23 de dez. de 2010

FIA irá propor para-brisa para os carros de F1

Segundo a revista italiana "Autosprint", a FIA irá propor as equipes para-brisas para a proteção dos pilotos.

O dispositivo seria feito de plexiglas - acrílico - para o cockpit do piloto e suportaria impactos de mais de 700 kilos. Obviamente, tudo teria de ser feito de acordo com a aerodinâmica dos carros.

A foto abaixo é uma foto-montagem da própria revista italiana:



A "ideia" do para-brisa surgiu no ano passado após o acidente de Felipe Massa na Hungria, e da morte do jovem Henry Surtees, na F2, após ser atingido por uma roda solta.

Bernie Ecclestone então, naquela época, pediu a uma comissão que se ocupasse do assunto e desde então não voltou-se a falar do tema.

Na época, inclusive, surgiram algumas "propostas" - ou "soluções" -  para o tema, como a que postou o companheiro Sávio Machado, em seu blog:


Obviamente, um dos pilotos a favor dessa ideia é Felipe Massa que, uma vez recuperado de seu acidente, em 2009, comentou:


"Não estou dizendo que tenhamos que cobrir o cockpit totalmente, mas talvez existam muitas outras coisas que podemos fazer no carro para evitar que uma roda golpeie sua cabeça."




Não sou muito a favor de fechar totalmente o cockpit e, fechar a metade...dependeria um pouco da proposta. Pra falar a verdade, sou um pouco "conservadora" neste tema e, pra mim, F1 é F1 e não deve se parecer com outra categoria...


Opinem!

2 comentários:

é uma pergunta difícil. ao mesmo tempo que se prezar pela segurança é o melhor, fica a idéia de se descaracterizar totalmente a categoria. nós que não estamos com o pescoço a prêmio, achamos ruim, mas imaginemos os pilotos? é algo que fica no nosso subconciente imaginando: - "sei não, mas não teria a mesma graça se não tivesse o desafio! por outro lado, provavelmente, não teríamos a morte de senna, o caso massa, enfim, é um tema desafiador"! imagina quando os caras corriam quase que com os ombros de fora, aquilo sim era perigoso!!! as coisas melhoraram muito! é um assunto revolucionário, para o bem ou para o mal!

Não vejo problemas nisso...

Nós somos fanáticos por F1 por causa da velocidade, da emoção, das disputas por posição, etc...

Se o carro tem pára-brisa, pneu coberto ou descoberto, efeito solo e difusor duplo, isso não importa!!!

Mas uma coisa é fundamental, segurança... O acidente do Senna mostrou bem aos "Gagás" da F1 o estrago que uma morte ao vivo provoca na audiência do esporte, e audiência baixa significa menos dinheiro na conta!!! Por isso eles podem até achar o "troço" meio estranho, demorarem para adotar e etc, mas eles vão fazer, mais cedo ou mais tarde...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More