6 de mai. de 2009

Montmeló se aproxima

Mais do que uma simples corrida onde o mais difícil parece ser ultrapassar, o circuito de Montmeló, em Barcelona, marca o "início" do Campeonato Mundial para muitos pilotos e equipes, além de representar a chegada da Fórmula1 à Europa.

Apesar de ser um circuito onde os pilotos o fazem de olhos fechados, devido aos inúmeros testes invernais que ali acontecem, Montmeló representa um marco para muitas equipes: o recomeço.

O circuito de Barcelona segue sendo exigente para carro e piloto - já não tanto exigente como antes já que o traçado foi modificado a alguns anos e perdeu um pouco de velocidade - e principalmente com a aerodinâmica.

Para que o carro vá bem em Montmeló é necessária uma alta carga aerodinâmica para aguentar as várias curvas rápidas das que dispõe o circuito.

Com um asfalto bastante abrasivo e longas curvas rápidas, os pneus continuam tendo um papel muito importante neste circuito. Esse ano a Bridgestone levará para o primeiro GP europeu, os compostos duros e macios, sendo os duros o ideal para o tipo de circuito.

Há de se cuidar principalmente dos pneus dianteiro-esquerdo que sofrem muito com as longas e exigentes curvas do circuito.

A exigência quanto ao motor não é tão alta, porém, as altas temperaturas jogam em contra nesse caso, assim que é bom ficar de olho, também, no esforço dos motores.



De qualquer forma, as equipes têm bem claro que a classificação é crucial nesse GP já que a falta de pontos de ultrapassagens dificultam a tentativa de evoluir em posições.

Como eu comentava ao princípio, para as equipes, Montmeló significa "recomeço".

Recomeço porque a F1 volta a seu "habitat natural": a Europa, e a partir da Espanha os carros ganham novos pacotes aerodinâmicos, novas peças, novos ajustes que podem mudar o rumo para o resto do campeonato.

19 comentários:

Priscilla,
Quando você fala "Para que o carro vá bem em Montmeló é necessária uma alta carga aerodinâmica" e o James Allen fala "they(BrawnGP) expect between two and three tenths of a second from the (NEW) package. ", a perspectiva é de continuiar a superioridade da BrawnGP.

A Ferrari já falou que melhora, mas não o suficiente e o desejável. Eles adiantaram o que estava planejado para Turquia e Silverstone, o que de uma certa forma é temeroso sem testes (a tal da confiabilidade em risco...)

Acho que a McLaren continua sua ascenção leve, suave e confiável...

Renault, eu não sei. O próprio Pat Symonds não fala com muita confiança...

BMW e Williams devendo...

As outras, ainda não sei direito, mas a Red Bull e Toyota estão em bom momento...

Bjs,
Henry

Priscilla...
- Já enviei em wmv, mas por via das dúvidas reenviei agora a pouco, é um pouco pesado, 11,8 mb...
- a seta que indica o sentido dos carros no mapa do circuito de Barcelona não está ao contrário???
- falei que a Hortência tinha tomado umas!!! Já pediu desculpas...

Henry...
- STR vem com difusor novo para testar as alterações que serão feitas na RBR, nada bobo o Newey...
- Renault e McLaren devem aparecer com difusor duplo definitivo...

E está chegando uma das provas mais chatas da temporada... Espero que as novas regras revertam o marasmo das corridas em Barcelona dos últimos 15 anos... Sinceramente, não entendo como um circuito deste ainda está na F1... Será que na Espanha não tem uma pista com um ponto de ultrapassagem pelo menos???

É isso aí, B'Hengler

Eu gostaria de saber com mais detalhes como funciona esse desenvolvimento Red Bull/Toro Rosso...

Será que é: se der certo, foi o NEWEY que fez, se der errado, não é com o ADRIAN...

Hahah..Tem razao B'Hengler. Nem tinha percebido. Vou mudar a foto.Ah! Obrigada pelo email, vou dar uma olhada e depois comento.

Sobre as mudanças, desconfio um pouco da Mclaren. Foi a que menos falou sobre evoluçoes e pode ser a surpresa do fim de semana.

Bolas..estou aqui "queimando de febre" Mas vamos aos fatos do gp de Barcelona. Tudo que consegui ler, e extrair algúma coisa,das equipes e pilotos....farei uma análise mais concreta na segunda feira.!! Valeu galera...

E ae pessoal... vamos começar os preparativos para mais um GP.

Gosto muito desse circuito de Barcelona, não pela falta de pontos de ultrapassagem, mas pq é praticamente pé embaixo o tempo todo com muitas curvas.

Sobre o q veremos nesse GP...
- Ferrari apresenta difusor duplo e novo chassi (15kg a menos);
- STR tambem vem como difusor duplo teste q o Adrian Newey que fazer antes de colocar no carro da RBR;
- Force India com uma evolução do difusor ja apresentado no Bahrein.
- Brawn vem com novo pacote aerodinamico que pode render 2 a 3 decimos de segundos mais rapidos;
- A BMW Sauber não vai usar o KERS;
- Sobre a McLaren não vi nada por ae, mas bem provavel que venham com melhorias.

Henry...
- Os carros da STR e RBR são praticamente iguais... Acredito que a única diferença está na cor... Mas isso é proibido pelo regulamento, então deve ter uma diferença, até aí beleza, o problema é achar!!!
- Estes carros estão com uma suspensão traseira invertida para deixar o centro de gravidade do carro mais baixo e melhorar a estabilidade... Para adaptar o difusor duplo é necessário alterar a suspensão e isso afetaria demais o desempenho do carro... Não querem arriscar no time que está ganhando...

Latueiro...
- Sempre fugindo da raia... Assume aí os seus palpites... Eu vou esperar os treinos livre e daí opino...
- Vê se cuida dessa febre... Acho que 5 UTIs já são suficientes para o histórico de qualquer um... Prá quê mais???

Raphael...
- Quanto a isso, sobre o circuito de Barcelona ser prazeroso ao piloto, você está coberto de razão... Ele é perfeito para o piloto, mas, infelizmente, péssimo para os telespectadores... E como, "por enquanto", eu sou um telespectador...

Priscilla...
- Veio um aviso do "hotmail", sua caixa postal não está cheia??? Ou o arquivo é muito pesado!!!
- Se tiver skype posso mandar por lá!!!

Pode não ser das corridas mais animadas, mas acho que mais do que nunca a F1 precisa voltar às suas raízes europeias...

Pri, F1 voltando pra Europa, isso é sempre bom, mas uma duvida: os neuroticos de plantao diziam que o GP talvez fosse feito a portoes fechados (foi o que eu li, ao menos). Isso realmente ocorreu aí?

Bóm dia galera. Hóh! noite ? um frio lá fora, e eu aqui, quente e com frio ao mesmo tempo. É..!! B`HENGLER....Mas tá tudo bém,nada como mais um dia de trabalho....para que as coisas irém se acertando. Sobre a f1...estou como a maioria de voçêz? Apenas lendo especulações, que vão saindo. Vamos ver se até a noite,já tenha noticias mais claras e menos especulativas...abs

Carol,

Foram só boatos viu?!

Inclusive hj tem "jornada de portas abertas" onde quem tem ingresso para os 3 dias de GP pode passear pelo paddock com direito a sessao de 30 hora com todos os pilotos dando autógrafos e tirando fotos.

B'Hengler,

Eu nao entendo muito de Skype, mas meu usuário é "pri.bar". Se quiser mandar por aí, eu vejo se consigo abrir aqui. AH! Outra coisa: aquele 1º arquivo que vc mandou eu abro com que programa? Talvez instalo e nao dou mais trabalho;)

Priscilla...

Não sei o que está acontecendo, só ontem mandei o arquivo duas vezes, uma delas compactado, e voltou... Então vamos ao plano B, que você comentou acima...

Eu abro os arquivos rmvb no Media Player Classic, tem um codec no superdownloads, o link é:

http://superdownloads.uol.com.br/download/79/real-alternative/

Depois você reconfigura para os vídeos anteriores abrirem no seu tocador de vídeos tradicional e os arquivos rm e rmvb para abrir no Media Player Classic...

Se não conseguir, me avisa, aí é no skype mesmo...

Priscilla,
"Renault has abandoned KERS at least for the next seven races, the Spanish sports newspaper Diario AS claims. "
http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/090507104735.shtml
Nelsinho fala:
http://jovempan.uol.com.br/blogs/f1/2009/05/07/nelsinho-tenta-ganhar-moral-em-barcelona/
Não estou gostando das notícias da Renault...
Bjs

Henry,

O lance do Kers a gente já sabia. E é coerente. Montmeló necessita uma balanço super ajustado do carro e o peso do Kers poderia prejudicar ao invés de ajudar. Sem o sistema eles distribuem o peso como melhor lhes convém.

Sobre o Piquet:
Mais uma vez nos resta esperar para depois opinar.

Priscilla, estou sabendo que vc é fã do ALONSO, parabens tem bom gosto, estou entrando no seu bate papo como é conhecido por aqui na nossa terra, atravéz de um conhec edor de F1, o meu amigo B´hengler,o cara conhece tudo fe F1,estou achando muito legal parabens pelo seu bloog, nao conheço o latoeiro mas sei que ele é piquet parabens tem bom gosto, mas como gosto de f1, sou fã de um seleto grupo que para mim se resume em piqueshumylonso. respeito a concorência como SENNA, PROST, E COMPANHIA. AO AMIGO B´HENGLER E PRI tudo de bom;

Grande Brizola...

Se eu conheço tudo de F1 imagine você... Esse é meu amigo que grava todas as corridas de F1 desde 1984 e os treinos desde que começaram a ser transmitidos, acho que em 1991... E eu que sou "entendido"... Uashahasasshau... Assiste ao GP Brasil ao vivo desde quando, 198???

Apareça aí sempre Brizola, sei que tu não é muito amigo do computador, mas é por uma boa causa...

Valeu e até...

Valeu, Brizola!!

Seja sempre bem-vindo pra bater um papo com a gente por aqui.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More