9 de dez. de 2010

Crashgate: Piquet x Renault

A família Piquet venceu na justiça a ação de difamação contra a equipe Renault pelo caso conhecido como "Crashgate", em Cingapura 2008.

Os Piquet's processaram a equipe Renault, que na época contava com Briatore no comando, depois que esta os acusou de chantagem.

Em um comunicado, a Renault se desculpou publicamente com Piquet, pai e filho "pelo sofrimento e vergonha causados". Além disso, a equipe reconheceu os comentários desafortunados e infundados e reafirmou que cobrirá todos os custos do processo, com uma compensação econômica por danos ocasionados aos dois.

Mas apesar de passados mais de dois anos desde o sucedido, como toda boa novela de "amor e ódio", que dessa vez não terminou com final feliz, por mais que se conheça bem a história, sempre existe algo a ser contado que te prende a ela novamente.

Nelsinho conta tudo com detalhes

Dessa vez, conhecemos a história contada em primeira pessoa, com detalhes, por Nelsinho Piquet, em entrevista ao The Times, frase-a-frase, daquele "infeliz" fim de semana:

O cenário da história era este: Alonso tem problemas na classificação, no sábado, e consegue apenas o 15º lugar. Nelsinho Piquet larga logo atrás.



"Olha os dois carros estão muito atrás no grid, me disse Symonds", conta Piquet. "Estamos em uma situação que não iremos a nenhuma parte nessa corrida a menos que algo extraordinário aconteça. Briatore estava de acordo".

"Fiquei sentado escutando porque não podia entender de que ia aquilo. Os dois estavam muito nervosos e a situação era muito tensa. Não disse uma palavra. Cinco minutos depois, Flávio comentou: "Olha a única maneira de aproveitar essa corrida é conseguir que o SC entre no momento oportuno", explicou.

"Fiquei ali sentado, olhando. Os dois me lembraram do que aconteceu na Alemanha quando alguém bateu logo depois de que eu saísse dos boxes e acabei segundo na corrida. " Você quer ajudar a equipe?", me disse Flávio. " Se você bater no momento certo, poderia mudar tudo", seguiu.

"Depois de um tempo comecei a ficar nervoso. Estava tentando refazer minha reputação na Fórmula 1 e ele sempre me lembrava que meu destino estava em suas mãos. Fiz de tudo para agradar, mas apenas recebia criticas".

Naquele momento, Piquet tinha um contrato para 2009 com uma cláusula que permitia a equipe Renault se "desfazer" dele a qualquer momento, dado seu baixo rendimento. Nelsão foi contra a assinatura desse novo contrato."Quando Flávio pensou que estava deixando ele de lado, ficou louco", disse Piquet. " Me chamou ao seu escritório e começou a gritar: " O que você pensa que está fazendo? Não fez nada este ano. Ninguém , além de nós, te quer". Lembro de ter chorado falando pelo telefone com meu pai a noite antes da classificação de Cingapura. Não podia suportar mais."

Com todo esse panorama em frente, Piquet concordou, então, em provocar o acidente que daria a vitória a seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. "Pensei que era uma forma de satisfazer-lhe(ao Briatore), de fazer algo de minha parte". 

Com o acidente já combinado, faltavam os detalhes: "Eles queriam que o Safety-Car saísse na volta 14. Na verdade, me sentia bem por estar fazendo algo para a equipe depois de todas as criticas que recebi. Sequer considerei que fosse uma imoralidade" - comentou Nelsinho.


Symonds mostrou a Piquet o mapa do circuito e indicou o melhor lugar para provocar o acidente, já que ali não existe via de escape


"A medida que as voltas passavam, sabia o que iria acontecer, mas era dif´cil acreditar no que eu ia fazer. Eu estava quase mais preocupado por favorecer a equipe que por minha própria segurança. Estava tão assustado que quase não podia respirar. Cheguei a chicane na volta 14 e tinha um nó no estômago. Eu estava muito assustado, era como um sonho. Toquei com a roda traseira no muro e logo pisei o acelerador para bater contra a outra parede. Não senti nenhuma dor pelo impacto, mas a adrenalina estava disparada".


O resultado disso na corrida nós já sabemos como foi, e a famosa palmadinha nas costas de Briatore para Piquet, se encontra em inúmeros vídeos do youtube. Mas aí começa o "lado B" da história...


Nelsinho foi despedido pela Renault no meio do ano, e decidiu, então, denunciar o caso à FIA: " Se sou honesto, acho que contei mais pela ira acumulada contra o Flávio (Briatore) que pelo desejo de limpar minha consciência" - admitiu Piquet, que denunciou os fatos mais de um ano depois do acontecido.


Novamente, chegamos a um ponto da história que já conhecemos: a imunidade "política" para Piquet e as suspensões de Briatore e Symonds para o resto da vida, que ao final ficou reduzido a 3 anos. 


Apesar de se arrepender do feito, Nelsinho não consegue apagar de sua memória, nem da do resto do mundo, aquele "triste" fim de semana. "Olhando pra trás, parece que se passou uma vida, mas nunca poderei dissipar essa sombra. Peço desculpas pelo que fiz. Só espero que as pessoas entendam as pressões às que estive submetido. Não é uma desculpa, mas eu era uma pessoa profundamente infeliz. Hoje sou um homem mais forte e se me propusessem de novo, tenho certeza que teria forças pra dizer que não".


Segundo o advogado da Família Piquet, o pedido de desculpas da Renault e a compensação econômica são apenas o começo de uma longa batalha que a família terá contra a equipe...


Olha, pra mim, o Nelsinho até agora não tinha perdão, mas lendo seu depoimento, me deu dó do cara. Imagina como não estaria a cabeça dele, pra, como ele mesmo disse, pensar mais na equipe que nele mesmo?! Parece que ele se sentia uma m*rda e queria agradar o chefe de qualquer jeito. Quem já não se viu nesta situação? Porém, mostrou pro mundo inteiro que o crime, não compensa. Acho que faltou o Nelsão ali do lado...


Opinem!

26 comentários:

Certamente a F1 não está nem aí, mas na minha opinião a categoria deve uma segunda chance ao Nelsinho.Mas parece que ele também não tenha mais interesse em voltar e encarar os fantasmas dali. Já disse algumas vezes de um ou outro convite, mas não quis voltar.

Nao tenho dó do rapaz. E nao acho que merecia qualquer indenizacao.

Poderia escrever um monte de motivos de porque acho esse garoto um ser pequeno, para nao dizer algo pior... mas acho que ele nao vale o tempo.

Parabéns Priscilla...não sei como voçê conseguiu a entrevista completa do Nelsinho.[pois muitos outros não]

A situação de Nelsinho,dentro da equipe Renault...ela era visivél a qualquer um observador melhorsinho[enxergar melhor]

Agóra! os que não queriam exergar...era isso mesmo e pronto.


Assim como o nosso amigo TIO BERNIE...que atráz desse nick[indiota] desse ter uma pessoa totalmente imaculada ou seja...perfeita e livre de pecados.
Então que deus lhe proteja e lhe conceda a vida eterna....pois merece!!! amém!!

Latueiro,

Nao fala assim com Tio Bernie nao que ele "fecha" o blog...rsrsrs

Eu já tinha visto e lido uma que outra entrevista sobre o tema mas essa em especial achei completamente sincera. É como se fosse "O diário do Nelsinho".

Nao sei, é como comentei, ele descobriu e provou que o crime nao compensa mas acho que faltou a experienca do Nelsao ali. Nao que a culpa seja do pai hein?! Digo que poderia ter ajudado pq realmente o desempenho do Nelsinho foi algo inexplicável...

E nessa Latueiro, eu terei que discordar da sua opiniao de que " tudo era pro Alonso" e tal.

Provavelmente era e acho que assim tinha que ser, mas se pegamos o caso de 265843456 segundos pilotos e vai ser difícil encontrar atuaçoes tao apáticas. O problema ali foi psicológico meeeeesmo...

Minha cara...sabemos e sabiamos que a Renault,não tinha condições de ter dois carros em condições iguais...e nada mais justo o Alonso ter a melhor atenção da equipe. Ta entre os melhores pilotos do mundo é bi-campeão.

Chegou agora na Ferrari e se impos a um piloto que se achava no topo...então imagina o Nelsinho que era apenas estreante.


E isso sempre foi e vai ser assim sempre na f1 ou em qualquer outra modalidade esportiva..."quém é top,vai ser sempre tratado como top".

Quanto a sua colocação da falta do Nelsão,junto do filho. Vou lhe dizer que faz parte do perfil do tri-campeão.

Alguma entrevistas na epoca da f3-sulamericana e da própria gp2...quando perguntado a respeito do futuro de Nelsinho. O pai sempre dava a mesma resposta! "Vou encaminhalo ate a porta de entrada da f1,depois ele tera que seguir com suas proprias pernas".

E assim foi com Geraldo Piquet,na f-truck e está sendo com Nelsinho novamente,agora na Nascar.

A vida é feita de acertos e erros...talvez Nelsinho tenha errado no inicio...então tem tempo para acertar agora! Pois os acertos das pessoas são esquecidos..mas os erros não!! E isso ele ja aprendeu.

Alias no mundo automobilistico minha cara Pri. Só tém uma pessoa cujo acertos jamais são esquecidos...mas os erros são totalmente ingnorados ou feito de desentendidos. Não é mesmo??

Hahahahahaha...

Quanto ódio no coração contra o Senna Latueiro... Hahahahahahaha...

Que é isso!!!

O Nelsinho pisou na bola feio, lamentavelmente, e a mídia pegou no pé dele e ninguém e sã consciência vai contratá-lo para pilotar um F1 pelos próximos 3.682 anos!!! Mesmo que os carros da época sejam movidos com "anti-matéria"... Hehehehehe...

Nelsinho cometeu um erro fatal... Não tem volta!!! Indiferente de suas qualidades automobilisticas... "The game over"...

E isso não interfere em nada sobre as qualidades do pai, o Nelsão... Este sim, o verdadeiro piloto da família... Acho que você confunde as críticas ao Nelsinho como se fossem ao Nelsão, seu ídolo... É um engago seu!!! O pai não precisa provar nada a niguém, já o filho não provou nada (de bom) a ninguém!!!

E só...

Ódio do Senna? Engano seu meu caro amigo. Agóra convenhamos? eu disse algúma mentira???

Quanto ao Nelsinho...já disse varias vezes...Eu também enxergava os erros dele! Mas enxergava a situação vivida por ele também na equipe.
Quanto ao Nelsão...não tem que provar nada a ninguém...e muito menos ficar fabricando noticias sobre ele.

Agóra voçê está totalmente enganado meu amigo B´Hengler. Nelsinho não esta na f1...não poque a f1 não o quer...mas porquê,ele mesmo não quer ao menos por enquanto!

E o maior próblema dos brasileiros [não todos] ém relação ao piloto Nelsinho,sabe qual que é...É a comparação com os outros pilotos Brasileiros pós Senna e verificarém que,mesmo com tudo contra e erros...Nelsinho ainda é melhor do eles.

Acho que não preciso citar exemplos né...eles estão ai,já a muito tempo.

Bém minha cara Priscilla, como voçê já postou um pouco sobre o desfecho Piquet x Renault.

Parece que o pedido de deculpas e perca do processo na justiça! Trouxe novo entendimento de como funcionam as coisas dentro da f1.

Ficando bém claro que o que vemos aqui de fora,pode ser bém diferente do que realmente acontece nos bastidore da f1.

O UOL esportes conseguiu uma entrevista longa e detalhada com Nelsinho Piquet. Onde ele não entrega tudo[e ném pode] mas consegue com bóm humor falar de tudo um pouco...até da "birra do ZACA p/com ele e da amizade de com o Barrica..." e isso eu não sabia.

Da uma olhada,vale a pena e da para termos uma visão mais ampla da situação de nossos pilotos na categória..e o por quê? dele nunca acusar Alonso no caso de Cingapura.

Aiai...já esgotei tudo o que tinha pra falar sobre esse caso.
Acho que esse desabafo na verdade nada trouxe de novo ao assunto.
O Nelsinho errou e vai pagar o preço por isso, já que será sempre lembrado por esse episódio.

Mas o que me chateia mesmo é ninguém mencionar o trapaceiro do "Nada Sei".
Quem acredita que o TrapaceirAlonso nada sabia deve estar contando nos dedos os dias que faltam para Papai Noel chegar...

eh,eu concordo com Eduardo,nos ultimos anos boa parte dos escandalos ali estava o nome de Fernando Alonso,e ele sempre sai como "inocente" da historia,por isso,apesar de admitir q ele eh um grande piloto,sempre estarei torcendo contra ele,rsrs.Quanto a Nelsinho,essa entrevista sinceramente nao me comoveu,so acho q foi um pouco mais sincero quando disse q jogou a merda no ventilador,mas errou feio,quanto a indenizaçao da renault,eh meio contraditorio oq vo fala,mas axo justo sim,pois nao foi pedido q ele colocasse em risco sua segurança ou quem sabe sua vida(mesmo com a f1 sendo tao segura atualmente)?Sei q no final das contas ele continua sendo oq mais se ferrou,dificilmente consegue retornar a f1 e se retorna eh como pagante numa equipe pifia,espero q mude como pessoa e como piloto,pois ao meu ver eh um piloto fraco e pelo menos era uma pessoa fraca tbm,e espero q aprenda q fica cheio de marra na frente da imprensa nao resolve nada,tem q ser cheio de marra na pista como seu pai,nao tenho pena dele nao,vai receber uma indenizaçao oq eh justo,e o velhote do Briatore logo volta,eh o mundo assim,quando vc eh um sacana mas tem resultados pra apresenta vc nao se ferra muito,quando nao tem oq mostra dança,olha ai Alonso q saiu sem perder nadaaa,nem akela vitoria,o Briatore q vai volta,pq?Pq Alonso eh bi campeao mundial e o velho Briatore umas tantas vezes como chefe de equipe

acho que por mais que pareça burrice, a punição maior, deveria ser para os peixes grandes, pois, punir o peixinho, estaremos punindo o coadjuvante, e dando um cartão de absolvição ao autor! talvez, o mais certo fosse que a renault perdesse todos os pontos de construtores daquele fim de semana, junto com os pilotos, afinal, o erro foi em um fim de semana,e não durante todo o ano! mais severo que isso, poderia espantar a equipe de uma f1 já esvaziada! o elo mais fraco da corrente saiu enfraquecido com a delação premiada!

Nelsinho cometeu o maior erro da vida dele naquele dia, mas o maior vilão dessa história toda foi o Briatore e o Symonds.

Ao Alonso, por mais que ele soubesse de tudo antes, não tem porque colocá-lo no mesmo balde sujo que estão o Briatore e Symonds.

O Alonso é um cara muito parecido com o tricampeão Piquet, na competência e qualidade, e também na forma ilícita que, às vezes, utiliza para competir... acho que é até por isso que o Nelsão nunca 'cravou' uma estaca na cabeça do espanhol... mesmo tendo essa vontade... he he he

Comparar o Nelsão com o Alonso...porra, foi um chute no saco!!!!
Não dá para comparar a malandragem do Piquet com a canalhice do Alonso, faça-me o favor, Guilherme...
Qundo tu estiver brincando com a Ferrari que ganhou no bolão, sua consciência vai dizer...

"-Guilherme, Fernando is faster than you!!"

he he he... Eduardo... você é um barato... só que...

Todos aqui dizem que Alonso é um grande piloto e a maioria acha que é o melhor do grid. Pois bem, Vettel, Hamilton e Kubica são pilotos diferenciados e não são meros coadjuvantes. Ainda assim, Alonso com equipamento inferior quase foi tri... e acredito que ainda irá erguer mais um caneco... simplesmente porque tem talento de sobra e competência para isso...

Piquet também tinha seu lado malandro, assim como Alonso tem... é que muitos preferem atribuir a malandragem do Alonso como canalhice, vigarice, coisa e tal...

O Maradona, ao fazer um gol com a mão na Copa é chamado de safado, espertalhão... já o Nilton Santos, ao dar aqueles dois passinhos para sair da área e evitar que o juiz desse o penalti contra o Brasil em outra Copa é tido até hoje como malandro, esperto... e ambos foram craques de bola... ou não???

Essas duas situações foram ilícitas... eles burlaram a regra... mas são vistos de formas diferentes, principalmente por nós brasileiros...

Agora... essa da consciência é boa... só que acho que a Pri enviou a Ferrari pelo Massa... tá demorando tanto a chegar aqui... he he he

Enfim todos nós esperamos que essa "cachorrada" termine!

Guilherme:
Se ela tiver enviado a Ferrari pelo Barrichello, pode esperar sentado e fazendo beicinho...

Entendi seu comentário, mas mesmo assim não concordo com a comparação.Como pilotos, dois acima da média.Mas o Nelson não chega aos pés do Sr. Bochecha no assunto canalhice.

Bom, nessa história eu concordo com o Guilherme(RJ). Claro que é muito mais bonito o nosso filho que o filho dos outros né?!

Só discordo de uma coisinha: Acho que o Nelsao tinha muito mais picardia do que o Alonso. O Alonso é mais frio, mas vejo sentido no que o Guilherme comentou sim.

OBS: Nao!Nao deixei nem Massa nem Rubinho tocar esse carrinho...rs. Dei uma conferida no nº de envio e diz que saiu da alfandega dia 07/12. Deve tá perto já...Vai ver foi de barco...rsrs

Vem de RMS TITANIC II...

Tal qual o B'Hengler, perco o amigo mas não perco a piada...

Kkkkkkkk...

Bem melhor que de jangada!!!

Hahahahahahahahaha...

E os "Gagás" da FIA legalizaram o "inelegalizável" (???) Acho que estão querendo acabar com a F1 de vez...

Só espero que tenha feito seguro da Ferrari, Pri... você nao tem ideia da quantidade de cálculos que foram estudados e das noites em claro montando diversas possibilidades para ganhar o prêmio... he he he

Sim, Gui, fiz o seguro...rs.Sério!

Pri.....
Gui.....
Ah...tô com ciúmes, Musa dos Blogs (peguei emprestado do Latueiro).
Quero ser chamado de Dudu...

Este comentário foi removido pelo autor.

hahahahha...Gosto mais de Du. Pode ser? hahahahhah

Vcs sao terríveis...!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More