GP da Espanha

Espanha volta a ser "território Alonso"

GP da China

Alonso vence o "quebra-cabeça" chinês

GP da Malásia

Vettel "dá o bote" em Webber e vence a corrida

GP da Austrália

Raikkonen vence a primeira do ano

Vodafone deixará Mclaren no fim da temporada

Parceria terminará após 7 anos

31 de jul. de 2009

Ressaca da Hungria

O Tribunal de Apelações da FIA se reunirá no dia 17 de Agosto, a menos de 1 semana para o início das atividades do GP da Europa, para escutar os argumentos da equipe francesa sobre o acontecido no fim de semana da corrida na Hungria, que lhes valeu a exclusão para o próximo GP.


A FIA dará a resposta no dia 18 de Agosto e só então saberemos se Fernado Alonso e Nelson Piquet correm em Valência ou não.



A equipe BMW-Sauber anunciou, oficialmente, sua saída da Fórmula1. Após 3 anos de ascensão, a equipe alemã não vem obtendo resultados positivos na F1 e prefere investir em outras categorias do automobilismo, além de novas tecnologias.


Saltam rumores de que Peter Sauber poderia seguir o caminho de Ross Brawn e comprar a equipe alemã, com a diferença de que, no caso de Sauber, seria uma "re-compra".

Com isso, Robert Kubica e Nick Heidfeld ficam livres para negociar seus respectivos futuros.


Com o anúncio de retirada da equipe BMW, a FOTA já tenta tomar medidas e, parece ser que uma das ideias para o próximo ano seriam uma nova classificação: um máximo de 5 carros por ronda e apenas os 2 melhores de cada uma optariam à pole-position.


Outro tema que "voltou a tona" foi o de 3 carros por equipe.


Michael Schumacher já roda com um Ferrari. Schumacher provou em Mugello, com um carro de 2007, sem as especificações de 2009.


A idéia é que Schumacher volte a se familiarizar com a condução de F1. A equipe italiana tentará conseguir uma permissão das demais equipes, além da FIA, claro, para que Schumacher teste o máximo possível antes do GP de Valência, que acontece no dia 23 de Agosto.

Para se adaptar melhor ao F60 com Kers, Schumacher inclusive já perdeu alguns kilos.

Fonte:www.thef1.com

29 de jul. de 2009

Michael Schumacher será o substituto de Massa

Após muitos rumores sobre o possível substituto de Felipe Massa, que se recupera de um acidente durante a classificação do GP da Hungria, finalmente um nome.

E que nome! Michael Schumacher, que não precisa de apresentações, substituirá ao brasileiro no GP de Valência e em todas as corridas em que Massa não participe.


As notícias sobre a recuperação do piloto são cada vez mais positivas e a previsão é de que possa ir para casa ainda essa semana. Porém, a volta às pistas de Felipe deverá ser apenas no próximo ano e se isso se confirma, Schumacher correria 7 provas, quase metade do campeonato.

"Ainda que o assunto Fórmula 1 estava completamente acabado para mim, devido aos meus vínculos com esta equipe, não posso ignorar essa triste situação. Como bom atleta, fico feliz, entretanto, por este novo desafio" - foram as palavras de Schumacher em um comunicado através de sua página web.

Michael Schumacher tem 40 anos e volta à categoria depois de 2 anos e meio "aposentado".

28 de jul. de 2009

Troféu Blogueiros - GP da Hungria

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Opinem!

27 de jul. de 2009

O desespero de Valência

Depois do anúncio da FIA sobre a exclusão da equipe Renault do GP de Valência, não foi só a equipe quem se desesperou.

Como era de se esperar, os responsáveis pela realização do GP de Valência e os fãs espanhóis, também.


A equipe Renault, nada mais saber da punição, recorreu e pagou a quantia de 6000 €, estipulada pela FIA nestes casos(funciona como uma fiança, caso a equipe perca a ação). Resta agora esperar uma data para que a FIA possa rever a decisão.

Porém, a idéia de não ter a equipe Renault no GP de Valência - em especial ao espanhol Fernando Alonso - não faz a menor graça aos demais "envolvidos".

Com a crise econômica, o circuito de Valência reduziu o número de assentos - de 113.000 para 70.000 - e baixou o preço das entradas "avulsas".

No ano passado, ano de estréia do circuito, foram vendidos mais de 100.000 ingressos na primeira semana de venda.

Esse ano, a menos de 1 mês para a realização do Grande Prêmio, apenas 30.000 ingressos foram vendidos.

Além disso, o fato de Bernie Ecclestone ficar com o dinheiro dos 40.000 primeiros ingressos vendidos, poderia supor o caos para os realizadores da corrida.

Se a isso somamos a punição da FIA à Renault, então, imaginem?

A Valmor Sports, realizadora da F1 em Valência, pediu que a FIA reveja a decisão em nome dos fãs:



"Achamos que a FIA também deve pensar nos fãs já que, como todo mundo sabe, a grande maioria comprou entradas para ver ao Fernando Alonso. Eles não tem que pagar por isso" - comentou Jorge Martínez Aspar, vice-presidente da Valmor.

"Seria uma vergonha que perdesse a corrida, portanto confiamos em que tudo se solucione e que Fernando dispute esse GP"- completou.

A Prefeita de Valência, Rita Barberá, também comentou a situação e pede que a punição seja, ao menos, "adiada", que Alonso corra em Valência e deixe de correr em outro circuito que não "o de casa".

Aliás a Prefeita tocou em outro ponto: a peça da Brawn que atingiu Felipe Massa na classificação de sábado: Porque não puniram a equipe inglesa também?

O fato é que a FIA deve rever a punição antes do dia 23 de Agosto, data do GP de Valência. Até lá, o desespero espanhol continua.

26 de jul. de 2009

Renault não estará em Valência

A FIA excluiu a equipe Renault da seguinte corrida por ter permitido que Fernando Alonso saísse dos boxes mesmo não tendo certeza de se uma das rodas havia sido colocada devidamente.

A FIA entendeu que a Renault atentou contra a seguridade do seu piloto(Alonso) e dos demais participantes.

A não ser que haja uma apelação da equipe francesa, Alonso e Piquet não estarão no próximo Grande Prêmio da Europa, que acontece dentro de 3 semanas, em Valência.

Via Antônio Lobato

Gp da Hungria

O GP da Hungria teve um pódio que lembra o "dos velhos tempos": Hamilton, Raikkonen e Webber.


Lewis Hamilton, em uma corrida sem erros, venceu um Grande Prêmio movimentado ao princípio pelos abandonos mas sem muito "sal".

A Mclaren já havia demonstrado sua evolução no último Gp da Alemanha, mas infelizmente ainda não tinha podido demonstrar toda sua "artilharia".

A verdade é que nesse GP vimos não só a ascensão de Mclaren e Ferrari - poderíamos também, incluir a equipe Renault, ainda que não na mesma proporção - e o descenso da equipe Brawn.

Como Barrichello bem disse na Alemanha, "se continuarem assim, perderão os dois campeonatos". Button terminou na 7ª posição, e Rubens Barrichello foi o 10º colocado.

Na corrida, Alonso fez o que deveria: manter a ponta na largada e tentar abrir. Hamilton pulou pra terceira posição e, em poucas voltas já havia passado a Webber.

Com problemas na bomba de gasolina, Alonso teve que adiantar ainda mais sua parada. Na saída dos boxes, "a surpresa": a roda dianteira direita estava mal colocada e, o até então líder da corrida, viu como todo o trabalho do fim de semana ia "por água abaixo".

Para cúmulo, a roda se desprendeu e apesar de tentar voltar para a pista, o espanhol abandonou a prova. Parece que a Renault andou lendo alguns passos do fascículo da Brawn!

Hamilton herdava, portanto, a primeira posição. Posição essa que defendeu até o final sem cometer erros e demonstrando que a Mclaren pode sim voltar a brigar pela ponta.

Algumas posições mais atrás a briga ficou nas paradas de boxes. Em uma delas, Raikkonen passou Mark Webber e a corrida terminou assim.

Rubens Barrichello, que fez apenas uma parada, terminou na 10ª posição bem próximo de Kazuki Nakajima. Nelson Piquet foi o 12º colocado.

Jaime Alguersuari, estreante na categoria, terminou na 15ª posição, á frente de seu companheiro de equipe Sebastian Buemi, que errou e voltou para a pista.

Os mecânicos de Felipe Massa lhe fizeram uma homenagem antes da prova.


Os 8 primeiros foram:

1.Hamilton, 2.Raikkonen, 3.Webber, 4.Rosberg, 5.Kovalainen, 6.Glock, 7.Button, 8.Trulli

A Red Bull se aproximou um pouco mais da Brawn GP no campeonato de Construtores:

1.Brawn - 114 pts, 2.Red Bull - 98.5 pts, 3.Ferrari - 40 pts, 4.Toyota - 38.5 pts, 5.Mclaren - 28 pts, 6.Williams - 25.5 pts, 7.Renault - 13 pts, 8.BMW - 8 pts, 9.Toro Rosso - 5 pts

No Mundial de pilotos, Webber passa a ser o vice:

1. Button - 70 pts, 2.Webber - 51.5 pts, 3.Vettel - 47 pts, 4.Barrichello - 44 pts, 5.Rosberg - 25.5 pts, 6.Trulli - 22.5 pts, 7.Massa - 22 pts, 8.Hamilton - 19 pts, 9.Raikkonen - 18 pts, 10.Glock - 16 pts,...

25 de jul. de 2009

Cargas de Gasolina - GP da Hungria

Saíram as cargas de gasolina:


1. F.Alonso 637.5 Kg
2. S.Vettel 655.0 Kg
3. M.Webber 652.0 Kg
4. L.Hamilton 650.5 Kg
5. N.Rosberg 654.0 Kg
6. H.Kovalainen 655.5 Kg
7. K.Raikkonen 651.5 Kg
8. J.Button 664.5 Kg
9. K.Nakajima 658.0 Kg
10. F.Massa
11. S.Buemi 671.5 Kg
12. J.Trulli 671.3 Kg
13. R.Barrichello 689.0 Kg
14. T.Glock 679.2 Kg
15. N.Piquet 667.7 Kg
16. N.Heidfeld 658.0 Kg
17. G.Fisichella 680.5 Kg
18. A.Sutil 683.5 Kg
19. R.Kubica 666.0 Kg
20. J.Alguersuari 675.5 Kg

O gasto de gasolina por volta é de 2.0 Kg.

Como todos já prevíamos, Fernando Alonso é o mais leve do grid. Porém, isso lhe dá "opções":

- Se consegue manter a 1º posição e abrir uma boa diferença para os Red Bull pode se manter nas posições dianteiras e escolher a estratégia - 3 paradas ou 2.

- Se as coisas lhe saem mal e perde posições, opta por duas paradas e se mantém entre os pontos.

Terá 9 voltas menos que Sebastian Vettel. Mark Webber larga na 3º posição estando mais leve que Vettel, porém, o australiano admitiu um erro na última volta, o que lhe custou essa posição a mais.

Lewis Hamilton é o segundo mais leve dos 10 primeiros. Terá 2 voltas menos que Rosberg e 3 menos que seu companheiro Kovalainen. Cuidado com os Mclaren porque têm Kers e podem surpreender na largada.

Rubens Barrichello, que larga na 13º posição, é o mais carregado do grid.

Classificação - Gp da Hungria

Susto. Desinformação. Alegria. O treino classificatório do Gp da Hungria foi totalmente atípico.

Susto


Na final da Q2, Felipe Massa mantinha a 8ª posição quando uma mola, que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello segundos antes, na pista, voou e acertou em cheio seu capacete. O brasileiro ainda teve tempo de frear como pode a Ferrari antes de bater forte na barreira de pneus e perder o conhecimento.

Demora no atendimento: Felipe que não saia do carro; médicos; ambulância. O cenário não era dos melhores.

Foi levado em helicóptero ao Hospital mais próximo para maiores análises mas, felizmente, parece ter "apenas"um corte acima do olho esquerdo e nada mais. Segundo informações, inclusive de Rubens Barrichello, Felipe já estava consciente e falando.


Desinformação


Depois do atraso na Q3, devido ao acidente de Massa, os pilotos saíram para a pista e tudo levava a crer que seria uma das "qualys" mais disputadas até então. E não foi diferente.

Ao contrário de outros GP's, a Brawn não brigava pela pole - Barrichello, inclusive, ficou na Q2, largará na 13ª posição -, mas apesar disso, somaram-se a "brincadeira", Mclaren, Rosberg e Alonso, além, claro, da Red Bull.

Porém, nos minutos finais do treino, algo nunca visto antes, aconteceu: Time Living da FIA, "pifou".

O treino terminou sem um pole position!!!! Os pilotos estacionavam seus carros na área de "parking" e tentavam trocar informações para saber as posições.

Caos, ao vivo, na F1. Nunca um piloto demorou tanto em comemorar uma pole;)


Alegria


Ao final, as posições: Fernando Alonso volta aos primeiros lugares do grid, e em grande forma: na pole-position. Os pilotos da Red Bull lhe "escoltam": Vettel em 2º e Mark Webber, na 3ª posição.

Sobre Felipe Massa, as boas notícias chegam cada vez mais positivas. Melhoras Massa!

Os 10 primeiros:

F.Alonso 1:21:569
S.Vettel 1:21:607
M.Webber 1:21:741
L.Hamilton 1:21:839
N.Rosberg 1:21:890
H.Kovalainen 1:22:095
K.Raikkonen 1:22:468
J.Button 1:22:511
K. Nakajima 1:22:835
10º F.Massa -----


***Atentos a qualquer atualização***

-Atualizaç
ão[11:34]

Stéfano Domenicali informou a Gazzetta dello Sport que Felipe Massa não correrá amanh
ã o Gp da Hungria.

-Atualizaç
ão[16:00]

Em um comunicado, a equipe Ferrari informou que Felipe Massa foi "operado com sucesso" da fratura no osso que sofreu no acidente de hoje.

"O exame médico evidenciou um corte na testa, uma lesão óssea supra orbital - em cima do olho - e uma concussão cerebral e estará em observação na UTI"

24 de jul. de 2009

Treinos Livres - Gp da Hungria

O piloto da Mclaren, Heikki Kovalainen, foi o mais rápido do treino livre dessa manhã, na Hungria.


Nico Rosberg foi o segundo mais rápido, com Lewis Hamilton logo em seguida.

A equipe Mclaren segue mostrando que a evolução, demonstrada na Alemanha, não foi por acaso e que seguem tentando melhorar suas prestações.

Lewis, que havia sido 3º na parte da manhã, marcou o melhor tempo na parte da tarde. Kovalainen formou a "dobradinha" dos treinos.

Presente entre os 3 primeiros, mais uma vez, estava Nico Rosberg.

O estreante do dia, Jaime Alguersuari, deu 80 voltas pela manhã e 40 mais, pela tarde. Marcou os últimos tempos da tabela nas 2 sessões, logo atrás de seu companheiro de equipe, Sebastian Buemi.

Confira os tempos:

- 1ª Sessão de Treinos Livres
- 2ª Sessão de Treinos Livres

22 de jul. de 2009

Um pouco mais sobre Jaime Alguersuari

Depois do anúncio feito pela equipe Toro Rosso, de que substituiría o piloto titular, Sebastian Bourdais, por um novato, Jaime Alguersuari, o que nao faltou foram opiniões a respeito da decisão tomada pela equipe e sobre o próprio Alguersuari.


Segundo comentam, o programa de jovens pilotos da Red Bull estava ameaçado.

A proibição dos testes limitou o programa e uma das soluções encontradas pela Red Bull foi "promover" seu melhor piloto para que esse ano aprenda e ano que vem possa disputar o campeonato buscando metas.

Porque Alguersuari?

Em uma reunião com os chefes da equipe Red Bull e Toro Rosso, alguns nomes estiveram "na mesa", mas ao final se decidiram pelo jovem espanhol.

Alguersuari começou sua carreira em 1998 e hoje, aos seus 19 anos, tem o melhor palmares da Espanha em questão de campeonatos e vitórias - 118 corridas, 17 vitórias, 17 poles e 36 pódios.

Jaime também é conhecido por sua precocidade nas pistas:

- Piloto mais jovem em vencer um corrida de F-Renault 2.0 winter Italiana(16anos),
- Piloto mais jovem em subir ao pódio na Eurocup F-Renault,
- Piloto mais jovem em conseguir a pole-position na F3 Britânica(17),
- Piloto mais jovem em vencer na F3 britânica e,
- o que era seu recorde mais importante, até agora: Piloto mais jovem em vencer o campeonato da F3 britânica, superando o recorde que era de Ayrton Senna(18).

Ao vencer a F3 Britânica, com 18 anos, Alguersuari conseguiu a "superlicença", que lhe permite correr na F1.

Esse ano, Álvaro Ademá esteve com Jaime em uma conversa bem legal, logo após a conquista do campeonato da F3 Britânica.

Confiram a entrevista e conheçam um pouco mais sobre a mais nova estrela espanhola:

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