12 de out de 2008

Gp do Japao

"Mal acostumado...Você me deixou...Mal acostumado...". De novo!


Fernando Alonso foi o grande vencedor desse GP do Japão que teve de tudo um pouco, e que não faltou em emoção.

Logo na largada, Lewis Hamilton que saía na pole, largou mal, perdeu posição pra Raikkonen e na primeira curva, passou da freada e "espalhou" pra cima de Raikkonen, Kovalainen, Massa e quem mais estivesse passando por fora na curva. Os que tomaram a curva por dentro, Kubica e Alonso, pularam então para a 1º e 2º posição, respectivamente.


A briga lá atrás seguia. Coulthard sofreu uma saída de pista e bateu forte na barreira de pneus, sem maiores consequências.

Enquanto isso, Felipe Massa e Lewis Hamilton brigavam por uma posição. Quando Hamilton já havia ultrapassado ao brasileiro, na curva 10, Felipe Massa "cortou" a chicane e bateu na Mclaren do inglês, fazendo com que ele rodasse em pista e caísse para 20º lugar.


O brasileiro seguiu em pista, na 7º posição, mas foi punido com um drive-through pelo incidente com Hamilton. Hamilton também sofreu a penalização pela "lambança" na largada.

Lá na frente, Fernando Alonso era muito mais rápido que o líder Kubica, e no primeiro pit-stop, roubou-lhe a liderança. E daí não saiu mais. Abriu mais de 12 segundos de vantagem para garantir a posição no segundo pit-stop e assim foi.

Kubica teve problemas de "graining" e traçao, e enquanto sofria, era atacado por Kimi Raikkonen, que não pôde ultrapassar e chegou a ser ameaçado por Nelson Piquet, que a essas alturas, era o mais rápido em pista e rodava na 4º posição.

Entre os líderes do Mundial, Massa "voando" em pista, ultrapassou a Webber em uma manobra, talvez desnecessária pelo risco de acidente, mas que lhe permitiu garantir um pontinho. Chegou a ter um toque com Bourdais, que logo após a corrida foi punido, dando a Massa uma posição mais ao final. Sétima posição e menos 2 pontos na luta contra Hamilton, já que o britânico não pontuou(12º).


Final de corrida, alegria na Renault. Fernando Alonso termina em primeiro mais uma vez( e dessa vez sem safety car), com mais de 5 segundos de vantagem para Robert Kubica, que se mete na briga pelo Mundial. Kimi Raikkonen fechou o pódio. Piquet foi o 4º.

O Mundial de pilotos fica assim: Hamilton 84, Massa 79 e Kubica 72.

Fazendo algumas contas, Fernando tem o mesmo nº de vitórias que Raikkonen, uma a mais que Kubica e Kovalainen e 2 menos que Hamilton.

Ai se a Renault estivesse assim de bem no princípio do campeonato...

Semana que vem: China!

Fotos:AFP
Reuters
As

20 comentários:

massa cortou a chicane? aff!
num sei pq ainda leio este blog...

Olha anônimo, pela foto aí no post dá pra ver que o Massa inclusive pôs a roda na grama, entao é "cortar" chicane já que ele nao "contornou" a chicane. Cortar chicane nao quer dizer nao fazê-la, é simplesmente, nao contornar. Mas se você se sente melhor, vou pôr aspas no "cortou".

Caro covarde sem nome,
pq vc lê esse blog não sei, mas pq vc assiste F1? Cortou sim amigo. És cego ou apenas escuta o Galvão?
Sobre a corrida nada a dizer, a não ser o que qualquer um com minimo de inteligência sabe... Alonso o melhor piloto do grid diparado!

Massa foi imaturo e abusado, Hamilton foi impaciente e desesperado e mais uma vez é festa na Espanha !!!!!!!!!

Net Esportes
O mundo dos esportes na internet

“Eu voltei... agora pra ficar... porque aqui... aqui é meu lugar”!!!!

Esse é o Alonso... aquele que levou alguns décimos a mais pra McLaren ano passado, que com tudo e todos contra ainda disputou o título até o final, que faz mágicas nas classificações e que se mostra o mais competente nas corridas.

Enfim, a carroça só virou carruagem porque tem um cocheiro acima da média...

Fiquei satisfeito com a 2ª colocação do Kubica que também é um acima da média... e que sabe que o campeonato não acabou... e só vai acabar aqui no Brasil, como quer a FIA.

Bjs!!

Sobre o corte da chicane, bem... O massa passou só com duas rodas foras, 90% do carro estava dentro da pista. É meio diferente de um "simples corte", lembrando é claro que a chicane faz parte da pista e todos os pilotos podem e devem utiliza-la. Estava apertado e ele colocou duas rodas para fora, e sim fez o traçado da chicane só que com duas rodas dentro. Porém se você viu a corrida (ou o vídeo) pode verificar que ele fez o traçado.

Isso é claro, não tira a culpa pela manobra perigosa.


Já sobre a ultrapassagem desnecessária em cima do M. Webber... Nossa, desculpe-me dizer isso porém isso soa muito estupido! Pense, ficar em 9º(até o momento ele era nono) e não pontuar? Ou tentar uma ultrapassagem perigosa que pode fazer eu não pontuar.... Opa, na segunda pelo menos eu posso ganhar um ponto né?

Massa PRECISAVA de todo ou qualquer ponto, ele estava até então a 7 pontos do Hamilton, "meio ponto" já é precioso para ele, agora a diferença é 5 pontos, e acredite é muito.

Já o Hamilton como lider que não pode se descuidar, porém o Massa que está atrás dele não, ele deve ir com tudo, é a única forma dele conseguir o título.

É assim a F-1, e sempre foi! O piloto que ta na frente sempre administra, e quem está atrás arrisca. Na verdade isso nem vale só para a F-1, para todos os esportes (e outras situações na cotidiano).

Ninguem ganhará outro campeonato como o Kimi ganhou. Não da para torcer pelos erros dos adversários sempre, Massa fez bem a ultrapassagem, pois só faltava duas voltas. Não dava para arriscar deixar para ultrapassar na próxima, afinal se não tivesse exito novamente ia ficar sem pontuar.

Acho que surpreendente mesmo é que ele estava um segundo e meio mais rápido que todo mundo na pista! fazendo 1m18s! Fiquei surpreso por ele não ter deixado o carro sair para fora da pista! Tirou os 6 segundos de vantagem do Webber em 3 voltas e ultrapassou na quarta faltando duas para o final! Por questões de comparação ele demorou 3 voltas para passar o N. Heidfeld de forma "cuidadosa".

Seu querido Alonso sempre entendeu bem essa logica. Temporada passada ele ganhou duas corridas assim, forçando ao máximo ultrapassagens em momentos cruciais da prova.

De qualquer forma ESSE CAMPEONATO ESTÀ SHOW!!! Muito bom!

Oi Wallacy,

Sobre a ultrapassagem do Massa sobre o Webber, nao quis dizer que foi "desnecessária". Disse que a forma arriscada talvez tenha sido, pelo fato de ter sido ali perto do muro, perigosa. POrém o Massa tinha sim que arriscar. É claro que fazia total diferença passar o Webber.

Sobre a chicane, nao foi uma crítica ao Massa o de "cortar" a chicane, foi simplesmente uma forma de explicar que ele foi pra cima do Hamilton meio fora da traçada e bateu. Nada mais...

No mais, será que o campeao chega a 100 pontos?!Começo a duvidar...

Bjs a todos

Oi Pri!

Mais um show do espanhol! Ganhou esbanjando talento, braço, inteligência e competência. E no fim das contas, acho que o Felipe saiu foi no lucro, pois com o Lewis saindo na pole, o estrago podia ter sido bem maior...

André S., disse tudo. Excelente comentário!

E Wallacy, acho que você não viu a manobra direito. O carro do Felipe passou completamente fora da pista, duas rodas na grama e duas na zebra. Os próprios narradores exaltaram isso após a manobra. Agora, se isso é passível de punição ou não, já é outra história, e que quem decide são os comissários de prova.

Abraços a todos!

Priscilla, muito boa sua Análise!!!

Massa teve a consistência de Senna com a sorte do Rubinho...

Agora, é duro ter que ler gente criticando o brasileiro... pois ele pilotou tão bem quanto Alonso, com apenas uma diferença, um briga pelo título e o outro pela volta da Dignidade...

Você me entendeu!?

E Alonso volta a surpreender pela segunda vez consecutiva, foi claro que o R28 esteve mais rápido do que o BMW Sauber de Kubica, e a Renault já está a dar indicações do que pode fazer na próxima época.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

A disputa entre Alonso e Kubica parece ter mostrado quais são os dois pilotos que mereciam estar na briga pelo título...

"No mais, será que o campeão chega a 100 pontos?!Começo a duvidar..."

Difícil dizer. Só se for o Hamilton, já que o Massa só pode chegar a 99 pontos.

Denise.

Sim, eu vi a manobra direito. Porém ter duas roda na grama não que dizer que ele esteja por fora da pista. Um carro de F-1 é muito largo. Veja pela foto mesmo, ele tem duas rodas na grama e todo praticamente todo o carro está em cima da chicane. Que também é muito grande!

De qualquer forma isso já passou... Não importa mais discutir isso!

Olá Priscilla,

Não vou te dar parábens pela vitória esta vez... Antes foi um evento, agora voltou a ser normal!rsrs.

Acredito que o campeão não chega a 90... quanto mais 100!

O título deste ano ficará com o "porquinho" menos lambuzado ao fim do campeonato. Nunca vi os líderes errarem tanto!

Se essa Denise for a que eu "conheço" deve estar "explodindo" de felicidade!

Apoio sua explicação sobre o que é "cortar" uma chicane.

Abração a todos!

Cristiano,
A corrida do Massa em geral foi boa. Ele foi competitivo, no final da corrida tava rodando em 1:18(!!!),mas a manobra com o Lewis e em consequência a puniçao, estragou tudo. Foi uma pena...

Daniel,
Quem sabe ano que vem, hein?!Ia ser o máximo...

Wallacy,
Quanto a pergunta que eu fiz, vc tem razao, nao tinha percebido que na soma dos pontos só o Lewis pode chegar(ou passar)os 100 pontos.

Bjs

Maravilha Pri!! Maravilha!! Que pena mesmo que a Renault iniciou o campeonato tão mal. Se estivesse assim como está agora, com certeza Fernando já estava levando o Tricampeonato.
Muito bom, muito bom!!
Dormi feliz aqui no Brasil.
Beijos.

Oi Análise, tudo bem garoto?

Sou eu sim, e posso até não estar "explodindo", mas estou bem feliz sim. E com a sensação de que todo o esforço e trabalho começam a ser recompensados.

Abração pra você!

Foi mais uma grande vitória de Fernando Alonso. Parabéns pra ele.

Ué?

O Hamilton não era o piloto das bolas, que freava por último e era melhor do que o Senna?

Até 0,5 ponto tem que buscar mesmo que seja arriscado.....Lauda que o diga, pois já foi campeão por 0,5 ponto.

Inverta a situação. Coloque Hamilton no lugar de Massa. Alguém acha que ele faria diferente? O Hamilton tem tanta confiança no temor reverencial que ele acredita gerar nos demais pilotos que tangenciou a segunda perna da curva ignorando qualquer disputa de ultrapassagem, como se Massa fosse aceitar, passivamente, a ultrapassagem sofrida. Extremamente pretencioso. Ele puxou pra dentro acreditando que fecharia a porta e pronto! Ignorou a disputa de posição. Punição injusta para Massa. Injusta também a punição de Bourdais e Merecida a de Hamilton. Jogou o carro na curva. Abuso de confiança. Ninguém vai estragar a corrida na largada entrando na frente de um piloto que extrapola o limite numa disputa de posição.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More