29 de mai. de 2011

GP de Mônaco

Quinta vitória para Sebastian Vettel na temporada

Corrida emocionante em Mônaco com nova vitória de Sebastian Vettel no Mundial de F1 justo à frente de Fernando Alonso e Jenson Button, segundo e terceiro colocados, que lhe acompanharam no pódio.



O jogo das estratégias animou a corrida e nos deixou três possíveis vencedores: Vettel, Alonso e Button. O pódio já estava decidido faltava apenas saber o nome do vencedor.

Jenson Button apostou pela estratégia de três pit stop's. Alonso por dois e Vettel, surpreendendo a todos, completou 78 voltas com apenas um pit.

Com os pneus destroçados, Vettel se manteve a frente suportando os ataques de Alonso, que por sua vez, controlava a perseguição de Button.

O acidente de Petrov e Alguersuari na volta 70, provocou safety-car e posteriormente, bandeira vermelha, o que praticamente sentenciou a corrida e , portanto, a vitória de Vettel.

Bandeira vermelha decide resultado

Faltando menos de dez voltas para o final, os líderes da corrida chegaram a um verdadeiro "trenzinho" - começando por Sutil, 6º colocado, que se formou em pista.

O alemão da Force India teve um problema em seu pneu traseiro depois de tocar o guard rail, depois de ser ultrapassado por Hamilton. Com o toque, atravessou a chicane e obrigou Hamilton a uma brusca freiada. Freiada essa que Jaime Alguersuari, que aproveitava para ultrapassar a Heidfeld e Petrov, não viu.

O espanhol "subiu", literalmente na traseira do Mclaren. Petrov tão pouco pode freiar e também bateu.

O safety-car entrou em pista mas foi necessário a entrada da ambulância para atender a Petrov, que sofreu alguma lesão em uma das pernas, e a bandeira vermelha mais uma vez apareceu este fim de semana.

Faltando 7 voltas para o final, a decisão de reiniciar a corrida se agradecia pelo espetáculo que os 3 primeiros nos ofereceria, mas não contavam com que a regra permitisse a troca de pneus.

Mais uma vez o beneficiado foi Vettel, que colocou pneus novos e correu 5 voltas para alcançar a glória, também, em Mônaco.

O 4º lugar ficou com Mark Webber, que apesar do problema em um de seus pit's, ultrapassou o Sauber de Kobayashi na penúltima volta. O 5º lugar é a melhor posição do japonês até o momento.

Hamilton, protagonista


A 6ª posição é de Lewis Hamilton que exagerou de sua agressividade este fim de semana. Começou com a disputa com Michael Schumacher e a ultrapassagem em Saint Devot, que quase deixa de fora ao alemão.

 Logo, foi à caça de Felipe Massa, tentando a ultrapassagem na Loews, que como quase sempre, saiu mal. Os dois se tocaram e Massa saiu mais prejudicado do acidente que Hamilton. O inglês recebeu um drive-trough por essa manobra.



Já no túnel, Hamilton ficou com a parte limpa da pista deixando a suja para Felipe, que não pode segurar o carro, que encontrou, obviamente, o "muro", provocando a entrada do primeiro safety-car da corrida.

No final da prova, uma nova tentativa de ultrapassagem, dessa vez sobre Pastor Maldonado. Hamilton se precipitou na ultrapassagem e no toque dos dois carros, tirou o colombiano da corrida.



Essa ação lhe custou ao inglês nova punição: 20 segundos agregados ao seu tempo final, que não lhe tira a sexta posição.

Os abandonos foram "poucos". Apenas 6 carros: Maldonado, Alguersuari, Petrov, Schumacher, Massa e Glock.

Assim terminou o Grande Prêmio de Mônaco:


 1.  Vettel        Red Bull-Renault           2h09:38.373
 2.  Alonso        Ferrari                    +     1.138
 3.  Button        McLaren-Mercedes           +     2.378
 4.  Webber        Red Bull-Renault           +    23.100
 5.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    26.900
 6.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +    27.200
 7.  Sutil         Force India-Mercedes       +     1 lap
 8.  Heidfeld      Renault                    +     1 lap
 9.  Barrichello   Williams-Cosworth          +     1 lap
10.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +     1 lap
11.  Rosberg       Mercedes                   +     1 lap
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    2 laps
13.  Trulli        Lotus-Renault              +    2 laps
14.  Kovalainen    Lotus-Renault              +    2 laps
15.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +    2 laps
16.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +    3 laps
17.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +    3 laps
18.  Maldonado     Williams-Cosworth          +    5 laps


36 comentários:

Repetindo o último comentário:

"Os dois lances cruciais envolvendo o Hamilton eu vejo da seguinte forma:

MAS x HAM:

Tava cantandoq ue o Hamilton nao passaria o Massa na Lowes nem a pau, mas o inglês é atrevido e tentou.

Maaaaaaas, pra mim o Massa fechou a porta demais e por isso bateram. Lance de corrida pra mim.

Nao achei nem que o Massa deu espaço pro Hamilton ali, nem que o Hamilton inventou um espaço pra ele.

Simplesmente ele botou o carro de lado. Tá! nao tinha espaça, mas vcs querem o quê?! que ele desapareça?!

Nao dá! Entao daí vem o toque entre eles, mas pra mim, normal.

MAL x HAM

Nessa sim , pra mim, o Hamilton inventou uma ultrapassagem que nao tinha ocorrido e jogou o Pastor pra fora da pista.

Sim! Maldonado fingiu que o Hamilton nao estava ali? Fingiu. Mas o manco reclamar do sem perna nao dá né, Hamilton?!"

Meus 50% contra a sua opnião.

As imagens são claras e não deixam duvidas.

ZACA antes de iniar a curva ja tinha 50% do carro de Hamilton do lado e mesmo assim fechou a porta e se ferrou.

A imagem é clara e não mente...todos que acompanham a f1 sabem de cor que todos os pilotos com carro mais rapidos,vão pra ultrapassagem exatamente ali na freiada depois do tunel...e Hamilton ja tava com 50% do lado do pastor e ele tambem viu e tentou voltar. E tambem se ferrou. Incidentes normais de corridas e caso o efeito fosse o contrário estariam todos chamando o ZACA ou o Pastor de cabra-macho.

Corrigindo...final da primeira curva e não final do tunel né.

E ai está a resposto do Pastor ao ser indagado sobre o abandono. Resposta de quem sabe que poderia ter evitado o incidente tambem.

Bem ao contrário da choradeira do nosso ZACA.

“O resultado final não foi o que queríamos, mas o resto da corrida foi bom”, avaliou Maldonado.

“Meu ritmo estava forte, mas depois da relargada, Hamilton tentou uma manobra muito ambiciosa na primeira curva e foi o fim da minha corrida. Estou decepcionado de não ir embora com pontos hoje.”

Depois comento a prova como um todo, mas vamos nos ater ao assunto da vez.

Massa vs Hamilton.

A regra é clara, se você faz muito por dentro você espalha. Veja que o Massa foi até quase o muro do outro lado e ainda assim bateu. É obvio que por dentro como o Hamilton queria não dava.

No caso do Shumi ele já saiu com o carro por completo na frente depois, por isso não teve esse problema.

E o Hamilton só colocou metade do carro na no massa porque freiou depois. Só por isso. Veja que todos os pilotos freiam antes e ele não freia e coloca o carro para dentro. Tanto que espalhou.

Culpa dele sim.

Hamilton vs Maldonado.

A mesma coisa, ele não freiou e colocou o carro por dentro, bateu também.

---

É preciso entender uma coisa, quem está na frente, mesmo que por um dedo na frente não tem obrigação NENHUMA de dar espaço. NENHUMA.

Quando os pilotos dão um "chega par a lá" geralmente é quando estão emparelhados, ou quando percebem que se não derem espaço para o outro passar também vão sair fora da pista, pois já não estão no traçado correto.

Mas se você está no traçado normal, você não tem obrigação de sair do traçado para outro passar.

Vendo esse video: http://www.youtube.com/watch?v=rkLZBxHWRXA

Dá para ver que o problema da F1 atual é de fato os circuitos. Com espaço para se manobrar a coisa muda de figura.

Curioso que nessa imagem do Massa vs Hamilton. Sem dar play no youtube, a imagem congelada mostra o Hamilton quase de "lado" para a curva.

Só essa imagem congelada mostra o quanto ele realmente espalhou, e porque bateu.

A verdade é que não tinha espaço, andar por cima do guardrail não é espaço, colocar o bico por dentro em uma curva que se abre antes de contornar (já que é um 'U') não é ter espaço.

Opa, versão onboard do mesmo incidente: http://www.youtube.com/watch?v=BzyHNoWP4uc

Mantenho minha opinião, com relação ao traçado da curva. Ele tentou colocar dois carros onde cabia um.

Só fica mais claro que a batida do Massa foi culpa exclusiva do próprio. Ele demorou para ir para a linha de dentro do túnel, Hamilton obviamente tentou passar e ficou no traçado correto. Essa hora sim ele deveria ter tirado o pé para sair da sujeira.

O MepASSA bateu no túnel porque estava com o bico dianteiro quebrado ao tocar no Webber, ele mesmo comentou isso durante a transmissão... Aí perdeu aderência no túnel e acabou batendo...

Discordo de quem acha que o culpado foi o Hamilton... A regra é clara, quando um piloto coloca os pneus dianteiros ao lado dos traseiros do oponente ele passa a ter a preferência na curva, nos dois casos ocorreu a mesma coisa...

Aí o procedimento de quem está sendo ultrapassado é fazer a curva pelo lado de fora, deixando espaço por dentro para o que tenta a ultrapassagem passar...

Nem MepASSA nem Maldonado fizeram isso, tentaram manter o traçado normal, mas naquele momento este espaço pertencia a Hamilton... Como a batida ocorreu onde o inglês tinha preferência a culpa não é dele...

Ele forçou, forçou, mas quem não força não ultrapassa!!! Hamilton poderia ser considerado culpado se estivesse muito rápido e não conseguisse fazer as curvas, acertando os pilotos que estavam do lado de fora da curva, como o Rosberg fez em uma ultrapassagem no início da prova, onde ele deveria ter devolvido!!!

No lance do Sutil como o Koba, o japonês derrapou o carro e acertou o pneu dianteiro esquerdo no traseiro direito do alemão e passou, ninguém falou nada... Errado, ele tirou o Sutil do traçado que já estava externo...

Depois disso o Sutil deve ter furado o pneu e os que vinham atrás se aproximaram, formaram o trenzinho e o resultado final foi que quase acaba a prova por falta de carros!!!

E a regra do Safety Car é injusta às vezes... Vou usar o exemplo do Rubinho, mas isso acontece frequentemente...

Não sei a distância exata dos adversários, mas a estratégia dele de 1 parada ia até bem... Só que aí ele levou uma volta de vantagem do líder e surgiu o Safety Car...

Neste momento, os pilotos que estavam logo a sua frente deram a volta e encostaram atrás dele e ele teve que permanecer atrás do lider!!!

Fim de corrida...

Uma vez a FIA liberou que os carros descontassem a volta... Não sei porque não faz mais isso!!!

Concordo plenamente, B'Hengler.

Nao sei pq a FIA mudou essa regra. Seria muito mais justo.

Outra coisa, o Lee Moy deixou pra gente a regra que permitiu as equipes trocarem os pneus dos carros ao reiniciar a prova depois da bandeira vermelha.

Nao sei pq mudaram isso também...

E isso foi de agora, tanto que De la Rosa e Marc Gené nao sabia da regra...

Injusto!

Por um momento pensei que a FIA teria manipulado o resultado com essa autorizaçao, mas parece que tá no regulamento...

Concordo 100% com o Wallaci.

Hamilton é muito rápido, mas mesmo depois de 4 temporadas um piloto muito imaturo e incompleto.

Pri faz a soma do bolao mais cedo desta vez! hehe... Quero que todos invejem a minha vitória.... hehehe

Mas tá se achando muito nessa "montanha" de pontos que fez Tio Bernie!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Acho que você tá precisando conferir melhor o resultado de "outro" apostador aí...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

@Pri...
Sempre critico estas mudanças constantes no regulamento... Aí ninguém sabe o que realmente vale e o que não vale... Sem contar que quando a F1 toma jeito e nivela os carros eles mudam as regras e fazem com que um piloto apenas ganhe 5 provas de 6!!! É pá cá bá...

Wallacy? Quem quer ultrassar,não freia antes não,freia depois. Os videos estão ai e tem mais um punhado espalhados por ai...e todos mostram a mesma coisa.

Como que o Hamilton botou o carro de lado nos dois casos...se os da frente não lhe tivessem dado essa chance.

Se eles não tvessem dado essa brecha pro Hamilton...teria acontecido igual a bordoada que o Kimi deu no Sutil por traz ai mesmo nesse circuito. E em pleno final de saida do tunel.

Porque o Peres mau chegou e ja ta incomodando muita gente?? Porque é agressivo e enfia o carro onde menos se espera...e como sabemos...esse estilo de pilotos são poucos no grid atual...a maioria é roda dura e comedor de arroz com feijão. E por sinal tambem os mais reclamão.

Alias,ano passado o Alonso mesmo disputando um titulo,respeitou o Petrov...sabe porquê...porque o Russo tava retardando as freiadas o que tirou qualquer inciativa do Espanhol e ele sabia que enquanto o russo estivesse retardando as freiadas..ele não passaria. Então,quem esta a frente e quer se defender tem que esquecer um pouco do pedal de freio né.

E se querem saber mais uma...eu nunca fui muito fã do Hamilton...exatamente por ele ser brilhante numa corrida e horrivel em outra.

E olhém bem...que o ZACA tenta sair do Hamilton na curva e se depara com a trazeira do Webber de lado. E fica totalmente sem ação e com a asa dianteira danificada. E como ele ainda se manteve a frente do Ingles na entrada do tunel...que desse o lado sujo pra esse...quer passar? então passe por fora. Ele fez o contrário.

Casos tipicos de pilotos bração.

Pontos no Bolao GP de Monaco:
Marcos 11
Sergio 10
Ewerton 10
Masserati 4
Eduardo 0
Tio Bernie 26
Guilherme 15
Priscilla Bar 10
Renato 26 (plagiou a aposta do tio Bernie)
Jobson Mendes 18
Silvio (Latueiro) 16
Raphael Carvalho 11
Eduardo 0
Wagner 0
Lee Moy 0
B´Hengler 16
Wallacy 11
Amanda 10

Resultado Geral:
Renato - 148
Wallacy - 141
Tio Bernie . 140
Guilherme - 137
B´Hengler - 130
Ewerton - 104
Eduardo - 99
Lee Moy - 96
Jobson Mendes - 96
Wagner - 83
Latueiro - 82
Marcos - 74
Raphael Car. - 63
Amanda - 61
Priscilla - 60
Masserati - 54
Eduardo de C. - 46
Sergio - 21

Ninguém leva o velhinho à sério, mas de sopinha em sopinha o tio bernie tá chegando!

Latueiro, o Hamilton foi perfeito na ultrapassagem no Massa no túnel e foi ainda melhor quando passou o Schumacher aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=MdBgtFrXR44&feature=related

Quando tentou passar o Maldonado não havia esse espaço.

Além do instinto agressivo do Hamilton, naquele momento ele estava marcando poucos pontos e até se o resultado fosse ele bater e não completar a corrida não faria muita diferença já que o Vettel está disparado na frente.

Na Saint Devot o Schumacher passou na pista sem tocar no inglês.

O Hamilton vai do ousado ao inconsequente numa fração de segundos. É ótimo quando dá tudo certo, ainda mais quando a pista permite...

o Koba também errou:
http://www.youtube.com/watch?v=ApoXq41ZK5U

Mas nada de tão grave quanto o Hamilton foi ontem em Mônaco.

Desculpe Guilherme...mas eu aprendi a gostar de automobilismo em uma epoca...que os pilotos eram obrigados a pilotar de verdade...tanto para ultrapassar,quanto para se defender. Depois veio um talento nato da agressividade e inrreverencia nas pistas. Enfiava o carro onde niguem esperava e usava todas as armas possiveis,validas ou não para se defender. Maravilha não?

Só que tambem trouxe para a categoria a nova era dos pilotos XOROES [X] mas ao contrário...tinha créditos para isso.

Veja o video novamente...o Hamilton ja esta com meio carro do lado do Pastor...e nem um tirou o pé. Então...creditos para os dois...so que o mais fraco se fudeu e prevaleceu o mais forte.

E por sinal Hamilton foi punido dentro das regras,nas duas situações. Então não cabe essa choradeira toda principalmente do ZACA...ja que a própria equipe dele nem se manifestou sobre o ocorrido.

O Zaca é chorão, um mané, nem deveria estar atualmente na F1 de tanta mediocridade que vem guiando...

Quanto ao Hamilton... ele passou o Schumacher e ele estava na pista e não fora dela quando tentou passar o Maldonado.

Aí já é questão de achar que foi legal ou não... e você mesmo afirma que ele foi punido por isso. Só que ser punido, mas estragar a corrida dos outros é outra questão que não deveria ser apenas de 20s... mas se tá na regra isso, fazer o que...

Também sou do tempo dos 80, Latueiro... também sei como é bom ver tocarem roda, retardar freada ao máximo... só que ontem o Hamilton, de quem gosto, foi inconsequente.

Foi punido e até poderia ser um pouco mais ou não... mas tem gente que queria que ele fosse excluído da corrida seguinte ou largasse em último... aí é demais também.

Tudo bém!! Então apenas pense comigo[tambem deixei claro que o Hamilton ontem tava com a macaca] O próprio Shumi sentiu isso logo no inicio da prova. Mas o que o SHUMI fez...devolveu o troco enfiando o carro onde ele [Hamilton]jamais esperaria e se tentasse voltar...adeus corrida. Ou talvez não!!

Tambem fiquei com dó do Pastor...pois o beneficiado que erdou os louros dos primeiros pontos da equipe,foi exatamente quem menos merecia.

E suponhamos que não fosse o Hamilton evolvido ALI COM O PASTOR...será que teria esse bafafá todo.

Acho que a bandeira amrela no final é que definiiu o resultado, a vermelha só colocou em risco a vitória certa do Vettel .... se não pudesse trocar pneus seria injusto com o Vettel que ganharia com bandeira amarela. O Vettel quase perde pela segunda vez no ano por erro da equipe que ele mesmo concertou não parando mais, uma vitória fantástica do alemão.

http://netesporte.blogspot.com

Sem dúvidas algúma...Vettel ta mostrando que sabe tirar proveito do carro que tem mãos.

Já vimos outros pilotos em condições iguais...não saberem o que tem em mãos.

Carros fantásticos permitem que pilotos meia boca façam miséria!!!

Foi assim com o Button na BrawnGP e nem precisa citar os incontáveis títulos do Dick, todos da mesma situação...

Só o futuro mostrará quem realmente é o piloto S. Vettel... Eu particularmente acho ele bom, mas não o melhor!!!

Pode não ser o melhor, mas está se encaminhando pra entrar no grupo dos melhores...

Aliás, B'Hengler... já conferiu se o Tio Bernie fez as contas corretamente???

Acho que ele errou uma... e a Pri não tem errado. Dá uma olhada lá... he he he

O talento de Hamilton é indiscutível, mas o fato de colocar meio carro, não dá direito algum de ultrapassagem, já que o correto seria emparelhar as quatro rodas, com o bico um pouco a frente, e em nenhum momento aconteceu isso com Massa e Maldonado. Como bem lembrou o Guilherme, contra Maldonado, a pista tinha acabado para Hamilton, além de ter tocado a traseira da Willians. Como faltou espaço na Lowes, Hamilton teve que ultrapassar a zebra, e a regra desse ano, "não" permite ultrapassagens que ultrapassem o limite da pista. A tentativa kamikase de Hamilton, colocou as duas rodas esquerdas fora da pista, portanto ilegal. Na manobra de Shumacher, o alemão emparelha o carro antes da curva. No caso de Hamilton, ele consegue colocar apenas o bico no meio da Ferrari, portanto uma diferença gritante!

@Wagner...

Mas Wagner, a regra diz que o piloto que tenta a ultrapassagem só precisa colocar as rodas dianteiras emparelhadas com as traseiras e ele já adquire a vantagem da curva!!!

E olhando sob este ponto de vista o Hamilton fez isto nas 2 situações que foi punido!!!

Tanto MepASSA quando Maldonado deveriam ter feito a tangência externa da curva, o que não fizeram... Aí, se o Hamilton estivesse muito rápido e os acertasse lá do outro lado por não conseguir fazer a curva, o punido deveria ser o Hamilton...

O mesmo lance do Kobayashi, que deveria ter sido punido no lance com o Sutil e não foi... Sutil deu o lado de dentro e o japonês o abordoou no outro lado da pista...

Agora vai ver se alguém tentou punir o Kamikase!!!


@Guilherme(RJ)...

Deixa o Tio Bernie se alugando... Claro que tem 1 erro na apuração dele... Só que essa apuração aí não vale nada!!!

Todos aqui no blog sabem que se o cara antecipar a apuração da blogueira ele perde 100 pontos de punição!!!

Taí o link da regra Tio Bernie:

http://3.bp.blogspot.com/-YX33j1bSlUg/TZXE5I_01rI/AAAAAAAADo4/K1N2MniCMRA/s1600/galvao-bueno.jpg

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
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Bém,pelo menos ja temos um aperitvo para o gp do Canada. Pelo menos os pilotos que pilotam pensando na vida ou apenas pra dizerem que estão na corrida,vão para la sabendo que em uma pista que é dificil enfiar o carro o Hamilton enfiou!! Então imaginém na velós pista de Montral.

SEGUUUUURA PIÃO. kkkkkkkkkkkkkkkk

B'Hengler,

me explica então. O Massa assim como Pastor já estavam na curva então eles teriam preferência na curva não? Pq em ambos os incidentes nem foi disputa de freiada. Os dois já estavam na curva e o Hamilton foi tentar fazer uma ultrapassagem raio-x.

Negativo Lee...

Nos dois casos Hamilton colocou o carro antes... Pode ver que o MepASSA antecipou a curva, compare com o carro do Webber!!!

O Maldonado fechou a porta... A ultrapassagem no Dick é quase idêntica a do Maldonado, mas o Dick evitou a batida, o venezuelano não!!!

Este comentário foi removido pelo autor.

O traçado do Hamilton na batida com o Pastor, ele teria q abrir para conseguir fazer a tangência. Na velocidade em que eles estavam só cabia um carro.

Na ultrapassagem do Hamilton em cima do Schummi, foi diferente pq houve uma disputa de freiada e com a velocidade menor ali cabia perfeitamente dois carros.

No do Massa é discutível, pq outros já tentaram a mesma manobra, só sempre se ferraram ao tentar ultrapassar. O Hamilton magicamente saiu ileso.

Bem olhando em "camera lenta". O Massa começa a fazer a tangencia bem antes do Hamilton conseguir emparelhar a roda dianteira com a roda traseira da Ferrari. E ele esterça mais tanto ao ver o Hamilton praticamente com bico do carro apontando para ele quanto pq o Webber fecha ele, sendo q o Australiano havia entrado na curva bem aberto

Lee...não tô entendendo. As imagens são claras e limpas. Hamilton ja toma a iniciativa da ultrapassagem antes das curvas. Veja bem que o pastor abre e volta de uma vez quando o Hamilton ja ta com meio carro do lado.

E o Shumi quando viu o Hamilton do lado...tirou pra fora[e quase bateu] zaca E PASTOR FIZERAM AO CONTRÁRIO. E se fuderam.

Tomar a iniciativa, o Hamilton toma toda hora. Mas vendo quadro a quadro, quando o Massa começa a tangência da curva, o Hamilton ainda nem tinha as rodas dianteiras alinhadas com a do Massa.

E a manobra do Massa, foi para não tocar no Webber, pq o Australiano entrou bem aberto na curva e fechou para evitar q o Massa mergulhasse no espaço que ele tinha deixado. Mas o toque do Hamilton acabou jogando o carro do Massa em cima do Webber danificando o bico.

E o Maldonado não jogou de repente, foi fazer a tangência da curva normal e que tava no direito dele. Tanto que na linha onde o Hamilton estava para contonar a Saint-Devout ele teria q jogar o carro para cima do Maldonado. Ou se fosse o contrário, o Pastor iria parar na área de escape. Na ultrapassagem em cima do Schummi, o Hamilton conseguiu emparelhar e impor a tangência da curva para ele. Tanto que não houve batida. O que pode se argumentar é q foi acidente de corrida, mas dizer q o Hamilton é o santo dessa história não.

Como eu disse, se todo mundo gosta de disputar freada com o Hamilton, o problema é do Hamilton e não dos outros pilotos.

Meio sem tempo para comentar....

Mas repito:

Quem está na frente NÂO TEM OBRIGAÇÃO DE SAIR DO TRAÇADO.

Desculpe-me B'Hengler, essa regra do pneu na frente do outro NÂO EXISTE, e nunca existiu.

Se fosse assim não seria necessario todas essas regras para tentar melhorar a ultrapassagem, afinal basta freiar depois e colocar meia a roda dianteira na frente da roda trazeira do outro e "esperar" o outro sair do traçado normal da pista...

Não é assim que a banda toca.

Nem precisa ver em camera lenta para ver que o Hamilton foi o unico a não usar o traçado correto, e que o Massa já estava dentro da curva tangenciando a mesma.

Basta olhar a foto congelada do youtube. O hamilton está a 90º a curva. Todos os pilotos terminam a tangencia por dentro da linha branca mais perto, o Hamilton passa as duas faixas.

O mesmo com o Maldonado, você está na frente, com fazendo o traçado normal porém um fdp coloca a roda onde não deve a culpa é sua? Por favor né? Os caras estão a não sei quantos quilômetros por hora não dá para ficar "conferindo" a cada curva se um doido resolveu colocar a roda onde não devia FORA do traçado.

Se não fosse uma curva tão fechada o Hamilton teria levado a pior, pois o Massa que estava no traçado iria acelerar e arrebender a asa do Hamilton, mas como a curva era quase de 180º o Hamilton meio que "empurrou" o Massa pelo meio do carro. Tanto que o Massa quase foi no muro do outro lado... Isso nunca acontece naquela curva, nem "errando" o traçado.

Ultrapassar daquela forma por ali não é coisa nem dos anos 60/70/80/90...

A maior prova foi que ele não conseguiu ultrapassar, quem não está no traçado correto não consegue, e foi o que aconteceu.

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