9 de nov. de 2008

Fernando Alonso ja sabia do R29

Muito se falou todo esse ano sobre onde correria Fernando Alonso em 2009. Descartada a opção Ferrari, muitos apostavam pela BMW, mas finalmente Fernando renovou com a Renault. Porém, ao contrário do que parece, pelo menos essa é minha teoria ( Ron Groo e Felipe Maciel podem comprovar que eu realmente tinha essa teoria, já que comentei com eles em OFF no dia do podcast), Fernando em setembro já "conhecia" o R29, o que me faz pensar que seu contrato já estava renovado a algum tempo.

A teoria, vulgarmente chamada de "chute"(rs), era a seguinte: as melhoras apresentadas pelo R28 e que levaram Alonso a ser o "campeão" da segunda metade do campeonato só vieram depois de sua renovação, já que ninguém é bobo de mostrar suas melhoras a um piloto que está prestes a trocar de equipe.

E agora, com esse vídeo abaixo, a minha teoria-chute parece se confirmar.

O vídeo teve lugar num "programa"(?) em Cingapura, no fim de semana da corrida. Pra quem não se lembra foi no final de Setembro.

Eu ía legendar o vídeo mas o som tá um pouco distorcido e muitas vezes não entendo bem o entrevistador. Portanto vamos no tradicional mesmo: vou "narrando" pra vocês já que o vídeo está em inglês.



O vídeo começa no meio de uma resposta. Ele, claro, está falando de Cingapura; que foi uma pena não classificar bem porque o carro estava bem na classificação, mas que esperava um bom Gp.

Logo, fala que é um circuito que não dá lugar ao erro porque o mais mínimo e você bate no muro; que é uma pista complicada e que também tem muitas ondulações, o que faz ser mais desafiador para o piloto; e que infelizmente não haverá muitos pontos de ultrapassagem, mas que será muito bom trabalhar nela. Tudo isso até o minuto 1.

A partir daí, ele fala sobre as ondulações, que o problema é que o carro está a apenas 3 mm do chão mas que é o mesmo pra todo mundo, então que eles tem que tentar fazer o melhor possível.

Chegamos no 1:30. Aí o entrevistador, diz: "Então você terá dor nas costas depois da corrida?" E todos ríem .Fernando responde: " Nas costas, no pescoço, nos braços...em tudo". No 1:40, um carinha pergunta: " Você veio pra vencer?" " Espero que sim", e todos aplaudem.

E aí chegamos ao 1:50, o mais importante, quando ele fala sobre o R29.

Como é o carro do ano que vem?Você já viu o carro? Sim, eu o vi na fábrica


" Como é o carro do próximo ano?!Você já viu o carro?" e o Alonso responde: "Sim, eu o vi na fábrica. Ele é bem diferente. O novo regulamento faz o carro parecer diferente aerodinâmicamente. Faz o carro parecer como a 8 ou 10 anos atrás. Os carros serão muito mais simples, nao teremos tantas peças aerodinâmicas, terá slicks, terá um novo sistema chamado Kers". Aí o cara pergunta se eles usarão o Kers e Fernando responde que sim, que ao final todos usarão o Kers e que será interessante porque todos partirão do zero, e que portanto precisam fazer um bom trabalho".

E o carinha emenda: "Você será campeão outra vez!". E todos gritam: YES!

Daí, perguntam se ele gosta de Cingapura; ele diz que sim mas que o momento que ele tem livre, entre 1 e 4 da manha, antes de dormir, Cingapura está fechada, então que eles não desfrutam muito da cidade.

No minuto 3:30, um fato engraçado: a senhora que está gravando, pergunta: " Onde você está(hospedado)?" e ele responde: "No quarto...." e todos caem na gargalhada.

Aproveito para pedir a vocês que ainda não participaram da enquete do blog, que participem. Aos que já o fizeram, obrigada. Pesquisa Fala Leitor.

14 comentários:

Priscilla,

Esse video é uma boa notícia porque eu ainda não tinha ouvido nenhum comentário sobre a Renault na era KERS, slick, aerodinâmica limpa.

Os "baches" a que você se refere são aqueles calombos da pista de Singapura?
http://www.motorsport-magazin.com/images/500/q_75/sw_adrivo/se_sutton/0163550.jpg

Estava temeroso de que toda a recuperação da Renault no 2o. semestre pudesse ser anulada na fase 2009, mas Alonso passa confiança no novo projeto.

Bjs, Henry

Eu acho que era uma das armas da Renault para segurar o Alonso na equipe, essa apressada na conclusão do R29.
Eu acredito que esse carro que ele viu seja o projeto em menor escala usado pra testes no tunel de vento.
Impressionante como a equipe acelerou o projeto do R29 ao mesmo tempo em que trabalhava no desenvolvimento do R28.
O que não se faz pra segurar o Bi-Campeão!!

Henry,

Os "Baches" sao exatamentes essas ondulaçoes. Obrigada. Vou consertar o texto.

Aderson,

Dizem que, por enquanto,o R29 tá só na maquete mesmo e que o original só ficará pronto em dezembro.

Sobre a Renault, em uma entrevista do Bob Bell se nao me engano, ele disse que a equipe trabalhava até 12 por dia, durante vários dias. Tá explicado!

Bjs

Cada dia que passa a gente ve cada coisa quase beirando aa "insanidade" Pergunto que trofeu eh esse de"campeao da segunda metade" por acaso a FIA tem esse tipo de campeonato so na cabeça de uma pessoa que por motivos obvios que quase esta chegando aa beira de demencia poderia colocar isso num pretenso blog, uma coisa completamente descontrolada quando sera a entrega desse premio

Frederica!!!!!

Menina, como sempre vc interpretando mal as coisas né?!Menos mal que já conheço seu veneno. Fica brava nao, seu Lewis foi campeao já...

Teoria furada essa hein Priscila. Você quer dizer que a Renault tinha algumas evoluções pro R28 mas aguardou para usá-las só depois do Alonso renovar contrato com ela? Vc quer dizer que se o Alonso só resolvesse renovar com a Renault depois do GP do Brasil ela não teria usado nada de novo em 2008 e teria terminado o campeonato de construtores atrás da Toyota? E que ela correria este risco simplismente para esconder do Alonso, caso este saísse da equipe? Prá que ela ia guardar estas melhoras se ano que vem muda tudo?

Qual a grande surpresa de saber que o Alonso já conhecia o R29? Muitos pilotos já viram o carro do ano que vem. Mas enquanto não correr com ele na pista em algum teste coletivo, ninguém vai saber quão rápido ele está. O Alonso, nem qualquer outro piloto, renovaria com uma equipe somente por ter visto os resultados do tunel de vento. Sem ter com o que comparar, não dá prá saber em que nível o R29 estará ano que vem, ainda mais com a mudança de regulamento.

Teorias furadas. Mas em uma coisa em concordo com vc. É bem prudente esconder qualquer informação confidencial do Alonso. Ele não é o tipo de pessoa que sabe guardar segredo. Lembra dos e-mails que ele trocou com o De La Rosa ano passado, né?

A Renault realmente virou uma grande força neste fim de temporada e pode vir entre as favoritas para 2008. Mas sempre existiram fogos-de-palha, como, por exemplo a Ferrari que venceu as duas últimas provas de 87 e amargou uma humilhação em 88.

Torço para o Alonso, e torço para que ele tenha feito a escolha certa. Afinal, o melhor piloto do grid precisa de um carro à altura.

Rafael,

A "teoria" pode ser furada mesmo. Até pq eu nao tô lá pra saber se é verdade. É um completo chute, com certeza. Mas nao digo que a Renault correria o risco de ser 5º no campeonato por esconder o jogo do Alonso. Digo que eles trabalharam duro no R28 pq o Alonso já tinha assinado com eles, do contrário já poderiam ter deixado esse ano de lado,sim. Sobre ele já ter visto o R29, a surpresa foram as últimas declaraçoes deles para jornais nacionais daqui, de que nao sabia nada sobre R29.

Esse "rafael santos" foi chefe de equipe de F1 por quanto tempo??

Então, amigo, vê se fala menos bobagem. Aproveita, sai pra dar uma volta e vai procurar o caminhão de onde você caiu...

Renato. Cite ao menos 1 bobagem que eu escrevi aqui.

Teorias são teorias, meu caro! E a Priscila, que não sei se você percebeu é a dona do blog, tem a dela. E até onde sei, o seu conhecimento sobre F1 não supera o dela em absolutamente nada.

Portanto, a única coisa "furada" que vejo aqui é o seu pensamento. A propósito, por que não monta um blog só seu pra poder defender as suas teorias, sempre tão inteligentes, corretas, imparciais e informativas???

Querida Priscilla.

Aceitaria a sua teoria se não houvesse a afirmação do Alonso que ele "viu o carro há 8 ou 10 dias atrás." Não sei se a Renault teria tempo suficiente para desenvolver o bólido a ponto de dar a vitória para o espanhol.
Sou completamente a favor do asturiano guiar pela Renault e tenho certeza que ano que vem comemoraremos o Tri.
Eu li há algum tempo atrás no jornal marca, ai da Espanha que a Renault contaria com um super computador a partir de agosto. Seria o computador mais rápido e potente da F-1. Seria esse um dos motivos para o bom desenvolvimento do R28? Se for, estamos muito bem para o ano que vem. Com o melhor computador, melhor piloto, teremos o melhor carro.
Abraços.

Alberto,

Ele diz que os carros se parecerao como a 8 ou 10 anos atrás. Nao vi ele falando dessa de dias atrás. Se vc viu, comente(rs).

Mas sobre o que vc falou dos computadores, é verdade. Dizem que é um super ordenador e que a BMW por exemplo era uma das que usava o tal, e olha salto de qualidade no início do ano. O problema deles foi a falta de objetivo no final de temporada, mas que o computador funciona, funciona.O que eles levam 1 mês ou 2 pra analizar, o computador faz em algumas horas.

Eu espero sinceramente que a Renault volte a ser a dos velhos tempos.

Bjs a todos

Muito bom post Pri. Parabéns.
Beijos. SAVIOMACHADO

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More