1 de abr. de 2009

Previsão de chuva: Kers x Difusores

No próximo fim de semana acontece em Sepang, o GP da Malásia de Fórmula 1 e as previsões do tempo não são das mais animadoras: 60% de chances de chuva.


O clima por Sepang nessa época do ano é muito chuvoso já que o calor é intenso e a humidade relativa do ar fica em torno dos 80% durante o dia e chegando a 90% durante a noite, situação perfeita para as tormentas tropicais "darem o ar de sua graça" durante o GP desse fim de semana.

Mas a questão desse post não é discutir se chove ou não, mas sim questionar:

"Em caso de chuva, é melhor ter um bom difusor que "segure" mais o carro no chão, ou um Sistema Kers para aproveitar as largas retas do circuito?"

Opinem!

Fonte:www.worldmeteo.info

24 comentários:

A chuva com o final do dia, vai ser muito mau porque vai ficar muito escuro...

Priscilla,
Boa observação do Kimi_cris sobre a chuva.
Acredito que o difusor continuará sendo A VANTAGEM.
Os pneus mudariam para macios e duros (não sei o que vai acontecer no caso de chuva, mas pela tradição, vão atrapalhar mais um pouco).

O fato é que parece que o piloto cada vez influi menos e ainda tem sempre os comissários querendo aparecer.
Será que estou mal humorado?

Bjs

Acho melhor ter o difusor porque se der acelerador corre o risco de perder o carro e ainda tem a aquaplanagem.....

Concerteza melhor tem um carro mais no chão com o Difusor a ter o Kers.

Se chover vamos ver uma supremacia muito maior do pessoal dos difusores. Alem de muitas rodadas da galera sem difusor.

Essa corrida promete!!

não existe duvida alguma, de nada adianta acelerar mais na reta se o carro no final dela não conseguir segurar.

o difusor vai ter um papel ainda maior nessas condições de pouca aderencia. agora sim vamos ver quem é bom de chuva mesmo.

Priscilla,
Veja no video, a opinião do Alonso e do Pedro de la Rosa sobre o KERS:
http://henrychannel.blogspot.com/2009/04/alonso-y-el-kers.html

Acredito em vantagens para o difusor...

A vantagem do KERS não é em longas retas mas em pistas onde se tem longos trechos de aceleração seguidos de freadas fortes e novos trechos longos de aceleração (ex: Monza)...

Por isso eles estavam utilizando o sistema três vezes por volta na Austrália, totalizando os 6s por volta que é o limite de uso do sistema... E o engraçado é que ninguém usava o KERS na reta principal, pois a tração era ruim na saída da curva de acesso...

Quando chove se coloca o máximo de downforce no carro... Quem tem o difusor "turbinado" vai sair longe na frente...

Sobre o caso do Trulli, você está coberta de razão Priscilla... Eu só acrescentaria uma coisa, se ficar provado que a McLaren mandou o Trulli passar ela deve receber a mesma punição... Quem tem que fazer isso são os comissários da prova e não a equipe...

a toyota pode ter desistido, mas os comissários de prova estão querendo esclarecer a história do Hamilton. Pq ele disse primeiramente q estava com problemas na comunicação de rádio, e depois diz q recebeu ordens para deixar passar.

O que o B'Hengler disse foi praticamente o que eu havia dito antes em outro posto. Não adianta kers se não há aceleração forte.

Se chover o Barrica ganha de ré!

Pô Wallacy...

Desculpa a "cola" aí!!! Mas foi sem querer...

Há uma idéia errônea que o KERS é bom em longas retas, na verdade ele é bom onde há aceleração longa, preferencialmente partindo de baixas velocidades... Depois de um tempo não faz mais sentido porque o motor chega em regime de rotação alto e aí o KERS não faz mais nada...

E a enquete de Priscilla se encerrou e a moçada tá acreditando na... Ferrari??? Estão acreditando mesmo no novo carro!!! Será que estréia logo???

Eu não reclamei, só citei mesmo...

A curva potência e velocidade final é exponencial e decrescente.

Um bom exemplo:

Um carro de passeio comum com 53 cv tem a velocidade final de 146km/h , porém um com 92,5 cv tem velocidade final de 176km/h.

Uma Lamborghini com 640 só chega a 341km/h! Ou seja pouco menos que o dobro da velocidade, porém quase 7 vezes mais potência... Podemos pegar também pelo Bugatti Veyron, que tem 1001 cv e chega a 405km/h... Quase 360 cv a mais para aumentar 65 km/h.

80 cv de força não vão ajudar em quase nada em um reta muito grande. Porém se for pequena demais também ele não vai conseguir ter "tempo" de passar... O kers aumenta em quase 10% a potência do motor... Isso com certeza ajuda e muito, se bem usado!

Ah, e eu acredito na Ferrari! Duvido que ela vá ficar mais de 4 corridas assim para trás...

Acho que com chuva a Brawn GP terá ainda mais vantagem. Pois a aerodinâmica refinada se acentuará ainda mais com a pista molhada. Vamos aguardar!

Pois é Wallacy, e ainda teria a diferença no consumo de combustível... Só que como o KERS utiliza a energia cinética do carro não conta da mesma forma que os carros de rua...

Eu acho que se essa história de que a Ferrari já gastou 20 milhões para desenvolver o novo carro com o difusor "turbinado" for correta ela está com informações privilegiadas da FIA, já sabendo o resultado do julgamento do dia 14 de abril...

A grande reclamação das demais equipes era saber se o equipamento era legal para poder gastar o escasso dinheiro desse ano em algo que não corresse o risco de ser vetado pela FIA...

De qualquer forma acho que RBR e BMW estão melhores do que a Ferrari e elas também vão aparecer com o novo difusor uma hora, o que complica muito a vida da Ferrari, uma vez que BrawnGP, Willians e Toyota continuarão andando bem, sem contar as novas McLaren e Renault...

De qualquer forma, nós, meros telespectadores, é quem sairemos ganhando... Ou não!!!

E esses pontos do começo do ano vão fazer toda a diferença novamente ao final do campeonato...

E aí, olha quem foi terceiro e quinto colocados na Austrália!!!

No meu modo de analisar, a Ferrari tá fora este ano...

Olha a mamadeira de novo aí, gente!!!

Ainda bem que a Priscilla não tem uma "criatura", ou by by blog!!!

Justissimo a devolução do 3 lugar para o Trulli...mas desclassificar o Hamilton e lhe tirarém o até o belo quarto lugar que conquistou...! Sendo assim...? Quém sabe, a FIA,não devolve o 2 e 3 lugares a VETTEL e KUBICA...já que faltavam apenas 3 voltas para o final da corrida..??

Desculpem a demora em comentar.

Estou totalmente de acordo com vocês!

O kers ajuda a chegar na velocidade final mais rapidamente mas o Kers nao aumenta revoluçoes e, de nada adianta ter o Kers, se nao tiver boa aerodinâmica ou boa traçao.

Fico com os difusores também!

@B'Hengler@RR1

Não é questão de informação privilegiada, mas sim recuperar o máximo de tempo e rendimento possivel caso seja aprovado. Porque a Mclaren, Renault, BMW e Renault estão ou vão ter q gastar um bom dinheiro para refazer o carro.

Oq é extremamente irônico, já q a FIA nesses ultimos meses andou "trabalhando" para diminuir o máximo possível os custos das equipes.

Pois Moyhenry...

Mas as equipes estão anciosas esperando a definição da FIA para iniciarem os investimentos, enquanto a Ferrari diz que já investiu 20 milhões!!!

as equipes não estão anciosas, elas já estão investindo.

de bobas elas tem nada, quanto menos GPs eles alcançarem a Brawn mais chances terão de disputar o mundial. aí tem q gastar dinheiro em todas as possibilidades mesmo se for para jogar no lixo depois.

"Potência não é nada sem controle". Sem dúvida, o difusor e melhor!

Olá Priscilla!!!

Torço para o KERS!!!

Dá-lhe Massa...

Com certeza se chover ganha quem tiver o melhor conjunto de difusores(para melhorar aderência no chão), ter também o KERS (para melhorar a aceleraçao seja nas longas retas ou mesmo em trehos cutos dependendo do circuito) e tam~bém a troca de pneus adequados para chuva nos pitstops.
Aí vamos ver quem é realmente o melhor piloto(com mais horas de teses com os tres items. Será que o Rubinho sabe correr mesmo com os tres itens e vai nos alegrar neste domingo!!!!

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