29 de ago. de 2009

Cargas de Gasolina - Gp da Bélgica

Já foram anunciados as cargas de gasolina para o Gp da Bélgica:


1. Fisichella 648 Kg
2. Trulli 656.5 Kg
3. Heidfeld 655 Kg
4. Barrichello 644.5 Kg
5. Kubica 649 Kg
6. Raikkonen 655 Kg
7. Glock 648.5 Kg
8. Vettel 662.5 Kg
9. Webber 658 Kg
10. Rosberg 670 Kg
11. Sutil 678.5 Kg
12. Hamilton 693.5 Kg
13. Alonso 684.4 kg
14. Button 694.2 Kg
15. Kovalainen 697 Kg
16. Buemi 685 Kg
17. Alguersuari 704.5 Kg
18. Nakajima 706.1 Kg
19. Grosjean 704.7 Kg
20. Badoer 691.5 Kg

A carga de gasolina em Spa-Francorchamps "penaliza" muito: os pilotos perdem 0.4 décimas a cada 10 kg de combustível. Gastam 4.5Kg por volta.

Outro que pode se aproveitar da estratégia é Kimi Raikkonen. O piloto da Ferrari sai com, aproximadamente, 2 voltas a mais de gasolina que Kubica e Barrichello, que largam justo a frente. Com a força do Kers, pode subir ao pódio.

Jarno Trulli está muito bem colocado, tanto em posição como em estratégia. O italiano tem 2 voltas mais de gasolina que Giancarlo Fisichella e se mantiver o controle sobre Heidfeld, pode conseguir a ponta.

Rubens Barrichello é o mais leve do grid, enquanto Nakajima é o mais pesado.

33 comentários:

Eu to rezando pra chegar logo 2010...pq lá todo mundo vai poder usar o mínimo de gasolina no Q3 e vão começar o GP todos eles de tanque cheio. Assim nós vamos ter melhores parâmetros pra saber quem é melhor piloto. Muito embora acho que a falta de reabastecimento vai complicar as ultrapassagens em pistas que não as permitem. O Alonso está largando mais leve do que o Hamilton e ta atrás dele? Não gostei...Alonso ta precisando melhorar!

Difícil fazer algum prognóstico, até porque o fator “pista seca-pista molhada” deve dar as caras em Spa, como sempre! Não tem favorito mesmo pra essa corrida, ainda mais com esse grid invertido. Arriscaria Raikkonen apenas como palpite.

No fim das contas, me parece que o Button acabou sendo o mais beneficiado nessa história. Vai correr em busca de seus 2 ou 3 pontinhos, enquanto seus 3 adversários necessitam de ganhar a corrida ou na pior das hipóteses chegar ao pódio. E nenhum deles fez grande qualificação. Mas a tendência é ter ainda mais reduzida sua larga vantagem.

Engraçado que Rubinho passou até com facilidade no Q1 e no Q2 e mesmo saindo muito leve não conseguiu nem a 1ª fila.

Teve o fato estranho de vários pilotos abortarem os pneus macios na classificação e partirem para duas voltas rápidas de pneus duros...


@Priscilla...
Favor conferir esse consumo de 4,5Kg/volta que não confere com o tradicional... Só para ter uma idéia, o Rubinho teria que parar na 6ª volta e o Nakajima na 20ª...

B'Hengler,

O Rubinho deve parar na 11ª volta e o Button na 26ª.

Faz as contas aí pra ver se o Rubinho fará três paradas e o Button apenas uma.

Se é que dá pra calcular alguma coisa com a grande possibilidade de chuva amanhã.

Esse fato dos pilotos não usarem os pneus macios é pq o asfalto da Bélgica é muito abrasivo (quem disse que era muito àspero foi Button ontem), e por isso mesmo ele até achou que a Brawn não ia ter problema pra aquecer os pneus, mesmo em um clima de 20 graus. O problema é que os pneus slicks só aguentam 6 voltas em condições normais. Imagine com um asfalto mais abrasivo...

E em relação aos tempos de Alonso e Hamilton, desconsiderem o que eu falei sobre um estar mais pesado do que o outro, pois esses tempos foram feitos no Q2, eu esqueci. Bjos

Estava claro que o Hamilton acertou o carro dele para pista molhada, já que a suspensão estava muito mole e diversas vezes o fundo do carro raspou no asfalto. Acho que foi o único que realmente acertou o carro para chuva. Se começar a corrida com chuva, ele vai dançar bonito, já que todos do Q3 poderão reacertar os carros.

Não sei até onde é coincidencia, mas se chover no meio da corrida, o quarteto da frente vão ter carros com boa pressão aerodinamica q é o ideal para chuva. Enquanto que os que estão abaixo vão ter mais dificuldade pois terão menos asas para andar melhor na parte de alta no seco.

O Fisico é bom na chuva (não é como uma Brastemp, mas é bom) então se chover ele tem boas chances de ganhar mesmo que a carga de gasolina não favoreça-o nem um pouco.

Olha o que o Hamilton disse a respeito dos tempos serem tão diferentes entre os três setores da pista: "Nós sempre soubemos que lutaríamos com o carro nas curvas do setor intermediário. Ser um segundo mais lento no setor intermediário mostra a verdade a respeito do nosso nível de pressão aerodinâmica". O Raikonen tbm confirmou isso.

@Guilherme...
Com esse consumo de 4,5 Kg/volta descrito pela Priscilla o Barrica para na 6ª volta e o Button na 17ª... Pedi para ela verificar mas acho que foi passear!!! Kkkkk...
Não acho que alguém faria 3 paradas em Spa, pois são apenas 44 voltas, apesar de longas!!!
E o Button fazer apenas 1 parada eu também não acredito, ainda mais depois do que vi acontecer com os pneus macios na classificação!!!

Vale a pena conferir a corrida do Vettel e do Rosberg...

Acho que em questão de estratégia eles são os melhores, mas como largam atrás talvez a corrida fique comprometida...

De qualquer maneira, se conseguirem acompanhar o pelotão da frente, podem ganhar várias posições após a primeira sessão de pit stop...

Este comentário foi removido pelo autor.

Alterei o formato da tabela, omitindo informações desnecessárias...

Também utilizei dois números de consumo de combustível... O da Priscilla, que achei elevado demais, e um chutômetro em função do que acompanhei em corridas anteriores...

..... Piloto .......... 3,5 Kg/volta ... 4,5 Kg/volta
01. G. Fisichella ........ 10 ................. 07
02. J. Trulli ............. 12 ................. 09
03. N. Heidfeld ......... 12 ................. 09
04. R. Barrichello ...... 09 ................. 06
05. R. Kubica ........... 10 ................. 07
06. K. Raikkonen ....... 12 ................. 09
07. T. Glock ............ 10 ................. 07
08. S. Vettel ............ 14 ................. 10
09. M. Webber .......... 13 ................. 09
10. N. Rosberg ......... 16 ................. 12
11. A. Sutil .............. 19 ................. 14
12. L. Hamilton ......... 23 ................. 17
13. F. Alonso ........... 21 ................. 16
14. J. Button ............ 23 ................. 17
15. H. Kovalainen ...... 24 ................. 18
16. S. Buemi ............ 20 ................. 15
17. J. Alguersuari ...... 26 ................. 20
18. K. Nakajima ........ 26 ................. 20
19. R. Grosjean ......... 27 ................. 21
20. L. Badoer ........... 22 ................. 17

Rubinho pode até pensar em 3 paradas, assim como Fisichella, Kubica e Glock...

Mas não acredito nisso... Duvido que o Rubinho pense nisso depois das surras que tomou quando optou por esta opção...

Sinceramente não entendi a estratégia da BrawnGP para o Rubinho, a estratégia vencedora sempre foi aquela de largar um pouco mais pesado compromentendo a classificação...

Devemos ficar de olho em Vettel e Rosberg, assim como o Raikkonen...

O Rubinho deve estar trabalhando na possibilidade de chuva durante a corrida. Por isso está flexibilizando o máximo possível suas opções.

Além disso, Lee, o Rubinho deveria ter conseguido a pole.

Por ser bom em pista molhada poderia abrir boa distância... já que está bem leve e dependendo da situação decidia 2 ou 3 paradas.

Se ficar travado ali em 3º ou 4º lugar nas primeiras voltas, vai se complicar...

Opa.. Voltei ao mundo da F-1. Tive que sumir um pouco mais voltei...

Em fim, a corrida do Rubens pode ser boa, se realmente ele andar 0,4 mais rápido que o pessoal da frente (já que ta mais leve) tem tudo para ir ao pódio.

Ele não esta tão mais leve assim, ainda mais se o consumo for 4,5 por volta. E ainda considerando pneus, etc...

Com certeza, (pelo peso) a pole seria o melhor resultado, porém ainda acredito que ele consegue um terceiro ou segundo lugar nessa corrida, se... somente se não vacilar, e correr com as "facas nos dentes" o tempo todo.

Button dificilmente vai pontuar, vai ter que ter sorte e uma excelente estratégia, ele tem na sua frente Alonso, Hamilton, Sutil e Rosberg... Nem em sonho ele vai passar esses caras tão facilmente, Webber e Vettel podem até sair da zona de pontuação porém não será para dar lugar ao Button.

É a praga que eu joguei lá no inicio da temporada... Falei que o Button ia ficar varias corridas no maximo em 6º e algumas sem pontuar... Só não esperava que o Rubens tivesse andando bem nesse meio período.

O Kimi tem tudo para ir ao pódio... larga com um bom peso e tem o kers... Se o Barrichello perder posição para o kimi provavelmente não conseguirá ir ao pódio muito menos chegar antes do quinto colocado.

Agora é esperar a corrida... Torcer para o Barrica fazer o máximo de pontos possível, não esperava está vivendo um "dia" onde eu acreditasse que ele realmente pudesse ganhar um campeonato, porém acredito que se não for esse ano, não será mais nunca.. então que seja esse.

Uma pena é o massa não está correndo, ele com certeza estaria melhor colocado que o kimi, e não taria passando a vergonha que o Badoer está.

30.08 = Um dia para o Rubinho se tornar "O Herói".
Robson.

Desculpem a ausência...

Vamos aos temas: Sobre os valor da carga parece que está ok, B'Hengler. É isso mesmo, mas pelas minhas contas, com esse valor, o Barrica para na 9ª ou 10ª volta.

Sobre essa "surpresa" de hj, continuo achando que foi um tema de configuraçao.Mas enfim...

Diz o Lobato que as demias equipes foram até falar com a FIA e pedir uma explicaçao para o que aocnteceu hj. Eles acharam que houve um favorecimento no tipo de pneus fornecidos às tais equipes. Parece que nao foi mais além...mas nota-se que nao fomos os únicos a assustar.

Priscila, acho que o calculo correto é volta 7 para o Barrica:

644,5 - 605 = 39,5/4,5 = 8,77.. E tirando uma volta da volta de apresentação ficaria 7,77.

Lembrando que se pensarmos nas ultimas corridas os carros que tem essas "cifras" 10,8 , 9,6 etc.. esses "virgula alguma coisa" estão ai justamente para compensar o consumo adicional do carro sobre a media.

Considerando que ele provavelmente vai usar uma "mistura rica" é interessante pensar na possibilidade de parar na volta 6. Porém se ele tentar economizar (e já que a volta de apresentação economiza um pouco) pode parar inclusive na 8.

"Adivinhar" paradas é difícil, sorte que ano que vem não tem isso. Ano que vem o que vai mandar mesmo vai ser os penus..

Por falar nisso, sera que vão trazer compostos capazes de durar a corrida toda? Acho que não, ainda mais que temos uma só distribuidora.

Vc tem razao, Wallacy.

Foi essa conta que eu fiz mas "prevendo" que o Barrica economizará gasosa. Realmente nao lembrei da volta da volta de apresentaçao e para piorar, nós dois esquecemos que ainda tem a volta de alinhaçao nos boxes...rs

Afe...

@Priscilla...
Por isso que achei os números de 4,5Kg/volta exagerados... Ninguém em sã consiência pararia na volta 6 em uma corrida de 44 voltas!!! (apesar que o Rubinho aceita de tudo de seus patrões - Kkkkkk...)

@Wallacy...
Tá sumido cara!!!

Bom, vou dar uma nova rastreada por aí. Perae e já confirmo essa carga de combustível...

Mas, sobre a corrida, palpites: Quem leva?

Eu aposto por Kimi

Pri,

No blog do Gomes ele dá o peso e as previsões de parada dos pilotos:

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/

Eu já arrisquei no Kimi, mas é apenas palpite... já sabe se está chovendo em Spa???

Nao está chovendo nao. E a previsao diz que nao choverá durante a prova...

Vou dar uma olhada lá...

É...pelas contas do Flávio tá dando 3.6kg por volta. Acho que vou deixar de me guiar por esses numeros que chegam pra mim...

Nao acertam uma!!!

Agora ficou mais fácil e confiável...

Utilizando os 3,6Kg/volta de consumo de combustível...

..... Piloto .............. Voltas
01. G. Fisichella ......... 09
02. J. Trulli .............. 12
03. N. Heidfeld .......... 11
04. R. Barrichello ....... 08
05. R. Kubica ............ 41
06. K. Raikkonen ....... 11
07. T. Glock .............. 10
08. S. Vettel .............. 14
09. M. Webber ........... 12
10. N. Rosberg ........... 16
11. A. Sutil ................ 18
12. L. Hamilton .......... 22
13. F. Alonso ............. 20
14. J. Button ............. 22
15. H. Kovalainen ....... 23
16. S. Buemi .............. 20
17. J. Alguersuari ....... 25
18. K. Nakajima ......... 26
19. R. Grosjean .......... 25
20. L. Badoer ............ 22


S. Vettel tem um resultado de 13,96 voltas, arrendondei para 14 e passa a ser o favorito no ganho de posições depois do primeiro pit stop... Se o pelotão ficar preso atrás de algum piloto que assuma a ponta (regulado para ser rápido nas retas e lento nas curvas) pode até assumir a ponta após a primeira parada!!!

Sobre o Flavio Gomes, ele esqueceu de descontar a volta de apresentação e a volta de alinhamento no grid...

Além disso ele arredonda os resultados do Fisichella e do Rubinho para cima, assim na tabela acima o Fisico pararia na volta 10 e o Rubinho na 9, mas o consumo de combustível do motor Mercedes não costuma fazer essa economia toda, e mantenho os números descritos...

Já o motor Renault costuma ser mais econômico, assim o Vettel para na 14 e talvez o Webber na 13... Já Alonso e Grosjean ficam no publicado...

Alonso para na volta 22. Confirmado!

Pode ir a uma ou dus paradas...

Então o consumo do motor Renault está ficando parecido com o do motor do Clio mesmo!!! Kkkkkk...

Além disso, como ele larga no meio do pelotão provavelmente vai utilizar uma mistura menos rica para economizar algumas voltas, e esse cálculo só pode ser feito por quem sabe dos "segredos" das equipes...

Pois é! Volta de apresentação, geralmente eu não esqueço, porém como o B'Hengler disse to meio sumido e to esquecendo alguns detalhes.

Porém vale lembrar que essas duas voltas devem valer no máximo uma e meia já que andam lento.

De qualquer forma, já era as previsões! Teve SC já!

É! Não foi o dia da Brawn...

Rubens estava colocando o carro de lado do kova e deu problema... hehe...

De qualquer forma foi um azar enorme o problema dele na largada... Ele poderia ter tirado pontos preciosos do Button. De qualquer forma esses dois pontos já são alguma coisa, claro se o Button não "reagir".

Kimi mandou bem, o Kers fei boa parte do trabalho sujo, merito da Ferrari que insistiu.

Por falar em merito da equipe... Renault ta uma.... Foi um campeonato de más decisões, o Grosjean é umas 800x pior que o piquet, só não é pior que o "Look-how Bad-you-are", de qualquer forma até no pit do Alonso esse ano a Renault ta mandando mal, e ainda tem o caso apresentado pelo Reginaldo! Incrivel! Renault acusada de planejar a batida do Piquet em cingapura ano passado!

É esperar para ver o que vai acontecer.

Ai Wallacy, sinceramente, esse lance da batida do Piquet em Cingapura, é uma das coisas mais absurdas que já ouvi, apesar de que nao ouvi a teoria do Reginaldo, mas enfim...

Um questao FIA pra vcs: Raikkonen nao deveria ter sido punido, ou pelo menos investigado, na largada?!

Ele tava em 5º quando por fora, usou o Kers e se pôs em 3º...

Sobre a Renault... ... ... ... é que nao sei nem o que dizer, dá vergonhosa temporada dessa equipe, apesar de que o problema na roda foi causado por um toque do Sutil na 1º curva, depois da largada.

Acho que não, porque em teoria o traçado de fora é maior, logo ele não levou vantagem no traçado, o que é diferente de cortar uma curva.

Hombre! Vantagem levou sim, pq se ali houvesse grama ele nao teria feito um recorrido tao longo.

Diferente , por exemplo, no ano passado -ou retrasado, nao lembro- onde o Hamilton usou o traçado por fora mas nao ganhou nenhuma posiçao.

Pra mim merecia pelo menos investigaçao...

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