25 de jun. de 2012

MAL x HAM: Tira-Teima

Durante o GP de Valência realizado neste fim de semana, muitas polêmicas aconteceram. Uma das mais "polêmicas" foi a de Pastor Maldonado e Lewis Hamilton onde, por consequência do incidente, o piloto da Williams foi penalizado com 20s em seu tempo final -o equivalente a um drive-trought- e caiu para a 12º posição, perdendo o ponto que havia conseguido com seu 10º lugar.


Pois bem, aqui temos o quadro a quadro da sequência do acidente.

Pense agora que você é um dos comissários do GP. A FIA penalizou o Maldonado, outros poe a culpa no Hamilton e você? (Clique em uma das imagens para aumentar e seguir a sequência)




























Para ajudar um pouco na avaliaçao, a câmera on-board de Pastor Maldonado na hora do acidente:


26 comentários:

Simples a conclusão: Hamilton estava sem pneus, mas queria defender a posição, até aí, normal, mas pela regra, deveria deixar espaço para Maldonado, ora, faltra de combatividade, não, inteligência, pensar mais à frente no campeonato, como fez Alonso no Canadá. Me lembro que quando ficou sem pneus no Canadá, o espanhol disse o seguinte:"torci para que as manobras fossem o mais normais possivel...", essa é a diferença do piloto que sabe que um campeonato não se decide em uma corrida... Hamilton é bom, mas dos três grandes da F1 na atualidade, é o que mais erra! Maldonado não teve culpa, mas acho que naquela hora, rolou um revival de Mônaco 2011, hehe. Maldonado possui uma caracterìstica inerente aos grandes, o arrojo, assim como Hamilton, mas fica a pergunta: quem tinha mais à perder? Quem luta pelo campeonato? No mais, se fosse a última corrida do ano... Hamilton errou ao não deixar espaço para Maldonado, simples e, para não deixar barato, o venezuelano empatou o jogo!

Essa história de deixar espaço, foi parar em regra após manobras de Shumacher no passado, que gostava de colocar os oponentes para fora da pista, mas como apreciadores do automobilismo, sabemos que o respeito ao concorrente, faz parte da disputa! Nos lembremos da disputa Villeneuve x Arnoux, limpíssima, Piquet x Senna em Hungaroring, limpa, várias disputas entre Senna e Prost, na maioria das vezes, deixavam espaço, portanto, essa história de esparramar, fechar a porta, pode existir, desde que seja feita antes do lado a lado. No caso de Senna x Koba, depois do passão de Raikkonen, Bruno deixou espaço para o japonês e, quando viu que seria ultrapassado, fechou a passagem. O brasileiro estava errado.

Para mim o piloto de videogame tava no seu direito de espremer o Maldonado para fora da pista. Uma vez que estava do lado de fora o Maldonado não podia ter forçado a barra.

Mas burro é o Hamilton que já havia se enroscado com o Maldonado em Monaco ano passado em situação igual. Perdeu preciosos pontos por ser burro como sempre.

Me parece que agora a regra diz que tem que deixar espaço nas curvas tbm né? É ridículo pq basta enfiar o bico do carro mesmo fazendo a tangência completamente errada que ainda sim ele tem direito a fazer a curva. Foi o caso do Senna vs Koba. Acho que o Senna não teve culpa.

Teve o incidente entre o Massa e o Kova que não me lembro de ter resultado em algum tipo de punição, pq pra mim o Kova quem forçou o toque igual o Koba.

Mika Salo é tão sofrível como comissário de corrida como quando era piloto de F1.

Lee, no caso do Senna, acho que el foi punido por reincidente.

Já no caso Maldonado x Hamilton. pra mim, Maldonado é um irresponsável. Quer dizer entao que como o cara nao disputa campeonato tem que deixar passar pq tem 50% de chances dele te tirar da corrida?

E outra, o Gené comentou na retransmissao que nao se pode ultrapassar com os 4 pneus fora da pista e foi o caso do MAL. Saiu de pista, voltou e levou o inglês com ele....

Pra mim, acidentes normais de disputa de posições.

Mas se quiser comparar, tem aí o vídeo da ultrapassagem do Grosjean no Hamilton, no mesmo local. Ultrapassagem limpa, por sinal...

http://www.youtube.com/watch?v=ig4vM6mCGQ8

Maldonado não quis tirar o pé e deu no que deu.
Bastaria ao Maldonado esperar mais um pouco e ele passava facil, facil.

O engraçado é que o engenheiro de pista dos pilotos sabem ficar atiçando os caras pra acelerar em busca de posições mas nessa hora eles não dizem um "CALMA" ou "Vamos pensar no campeonato".

Deve ser muito difícil para engenheiros e pilotos tomarem decisões certas quando falta muito pouco pra acabar a corrida, seja mandando atacar ou defender, e dependendo como está o cenário da corrida e do campeonato.

O Schumacher disse que nem sabia que posiçao estava quando a corrida terminou... he he he

E o Rosberg, se não me engano, estava em 11º na penúltima volta e terminou em 6º...

Kobayashi foi punido com 5 posições pro GP da Inglaterra pela colisão com o Massa.
Já o Vergne perdeu 10 pela batida com o Kovaleinen.

Eu vi o vt da corrida ontem a noite e ia postar sobre isso, uma volta antes, o Hamilton fechou o kimi no mesmo lugar e uma fechada feia. Só que o Kimi é macaco velho freou e passou depois. Ali nesse lance,o Hamilton espalhou muito na curva e jogou o Maldonado pra fora da pista. Maldonado tinha q ser mais malandro, pois ia passar mais cedo ou mais tarde, mas ali eu acho q o sangue subiu e ele foi no vai ou racha e meio q perdeu a razão no incidente, mesmo que o Hamilton não tenha dado espaço nenhum pra ele voltar. Mas Maldonado tinha q ser mais maroto, frear voltar atrás, e depois passá-lo.

Eu não é segredo pra ninguem o quanto gosto do estilo Hamilton. Talvez mais pelos pegas que ele travou com Nelsinho Piquet na gp2..onde até a ultima corrida os 2 brigavam pelo titulo e ai o material que Hamilton tinha em sobresaiu ao que Nelsinho tinha.

Para mim tambem foi incidente de corrida. Mas a regra é claro e se vale pra fulano, tem que valer pra beltrano[quequeisso] tem que se deixar o espaço minino de um carro para quem vem atraz indepente se é em retas ou curvas. Resumindo em toda a extensão da pista. Pronto. Então não interesa se o Maldonado forçou a barra ou se estava do lado de fora quando iniciou a manobra de ultrapassagem. Se Hamilton cumpre a regra...o Pastor o teria passado por dentro da ultima perna da curva. [Lembram ano passado o Webber ultrapassar o Alonso em SPA pela parte de fora da Eau Rouge e finalisar por dentro] IMAGINEM SE ALONSO NÃO LHE DA O ESPAÇO DE UM CARRO PARA FAZER A MANOBRA?

Então pra mim o Hamilton trocou 12 pontos por 0 pontos. E o Maldonado é isso ai...vai do ceu ao infeno em uma unica volta. Lembram da primeira corrida na Australia onde jogou a 6 posição fora na ultima volta por queria a 5 do Alonso.

A manobra do B.Senna com o koba foi ridicula. Lembram o quanto o Shumi foi xingado na Hungria por uma manobra bem parecida pra cima do Barrica? E o Nicole pra cima do Alonso? Agora so porque é um brasuca de sobrenome que fez igual, ele foi injustamente punido.? Os unicos punidos injustamentes foram Pastor e Koba...Pastor por perder o 3 lugar e depois o 10 exatamente para seu companheiro que não fez nada na corrida. E o Koba com o ZACA..que estava sem carro fez a tangencia da curva errada e voltou de uma vez quando o japa ja estava do seu lado.

Quem merece punição de verdade é o Galvão e sua TRUP...Com aquela historia de M.Salo comissario e coisa e tal é um verdadeiro complô contra B,Senna e a favor do filandes Bottas.

Dai eu falar mais o quê...?

http://www.youtube.com/watch?v=qoJESr3370Q

A corridade GP2 tbm foi sensacional! O mundo tá acabando!!!

Essas 2 últimas voltas da GP2 foram de tirar o fôlego e o que parecia impossível acabou acontecendo. O brasileiro estava em 6º faltando 3 voltas... que isso!!!

Será que teve punição aí também??? Porque foi um tal de toque pra cá, toque pra lá... mas tudo disputando posição.

Ninguem foi punido...tudo normal meu caro Guilherme.

Anormal, é que muita gente ja veio com papo de que o Razia lembrou muito e pode sim se tornar o novo Senna. Falar o quê depois dessas.

Qual Senna, Latueiro???

O que ganhava títulos ou o que herda pontinhos???

Ta bom mesmo de diferenciar o Ayrton SENNA, fenomeno das pistas.
Do Bruno CENA, que só faz CENA desagradavel.

Assim fica mais facil de saber quem é quem.

kkkkkkkkkkkkkk...assim não da né Guilherme. Alias vç ainda não respondeu o porque de so vç saber direitinho a posição do Webber nas apostas. Tem mãe Diná no meio ou parentesco com canguro australiano que lhe envia e-mail e avisa...vou chegar na posição tal...??

Como esse fim de semana foi de certa forma hilario para o automobilismo brasileiro. É claro que exceto na f1...não pude deixar de rir no blog do Rodrigo Mattar, onde ele rasgou elogios a Nelsinho Piquet pela vitória deste, no sabado pela Nascar Nationwids Series.

Mattar foi um dos que na epoca que estourou o escandola de Singapura, mais pegou pesdo com Nelsinho. Talvez mais pela raiva e decepção, pois é um fanzaço do Nelsão Piquet.

Mas R.Mattar trouxe de volta aquela velha história de 1990. Na epoca então Flavio Briatori estava dando trabalho para assinar com o tri campeão...pois o carro era ruim mesmo, mas tinha potencial. Então N.Piquet propos um contrato por resultados ou pontuação. Sei-lá...algo assim. E no fim do ano N.Piquet terminou na 3 posição e embolsão uma grana preta pros padroes da epoca. Uma verdadeira rasteira de mestre. Talves por isso Briatori achou um jeito de descontar no recem chegado a f1 Nelsinho Piquet.

Minha opinião sobre os acidentes é a seguinte:

HAMILTON x MALDONADO:
O inglês espalhou e jogou o venezuelano para fora da pista... Fato... Só que isso não justifica que o outro saia lá de fora da pista e tente a ultrapassagem!!! Ela nem valeria pois furou a gincane!!! A FIA agiu certo ao punir o Maldonado, mas deveria ter advertido L. Hamilton...

MepASSA x KOBAYASHI...
Infelizmente neste caso, por absoluta falta de imagens mais claras, eu vou ficar devendo uma avaliação melhor... Pelo pouco que apareceu do acidente não sobra dúvida que a culpa foi do Koba!!!

"CENA" x KOBAYASHI...
Kkkkkkkkk... Gostei dessa!!! O brasileiro foi ultrapassado e fica um espaço que o Koba aproveitou... Não tem o que discutir... Erro do brasileiro...

PIQUET x SENNA...
Peço todas as desculpas do mundo antecipadas, meu amigo Latueiro, mas PIQUET abandonou as pistas no início dos anos 90 e SENNA morreu em 94... Após isso esses sobrenomes nunca mais revelaram piloto que preste!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkk...

E o Hamilton deveria ter deixado o Pastor passar e depois entrava com recurso alegando que ele passou furando a gicane a ganhava a posição de volta!!!

BURRO...

O Webber chegou 5 vezes em 4º lugar...
De onde você tirou que eu sempre acerto a posição do Webber, meu amigo Latueiro?!?!?!?

Foi a 1ª vez que eu consegui acertar.
Sabe quantas vezes você acertou? 2 vezes!!!
Até o B’Hengler já acertou 2 vezes também...
O Lee, Renato, Masserati e o Jobson são recordistas de acertos do Webber: 3 acertos.
Quase todos nós já acertamos pelo menos 1 vez no Webber... menos o Aderson... he he he

B´Hengler, não entendi patavina algúma no que se refere a Piquet e Senna?? Agóra meu caro...a regra é clara. Tem que se deixar o espaço de um carro para quem vem atraz ultrapassar, e foi o que Maldonado fez. Aproveitou o espaço e foi sendo empurrado pra fora da pista. Tava na cara que dali so sairia merda. Punição rigorosa para o Pastor, e Hamilton dessa vez BURRO.

O ZACA perdeu a tangencia da curva e quando quis voltar pro traçado normal..o Japa ja estava ali do lado dele. Então onde esta o erro do Japa?

É igual a RBR ta achando que o acidente que provocou a entrada do safty-car foi pré meditado para reunir os carros na pista novamente e com isso tirar toda a vantagem que Vettel ja havia adquirida até então na corrida.

Até ai, tudo bem...mas como explicar então que o acidente que juntou todo mundo na pista foi provocado exatamente pela equipe STR que pelo o que eu saiba é uma equipe B da propria RBR??

Brincadeira Guilherme...ja perdi totalmente o rumo no bolão.

Se fosse o Alonso teria pensado nisso, B'Hengler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu nunca fui muito com a cara do Webber mesmo.
Pra mim pouco importa se eu acerto onde ele chega ou não.
Ele e o Kovaleinen já deveriam estar longe da F1 faz tempo.
Só fazem figuração.

Cara Priscilla:

Muito bom reencontrá-la. Maldonado com tudo de doido que faz, já é um dos grandes loucos acrobatas da F1. E é disso que o povo gosta, inclusive EU.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More