27 de abr. de 2010

F-Duct's

As equipes preparam grandes melhoras para seus bólidos , a partir do Gp da Espanha que acontecerá em pouco mais de 1 semana.

A Espanha é o Grande Prêmio escolhido para as melhoras aerodinâmicas onde todos esperam melhorar alguns décimos -algumas equipes falam em até 4 décimos a partir de Montmeló.

Entre as "melhoras" esperadas está o F-Duct. Depois da eficiência mostrada pelo invento, da equipe Mclaren, algumas equipes já fizeram seus testes, inclusive em pista para "ajustar" o F-Duct para as seguintes corridas.
A Ferrari foi a mais fotografada, mas não foi a única:

F-Duct Ferrari



F-Duct Williams


Ferrari e Williams parecem seguir o conceito de F-Duct da Mclaren, assim como já havia feito a Sauber, porém, a Mercedes testou "algo" totalmente diferente em seu carro.

F-Duct Mercedes

O F-Duct da Mercedes é um pouco mais simples que o apresentado pela equipe Mclaren: Duas pequenas aberturas(1) no aerofólio enviam ar, através do canal que vemos nas fotos, para uma abertura na parte posterior do aerofólio(2).

O sistema é controlado por sensores de pressão em ambas superfícies do aerofólio.


À espera de Barcelona para "descobrir" as novidades...

Fonte:www.efectosuelo.com
www.formula1.com

53 comentários:

Muito bém vamos lá!

Dúvidas ??? O funcionamento desse F-DUCT, nas outras equipes...sera o mesmo esquema da Mclaren???

Ou seja...o piloto irá aciona-lo, também com joelhos??? ou usarão outras forma para aciona-lo????

Fico no aguardo minha cara Priscilla...ou um outro nobre participante da côrte...que queira me dar uma lúz!!!

O da Ferrari é acionado por algum outro esquema. Li em algum lugar que o ar provem do radiador e não de alguma abertura como na Sauber e McLaren.

O da Mercedes é o que estou mais curioso. Ainda não consegui imaginar como que aquela simples peça só vá funcionar na reta e não nas curvas de alta também.

Hm, vendo a imagem novamente tem um fio que passa por toda a asa até a peça. Talvez o acionamento do F-Duct da Mercedes seja por algum comando elétrico.

Dando uma olhada no site Oficial da F1, achei a explicaçao sobre como funciona o "F-Duct" da Mercedes. Acho que nos tira as dúvidas.

Atualizei o post...

Bóm dia a todos. "indo pro trampo agóra"....Obrigado pelas explicações que nos levam a outra hipótese...

Nas Mclarens os "DUCT`s funcionaram bém...!!

As outras copiaram ,mas inovando o sistema...Conclusão..se for eficiente também nos outros carros...

O DUCT...Mclaren já poderá estar "obsoleto" com apenas cinco corridas???

A teoria e a prática parecem ser bastante simples. Acho que podemos dizer que em apenas cinco corridas estarão obsoletas.

É isso ai...Lee...valeu e fuiiiii!!!...

Sei lá...

Mas o regulamento diz que o carro não pode ser "alterado" para influenciar na aerodinâmica... Por isso que o F-Duct da McLaren foi aprovado, pois o acionamento era feito pelo "joelho" do piloto...

Acionamentos elétricos e outros tipos não seriam autorizados e explica o "por quê" da McLaren ter adotado tal medidas ("joelho")...

Mercedes vem com acionamento elétrico!!! Isso é a cara do "Ross Brawn"...

Kkkkkk...

Era bem mais fácil a FIA ter proibido o dispositivo desde o início!!!

O departamento técnico da FIA sempre está fazendo cagada. Foi assim ano passado com os difusores duplos.

Tem mais... Olhando melhor as fotos, o F-Duct conceito da McLaren, copiado por Ferrari e Williams, utiliza ar para provocar um "stol" na asa traseira em alta velocidade, o que foi aceito pela FIA...

Mas a Mercedes está utilizando um artifício para retirar ar da asa traseira, o que pode ser interpretado como aerofólio móvel, o que é ilegal...

Nas demais equipes se utiliza ar frontal do carro, prejudicando a aerodinâmica, para compensar com ação sobre o aerofólio traseiro... Na Mercedes se utiliza o ar do próprio aerofólio traseiro para fazer o papel, dando um ganho duplo, pois não perde efeito aerodinâmico e quando em ação usa ar do aerofólio para provocar stol, ganhando efeito duplo... Acho que vai ser reprovado ou as coisas vão perder o rumo na F1 2010...

* McLaren

Esse video explica muito bem como funciona o F-duct da McLaren.

http://www.youtube.com/watch?v=YZ86yAAExWo

Basicamente é o seguinte, o ar vem pela entrada na frente e vai para o cockpit do piloto para sua refrigeração, quando o piloto tapa o buraco com o joelho esquerdo (perna do freio), durante a reta, o ar tem q ir para algum lugar e esse lugar é o duto que vai até o aerofólio traseiro.

Na verdade não é esse ar que vai ser usado para estolar a asa traseira. Ele vai ser usado para empurrar o ar que vem da entrada superior.

-----

Existe uma grande diferença entre o da Mclaren e as cópias. A entrada de ar frontal da Mclaren é composta de 2 entradas, 1 para refrigerar o motor e outro para jogar o ar direto para traseira. Enquanto as outras equipes so possuem uma entrada simples. Esse ar que entra não é suficiente para dar grandes melhorias aerodinâmica.

Quando ao da Mercedes, o duto encontra-se por baixo do carro.

"Até agora, Schumacher nunca teve um companheiro realmente competitivo. Seus sete títulos são, para mim, um número enganoso. Estamos vendo a prova agora contra Nico Rosberg, que se colocou como o número um da equipe ao ser mais rápido que Schumacher em todas as circunstâncias."

Até que vcs tem razao sobre o tema Mercedes, mas isso tá mecheirando entao a treta: Schumacher sequer faz um pódio, "toma pau" do Rosberg, Ross Brawn diz que mudarao coisas no carro para adaptar-se ao estilo Schumacher, aparece o F-Duct...

Enfim...Teorias, de momento, teorias

Kkkkkkkkkkkkk...

Carro "ao estilo Dick Vigarista"!!! Seus carros sempre foram cheios de itens irregulares... Então vai estar perfeito!!!

Kkkkkkkkkkkkk...

E mais uma gargalhada prá frase do Stirling Moss... O de verdade, né!!!

Kkkkkkkkkkkkk...

Isso sim é SHOW de explicações!!!

Também acho que tém gente confudindo as coisas...ou querendo dar o "pulo do gato" como foi ano passado.

É esperar Barcelona para adivinhar quém foi mais "velhaco"...e nesse quesito....há!!! ROSS BRAW?????

Pode até ser impressão minha?...

Más o blog ta me parencendo meio quê.."rosado"..não???

Kkkkkkk... Esse Latueiro...

Meu filho vive apontando para o "au-au" lá do alto... Kkkkk...

Me diga uma coisa amigo, você prefere ser chamado do velho e bom "Latueiro" ou vai preferir encarar o novo "codinome", Silvio???

Com a palavra: Latueiro (Silvio???)

Kkkkkkkkk...


PS: e o site tá rosa porque a blogueira é mulher, se fosse homem seria azul-grêmio... E não, não seria azul-cruzeiro porque tá em baixa...

I PA TIN GA GA GA GA GA GA GA GA...

RT: Tanto fáz B´HENGLER...foi apenas opção de não mais usar nick,ok!

"Que a dona do blog é mulher...eu sei né!!!

Com relação a opções no futebol...pior é eu que tô penando com o "RICARDÃO" lá no morumbi....

"RICARDÃO" no Morumbi não é problema...

Problema seria o "RICARDÃO" na tua casa!!!

Kkkkkkkkkkk...

"Pelo menos enquanto eu olhar pra patoa...e confiar nela...não tenho esse medo não...agóra no morumbi tá feia a coisa."

A volta do Shumacher na F-1 é como a volta do Ronaldo no corintians, se todo mundo não "jogar" a favor dele só vai dar vexame.

Pior que as outras equipes vão tentar usar o argumento da "jurisprudencia" e apelar para a diferença técnica entre um piloto usar o joelho e apertar o botão, exceto é claro pelo desconforto do piloto.

Esse é o problema de dizer que "com o joelho pode", porque dai você vai ter que dizer que com a mão também pode, com as costas pode, com a manivela também pode, e finalmente com algum dispostivo eletronico também.

Não existe nenhum "artigo" que exige que o piloto use partes do corpo, foi ai o erro da FIA ao aprovar o tal F-Duckt. A questão toda era se é certo ou não usar o vento para "dobrar" a asa traseira. A partir do momento que ela diz que sim tudo vira questão de criatividade.

Alguem duvida que esses dutos vão ser proibido ano que vem??

Latueiro, digo.. Silvio. Tem como trocar o nome de exibição e voltar para Latueiro.

Meu caro WALLACY?...

A noite, quando chegar da oficina, voltarei o velho perfil "latueiro" esse trém parece virús de computador...eu mesmo estou com dificuldades pra me livrar dele.

Quanto ao falado DUCT...Só na corrida de Barcelona...saberemos quém foi mais "esperto" pra não mencionar outros nomes.

E a "DONA F.I.A"....Vai ter que engolir mais essa!!!

Eu duvido q será proibido. As equipes estão chiando muito pouco. Os difusores duplos, triplos, sei lá em qual estágio já etão serão banidos por vontade das próprias equipes. Mas o F-Duct houve muito pouca vuvuzela no ouvida da FIA.

Também tenho minhas dúvidas de se será proibido. Tudo vai depender mesmo da criatividade das equipes em criar seus próprios F-Duct's.

Se a coisa começar a beirar o imaginável, aí acho que proibem. Se a invençao nao melhorar muito o desempenho, acho que deixam...

Sobre o blog "rosa": Nada de rosa aqui nao Latueiro! Camisa rosa é em outro blog...hahaha. Aqui as cores sao verde, branco e grená...!;)

As equipes não vão chiar porque é barato para elas copiar. Já o difusor era caro "baragai".

Mesmo assim acho que o F-Duct da Mercedes vai ser "barrado no baile"...


Em breve teremos a primeira prova de fogo do Jean Todt no comando da FIA, a Ferrari está sendo acusada de fazer propaganda subliminar de cigarro nos carros... Aí vem a pergunta, será que Jean Todt tem peito???


Essa eu quero ver!!! Pelo que conheço da categoria nos últimos 328 anos eles vão alegar que a Ferrari agiu "sem intenção", muda a distribuição das cores dos carros e uniformes e tá tudo certo...

Desde que eu vi pela primeira vez aqueles códigos de barras eu sabia que era propaganda da Malboro. E nem fumo, nunca fumei. Na pesquisa da FOTA sobre quais marcas vinculadas a F1 que se lembrava a primeira foi a Marlboro. hahahaha

Aquilo lá não é mensagem subliminar.

É muita ignorancia desses médicos ingleses que só hj que viram a tática da empresa para driblar a lei anti-tabaco. Mas criticar o vermelho. Vão obrigar a Ferrari a pintar os carros de amarelo?

Uashuashuashuashsashua...

Mas a crítica não é ao vermelho, mas à combinação de cores que lembra as embalagens de cigarros da Marlboro...

"Só isso"!!!

Eu preferia a Ferrari de azul, tanto é que sempre recusei os insistentes convites de pilotar o carro porque aqueles "colorados" insistem no vermelho... E nem compro mais Ferrari por causa disso...

Kkkkkkkkkkkk...

Na verdade "combinação de cores" não é a expressão certa da verdade, é "distribuição das cores" no carro que é o problema...

Aquele desenho que você chamou carinhosamente de "código de barra"...

Kkkkkkkk...

O problema é que esse código de barras está aí tem quase uma década. E só hj foram chiar. Me lembro muito bem alguns anos atras quando em alguns países ainda não tinham leis severas de restrição à propaganda de tabaco, no lugar do código de barras vinha o logo da Marlboro.

Agora que fizeram a genial descoberta, vão argumentar que o código de barras faz com que as pessoas se interessem pelo fumo? Vão ter que argumentar muito para conseguir acabar com o patrocinio da Marlboro.

Mas mensagens subliminares são assim mesmo...

Seguem alguns exemplos:

O casal e o "bebê"...
http://3.bp.blogspot.com/_36usZcvPGRw/Rx1ma8Q09hI/AAAAAAAABJY/xNKTEqNcEuY/s400/casal.jpg

Euro:
http://www.mensagens-subliminares.kit.net/subliminares/euro3.jpg

Kappa:
http://afraneo.files.wordpress.com/2008/03/mensagem-subliminar.jpg

Bóa noite galera.

Pra mim...apenas mais uma invenção de moda...já que a f1 descobriu esse "filão" que é estar sempre ém evidéncia na midia.

Basta jogar na midia uma declaração tal...e pronto.

O site é de F1, mas mudando para futebol, ontem e hoje assisti aos 2 melhores jogos do ano...

O melhor, ontem, entre Atlético Mineiro e Santos e o segundo melhor, hoje, entre Fluminense e Grêmio...

Desculpe aí Pri, mas eu avisei que o Muricy estrearia com 2 derrotas!!!

GRÊÊÊMIOOO...
GRÊÊÊÊÊÊMIOOOOOO...
GRÊÊÊÊÊÊÊÊÊMIOOOOOOOOO...
GRÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊMIOOOOOOOOOOOO...
GRÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊMIOOOOOOOOOOOOOOO...

Jo*er B'Hengler,

Passei cedinho no blog pq sabia que vc ia ter alguma mensagem pra mim...rs

Nao vi o jogo(o fuso me mata) mas quando vi o placar, pensei: "lá vem o B'Hengler!"rs

Sobre o tema Malboro estu de acordo com o Lee: Depois de anos que a Ferrari está assim ele "descobrem" o tema da Malboro e agora vem encher o saco. A neim!...

Acho que 3 semanas sem F1 nao faz bem a eles tao pouco, viu?

O "BRASILEIRÃO" Taiii moçada...e o Muriçy...já mostrou que nessa competição ele é fera.

Dificil foi ver eles darém um jeito do "PALESTRA" vencer de qualquer forma ontém!!!

"Esse é o futebol brasileiro"

Muito melhor um Palmeiras nas semi-finais...do que um Atletico Goianiense.....

Tá chegando o dia que o Latueiro foge da net...

Achei uma postagem no blog do Rodrigo Mattar que é muito boa... Vou "copiar" alguns parágrafos:

"Para se fazer justiça: não é impossível lembrar da morte de Ayrton Senna, que completa 16 anos neste sábado, sem nos referirmos a Roland Ratzenberger, o austríaco que tentava se classificar para o seu segundo GP de Fórmula 1 com o Simtek S941 Cosworth, e que morreu na tarde de 30 de abril, na sequência de um brutal acidente sofrido na curva Villeneuve no fim de semana mais trágico do automobilismo austríaco, brasileiro e mundial."

"Naquele ano de 1994, com 31 anos de idade, Roland realizou o sonho de entrar na Fórmula 1. Comprou uma vaga na Simtek por cinco corridas, onde correria ao lado de David Brabham. Não se classificou em Interlagos e em Aida, no Japão, fez sua única largada na categoria: último no grid, chegou em 11º e ficou felicíssimo."

"Durante o Globo Esporte, a notícia: Roland Ratzenberger estava morto. E ninguém me tira da cabeça que tudo aquilo feito para “salvar” o piloto foi puro teatro. Se o óbito fosse declarado na própria pista, não teria corrida, o GP de San Marino seria cancelado. Em nome do $how, o programa continuou e Ayrton Senna, profundamente chocado com aquele circo de horrores, planejou uma homenagem que contou ao empresário Julian Jakobi: pediu uma bandeira da Áustria que tiraria do bolso do macacão na volta de consagração, caso vencesse."

"Ayrton faria uma homenagem merecida a Roland Ratzenberger. Mas infelizmente não pode realizá-la."

"E a Fórmula 1 esqueceu-se de Roland Ratzenberger."

Lembro-me dessa história.Parece que a bandeira austríaca que ele levava no bolso foi entregue ao seu irmão, Leonardo Senna.
O Gerard Berger mal saiu do enterro do Senna e voou para o funeral do compatriota Roland RATzenberger.
Pilotos que correram com (e contra) ele disseram que sentiram muito sua perda e que o choque de sua morte foi abafado pela morte do Senna.A mídia explorou tanto o drama do brasileiro que a morte de Roland ficou em segundo plano.Uma pena.

É...!!! Tá feia a coisa!

Por isso mesmo estou aqui.."tranquilo e de bém com a vida" e baixando "Vieira e Vieirinha"...só catira do bão sô!hehehe. E como não poderia deixar de ser, Nelsinho Piquet, está ém Portugal...testando um GT-3 FERRARI 430....preocupado ele não???kkkkkkkkkkkkkkk....

Tá feio aí em Goiânia Latueiro, já que o Goiás sequer chegou à final do campeonato goiano... Já no sul (SC e RS) tá tudo azul...

Em São Paulo "quase" azulou e em Minas... Bom em Minas vamos deixar apenas o link do vídeo da Paula Fernandes, porque no futebol nosso amigos cruzeirenses sequer chegaram à final também, segundo eles "se poupando para a Libertadores"...

Kkkkkkkkkkk...

Seio de Minas:
http://www.youtube.com/watch?v=jhzm3ytpgg8

Pra mim tá tudo "bonito" aqui ém Goiania, meu amigo B´HENGLER.

Meu "vila nova ou TIGRÃO como queiram"...pelo menos não deu o "VEXAME"...que estáva pré-anuciado por vir,ufá...kkkkkkkkkkkkkk

Tem "CTG" aí em Goiânia, né... Tem em tudo que é "pivoca", não vai ser aí que não tem!!! Sabe o que significa, Latueiro???

CTG = "Crêmio Tinovo Gambeão"


PS: Tem que pronunciar igual aos "alemon"... Kkkkkkkkk...

B'Hengler, faça o favor de não nos provocar.Não estamos na final do mineiro apenas por termos um acordo com nosso rival, o Patético Mineiro.
Eles guardaram nossa vaga na Libertadores durante o brasileirão inteiro en troca da oportunidade de chegar à final do Mineiro.
Um abraço aos gremistas campeões...

E pra variar...não interessa se o time do santos,foi o melhor ém tudo nesse PAULISTÃO!!

Mas que "operaram o ST ANDRÉ"...nessa final....HA isso operaram!!!

heheheheh... POis eu só falo de Copa do Brasil....

Me aguarde B'Hengler!!! Vao entrar de "salto alto" depois do título e a "máquina tricolor", vai se classificar....

Até poderia acontecer Priscilla...

O Grêmio é terrivelmente ruim jogando como favorito... Sempre foi assim... Tanto que ficamos campeões perdendo o jogo em casa!!!

Apesar que você está certíssima em sua última afirmação: "a "máquina tricolor" vai se classificar"... O difícil é saber qual delas!!!

Kkkkkkkkk...

Tricolor só existe um B'Hengler, o das Laranjeiras, o resto é time de três cores....

Pri...

O tricolor do sul é "IMORTAL"...

E "IMORTAL" sim só tem 1... E não é o Highlander!!!

Kkkkkkkkkkkkkk...



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