ou não.

@Priscilla

Eu li em outro site que dizia que ao fim de 2010 vão escolher uma segunda fornecedora de pneus para competir com a Bridgestone.

Guilherme, além disso, dizem que a BMW agora pode seguir ano que vem sim, mas com outra cara...Sei...!

Sobre os pneus: Será Lee?!...Acho que seria legal

Lee...

Seria interessante que tivéssemos novamente uma disputa de fornecedores de pneus. Isso aumenta o número de variáveis em cada GP.

Com certeza, melhor que essa idéia de obrigar as equipes a usar dois tipos de compostos numa mesma corrida.

Melhor assim, sem reabastecimento a verdade volta a imperar, e as estratégias perdem um pouco da importancia.

Acho q o mais importante não era o reabastecimento, mas sim o consumo de pneu. Não sei como era na época sem reabastecimento, mas acho que não vai mudar muitas coisas, vai?

Pena que o risco de ter uma pane seca talvez será zero. Seria comico rever pilotos empurrando o carro na linha de chegada, mesmo não valendo nada, até chegando a cair, "a la Mansell"..rsrsrs

Será que nao, Valter?! Tudo depende do motor e de até que ponto o piloto pode economizar gasosa.

Mesma coisa com o lance dos pneus, Lee

Priscila,

Acredito que não veremos pane seca. Hoje, com a tecnologia vigente, muito superior a usada nos anos 80, "misturas" controladas via wireless para cada trecho da pista, fora ainda muitas outras que nem conheço, podemos ver um lider da corrida tirar o pé e terminar a corrida até fora da zona de pontos, mas parar por pane seca, será muito dificil, mas quem sabe....posso estar enganado, afinal sempre haverá algum "Mansell" pelas pistas....rsrsrs

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More